Características de podar rosas de escalada em diferentes épocas do ano - dicas e instruções passo a passo
A poda é uma das etapas mais importantes para cuidar da escalada de rosas. Mas nem todos os jardineiros iniciantes sabem como conduzi-la adequadamente na primavera, inverno, verão e outono, não apenas para prejudicar a planta, mas também para estimular o crescimento ativo de novas mudas e garantir uma floração exuberante e longa.
Portanto, consideraremos se é necessário podar a flor, inclusive no inverno, e como fazê-lo para não prejudicar a preciosa rosa.
O que é isso
Existem vários propósitos para os quais a poda:
- Rejuvenescimento do mato. Após remover brotos antigos, a planta pode gastar sua energia na formação de brotos.
- Dando ao arbusto um visual mais decorativo.
- Exuberante e longa floração.
- Criando condições ideais para plantas de inverno.
- Reduzindo o risco de desenvolver doenças fúngicas, garantindo uma boa ventilação dos cílios das plantas.
Dependendo de quais objetivos são perseguidos durante a conduta, os seguintes tipos de belezas de poda:
- formativo;
- anti-envelhecimento;
- sanitário;
- estimulante.
É necessário aparar?
Não existe uma resposta única para esta pergunta. Mas a maioria dos jardineiros ainda precisa de rosas podadas. É importante levar em consideração o fato de que diferentes variedades e variedades dessas plantas precisam dela em graus variados.
Em que casos é aplicado?
Antes de podar uma rosa, você precisa descobrir em quais brotos de qual ano ela floresce. Se apenas no ano passado, essa variedade pertence ao grupo Rambler e, se também estiver em novas sessões, então ao grupo Klaymer. Também não é de pouca importância quantas vezes durante a estação e quando a beleza da escalada floresce.
Em variedades uma vez floridas, as flores são formadas nos brotos do ano passado. Essas variedades são cortadas para que tenham até 10 brotos: 5 brotos anuais e o mesmo número de bienais que terão flores este ano.
Nas rosas que escalam novamente, as flores estão localizadas nos galhos de segunda, terceira, quarta e quinta ordem, formados nos brotos principais. Esses arbustos são cortados para que de 3 a 7 ramos principais de floração permaneçam no mato e um crescimento anual de 1 a 3 ramos anuais destinados a sua substituição no futuro. A principal poda das rosas que florescem novamente é sempre realizada na primavera.
Como escolher a hora certa?
Os arbustos jovens de rosas de escalada praticamente não precisam ser cortados. As plantas apenas removem brotos secos e danificados ou cílios completamente enfraquecidos. No final do verão, eles cortam as mudas, o que contribui para a maturação e melhor preparação para o inverno. Se a variedade acionar rapidamente os chicotes, poderá ser necessária uma poda mais séria no segundo ano. Então você precisa realizar as manipulações necessárias na formação de acordo com as características da variedade.
Características do procedimento em diferentes épocas do ano
Primavera | Depois de remover o abrigo de inverno da rosa e avaliar como a planta invernou, a poda de primavera é realizada. Faça isso até que os rins acordem. Todos os rebentos danificados, doentes e secos são removidos - para a base ou para os tecidos saudáveis. O grau e a profundidade da poda também dependem de como a rosa será formada e de qual suporte será colocada. |
Inverno | No inverno, a formação de rosas não é realizada. |
Outono | A poda de outono faz parte da preparação de plantas para o inverno. A rosa é removida do suporte, inspecionada, todos os galhos danificados e secos são removidos. Alguns jardineiros recomendam cortar ou encurtar brotos verdes. |
Verão | No verão, após a floração, são cortados ramos antigos de variedades de floração única. Isso contribui para o forçamento ativo de novos cílios, que terão flores na próxima temporada. Nas variedades de florescimento, os gomos secos são removidos. Isso melhora a aparência decorativa da planta e ajuda a se preparar para a segunda onda de floração, sem desperdiçar energia no amadurecimento da fruta. |
Que partes da planta são removidas?
Para escalar rosas, como a maioria de seus parentes, a poda remove brotos velhos e danificados, caules (brotos danificados, enfraquecidos, brotos silvestres, galhos velhos), folhas e brotos jovens se a planta estiver espessa, bem como brotos “cegos” e “gordos” .
Formação
O grau de poda da planta depende em grande parte de qual método de formação e colocação foi escolhido para a rosa de escalada. Se você decidir cultivar uma variedade com uma esfoliação (um arbusto extenso sem suporte), o corte sanitário na primavera e no outono será realizado:
- o crescimento selvagem é removido;
- a densidade das plantas é controlada através da remoção de brotos que crescem dentro do mato.
A localização dos cílios no suporte horizontalmente ou com uma ventoinha larga contribuirá para o aparecimento de muitas sessões adicionais de segunda ordem. O que é especialmente verdade se a rosa brotar nos brotos do ano atual. Neste caso A poda controla o número de cílios "esqueléticos" básicos e remove as inflorescências secas.
Ajuda! Se a rosa for colocada em um arco ou pérgula e os brotos aparecerem nos brotos do ano passado, depois que a floração estiver concluída, os brotos em que houve flores (cerca de 2/3 do comprimento) são cortados, o que contribui para forçar e amadurecer os cílios nos quais haverá flores na próxima temporada.Procedimento antes, durante e após a floração - qual é a diferença?
A poda das rosas antes da floração estimula o crescimento de novos brotos lateraisem que os botões são colocados.
Diretamente durante a floração, as flores são cortadas. É possível, na própria base, remover o crescimento selvagem da rosa selvagem, se a rosa não for raiz, mas enxertada.
Após a floração, os botões secos são removidos. Se a variedade estiver florescendo novamente, depois da primeira onda de florescência, você poderá aparar os brotos com o botão ativo superior. Isso estimulará o crescimento de novos brotos com brotos.
Instruções passo a passo de corte
- Haste de flor. Remover flores secas e secas e impedir a formação de frutas contribuirá para uma floração mais longa e exuberante. O corte é feito a uma distância de 1 cm acima do olho.
- O caule. O corte do caule, assim como de outras partes da planta, é realizado apenas com uma ferramenta afiada. O corte deve ser suave e arrumado. Os brotos secos são removidos na própria base. Também faça com brotos selvagens e brotos fracos ou em excesso. Ao realizar o corte antienvelhecimento, é feito um corte a uma altura de cerca de 30 cm do solo. Isso permitirá que brotos jovens se desenvolvam e que venham de botões despertados. Ao podar as hastes das rosas trepadeiras, é feito um corte acima do broto a uma distância de cerca de 1 cm, e fatias de hastes grandes são processadas para uma cicatrização mais rápida.
- Folhas. Se houver necessidade de remover as folhas danificadas da planta, é feito um corte próximo ao próprio tronco.
- Setas. No verão, nas roseiras, você pode ver brotos cegos ou gordos. Os cegos são quando, em vez do botão, se forma um inchaço semelhante a espinhos, e os gordurosos são brotos sem uma flor. Eles são cortados pela metade, o que contribuirá para a liberação de vários brotos de flores.
Como uma planta pode ser tratada?
Seções grandes são recomendadas para serem tratadas com variedades de jardins ou Runet. Você não pode fazer nada com os pequenos.
Cuidados de acompanhamento
Após a poda, a rosa deve ser alimentada e regada abundantemente, que permite nivelar o estresse da planta a partir das manipulações realizadas e ajuda a recuperar mais rapidamente.
Instruções passo a passo sobre como cobrir flores
- Após a poda do outono, as rosas são preparadas para o inverno e cobertas.
- Os cílios são reunidos e gentilmente dobrados no chão.
- Usando grampos, eles são pressionados no chão.
- Parte superior coberta com ramos de abeto, filme e fibra de fibra.
- Se os cílios das rosas não dobrarem firmemente no chão, você precisará envolvê-los com lapnik e cobrir as raízes separadamente.
Sugerimos que você assista a um vídeo sobre como cobrir uma rosa de escalada:
Quais são as consequências de ações erradas?
Com a poda incorreta, você pode não apenas reduzir ou nem ver a flor desabrochar na planta, mas também destruir a rosa, enfraquecendo-a bastante.
Atenção! O uso de uma ferramenta mal afiada pode causar danos à planta por doenças devido a cortes de baixa qualidade.Para aqueles que estão apenas começando a dominar as características das rosas de poda, esse processo de muitas maneiras parece difícil. Mas, seguindo as instruções e recomendações, com a devida diligência, até um iniciante pode lidar com isso.
Vídeo útil
Sugerimos que você assista a um vídeo sobre poda de rosas trepadeiras: