Beleza tropical - peperomia enrugada. Descrição da flor, dicas de cuidados

Peperomia é uma planta que migrou dos trópicos. Variedade, singularidade em combinação com despretensiosidade geram interesse entre cultivadores de flores, designers e amantes de flores de interior.

Peperomia é ótima para decorar sua casa e varanda. Ao colocar a planta em uma panela, você pode transformar a sala e adicionar originalidade ao interior. E se você colocar alguns vasos de flores no jardim ou perto da porta da frente - poderá criar uma aparência completamente fabulosa.

Também parecerá incomum e bonito no peitoril da janela - na cozinha ou no quarto. Uma linda flor, caracterizada por incríveis folhas requintadas que não podem ser vistas sem admiração.

Descrição botânica

Perene da família da pimenta, epífita cresce em madeira podre.

  1. O que mais se chama? A peperomia enrugada ganhou seu nome devido à semelhança das folhas com os pimentões. No Brasil, a planta é chamada de pimenta anã.
  2. Nome latino. Parece Peperomia Caperata, e o nome do gênero vem das palavras gregas peperi (pimenta) e homoios (semelhança).
  3. História de ocorrência. Peperomia Caperata foi identificada e descrita pela primeira vez em 1958.
  4. Descrição da aparência. A lâmina da folha é carnuda, enrugada. A cor geralmente é verde escuro. Pecíolos são longos, ligeiramente nervurados. A altura da planta não excede 30 cm O sistema radicular é representado por nódulos ou rizomas rastejantes.
  5. Geografia do habitat. A terra natal da peperomia é o Brasil.

Foto

Você verá uma foto da flor:




Home Care

  • Temperatura. A estabilidade é a estratégia ideal para escolher temperaturas confortáveis ​​para a peperomia. Estas são plantas termofílicas que não amam calor nem frio. Eles se sentem mais confortáveis ​​em temperaturas estáveis ​​do "ambiente", com valores médios de cerca de 18 graus Celsius.

    Atenção! Em clima frio, recomenda-se manter a temperatura não inferior a 16 °, idealmente - até 23 °, caso contrário, as folhas ficarão amarelas e se esfarelarão. Com o início da primavera, cresce bem a 22-25 °, pode ser colocada na varanda ou no alpendre.

    Mas deve ser protegido de correntes de ar e temperaturas extremas acentuadas.

    É importante evitar o superaquecimento do substrato em vasos, pois o rizoma sofre mais frequentemente de flutuações de temperatura. É por isso que não é recomendado que a planta seja colocada em superfícies frias.

  • Rega. Em clima frio, a peperomia deve ser regada do seguinte modo:
    1. Cada rega subseqüente começa apenas quando o substrato está completamente seco.
    2. A água para irrigação deve ser macia e quente.
    3. Produtores experientes recomendam que a água seja mantida por pelo menos três dias.
    4. Molhar com água morna evita o superaquecimento do solo.

    A rega é realizada com uma pequena quantidade de água. Com a umidade, você não deve exagerar. O indicador ideal de umidade não é superior a cinquenta por cento, é nessas condições que a planta fica bonita e saudável. A planta leva calmamente para diminuir a umidadePortanto, você não pode gastar dinheiro com um umidificador de ar.

    Todas as peperomias de folhas grandes, com exceção dos procedimentos padrão, requerem uma limpeza periódica das folhas com uma esponja úmida para remover a poeira.

  • A luz Peperomia se sente bem tanto na sombra parcial quanto na luz difusa. Lembre-se de que é perigoso colocar a planta sob luz solar direta, é provável que se queime! No inverno, recomenda-se a compra de lâmpadas especiais para iluminação, caso contrário, os pecíolos e as folhas são enfraquecidos e esmagados.
  • Solo. A planta está exigindo a qualidade do substrato. Mais do que qualquer outra coisa, uma planta tem medo da umidade, por isso faz sentido comprar exclusivamente misturas soltas, arejadas e permeáveis. Uma combinação ideal é o solo de folhas deterioradas e intercaladas com areia e turfa. E misturas compradas para cultura suculenta também são adequadas.
  • Poda. Adequado para jovens. Ao remover parte da planta, recomenda-se que seja feita uma incisão a uma altura não superior a cinco cm do nível do solo. Lembre-se de deixar algumas folhas inferiores. Brotos jovens aparecerão na planta aparada, que, se desejar, pode ser enraizada.

    Ajuda À medida que novas hastes se desenvolvem, elas também são picadas ou podadas, o que leva à formação de folhagem espessa. Variedades extremamente grandes precisam de poda. A poda aumenta o nível de bushiness e, graças a este procedimento, a planta tem uma excelente aparência.

  • Top vestir. Ao se alimentar, é importante observar a sazonalidade. No inverno, a peperomia não precisa de fertilizantes, o que não pode ser dito sobre o verão. Para manter a planta saudável e encantá-lo, é melhor escolher fertilizantes complexos, então há uma chance de não exagerar ao se alimentar. A fertilização é recomendada a cada duas semanas.
  • A panela. A capacidade é melhor para escolher o clássico, a altura deve ser maior que o diâmetro, já que para a planta está a drenagem. A panela não deve deixar entrar ar; é melhor comprar vasos de cerâmica com um orifício de drenagem na parte inferior.
  • Transplante Durante os primeiros três anos, a planta precisa ser transplantada uma vez por ano e o crescimento diminui, para que você possa transplantar a planta a cada 2-3 anos. Preste atenção às raízes, se elas ficarem fora do buraco - você não pode prescindir de um transplante. A melhor época para transplantar é a primavera.

    Escolha uma panela rasa, forme um fundo da drenagem, não mais que 6 cm, argila expandida, tijolo, carvão vegetal são ideais para a drenagem. Em seguida, a planta deve ser colocada no centro e polvilhada com terra e depois colidir com a camada superior do solo.

  • Invernada. A planta se sente confortável a uma temperatura de 18 graus Celsius sob luz forte. No inverno, é especialmente importante monitorar a falta de hipotermia e não exagere com a rega.

Reprodução

A aparência atraente da planta e sua decoratividade fazem com que os verdadeiros amantes produzam peperomia de todas as maneiras possíveis:

  • Estacas. É fácil propagar por estacas com uma folha.

    1. Para fazer isso, selecione uma haste curta de até quatro cm de comprimento e corte a parte aérea da planta mãe com uma faca afiada.
    2. Em seguida, trate o corte com carvão ativado.
    3. Em seguida, para enraizar, coloque o pedúnculo em areia ou musgo úmido, a água também pode ser usada para esses fins, mas deve-se notar que a profundidade máxima de imersão não pode exceder mais de cinco mm. Dentro de três semanas, as raízes aparecem.
  • As sementes

    1. Para propagar a planta com sementes, elas devem ser colocadas em vasos de areia e húmus.
    2. Para acelerar a germinação do recipiente, feche as tampas e mantenha-a a uma temperatura de 24 graus.
    3. Periodicamente, o conteúdo das latas deve ser umedecido.
    4. Quando os brotos aparecem em duas folhas, você pode mover as plantas para um tanque com o solo.
    5. Em seguida - você pode plantar em vasos.
  • Pelo mato. Além disso, a planta se propaga facilmente com a ajuda de um arbusto - basta dividir o sistema radicular e transplantar em outro recipiente. Depois disso, teremos uma nova planta.

Floração

O tempo de floração da planta cairá no verão. As inflorescências começam a se formar, o que pode ser visto entre as folhas. Neste momento, a planta precisa de rega e pulverização. Os cultivadores de flores experientes recomendam se livrar dos caules das flores, mesmo no estágio de sua formação, uma vez que a floração retira recursos do mato, por causa dos quais a peperomia pode se tornar menos densa.

Importante! Muitas vezes, há casos em que, após a floração, a peperomia cai parte dos caules e as folhas caem.

Doenças e Pragas

Com cuidados inadequados, a planta está doente. A violação do sistema de irrigação, a temperatura e o resfriamento levam à queda de folhas e ao aparecimento de manchas escuras. Com uma grande quantidade de umidade, as folhas começam a apodrecer. A luz solar direta pode causar queimaduras.

Carrapatos, vermes em pó, insetos, nematóides, como regra, afetam uma planta fraca. Para se livrar deles, basta tratar a planta com fungicidas e transplantar no solo vaporizado. É muito mais fácil prevenir uma doença do que curá-la.

Flores semelhantes

  • Sansevieria Trifasciata Prain - perene gramada perene.
  • Saintpaulia Pink Sensation - erva perene com folhas enrugadas e carnudas.
  • Calathea listrado - planta interna com folhas grandes e densas.
  • Açafrão calathea - planta universal com flores amarelas.

A peperomia enrugada é termofílica, facilmente propagada por feixes de folhas. Cresce não apenas em solos soltos, mas também em culturas hidropônicas. A planta será um adorno para qualquer coleção. Você pode confiar com segurança a planta, mesmo para iniciantes. Sujeita a todas as condições descritas, a peperomia agradará com beleza por um longo tempo!

Deixe O Seu Comentário