Como é realizada a propagação de glicínias por estacas no início da primavera ou no final do inverno? Escolhendo um lugar e regras para sair
A glicínia, que possui uma cascata de longas inflorescências floridas e um aroma agradável e delicado, sempre causa uma boa impressão.
Esta planta é capaz de mascarar edifícios e pilares antigos. Transformará facilmente mandris, arcos, portões, varandas.
Não é de surpreender que a maioria dos jardineiros tencione glicínias em sua área.
Em seguida, mostraremos como propagar as glicínias usando estacas, além de como cuidar adequadamente delas.
Vantagens e desvantagens do método
A propagação de glicínias por estacas (inclusive na primavera) é o método mais simples de cultivo de plantas. Tem as seguintes vantagens:
- disponibilidade de material de plantio - o talo pode ser cortado do mato da mãe ou comprado no berçário;
- preservação de qualidades decorativas - o caule retém 95% das características biológicas e genéticas do arbusto-mãe.
Mas não devemos esquecer as desvantagens deste método:
- Características genéticas. Ao comprar mudas prontas no viveiro, o comprador nem sempre pode ver claramente o arbusto-mãe. O conhecimento das características da planta já ocorre durante o desenvolvimento das glicínias.
- Infecção de estacas. Se o material de plantio é comprado manualmente, o risco de comprar uma muda infectada é alto.
- Confiabilidade do método. Ao enxertar, apenas 50% das plantas se enraízam.
O que fazer antes do embarque?
As estacas são colhidas no final do outono, usando a videira restante após a poda da planta. Eles são plantados no solo no início da primavera (final de março - meados de abril), sempre sob uma garrafa de plástico.
Ajuda Se desejado, as glicínias podem ser propagadas por estacas de inverno. O período ideal de tais estacas é de meados de fevereiro a março.Escolhendo um local com solo adequado
Para plantar glicínias, você precisa escolher um lugar ensolarado, em que não há rascunhos. Liana prefere solo leve, enriquecido com nutrientes.
Para fornecer à planta condições confortáveis, é necessário seguir as seguintes recomendações:
- Aterragem em campo aberto. Ao cavar o solo antes de plantar as mudas, um pouco de turfa, húmus foliar e fertilizante complexo são adicionados ao solo. O solo é bem misturado. Sobre o crescimento de glicínias em campo aberto, mais informações aqui.
- Plantio em uma panela. Se você planeja desenvolver as mudas em casa, precisa preparar o substrato por conta própria. Para fazer isso, o solo argiloso (3 partes) é misturado com areia (1 hora), húmus (1 hora) e solo frondoso (1 hora). Além disso, as glicínias em casa podem ser cultivadas a partir de sementes. Leia como fazê-lo aqui.
Seleção de videira
O material de plantio é mais frequentemente selecionado a partir de trepadeiras longas obtidas durante a poda. Pequenos galhos de videira são cortados a partir desses galhos. As estacas devem atender aos seguintes requisitos:
- a videira já está lignificada, mas ainda permanece um chicote verde e não possui casca de árvore;
- o comprimento da alça é de 5-8 cm;
- um pedaço de videira cortado tem 2-3 brotos bem desenvolvidos.
As estacas preparadas no outono devem ser colocadas em um substrato umedecido (1 parte de terra + 1 parte de areia) e transfira para um local fresco (+ 3 ° C). Em tais condições, as glicínias invernaram com sucesso.
Preparação de videira
No início da primavera, as estacas são liberadas do substrato e preparadas para o plantio. O processo de preparação inclui as seguintes etapas:
- Todas as folhas no fundo da videira são removidas. É a partir desses pontos que as raízes começarão a se desenvolver no futuro.
- A extremidade da alça é cortada para que o ponto mais baixo do crescimento radicular esteja a uma altura de 1 cm da borda.
- Todas as folhas ou brotos remanescentes no cabo precisam ser removidos para que não puxem nutrientes da planta durante a cicatrização das glicínias.
- Para acelerar a formação do sistema radicular, você pode abaixar as extremidades inferiores das mudas em soluções especiais de auxinas sintéticas. Para glicínias em forma:
- ácido indolilbutírico (por 1 litro de água - 25-50 mg do medicamento);
- heteroauxina (por 1 litro de água - 100-150 mg da substância).
Como plantar?
Algoritmo para plantio de mudas:
- Para glicínias, escolha caixas equipadas com um bom sistema de drenagem de água. A planta absolutamente não gosta de inundações excessivas.
- Uma camada de drenagem é derramada no fundo da caixa, aproximadamente de 3 a 5 cm, impedindo a estagnação da água no solo.
- A mistura pronta do solo é derramada na drenagem.
- O solo superior é polvilhado com uma camada de areia de aproximadamente 1 cm.
- O substrato é moderadamente hidratado.
- Com um pedaço de pau, faça um buraco no solo com uma profundidade de 4-5 cm.
- Neste orifício, abaixe as estacas.
- Ao redor das mudas comprime o solo.
- De cima, o broto das glicínias é coberto com um frasco de vidro ou plástico. Esse design criará um efeito estufa para a planta e reterá a umidade necessária.
- O caule seguinte pode ser plantado a uma distância de 10 cm.
Após 4-6 semanas, as glicínias começarão a germinar. Nesse momento, você pode começar o endurecimento da planta, removendo diariamente o frasco por 15 a 20 minutos. Gradualmente, o período dessa aeração é aumentado.
Regras de Cuidados
Para que as mudas criem raízes, é necessário fornecer às glicínias condições adequadas. O liana Beauty se sente confortável após o pouso, se esses momentos forem levados em consideração:
- A escolha do lugar. Uma caixa com estacas é transferida para sombra parcial. Inicialmente (mais de 1 a 1,5 meses), as glicínias devem ser protegidas da luz solar direta.
- Umidade Para acelerar a formação de raízes, recomenda-se fornecer à planta condições de alta umidade.
- Umidade do solo. As mudas são regadas regularmente, 1-2 vezes ao dia. É importante evitar que o solo seque. Mas, ao mesmo tempo, você não deve encher a videira.
Após o surgimento de brotos jovens, a rega é reduzida para 1 vez por dia e depois para 1 vez em 2-3 dias.
O que fazer para fazer a cipó se enraizar?
O desenvolvimento de glicínias a partir de estacas depende de muitos fatores. E se você não conseguir enraizar a videira? Para garantir que a planta tenha raízes, os jardineiros recomendam levar em consideração várias nuances:
- Durante a poda de outono, o material de plantio deve ser selecionado corretamente.
- Somente o caule que invernou adequadamente brotará com sucesso.
- Não ignore a imersão preliminar da planta em auxinas sintéticas.
- Após o plantio, a planta precisa fornecer luz difusa, alta umidade e umidade suficiente.
- Se houver dúvidas sobre a suficiência ou excesso de luz, para salvar a situação, basta mover a caixa para outro local.
- Se a sala estiver com baixa umidade, recomenda-se colocar a caixa em uma bandeja com pedras, inundadas de água.
A glicínia é uma planta despretensiosa. Se ela criar as condições certas e cuidar do valor nutricional do solo, a liana não causará problemas aos seus proprietários. Agora você sabe como cultivar glicínias a partir de um caule.