Regras para reparar móveis em casa, nuances importantes
Não importa quão cuidadosamente as pessoas manejem o mobiliário em sua casa, os móveis precisarão ser reparados mais cedo ou mais tarde. Isso ajudará a restaurar a beleza anterior em peças danificadas e em estofados surrados. Para executar a restauração você mesmo, terá que tentar um pouco e fazer tudo de maneira bonita e eficiente.
Reparar danos na superfície
Todo mundo entende que o reparo e a fabricação de móveis são um processo complexo, é improvável que seja possível consertar grandes áreas por conta própria, você terá que recorrer a profissionais. Mas, ao mesmo tempo, você pode tentar corrigir defeitos pequenos mas desagradáveis em casa. Fichas, pequenos arranhões, arranhões e outros mal-entendidos que estragam a aparência de coisas aparentemente compradas recentemente podem ser realmente consertados por conta própria.
Pequenos riscos
Pintura suave arranha facilmente. Normalmente, nenhuma família consegue se lembrar de onde veio. As pessoas criaram várias maneiras de lidar com os defeitos dos móveis. Muitos deles são baseados no uso de materiais improvisados. A disponibilidade de ferramentas de reparo ajuda a manter facilmente os móveis em sua condição original, e a escolha do método de restauração permite que você use o método mais conveniente. Você pode se livrar de arranhões nos móveis usando um deles.
Óleo de linhaça
- Óleo de linhaça e álcool são misturados em proporções iguais;
- A mistura é impregnada com um cotonete. Eles precisam limpar a parte danificada do revestimento;
- Tem que esperar até a mistura secar completamente;
- A etapa final é polir a superfície com um pano limpo.
Noz ou iodo
Existe um método alternativo para remover pequenos arranhões da superfície de mesas e cadeiras. Para fazer isso, você precisa cozinhar uma noz e um pote de iodo:
- A noz deve ser cortada ao meio e limpe a área danificada dos móveis;
- O iodo funciona da mesma maneira. Pinta lesões menores e as torna menos visíveis. Aplique uma solução fraca de iodo. É aplicado dentro dos arranhões com um palito de dente ou agulha;
- Após o processamento, este local pode ser envernizado.
Lápis
Os fabricantes de ferramentas para consertar móveis de madeira já começaram a produzir lápis especiais que funcionam de maneira semelhante a nozes ou iodo. Usando uma ferramenta, você pode pintar sobre um móvel danificado. Este método tem uma desvantagem significativa: levará muito tempo para escolher o tom certo do lápis. Depois de comprar uma ferramenta de reparo de arranhões adequada, você não precisa mais se preocupar com o aparecimento de novos pequenos danos, levará alguns minutos para corrigi-los.
Remova a poeira do revestimentoProcessamento de riscos a lápisDanos graves
Se você precisar de reparos caros de móveis italianos, correção de danos significativos na superfície ou avarias complexas de mecanismos, precisará entrar em contato com uma empresa especial que repara móveis em casa.
O processo de reparo neste caso deve ser realizado por profissionais com vasta experiência. Eles reparam as paredes dos armários ou as trocam por similares quando é impossível reparar, substituir peças desgastadas.
Alguns defeitos graves que afetam as propriedades operacionais dos móveis podem ser corrigidos por conta própria; o reparo local não causará dificuldades para uma pessoa elegante. As constantes mudanças de temperatura e umidade do ar inerentes a todas as cozinhas causam rachaduras, as pernas das mesas se tornam inutilizáveis com o tempo. O reparo deve ser concluído o mais rápido possível, até que a deformação se torne muito visível:
- A cola PVA usual é coletada em uma seringa médica, para melhor penetração da substância, a agulha é removida;
- Depois de colocar uma agulha em uma seringa cheia, a rachadura é cuidadosamente cheia de cola;
- A peça é pressionada firmemente com uma pinça, a cola restante que sai da fenda é removida;
- Após um dia, o grampo é removido e a parte reparada dos móveis é envernizada. Isso prolongará a vida útil dos móveis e os protegerá de outros danos.
Chips
Para fachadas de cozinha, é aconselhável usar cera para reparar móveis. A substância ajudará a consertar lascas e rachaduras na superfície. Para aplicação conveniente usando lápis de cera. Instruções de reparo de cera:
- Seleção da cor desejada. Para consertar móveis de aglomerado, em lojas especializadas compre um lápis de cera com uma tonalidade adequada. Se a loja não tiver a cor desejada, misture os tons adjacentes. Para fazer isso, você deve pegar lascas de dois lápis, misturar e derreter em uma tigela de metal. Escolhendo as proporções, obtenha a tonalidade desejada. Depois disso, pequenos reparos em móveis não causarão dificuldades;
- Para executar o reparo de móveis de aglomerado com suas próprias mãos, você precisa limpar a superfície. Isso é feito usando uma lixa e uma lâmina para cortar com precisão as partes esfoliadas;
- Ao aplicar um lápis nos móveis, você terá que derreter, mas não com uma chama aberta. A culpa pela cera de abelha incluída na composição, o lápis apenas acende. Para derreter, é usado um objeto de metal aquecido. Perfeito para esta faca. É aquecido acima da chama e o lápis é derretido, após o que continuam a reparar folheados em móveis;
- Um chip ou rachadura com um ligeiro excesso é preenchido com cera derretida;
- Após a composição secar, seu excesso é removido com uma lâmina;
- Aguarde até a mistura secar completamente e polir a superfície;
- As superfícies polidas são envernizadas para consertar o reparo e prolongar a vida útil dos móveis.
Os reparos são fáceis, mas os móveis reparados em aglomerado ainda devem ser protegidos contra outros danos. Para evitá-los, cubra os móveis durante o reparo com fita adesiva e fixe-os com fita adesiva. Portanto, substâncias corantes e poeira não penetram na superfície do móvel.
Aplique ceraRemova o excesso de ceraPolir o revestimentoComo reparar mecanismos
Os elementos móveis são mais suscetíveis à ruptura do que outras partes. A parte de metal do mecanismo pode se tornar inutilizável e exigir substituição. Peças de reparo ausentes podem ser compradas em uma loja de móveis. Para fazer o reparo de móveis com suas próprias mãos, você precisa entender que ficou inútil decidir se é possível reparar o mecanismo ou se será necessário substituí-lo completamente. Por conta própria, você pode executar um pequeno reparo e substituir alguns elementos:
- Molas;
- Rolos
- Rebites;
- Grades;
- Lamels.
Cada tipo de mecanismo possui seu próprio algoritmo de reparo; antes de iniciar o trabalho, é necessário determiná-lo, realizar diagnósticos e reparos de acordo com as instruções. As masterclasses de vídeo estão na Internet. De qualquer forma, você precisa:
- Desmonte o mecanismo;
- Desmonte em elementos constituintes;
- Revele uma parte quebrada;
- Faça uma substituição;
- Monte o mecanismo de volta e monte.
Para evitar pequenos reparos em móveis ou janelas, basta lubrificar as peças móveis. A lubrificação das dobradiças reduzirá o atrito e, portanto, o desgaste dos mecanismos. Além de eliminar um rangido desagradável, essa medida preventiva aumentará significativamente a vida útil da peça metálica. Graças ao filme na superfície da peça, o risco de ferrugem é reduzido.
Desmontar itens quebradosInstalar novas ripasMontando a camaRestauração de estofados
Se você olhar para as cadeiras nas salas de concerto, poderá ver o estado perfeito: o estofamento parece novo, apesar da carga constante. O estofamento de móveis estofados é a parte mais importante. O estofamento é responsável por uma carga incrível que a torna inutilizável. Com o tempo, surgem arranhões, partes rasgadas do tecido, o enchimento macio é esmagado.
Para restaurar o estofamento, você precisará de um conjunto modesto de itens. Os materiais de reparo de móveis incluem um grampeador para móveis e um novo tecido.
A maneira mais fácil de atualizar a capa nas cadeiras:
- Primeiro de tudo, você terá que desmontar a cadeira e separar o tecido antigo do assento;
- Após medições precisas dos assentos, você pode ir à loja pegar um pano. A tela deve ser aproximadamente 20 cm maior que o assento em todas as dimensões. Se você trocar o estofamento em todas as cadeiras, poderá escolher uma cor completamente nova, combinada com o interior da sala. Escolha um tecido forte e durável. Além do estofamento, você terá que comprar um enchimento macio, por exemplo, winterizer sintético;
- A parte macia é cortada ao longo do contorno do assento com uma margem de alguns centímetros;
- O winterizer sintético é colocado no assento e coberto com um pano; é fixado na parte de trás do assento com a ajuda de um grampeador;
- Após a fixação, o interior do estofamento deve ser coberto com outra peça do mesmo tecido. E montar uma cadeira.
Remoção de manchas
Manchas nos móveis são o defeito mais comum. Eles podem aparecer em superfícies macias ou em painéis de MDF. A maioria dos móveis modernos é feita com esse material, portanto todo proprietário deve saber como limpar manchas. Os pontos podem ter uma origem diferente, pois cada ponto tem seu próprio método de remoção:
- Manchas gordurosas frescas podem ser facilmente lavadas com um algodão embebido em uma solução de água e sabão líquido. A umidade restante deve ser limpa com um pano seco. Não use grandes quantidades de água, o painel de partículas tem medo de umidade e pode inchar;
- Se a mancha já estiver comida, remova-a com álcool ou acetona. Um pano embebido é aplicado brevemente à contaminação após a aplicação de uma solução de sabão. Imediatamente após isso, a área danificada é limpa com um pano seco;
- Manchas de verniz e tinta de móveis são removidas aplicando uma almofada de algodão com acetona. Não pode ser deixado na superfície por muito tempo para evitar grandes danos;
- As manchas deixadas na superfície por objetos quentes são removidas com vodka e óleo de girassol. A mistura é aplicada à mancha, após a qual é removida, e a superfície é limpa com um pano. Quando o método folk não ajuda, você pode recorrer a lápis para uma superfície laminada.
As manchas são removidas das superfícies têxteis imediatamente após o aparecimento, até serem bem alimentadas e poderem ser descartadas facilmente.
- Os móveis devem ser aspirados;
- Antes de iniciar o trabalho, todos os produtos de limpeza devem ser testados em uma parte imperceptível do estofamento. Um pano umedecido com vinagre limpa a sujeira;
- A mancha deve ser limpa com um guardanapo ou algodão embebido em uma solução de sabão. Você pode esperar até que absorva e comece a trabalhar para remover a mancha. Não é permitido o uso de grandes quantidades de água, é melhor molhar apenas a camada superficial;
- É necessário secar o estofamento sem o uso de dispositivos especiais, para acelerar o processo, abrir janelas e criar um rascunho.
Em muitas casas, os móveis são cobertos com colchas para evitar manchas. Isso realmente ajuda quando os poluentes sólidos chegam à superfície, mas se se trata de manchas deixadas por substâncias líquidas, apenas a remoção das manchas já obtidas pode ajudar. Para facilitar, eles começam a combater a poluição o mais rápido possível.
Sofá aspiradorAplicar removedor de manchasLimpe com um pano seco