Chão quente: tipos, descrição e foto

Pisos quentes foram usados ​​na construção doméstica nos anos soviéticos, no entanto, eles eram bastante sem sentido. Isso se deve ao fato de que os canos de aquecimento a vapor em prédios com vários apartamentos estavam localizados em tetos entre pisos. Assim, o piso quente poderia estar, por exemplo, no local do lance de escadas.

A idéia moderna de aquecimento de piso é, obviamente, importada do exterior. Em particular, dos países escandinavos, com seus invernos longos e com neve, por um lado, e um grande número de moradias individuais, por outro. Agora, diversos fabricantes de sistemas de aquecimento de piso são oferecidos na Dinamarca, Noruega, Alemanha, EUA, Coréia do Sul. Existem ofertas domésticas.

Quem precisa de um piso quente?

  • Moradores dos primeiros andares dos apartamentos (como você sabe, a produção de isolamento térmico funciona durante o desenvolvimento em massa deixa muito a desejar)
  • Residentes de outros andares - pelo menos nos banheiros
  • Proprietários de imóveis suburbanos, operados durante todo o ano.

Tipos de piso radiante

1. Piso radiante elétrico que, por sua vez, acontece:

  • cabo (seções de aquecimento e tapetes);
  • filme (carbono e biometálico);

2. Água.

Piso elétrico considerado o mais popular. Isso não é estranho, porque tem vantagens inegáveis: efeito antialérgico, não há fluxos convencionais, distribuirá uniformemente o calor por toda a área. Existem vários tipos: cabo, barra e filme. De acordo com o princípio do aquecimento, pode ser infravermelho ou convecção.

Cable encontrado na forma de seções especiais de aquecimento, tapetes e cabos no carretel. As diferenças entre eles geralmente estão apenas no sistema de instalação. O princípio geral é o seguinte: um cabo elétrico é montado no chão e a eletricidade é fornecida usando um controlador de temperatura. O piso radiante elétrico pode ser encontrado na forma de seções de aquecimento e tapetes. Além disso, as seções de aquecimento devem ser montadas em uma mesa (cimento-areia) e as mantas em uma mesa antiga em uma camada de adesivo de ladrilho. As seções são colocadas em uma superfície nivelada e preparada. Antes, você deveria pensar no arranjo de eletrodomésticos e móveis na sala: se você colocar o equipamento em um piso quente, isso estará repleto de falhas de ambos.

Você pode nivelar a superfície com a ajuda de pisos a granel, que são derramados sobre os faróis. Após o endurecimento, o isolamento térmico é colocado em uma base nivelada, uma fita de montagem é anexada a ele e, ao longo dos entalhes da fita, o cabo térmico é colocado. Você não pode conectar diretamente o cabo, isso levará à falha de todo o sistema.

O próximo ponto importante é determinar o local de instalação do termostato e enviar as extremidades do cabo para conexão com ele. A conexão do cabo ao termostato pode ser colocada do lado de fora da caixa ou para esse canal pode ser perfurado na parede. Uma camada de mistura de cimento e areia é derramada em cima do cabo e, em cima dele, é possível colocar o revestimento desejado de acordo com as instruções usuais (ladrilho cerâmico no adesivo para azulejo ou laminado em um substrato à prova de som ou carpete, linóleo, parquet) Recomenda-se ligar o piso quente após a cura final de todas as camadas "torta". Os tapetes de aquecimento são a variedade mais fina de pisos elétricos com isolamento térmico, adequados para apartamentos urbanos e residências suburbanas. A espessura do tapete de aquecimento não excede um milímetro e meio.

Existem dois tipos de cabo para um piso elétrico: dois e um núcleo único.Suas diferenças são que, durante a instalação, as duas extremidades de um cabo de núcleo único devem ser retornadas para um único ponto; para um núcleo de dois núcleos, a segunda extremidade não precisa ser retornada.

Piso de filme(É infravermelho, o que não é inteiramente verdade) - um novo tipo de piso elétrico quente, onde o filme atua como um elemento de aquecimento. É dividido em dois tipos: carbono e bimetálico

  1. Carbono apresentado sob a forma de um elemento de borracha colocado entre as camadas do filme de mylar. O filme térmico é usado como um sistema de aquecimento adicional (e às vezes principal). Além disso, o design pode ser colocado no chão e no teto ou na parede.
  2. Bimetálico o piso é fornecido na forma de um filme de poliuretano, composto por duas camadas: a superior é uma liga de cobre e a inferior é de alumínio. Ele tem a forma de um rolo contínuo com seções quadradas de 0,585 x 0,585. Nas bordas, a seção consiste em um barramento aberto de transporte de corrente, interconectado por um fio em zigue-zague com espessura e inclinação de 1 mm. Qual é o melhor revestimento para cobrir? Definitivamente, é laminite, linóleo e carpete. Não é recomendado colocar sob um ladrilho. É aconselhável não definir o termostato acima de +27 ° C, caso contrário corre o risco de danificar o piso.

Aquecimento de piso de água - O sistema de aquecimento de água quente mais tradicional. No sentido tradicional, estes são os mesmos radiadores de aquecimento central, apenas na forma de tubos que passam sob o revestimento do piso. Um sistema semelhante pode ser encontrado em quase toda parte: prédios de apartamentos, chalés, lojas, vários tipos de complexos comerciais e esportivos. Graças a vários projetos, esse sistema pode ser usado em qualquer edifício, tanto com conexão a uma instalação de aquecimento quanto com um sistema de aquecimento totalmente autônomo. O aquecimento do piso da água é capaz de distribuir uniformemente o calor pela área. Isso significa que, em comparação com os radiadores, a temperatura pode ser reduzida em vários graus e, ao mesmo tempo, não haverá diferença. Uma redução de até 2 ° C economiza até 12% de eletricidade.

Quais recursos esse sistema ainda possui?

  • um piso de água (diferente do elétrico) pode ser mantido embaixo dos móveis e, ao mesmo tempo, não fará com que seque;
  • tubos de polietileno ou metal-plástico, dos quais o piso de água é feito, não corroem, não contribuem para a coleta de depósitos, o que permite salvar o diâmetro do furo;
  • Hoje, vários sistemas finos estão sendo desenvolvidos (tubulação com diâmetro de 8 mm ou mais);
  • existem até sistemas de aquecimento de piso dobrável e leve que não exigem vazamento de concreto;
  • com o uso e instalação adequados, um piso aquecido com água é capaz de assentar sob qualquer revestimento, mesmo sob o parquet;

Conclusão

Sistemas de cabos - a melhor combinação de preço e qualidade e a maneira mais conveniente de conforto. Os tapetes infravermelhos são mais fáceis de instalar e praticamente não ocupam altura, mas são bastante caros. O aquecimento da água é mais barato de operar, mas muito complicado de instalar e menos durável. Graças aos pisos quentes, o ar quente é distribuído na sala de baixo para cima, o que é reconhecido como o melhor para o bem-estar.

Deixe O Seu Comentário