Eczema nas mãos: como tratar, tipos e sintomas, os remédios certos

O eczema nas mãos é uma doença inflamatória da pele, que é acompanhada por uma erupção cutânea, comichão e queimação. Freqüentemente, a área afetada da pele é coberta por rachaduras, e as vesículas estouram liberam líquido e são transformadas em pústulas. Como tratar o eczema nas mãos em casa e por que isso ocorre, você aprenderá com o artigo.

Existem várias formas de dermatite, cada uma das quais pode ser aguda ou crônica. O eczema é uma doença não transmissível que não representa uma ameaça à vida humana. Ao mesmo tempo, suas manifestações causam desconforto moral e físico, por isso é recomendável iniciar o tratamento imediatamente.

Os médicos não descobriram por que o eczema aparece. Médicos de todo o mundo concordam que o lançamento desse processo patológico é realizado por várias razões. Vou considerar as principais razões para a aparência, para que você seja guiado na pergunta.

  • Um grande papel na aparência do eczema é o estado do sistema imunológico. Nas pessoas cuja resistência corporal é reduzida, a doença aparece com mais frequência. Muitas vezes, o surgimento de eczema contribui para colapsos nervosos e estresses graves, que têm um impacto negativo na saúde.
  • A natureza da doença é geralmente de natureza genética. Se os pais tiveram eczema, há uma chance de que ele apareça nas crianças.
  • A lista de causas também contém condições patológicas - doenças endócrinas, doenças do sistema digestivo, fígado e rins.
  • Fatores externos também podem provocar a doença. Muitas vezes, o eczema aparece nas mãos após o contato da pele com produtos químicos, embora a exposição a altas temperaturas e danos mecânicos geralmente contribuam para isso. Erupções cutâneas características aparecem em pessoas com pele sensível.

Tipos e sintomas de eczema

A prática médica mostra que hoje o número de pessoas com lesões cutâneas alérgicas está aumentando. Diferentes tipos de eczema são responsáveis ​​por 40% dos casos.

Os tipos mais comuns de eczema

  1. Verdadeiro. O estágio agudo é acompanhado pelo aparecimento de bolhas com fluidos, erosão e vermelhidão. O paciente experimenta uma coceira, cuja intensidade varia em cada caso. Em um curso crônico, o edema se intensifica e a pele afetada é coberta por rachaduras.
  2. Microbial. Esse eczema aparece após a infecção da pele ao redor de rachaduras, fístulas e úlceras. A erupção cutânea coberta de crostas e escamas tem uma cor rosa. Depois de remover os flocos, gotas de orvalho aparecem. Se o tratamento não for iniciado em tempo hábil, a doença se transformará em eczema.
  3. Profissional. Em suas manifestações, assemelha-se a verdade, mas aparece após contato prolongado das mãos com o alérgeno. Nos estágios iniciais, o desenvolvimento pode ser facilmente interrompido e a morfologia da pele se recuperará completamente. As primeiras exacerbações se assemelham à dermatite de contato. Se o efeito do fator irritante não parar, o processo inflamatório se torna persistente e recorrente.
  4. Seborréico. Este tipo de dermatite afeta o couro cabeludo. A erupção cutânea aparece na testa, na pele das costas, peito e membros. A área afetada da pele é coberta por escamas e fica úmida devido ao fluido liberado.
  5. Crianças. Este tipo de eczema aparece em bebês e vai para 3 anos. Erupções cutâneas aparecem no rosto. Quando a doença progride, são observados danos ao corpo, acompanhados por um aumento nos linfonodos.

Sintomas

Agora vamos falar sobre os sintomas.

  • No topo da lista, há coceira e vermelhidão. O nível de desconforto é determinado pelos cuidados com a pele. No estágio inicial, a doença é frequentemente confundida com uma reação alérgica a um produto cosmético.
  • Mais tarde, edema e muitas bolhas com um líquido claro aparecem no local da vermelhidão. Este processo é acompanhado por um aumento da coceira, o aparecimento de uma forte sensação de queimação e um aumento local da temperatura.

Como resultado, a pele afetada é coberta com rachaduras, úlceras e áreas umectantes. Neste ponto, a probabilidade de contrair uma infecção aumenta.

Como tratar o eczema nas mãos

Se houver cem por cento de confiança de que a pele das mãos é afetada pela doença, inicie imediatamente o tratamento.

As doenças crônicas que se desenvolvem há muito tempo precisam de um tratamento longo e paciente. A terapia eficaz é evitada pela localização inconveniente, pois as mãos estão constantemente em contato com o meio ambiente. Para acelerar a recuperação, use métodos populares simples, mas eficazes e fiéis.

Tratamento de remédios populares eczema

  • Pomada de nozes. Três nozes assar no forno. Usando as ferramentas em mãos, faça uma massa homogênea a partir dos grãos extraídos e adicione uma colher de óleo de peixe. Com a composição resultante, trate a pele afetada duas vezes por dia.
  • Repolho e leite. Pegue três folhas de couve, coloque em uma panela, despeje o leite e deixe ferver por quarenta minutos. Espere as folhas esfriarem e aplique na pele afetada, cobrindo com uma toalha. Faça cataplasmas de manhã e à noite.
  • Raiz de bardana. Coloque a raiz de bardana esmagada com um copo de água fervente, mantenha em banho-maria por um terço de hora e coe. Beba o caldo resultante antes da refeição duas vezes por dia. Combine tomar com banhos. Três colheres de raiz de bardana derramar três litros de água fervente, ferver por trinta minutos e coar. Em seguida, faça um banho por cerca de quarenta minutos. Repita o procedimento todas as noites.

Tratamento médico de eczema

O uso da medicina tradicional para combater a dermatite é bem-vindo, mas o tratamento do eczema com meios médicos não deve ser descartado. E apenas um dermatologista pode determinar a causa da doença. Um médico experiente irá diagnosticar, prescrever tratamento, pegar medicamentos e aconselhar sobre uma dieta.

  1. O inchaço característico é removido com a ajuda de medicamentos antivirais e antibióticos. Os agentes antifúngicos ajudam a se livrar da coceira intensa, o que traz desconforto.
  2. Os médicos desenvolveram uma tática de tratamento altamente eficaz, baseada no uso de grupos de medicamentos. Estes são sedativos e anti-histamínicos, dessensibilizadores e preparações vitamínicas, pomadas e géis.
  3. Durante o tratamento do eczema, os médicos não recomendam o uso de sabão. Em vez disso, aplique loção. Não permita que a pele afetada entre em contato com água quente e evite a exposição prolongada à luz solar.
  4. A dieta para o eczema é baseada em alimentos vegetais e leite. Não faz mal minimizar o consumo de carboidratos.
  5. Da dieta, exclua refrigerantes, álcool, alimentos enlatados e em conserva, alimentos salgados e picantes. Evite interações com substâncias agressivas e todos os tipos de alérgenos de todas as maneiras possíveis.

Prevenção de Eczema

As linhas finais da história serão dedicadas à prevenção de doenças. Como o surgimento da doença é facilitado por vários fatores, medidas profiláticas são a base da prevenção. Observe o modo de operação, descanse, coma direito.

Se ocorrerem doenças cutâneas infecciosas e alérgicas, não adie o tratamento. Não exagere nos procedimentos cosméticos e de limpeza, pois eles afetam adversamente a função protetora da pele.

Se o corpo estiver exposto ao estresse emocional, use sedativos de natureza herbal. Eles ajudarão a evitar o estresse emocional e a superar a depressão.

Deixe O Seu Comentário