Castelo Medieval dos Mouros em Sintra
Castelo dos Mouros - um edifício fascinante da Idade Média, construído no topo de uma pitoresca colina que se ergue sobre Sintra, em Portugal. A fortificação foi conquistada pelos cristãos dos mouros e durante os anos da Reconquista (o retorno das terras portuguesas) foi um objeto estrategicamente importante. Apesar de hoje o castelo parecer mais ruínas, a incrível atmosfera de épocas passadas, a grandiosidade e o poder do castelo são preservadas aqui. O castelo mourisco é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Do alto das muralhas do castelo se abre uma vista verdadeiramente real, para a qual muitos turistas visitam a atração. A partir daqui, você pode ver toda a cidade de Sitra, as extensões do oceano, vales cobertos de vegetação e o castelo de Martha.
Vista do castelo da Torre RealExcursão histórica
No século VIII d.C. o território da moderna Península Ibérica caiu sob o domínio muçulmano. No extremo oeste, eles construíram uma fortaleza defensiva e fundaram um pequeno povoado. O local para a construção da estrutura foi escolhido exclusivamente com competência. As muralhas do castelo eram um ponto de observação, de onde eram controladas as principais rotas - terra e mar, ligando Sintra a Lisboa, Mafra e Cascais.
Ao pé da colina havia terras férteis. Ao mesmo tempo, as rochas ao redor do castelo formaram uma defesa natural e tornaram a fortaleza quase invulnerável ao inimigo. Sua área era de 12 mil metros quadrados, e o comprimento das paredes ao longo do perímetro - 450 metros.
No século XII, travou-se uma luta pelo poder entre os mouros, que foram o rei de Portugal Afonso Enriques que se aproveitaram, tendo conquistado com sucesso o palácio em Lisboa, após o que os mouros deixaram Sintra.
Interessante saber!
Segundo uma lenda, os mouros não esperavam tanta pressão dos cruzados e, na esperança de devolver a terra, renderam o castelo em Sintra sem lutar e deixaram tesouros na caverna. Os historiadores acreditam que a lenda pode muito bem ser um fato histórico verdadeiro, uma vez que o morro de Sintra tem vazios que se estendem sob toda a cordilheira e têm vista para o mar. Muito provavelmente, os mouros usaram esses movimentos para passar despercebidos no castelo.
As forças dos portugueses reforçaram a estrutura, construíram uma capela. No território da fortaleza sempre havia um destacamento armado de soldados de 30 pessoas. O rei aguardou o retorno dos mouros e usou o castelo como posto de observação. A principal tarefa da guarnição é informar as tropas em Lisboa sobre o inimigo que se aproxima.
No século XIII, os membros da família real frequentemente visitavam Sintra, no entanto, o povo real preferia ficar em um palácio nacional mais luxuoso. O castelo dos mouros era muito austero e simples para eles.
Gradualmente, a fortaleza dos mouros caiu em decadência e ficou abandonada por vários séculos. Desastres naturais aceleraram a resolução - um raio atingiu o cofre do castelo. Então, em 1755, houve um terremoto que destruiu a fortificação.
No século XIX, o romantismo entrou em voga e começou a restauração ativa do castelo dos mouros em Sintra. O monarca português Fernando II iniciou uma construção grandiosa do palácio e do Parque da Pena. Para fazer isso, ele comprou todas as terras vizinhas, incluindo o castelo dos mouros, pagando tudo por pouco mais de 200 reais. O rei era romântico, acompanhado pela transformação do castelo: paredes de pedra foram restauradas, árvores foram plantadas e caminhos foram enobrecidos.
Preste atenção! O castelo está localizado em uma colina, por isso geralmente faz muito vento aqui, leve roupas quentes com você para passear.
Castelo dos Mouros hoje
Muro da fortaleza hojeJá em meados do século XX, a fortaleza foi completamente ordenada e restaurada. Escavações arqueológicas foram realizadas em seu território, como resultado dos quais enterros antigos foram descobertos. Quando surgiu a questão de preservar as relíquias de importância nacional, as autoridades desenvolveram um projeto especial, no âmbito do qual a reconstrução da estrutura foi realizada. A atmosfera do castelo é verdadeiramente fascinante, transfere-se para o passado e faz você esquecer a realidade.
Agora o castelo tem um café, um centro de informações para turistas, banheiros. Foi dada atenção especial à segurança dos turistas - caminhos e escadas para pedestres estão alinhados, grades de proteção e guias são instaladas.
O castelo mourisco consiste em duas partes:
- o próprio castelo;
- sistemas de fortificação localizados próximos à estrutura.
Primeiro, os turistas passam pelo portão. Um caminho sinuoso leva à fortaleza, que se estende entre a vegetação. As paredes antigas estão decoradas com símbolos um pouco assustadores, nas proximidades estão as ruínas de uma igreja construída no século XII.
A parede mais pitoresca e bonita do castelo se estende da Torre Real. Tem uma bandeira verde com a inscrição árabe Sintra.
Em todas as torres do castelo, bandeiras tremulam em uma determinada sequência - da primeira bandeira nacional à última, usada hoje.
Vista do Palácio da PenaUm fato interessante! A bandeira vermelha era um símbolo do país no século XV, depois o monarca dominante a substituiu por uma bandeira branca. Em 1834, as cores da bandeira nacional eram azul e branco, após o que apareceu uma versão moderna da bandeira que existe hoje.
O monarca Fernando II escalou frequentemente a Torre Real; admirava as paisagens e adorava desenhar. À distância, você pode ver o Oceano Atlântico e, por outro lado, o Palácio da Pena fascina com sua arquitetura única.
Perto da entrada é uma pequena capela de San Pedro. Na parede, na parte sul da capela, há uma entrada em forma de arco, decorada com colunas e ornamentos florais e esculturas de animais fabulosos.
Informações Úteis
Você pode visitar o Castelo dos Mouros em Portugal diariamente das 9h30 às 20h, uma hora antes do final do trabalho, as portas dos pontos turísticos estão fechadas. Fins de semana - 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Preço do bilhete:- adulto - 8 euros;
- crianças (dos 6 aos 17 anos) - 6,50 euros;
- para idosos (acima de 65 anos) - 6,50 euros;
- bilhete de família (2 adultos e 2 crianças) - 26 euros.
A entrada é gratuita para crianças menores de 6 anos.
Os preços na página são para março de 2018.
Você pode chegar ao castelo independentemente de várias maneiras:- Chegando pelo ônibus 434 - a parada fica próxima à estação ferroviária de Sintra;
- de trem da capital de Portugal a partir das estações do Oriente, Entrecampos ou Rossio, você precisa ir para Sintra, depois pode caminhar até o castelo a pé ou pegar um táxi;
- a pé - do centro de Sintra existem dois percursos pedestres com placas - uma com 1770 metros de comprimento e a segunda - 2410 metros;
- de carro - da capital de Portugal, você precisa seguir a rodovia IC9 e seguir as indicações do centro de Sintra.
O Castelo dos Mouros é sem dúvida uma atração imperdível em Portugal. A vista panorâmica que se abre das paredes do edifício é fascinante e de tirar o fôlego. A história do castelo tem mais de mil anos e você pode tocá-lo.