Qual é a diferença entre as flores felicidade masculina e feminina, e elas podem ser colocadas juntas? Visão geral dos tipos de spathiphyllum e antúrio
Um residente tropical de spathiphyllum e seu companheiro, antúrio, geralmente são cultivados em casa. Spathiphyllum é conhecido popularmente como "felicidade feminina" ou "flor feminina".
Acredita-se que, graças à planta, as meninas encontrarão seu noivo e as mulheres casadas serão felizes no casamento. Segundo a mesma crença, o antúrio é chamado de "felicidade masculina", o que traz sorte e felicidade à metade masculina da população. É em parte por que ambas as plantas se tornaram "companheiras eternas" na jardinagem em casa.
Descrição botânica, habitat e origem
Spathiphyllum e antúrio - na verdade, é a mesma planta ou não? Ambos pertencem ao gênero de sempre-vivas herbáceas perenes da família Aroid ou Aronnikov. A faixa de distribuição de ambas as plantas se estende da América Central à América do Sul, spathiphyllum também é encontrada no Velho Mundo: Filipinas, Nova Guiné, Palau, Ilhas Salomão.
Ambas as plantas são encontradas em várias formas, entre as quais epífitas, semi-epífitas e quimiepífitas dominam. Na natureza, eles crescem em árvores, liberando raízes aéreas, descendo ao chão e se alimentando da liteira da floresta tropical.
Mas a "felicidade feminina" carece de um caule - as folhas se juntam diretamente do solo, a "flor masculina" tem caules grossos, principalmente encurtados. As folhas das plantas diferem visivelmente: em spathiphyllum - a folha tem uma forma oval ou lanceolada com uma veia mediana distinta, a forma da folha repete a forma da pétala; em antúrio, a folha tem uma forma diferente da pétala (parecida com uma pá, arredondada, com ápices rombos), tem uma base profunda e um brilho oleoso.
As inflorescências (espigas) de spathiphyllum têm tons de verde pálido a branco e forma oblongo-elíptica. O antúrio é caracterizado por uma variedade de formas e cores da espiga: em forma de cone, em forma de taco, em forma de espiral; vermelho, rosa, laranja, roxo ou branco, ou uma combinação dos mesmos. As flores da "felicidade masculina" são mais rígidas e densas.
Os nomes de ambas as plantas vieram da confluência de duas palavras gregas. Spathiphyllum: "spata" - uma colcha; "phillum" - uma folha; Antúrio - "Antos" - cor, "Oura" - cauda. Os nomes em latim são indicados nos livros de referência botânicos: Spathiphyllum e Anthúrium.
Ajuda! Graças às flores brancas, o spathiphyllum também é chamado de "vela branca", e o antúrio é chamado de "flor de flamingo" devido à cor brilhante das flores e à semelhança do formato da flor com a graça de um pássaro. O antúrio tem outro apelido - "flor de cera", dado pela excessiva decoratividade, que se assemelha a flores artificiais.Spathiphyllum foi descoberto nos anos 70 do século XIX pelo botânico alemão G. Wallis na selva do Equador. O antúrio foi descoberto no mesmo período pelo botânico francês E.F. Andre durante uma expedição para a América do Sul.
Em homenagem a ambos os pesquisadores, as variedades mais populares dessas plantas foram nomeadas posteriormente.
Foto
Mais adiante, na foto, você pode ver como é o antúrio, a felicidade masculina e seu companheiro spathiphyllum, a felicidade feminina, esses habitantes tropicais que se tornaram plantas de interior.
Isto é antúrio:
E este é spathiphyllum:
Na próxima foto, você pode ver como as flores ficam, se elas são cuidadas adequadamente.
É permitido colocar o próximo?
Como o spathiphyllum e o belo antúrio criam um conjunto harmonioso e ficam bem juntos, a questão de saber se essas flores podem ser mantidas juntas desaparece por si mesma. Embora alguns cultivadores de flores "plantem" flores devido à natureza amante da luz do antúrio e à necessidade de sombreamento para o spathiphyllum.
É possível plantar juntos em uma panela?
Apesar dos sinais populares, cultivadores experientes não recomendam o cultivo de plantas em um vaso, uma vez que precisam de diferentes condições de plantio e manutenção (requisitos diferentes para regar e iluminar, o solo para plantar spathiphyllum e antúrio também é diferente) e, provavelmente, eles não se darão bem. Com um alto grau de probabilidade, uma "flor masculina" mais carnuda e viável não permitirá que o sistema radicular da "fêmea" se desenvolva completamente, e a última morrerá.
Tipos de spathiphyllum e antúrio
Existem cerca de 45 variedades de spathiphyllum, as mais populares:
- Chopin - folhas e flores alongadas, pedúnculo verde pálido. A "flor feminina" mais despretensiosa.
- Cupido - destaca-se com grandes caules na base. Floresce brevemente e produz poucos pedúnculos; é valorizada pela cor cremosa do núcleo da flor.
- Blooming - floração longa e abundante de março a outubro.
- Wallis - uma pequena variedade que se tornou a "mãe" de muitos híbridos.
- Mauna Loa - A variedade híbrida mais comum que floresce quase o ano inteiro; a flor tem uma orelha bege graciosa.
O antúrio é o gênero mais numeroso de sua família e possui mais de 900 variedades. O mais famoso:
- Andre - pode florescer de 1 mês a um ano inteiro. Variedades e híbridos variam em altura, forma e muitos tons de amarelo, laranja, vermelho e combinações de várias cores.
- Cristal - diferentes folhas aveludadas verdes com veias esbranquiçadas e orelhas amarelas.
- Scherzer - miniatura (até 30 cm), caracterizada por uma orelha incomum, torcida em espiral.
- Dakota - variedade popular e menos exigente
- Escalada - forma brotos longos (como trepadeiras) com folhas ovais oblongas, tem uma orelha amarela pálida
Leia mais sobre os tipos e variedades de antúrio aqui.
Comparação em atendimento domiciliar
Cuidado | Spathiphyllum | Antúrio |
Temperatura | No verão + 21-22 °, no inverno + 13-16 ° | No verão + 25-30 °, no inverno 16-20 ° |
Rega | Rega abundante e pulverização no verão, moderada no inverno | Rega moderada - não mais que uma vez por semana no verão, no inverno a cada 2-3 semanas |
Iluminação | Sombra parcial, luz difusa | Lugar brilhante, sem luz solar direta |
Poda | O pedúnculo é removido após a floração; folhas secas, velhas e doentes são removidas | Como spathiphyllum |
Solo | Solo ligeiramente ácido: solo turfoso, frondoso, turfoso, húmus e areia com drenagem | Substrato solto do solo de coníferas, folhas e turfosos, a superfície é projetada com musgo, a camada inferior é a drenagem |
Top vestir | Fertilizantes líquidos para aróides durante o período de crescimento (março a setembro), a cada 2-3 semanas | Uma vez por mês no verão, com fertilizantes para plantas com flores decorativas |
Transplante | Uma vez a cada 3-5 anos no início da primavera | Uma vez a cada 2-3 anos, na primavera |
Pote | Pote de barro ou plástico. Pote fechado, adequado para o tamanho da planta | Ampla (com margem para crescimento das raízes), mas não uma panela funda de barro, vidro ou plástico |
Invernada | Período de descanso de novembro a fevereiro | Requer iluminação adicional no inverno |
Cuidados após a compra | Criando condições para uma mini-estufa (cobertura com uma bolsa) com alta umidade no primeiro mês | Transplante imediato após a compra com a remoção do mix da loja e raízes abaixo do padrão |
Oferecemos a você um vídeo informativo sobre os cuidados com spathiphyllum e antúrio em casa:
Leia mais sobre como cuidar do antúrio neste artigo.
Diferenças
Considere a diferença entre plantas.
Reprodução
Spathiphyllum se propaga principalmente por estacas ou divisão do matomenos frequentemente por sementes. O antúrio pode ser propagado dividindo-se o arbusto, enraizando os brotos laterais, separando e germinando a raiz, as estacas e também das sementes.
Floração
Spathiphyllum começa a florescer na primavera, as inflorescências duram de 1,5 a 2 meses. Algumas espécies voltam a florescer no outono. Spathiphyllum praticamente não tem odor ou é leve e não é intrusivo. As flores da "felicidade feminina" em sua massa são brancas; pode haver espécies com um tom esverdeado.
O antúrio pode florescer de fevereiro a novembro ao criar o microclima apropriado.. Todos os tipos de cheiro de antário. Flores de "felicidade masculina" são impressionantes em uma variedade de cores e tons, na maioria das vezes em casa, são cultivadas variedades que dão flores de tons vermelhos.
Importante! Durante a floração, as inflorescências da água não são recomendáveis; caso contrário, as flores podem adoecer e morrer.Doença
As folhas de Spathiphyllum são suscetíveis à clorose e hommose. As folhas de antúrio são propensas a septoria, antracose (causada por infecções por fungos), murcha de fusário, ferrugem, oídio e vírus de bronze (causado por infecção por tripes). As doenças virais do antúrio não são tratadas, a planta está sujeita a destruição.
Se as regras de cuidado não forem observadas, ambas as plantas são caracterizadas por:
- o aparecimento de podridão basal;
- o aparecimento de manchas nas folhas;
- amarelecimento, secagem das bordas;
- mudança de cor das folhas.
E leia mais sobre doenças e pragas aqui.
O que mais você pode cultivar com eles na mesma sala?
Não é recomendado cultivar outras plantas no mesmo recipiente com antúrio ou spathiphyllum. Em um peitoril da janela, junto com o antúrio, o calor e as plantas fotófilas criam raízes, por exemplo:
- Afelander
- Coleus
- sanchezia;
- dieffenbachia e outros.
Pelo contrário, as plantas que preferem sombra e umidade se tornarão boas vizinhas dos spathiphyllums, por exemplo:
- dracaena;
- violeta;
- mulher gorda;
- ficus;
- samambaias e muitos outros.
Spathiphyllum é uma planta menos caprichosa e caprichosa que o antúrio. "Female Flower" é mais versátil e adaptável a condições de crescimento não naturais. A "felicidade masculina", por sua vez, é mais interessante do ponto de vista decorativo - é rica em uma variedade de variedades, tons e formas incomuns de flores e folhas.
Vídeo útil
Oferecemos a você um vídeo informativo sobre spathiphyllum e antúrio: