Descrição de begônias decorativas e decíduas e nuances dos cuidados com as plantas em casa

Quantas palavras já foram ditas sobre begônia. É brilhante, colorido, extraordinário, espetacular. Tantas espécies e variedades diferentes foram criadas que é fácil se perder nessa variedade.

Mas, como se costuma dizer, "provar e colorir - não há camaradas". Algumas pessoas gostam de plantas com flores, enquanto outras, pelo contrário, preferem begônias com formas incomuns de folhagem. Mas as variedades decorativas e decíduas desta flor são uma grande variedade.

A história de uma planta de casa

A begônia é conhecida em todo o mundo desde o distante século XVIII.quando pesquisador no campo da botânica, Charles Plumier foi em busca de espécies anteriormente desconhecidas da flora. Assim, em uma de suas viagens pela América do Sul, Plumye descobriu uma flor de incrível beleza e nomeou uma nova planta em homenagem a seu amigo Michel Begon. Ele fez isso em gratidão pela assistência financeira fornecida à expedição. Esse momento é considerado um ponto de referência para a distribuição e modificação adicional da begônia.

Descrição da folhosa

Uma variedade de variedades é incrível. As variedades de flores decorativas são populares há muito tempo, mas depois de anos, a moda das flores mudou. Agora as espécies de plantas decorativas e decíduas não são menos procuradas.

Para uma nota. A begônia decídua é uma planta perene que difere de outras subespécies por rizoma rastejante.

A folhagem das flores de interior é pintada em tons de verde-oliva, verde-claro, esmeralda, bordô, marrom, chocolate. Nas folhas, muitas vezes você pode ver diferentes pontos, listras, manchas, com cores diferentes do tom principal.

Dependendo da variedade de folhagem decorativa ou, como também é chamada, begônia foliar, as formas das folhas diferem em sua aparência e são:

  • rodada;
  • pontudo;
  • espiral;
  • com bordas serrilhadas.

Hastes e folhagem são cobertas com pêlos curtos. As inflorescências dessa espécie são pequenas, sem valor decorativo. A altura do mato atinge de 30 a 40 cm e as espécies mais comuns são consideradas begônia Royal ou Rex.

Como crescer em casa?

Localização e Iluminação

Plantas com folhagem abundante precisam desesperadamente de luz intensa. Com a falta de iluminação, as folhas ficam pálidas e secas. Mas a luz solar direta também é prejudicial. No verão, durante as horas quentes do dia, a planta deve ser protegida do sol escaldante, fazendo uma sombra ou reorganizando-a em outra janela mais fria. No outono, a flor de interior pode ser devolvida ao local, no lado sul.

Preste atenção à coroa da begônia, que será unilateral, inclinada para a janela, se a luz entrar na planta exclusivamente de um lado. Isso se torna especialmente visível quando o horário de verão e as taxas de crescimento das flores aumentam.

Importante! Não se esqueça de virar a panela toda semana.

Solo

O solo deve ser selecionado levemente ácido e, o melhor de tudo, com um pH neutro. Necessariamente saturado com minerais e oligoelementos. É realista fazer esse solo por conta própria, pois vale a pena conectar a terra, a areia e o húmus.

Todos os componentes são pré-desinfetados. Para um efeito friável, você pode adicionar mais perlita.

Plantando e rejuvenescendo uma planta foliar

Todos os anos, uma flor do quarto precisa de um transplante. Faça isso no início da primavera, quando a planta começar a retomar um pouco o crescimento. O transplante é importante porque, com o tempo, a flor fica lotada na panela velha.

  1. Antes de tudo, um vaso de flores é selecionado em diâmetro maior que o anterior, mas não profundo, para que a estagnação do líquido não ocorra.
  2. Limpamos o caule da begônia a partir de folhas secas e desnecessárias.
  3. As raízes são inspecionadas quanto a danos visíveis.
  4. O fundo da panela deve ser coberto com uma camada de drenagem.
  5. Depois, coloque cuidadosamente a planta em uma panela, polvilhe com o solo e hidrate levemente.

Uma composição incomum será se você plantar várias variedades de begônias decíduas e decorativas em um vaso de flores.

Cuidado diário

Begônia é uma beleza tropical que não é fácil de ser em nossas condições. Para crescimento ativo e aparência atraente, os seguintes parâmetros devem ser fornecidos:

  • A temperatura confortável é considerada de +20 a + 24 ° C. É necessária troca de ar regular, mas não deixe a flor em um rascunho. As diferenças de temperatura podem afetar adversamente sua condição.

  • Begônia não aceita ar seco interno. A maior necessidade de umidade cai no outono e inverno. Então, quando você liga os radiadores, as folhas começam a secar devido à falta de umidade. A umidade na sala varia entre 50-70%.

    Você pode manter esses parâmetros usando uma pistola de pintura, pulverizando água perto da planta. No entanto, neste caso, deve-se ter cuidado.

    Preste atenção! O líquido nas folhas pode levar ao desenvolvimento de doenças ou à formação de manchas feias.

    A melhor maneira de aumentar a umidade geral é usar um umidificador doméstico.

  • As begônias hidratantes devem ser realizadas regularmente. No calor, é melhor hidratar diariamente. O excesso pode ser evitado com boa drenagem. Use apenas água macia, sedimentada ou filtrada. É desejável que seja acidificado, com a adição de suco de limão.

  • A begônia frondosa deve ser alimentada no verão e na primavera. O procedimento é realizado uma vez a cada duas semanas, de preferência com fertilizantes solúveis em água. Eles os trazem junto com a rega. Antes de aplicar aditivos minerais, é aconselhável primeiro molhar o solo e depois cobrir o solo.

    Isso reduzirá o risco de queimaduras químicas no sistema radicular por fertilizantes. Medicamento bem recomendado para plantas decorativas e decíduas, "Mr. Color". Dosagem: diluir ½ tampa em 1 litro de água.

  • Antes do início da fase de crescimento ativo, aproximadamente de fevereiro a março, aperte as pontas da begônia, novos brotos são enviados ao rizoma. Eles fazem isso para formar uma bela forma de coroa, estimulando brotos jovens a se desenvolverem.

  • No inverno, a temperatura deve manter pelo menos + 15-18 ° C. A alta temperatura ajuda a reduzir a umidade interna. Umidificação mínima, para alimentar, não deve ser.

Foto

Abaixo estão fotos com os nomes de vários tipos de begônia foliar não florescente.

Begônia Rex real (lat. Begônia Rex)

Begonia Metallica (lat. Begonia Metallica)

Begônia tigrada Bauer (patas de tigre de begônia latino, Begonia Bowerae)

Begônia Mason (lat. Begonia Masoniana)

Begônia Cleópatra (lat. Begônia Cleópatra)

Doenças comuns

A begônia decídua, como outras plantas de interior, é suscetível a doenças. A principal razão para isso é uma violação do clima interno correto. Alta umidade, falta de ventilação pode se tornar a causa do desenvolvimento de oídio.

Importante! O excesso de umidade e as condições de temperatura mais baixa possibilitam o aparecimento de outra doença fúngica - podridão cinza. O que inicialmente danifica as raízes da planta e depois se espalha para folhas, caules.

Lute contra problemas semelhantes com uma solução fungicida. E no futuro, tome regularmente medidas preventivas: afrouxamento do solo, rega oportuna e adequada, ventilação, iluminação ideal, umidade e temperatura confortáveis.

Pragas

Os insetos-praga entram na casa com terra, flores, frutas não lavadas, legumes. No verão, os pulgões atacam a begônia. Um ácaro da aranha se sente bastante bem no ar seco. Drogas para controle de pragas "Doctor Foley", "Actellik".

Como precaução contra insetos ruins, é importante limpar as folhas da begônia do pó e da sujeira com um pano seco. Inspecione a planta pelo menos 2 vezes por mês. Em caso de danos graves à flor - eles são tratados com inseticidas. Por exemplo, a droga "Aktara", dilua 1 g por litro de líquido.

Como é realizada a reprodução?

Os princípios básicos da criação de begônia são sementes, mudas ou divisão do sistema radicular.

  • Sementes Para jardineiros amadores iniciantes, o método das sementes parecerá difícil.
    1. As sementes são semeadas no final do inverno em um tanque com drenagem.
    2. Vasos com futuras mudas devem estar em condições de estufa.
    3. Após 3 semanas, os primeiros brotos aparecem.
    4. As primeiras folhas serão verdes, com o tempo elas adquirem uma cor correspondente à variedade.
  • Caminho vegetativo.
    1. Para a criação, é importante ter um elemento parental forte e saudável, pois pode ser um caule, folha, parte da folha.
    2. Uma folha de cerca de 5 cm será colocada na água ou no solo úmido, até que as raízes apareçam.
    3. Especialmente o processo ocorre rapidamente se forem usados ​​estimulantes do crescimento. Preparações como "Kornevin", "Zircon".
    4. Também é importante criar um efeito estufa para as plantas.
  • A divisão dos rizomas é realizada durante o período de plantio ou transplante de uma planta.
    1. Parte da raiz é plantada em uma mistura de solo previamente preparada.
    2. Deixe em uma sala com uma temperatura de + 20-24 ° C.
    3. Após 2-3 semanas, os brotos jovens eclodem.

Há uma opinião de que as variedades decorativas e decíduas de begônias absorvem toda a energia negativa da casa. Também funciona como limpador, ajudando na luta contra bactérias, microorganismos ruins no ar. Portanto, plante esta planta, é ótima para casa e escritório.

Vídeo útil

Visão geral das variedades de begônia. Como cuidar de begônias:

Deixe O Seu Comentário