Urticária em adultos e crianças - sintomas e tratamento
A urticária é uma combinação de doenças caracterizadas pelo aparecimento de bolhas vermelhas na pele, cujo tamanho atinge vários centímetros. A doença é acompanhada de coceira e, quando pressionada, as lesões na pele ficam pálidas. Vamos discutir mais detalhadamente como tratar a urticária em adultos e crianças em casa.
Tipos de urticária em adultos e crianças
No começo do artigo, considerarei variedades de urticária que se assemelham à varicela. Além disso, enquanto permanecermos fiéis ao assunto, falaremos sobre o tratamento da urticária em adultos e crianças em casa.
- Urticária aguda. É considerada uma variante extremamente perigosa da doença. Se aparecerem erupções cutâneas na laringe, a respiração é difícil, o que geralmente leva à asfixia. Se os sintomas aparecerem, é necessária atenção médica urgente, hospitalização imediata e tratamento com medicamentos.
- Urticária crônica. Eles causam distúrbios no sistema digestivo, fígado e rins, que têm infestações ou infecções helmínticas. Muitas vezes, uma variedade crônica de urticária aparece com toxicose durante a gravidez. É acompanhado por erupções cutâneas típicas, e o tratamento é abrangente e congratula-se com as medidas preventivas.
- Urticária térmica. Causa alta temperatura na pele de uma pessoa. Muitas vezes, provoca forte esforço físico e estresse. A doença é acompanhada pelo aparecimento de erupções cutâneas na pele das mãos e parte superior do corpo. A urticária por calor é acompanhada de dor de cabeça e diarréia, e uma dieta é prescrita durante o tratamento.
- Urticária fria. Mesmo com leve hipotermia, as pessoas desenvolvem vermelhidão e inchaço da pele, ardor e coceira. A exacerbação é facilitada pela combinação de água fria com ar fresco. Mesmo os alimentos frios podem causar inchaço da língua e da laringe, e tudo termina com um desmaio. Este tipo de urticária também aparece no contexto de outras doenças orgânicas.
- Urticária pigmentada. Subespécie de mastocitose, quando placas de coloração amarelada com diâmetro de até cinco centímetros aparecem na pele e nas mucosas. A superfície das placas se assemelha a uma casca de laranja. É acompanhada pelo aparecimento de bolhas e edema e, com a derrota de grandes áreas da pele, é tratada através de cirurgia estética.
- Urticária colinérgica. Manifesta-se após um banho quente, sudorese intensa ou esforço físico não normalizado. É acompanhado pelo aparecimento de bolhas com comichão na pele. Frequentemente, pequenas erupções cutâneas se fundem e aumentam. Eles aparecem nos membros superiores, pescoço, peito e face. Esse tipo de urticária aparece no contexto de doenças da tireóide e do aparelho digestivo.
- Urticária recorrente. O desenvolvimento é facilitado por uma reação alérgica prolongada. Este tipo de doença é caracterizada por um curso ondulado, quando as exacerbações se alternam com a atenuação. Quando a doença progride, uma pessoa experimenta náusea, dor de cabeça, fraqueza, sofre de insônia, mau humor e distúrbios neuróticos.
Vídeo do programa Live Awesome
Apenas tipos comuns de urticária são listados. Independentemente do tipo de doença, o tratamento deve ser abrangente, oportuno e qualificado. Além da terapia medicamentosa, estão sendo tomadas medidas para eliminar os fatores que provocam uma reação alérgica. O paciente recebe uma dieta e várias medidas preventivas voltadas para o fortalecimento do sistema imunológico são prescritas.
Sintomas e tratamento da urticária em adultos
Como mostra a prática, todo terceiro adulto enfrenta urticária pelo menos uma vez na vida. À primeira vista, a doença se assemelha a uma queimadura de urtiga, caracterizada por uma erupção cutânea na forma de bolhas vermelhas.
Nos adultos, a doença é grave e, em alguns casos, torna-se crônica.
Sintomas
- A erupção cutânea ocorre rapidamente e é acompanhada por bolhas que aparecem por todo o corpo e se assemelham a uma queimadura de urtiga ou picada de inseto. Caracterizado por coceira intensa e queimação. Erupções alérgicas são simétricas e grandes.
- Uma característica das erupções cutâneas é a capacidade de parar após outro ataque. A pele retorna ao seu estado anterior e, após bolhas, não há manchas senis ou cicatrizes.
Existem várias causas da doença - alergia a medicamentos, infecção de natureza focal, doenças do aparelho digestivo, alergias alimentares e hereditariedade.
Na maioria dos casos, o aparecimento de um processo inflamatório da pele é precedido por uma falha do sistema imunológico, como resultado, aumenta a sensibilidade a um alto conteúdo de substâncias biologicamente ativas. Isso leva a um aumento na quantidade de histamina no sangue e a uma diminuição da capacidade do corpo humano de inativar.
Tratamento
Um papel importante no aparecimento da urticária é desempenhado por distúrbios no funcionamento do sistema nervoso e autônomo. Por esse motivo, os médicos antes do início da terapia examinam o paciente, estudam a patogênese e levam em consideração as características genéticas. Caso contrário, a luta contra a doença prejudicará a saúde.
- Os médicos se concentram em encontrar um irritante que causa alergia. Na maioria dos casos, esse provocador é um medicamento. Se a coceira aparecer depois de tomar o medicamento, e a condição da pele ficar inquieta, deve ser abandonada.
- Se a doença se manifestar após a ingestão, remova o alérgeno da dieta por exclusão. Como mostra a prática, as colmeias em adultos são causadas por vinho, chocolate, leite, cerveja, peixe, amendoim e frutas cítricas.
- Se os raios ultravioletas contribuírem para o aparecimento da doença, use um filtro solar. Quando a erupção aparecer, um creme chamado Celestoderm será resgatado. Alivia a coceira e interrompe o processo inflamatório.
- No caso da forma aguda da urticária, quando a reação alérgica é causada pelo frio, picadas de insetos ou pelos de animais, são utilizados medicamentos antialérgicos, incluindo Suprastin e Tavegil.
Com terapia adequada e persistente, os resultados não demoram a chegar e a doença recua. Eu recomendo tratamento com o envolvimento de médicos.
Sintomas e tratamento da urticária em crianças
A urticária é considerada uma doença alérgica infantil comum que afeta a pele. Seus sintomas são facilmente diagnosticados, mesmo pelos pais. Geralmente, a doença incomoda crianças até os três anos de idade. Com a doença, é impossível esquiar ou relaxar no verão.
Sintomas em crianças
- A urticária é acompanhada pelo aparecimento no corpo de bolhas de cor vermelha ou rosa, de vários tamanhos e formas. A erupção cutânea coça. O bebê coça, o que leva a um aumento e confluência de formações da pele.
- Erupção cutânea - uma resposta da pele à ingestão de um alérgeno que provoca a produção de histamina, o que leva ao afinamento das paredes dos vasos sanguíneos.
- Excesso de líquido entra na pele, o que leva ao aparecimento de edema e bolhas cheias de umidade. O principal é que a erupção desaparece rápida e completamente de um lugar e aparece em outro.
Nas crianças, a doença é causada por vários irritantes encontrados em drogas, alimentos, perfumes e corantes. Muitas vezes, o aparecimento da doença é facilitado por várias infecções, resinas, picadas de insetos, impurezas no ar e irritantes físicos, incluindo poeira, cotão e outros.
Como tratar a urticária em crianças
O tratamento é realizado em várias etapas. Primeiro, a exposição ao alérgeno é eliminada, o corpo é limpo, os medicamentos são tomados e a dieta é seguida.
- Antes de tudo, elimine os fatores que provocam a doença. Se a doença causou alergia alimentar, remova o patógeno do corpo da criança. Para alcançar o efeito, use laxantes, bebida pesada e enemas de limpeza.
- Os anti-histamínicos são considerados eficazes, eliminando a erupção cutânea, reduzindo a coceira e aliviando o curso da doença. Eles são prescritos na forma de injeções ou comprimidos.
- Recomenda-se tomar remédios antes de dormir, especialmente se a doença causou insônia no bebê. Para eliminar a coceira, as compressas são usadas com base em uma composição que consiste em um copo de água e uma colher de vinagre.
- A dieta apóia o efeito do tratamento e evita que o irritante volte para o corpo. A dieta dura três semanas.
A urticária em crianças é um tópico interessante, importante e informativo. Não pude examiná-lo completamente, pois não sou médico; no entanto, ele acabou escrevendo material de natureza educacional.
Prevenção de Urticária
A parte final do artigo é dedicada à dieta e prevenção da urticária. Nesta doença, inclua legumes cozidos e cozidos, kefir, queijo cottage e frutas que não causam alergias na dieta. Não faz mal abandonar temporariamente produtos de confeitaria, alimentos enlatados e sal. Durante a reabilitação, não coma ovos, pimentões, maçãs, produtos defumados, mel, cacau, beterraba e temperos.
Não use maquiagem durante a formação de bolhas, pois isso piorará a situação. No caso de urticária, desista de banhos quentes e de bronzeamento, pois os raios ultravioletas afetam negativamente a pele, especialmente em um estado irritado. Se a doença se manifestar na estação quente, lubrifique a pele com protetor solar antes de sair de casa.
É impossível impedir o aparecimento de uma forma aguda de urticária. Mas você pode evitar o reaparecimento da forma crônica. Para isso, trate oportunamente doenças que contribuam para o aparecimento da urticária, faça exames regularmente, desista de cigarros, álcool e drogas.
Evite superaquecimento, hipotermia, roupas apertadas e situações estressantes, manuseie cosméticos e produtos domésticos com cuidado e tome medicamentos sob a supervisão dos médicos.
No caso de urticária crônica, mantenha um kit de primeiros socorros e uma lista de fatores que provocam a doença. Essas medidas não aliviam a erupção cutânea, mas ajudam a controlar a coceira e a manter a atividade social.
Espero que o material tenha se tornado uma fonte de informações úteis e interessantes para você.