Design elegante de parede e teto em drywall
Teto irregular, isolamento acústico ruim, isolamento insuficiente da parede - todos podem encontrar essas dificuldades ao realizar reparos por conta própria. No entanto, a aplicação de uma espessa camada de gesso não é a única maneira de resolver esses problemas, porque existe um material de construção tão conveniente como o drywall. Ele assumiu uma posição de liderança no mercado devido à sua ótima relação "preço - qualidade - custos físicos". Reduzir os custos de mão-de-obra para procedimentos tediosos de cimentação, reboco e massa, combinados com tempos de instalação curtos e qualidade ideal de decoração, são as vantagens das construções de drywall.
A placa de gesso é uma placa com núcleo de gesso, coberta em ambos os lados com uma base de papel densa (papelão). A folha padrão possui dimensões 2,5 * 1,2, raramente - 2 * 1,2 metros. Dependendo dos trabalhos de acabamento planejados, é possível escolher a espessura da folha: como regra, 12,5 mm são utilizados para paredes e divisórias, 9,5 mm para o teto.
Uma das qualidades positivas desse material é a capacidade de manter um microclima natural na sala, absorvendo umidade excessiva e liberando umidade se o ar ficar seco. Nesse sentido, é aconselhável colocar o drywall adquirido por algum tempo em uma sala seca, a fim de se livrar do excesso de umidade; caso contrário, após a instalação, a chapa poderá se deformar. Além disso, o painel úmido não pode ser coberto com tinta ou papel de parede.
A sensibilidade do material também determina a necessidade de sua instalação a uma temperatura de pelo menos + 10 graus. Ao escolher a placa de gesso como revestimento, lembre-se de que na sala reparada não deve haver alterações de temperatura e umidade, pois isso pode levar a falhas estruturais, ou seja, para uma cabana em que ninguém mora no inverno, é melhor escolher outro material de acabamento. Além disso, para salas com alta umidade, como banheiros e cozinhas, existe uma placa de gesso à prova d'água especial.
Se você planeja revestir toda a sala com gesso cartonado, o trabalho deve começar no teto, após o término, e depois o revestimento da parede. Ao mesmo tempo, é importante lembrar a compatibilidade dos materiais utilizados no reparo, por isso é aconselhável vedar as juntas do drywall, por exemplo, com plástico, com uma fita adesiva especial.
Se a superfície do revestimento for facilmente perfurada e tiver resistência suficiente, a instalação de painéis de drywall poderá ser realizada sem o uso de perfis, usando cavilhas ou pregos longos. No entanto, esta opção de montagem é adequada apenas para paredes planas de uma casa construída há mais de três anos (para excluir a possibilidade de flacidez). Caso contrário, a construção do drywall poderá ficar deformada. A folha de gesso cartonado está bem presa a paredes mal alinhadas com uma argamassa.
O tipo mais comum de instalação é um suporte de estrutura feito de perfis de alumínio. Com a ajuda deles, é realisticamente possível criar as estruturas mais complexas, incluindo tetos e nichos de vários níveis. Para este método de instalação, é importante medir com precisão cada elemento estrutural para que não ocorram distorções. É útil fazer um desenho preliminar da localização das folhas e perfis, bem como dos pontos de fixação, não apenas no papel, mas também diretamente na superfície que está sendo reparada.
Os painéis de gesso cartonado são bastante frágeis, mas pesados, portanto, folhas grandes não devem ser instaladas sozinhas. Atenção especial deve ser dada ao transporte e armazenamento corretos do material. Normalmente, em armazéns, os painéis de drywall são colocados horizontalmente uns sobre os outros para evitar danos à borda da folha. Se após o transporte a borda da folha ficar frouxa ao toque, dessa forma, ela não é adequada para o revestimento. Às vezes, ele acaba restaurando o material umedecendo-o com água e depois secando-o. Caso contrário, a borda deformada precisará ser cortada. Ao cortar drywall, apenas uma ferramenta afiada é usada para evitar que a gipsita se desfaça ao longo da linha de corte. O procedimento se assemelha ao corte de vidro. Com uma faca bem afiada sob a régua, com um esforço considerável, primeiro corte profundamente a camada superior de papelão e depois quebre o material como vidro. A camada inferior de papelão é então cortada com uma faca.
Portanto, os painéis de drywall são um material de acabamento ecológico e seguro, fácil de usar e acessível. Conhecendo os recursos do trabalho com drywall, você pode obter o acabamento perfeito sem esforço físico desnecessário e perda de tempo, implementando as soluções de design mais interessantes.