Prateleiras no interior: sistema de partição e armazenamento

Um de nós precisa alocar uma zona separada em uma pequena sala, enquanto o outro, pelo contrário, é importante dividir o espaço em um grande estúdio, o terceiro apenas precisa de sistemas de armazenamento adicionais. Qualquer que seja a situação em que você esteja, um rack como partição será a melhor solução. Ele efetivamente dividirá o espaço, se tornará um sistema de armazenamento espaçoso e, ao mesmo tempo, não exigirá custos financeiros sérios e tempo para a organização da partição. Em uma sala com uma janela, é impossível construir uma parede sólida para dividir o espaço em zonas, porque um dos segmentos funcionais ficará sem fonte de luz natural. Um rack "translúcido" sem fachadas e muitas vezes sem paredes laterais será uma excelente solução para um espaço pequeno. Em uma sala espaçosa, você não pode se limitar a escolher o modelo do rack - use as soluções mais ousadas e originais. E os designers nos oferecem muitas opções para criar prateleiras modernas. É com esses projetos que gostaríamos de apresentá-lo usando uma seleção de 100 modelos de prateleiras usados ​​em uma ampla variedade de salas.

Recursos de racks usados ​​como partições

As modernas lojas de móveis residenciais oferecem uma seleção incrivelmente ampla de estantes, sem mencionar as possibilidades de sistemas de armazenamento personalizados. Modelos "translúcidos" sem painéis traseiro e lateral, fachadas e divisórias adicionais - apenas prateleiras horizontais em divisórias fixadas no piso e no teto. Ou opções de móveis mais completas - com fachadas na parte inferior embutidas na porta. Ou talvez modelos móveis que possam ser movidos dependendo da situação e do humor do interior? Não conte as opções. E todos eles têm várias vantagens, sendo usados ​​como partições.

Portanto, as vantagens óbvias das divisórias para estantes incluem o seguinte:

Universalidade do design. Você pode escolher um modelo para uma sala pequena e para salas espaçosas. O rack é fácil de encaixar em praticamente qualquer direção estilística no design de interiores - é importante apenas escolher o material e o design certos para o design. Outro aspecto da versatilidade do rack é a capacidade de usar em salas com diferentes cargas funcionais. Na sala de crianças, esse sistema de armazenamento é útil para brinquedos, livros e caixas com jogos, no quarto e na sala de estar pode ser usado como uma biblioteca doméstica ou para guardar itens de guarda-roupa, como uma partição entre a cozinha e a sala de jantar, a prateleira é útil para armazenar utensílios e acessórios de cozinha.

"Translucência" da estrutura. Se você escolher um modelo sem parede traseira e laterais, consistindo apenas de prateleiras e jumpers abertos, a "transparência" da partição será garantida. Esse produto pode ser usado mesmo em uma sala pequena com uma pequena quantidade de luz natural.

Custo democrático. A divisória de estantes pode ser montada independentemente, tendo um conjunto mínimo de ferramentas e habilidades. Mas mesmo na forma finalizada, as prateleiras abertas nos lintéis serão baratas, dada a versatilidade dessa peça de mobiliário.

Instalação rápida e fácil do produto acabado. Instalar um design final ou montar a partir de um conjunto de prateleiras, jumpers e acessórios comprados em uma loja não será difícil, mesmo para aqueles que estão envolvidos pela primeira vez. A simplicidade do design, no entanto, não diminui sua resistência e estabilidade, durabilidade e praticidade.

Funções de prateleira de partição

As opções óbvias para prateleiras, usadas como partições nas instalações, incluem a divisão do espaço (zoneamento) e a atuação como sistemas de armazenamento. Além disso, o rack pode atuar como um elemento de destaque do interior, atraindo atenção universal e distraindo os elementos mal-sucedidos da situação. Além disso, a divisória de estantes pode atuar como um elemento decorativo, decorando o interior, trazendo notas de originalidade com a ajuda do design criativo.

Zoneamento

Se você precisar destacar um segmento funcional em uma sala pequena com uma janela, o uso de um design de rack "translúcido" é a melhor opção para o zoneamento. Infelizmente, muitos de nossos compatriotas são forçados a encontrar a possibilidade de distinguir zonas separadas em pequenos espaços. Por exemplo, em um apartamento de um quarto, muitas vezes é necessário separar a zona de descanso dos pais e o segmento para o sono e os jogos da criança.

Em salas espaçosas, as divisórias de estantes são frequentemente necessárias para zonear o espaço sem o uso de paredes sólidas. Você pode até usar um rack baixo - a ilusão de separar o espaço permanecerá e o volume visual da sala e a quantidade de iluminação não serão alterados. Mas, em alguns casos, é necessária uma divisória de estantes do chão ao teto - essa técnica de zoneamento não se tornará um obstáculo em uma sala espaçosa com várias janelas.

Sistemas de armazenamento

A vantagem das partições criadas na forma de prateleiras é que elas podem ser usadas como um sistema de armazenamento. Em alguns casos, é essa opção que se torna decisiva na escolha de móveis para o interior, mesmo sem a necessidade de criar uma cerca de um ou outro segmento funcional. Para não listar tudo o que pode ser armazenado nas prateleiras do rack - de livros tradicionais a colecionáveis.

Dependendo da sala em que a partição de prateleira é usada e de quais áreas funcionais são compartilhadas, seu conteúdo também depende. O armazenamento de livros é uma das opções mais comuns para o preenchimento de sistemas de armazenamento na forma de estantes. Não há razão para esconder livros atrás de fachadas, nas entranhas de armários ou gavetas. As belas raízes dos livros não apenas ajudam a encontrar rapidamente o trabalho certo, mas também decoram o interior da sala, trazem diversidade de cores ao design de uma sala com uma paleta neutra.

Se no estúdio, a área de trabalho e sala de jantar da sala de jantar da cozinha for separada da sala por uma divisória de rack, será igualmente eficaz armazenar itens que possam ser necessários em todos os segmentos funcionais listados. Podem ser belos pratos, livros de receitas, eletrodomésticos ou apenas objetos decorativos que se misturam harmoniosamente com o ambiente criado.

Outra variante da divisória divisória para a área da cozinha na sala comum é a superestrutura da prateleira acima da península ou no balcão da barra. Prática do ponto de vista de seu objetivo principal, a península da cozinha se torna parte da divisória. Normalmente, a adição na forma de um rack se resume à construção de prateleiras abertas concisas acima da bancada.

Na espaçosa casa de banho, a parede divisória pode ser usada para separar a área de tratamento de água e o banheiro. Nesse sistema de armazenamento, você pode colocar não apenas acessórios de banho e acessórios para vários procedimentos sanitários e de água, mas também um suprimento de toalhas para toda a família.

No quarto, as prateleiras podem ser usadas como uma divisória que separa a área de vestir. Obviamente, as prateleiras de tal sistema de armazenamento ocuparão o guarda-roupa dos proprietários. O rack pode ser transparente ou usar a parede, mas na área de dormir - você pode pendurar uma imagem ou uma TV.

Função de proteção

Além das opções óbvias, incluindo o uso do rack como sistema de armazenamento e o zoneamento, esse tipo de partição também pode desempenhar uma função de proteção. Por exemplo, localizada perto da escada, a divisória de estantes não apenas divide o espaço, mas também atua como uma grade, ou seja, tela de proteção para quem sobe ou desce as escadas. Uma função semelhante é executada pelo rack localizado no nível superior da sala com várias camadas funcionais.

Opções de design para racks para espaço de zoneamento

Para a fabricação de prateleiras, os seguintes materiais são mais frequentemente usados:

  • madeira natural;
  • MDF, aglomerado, aglomerado;
  • metal
  • vidro;
  • PVC e poliuretano;
  • acrílico.

A versão mais simples, mas ao mesmo tempo incrivelmente funcional, das prateleiras é um design lacônico de prateleiras com divisórias, sem parede traseira e paredes laterais. Esse modelo fornece acesso total aos itens de armazenamento de qualquer direção, não bagunça o espaço, apenas bloqueia parcialmente a distribuição da luz. A universalidade desse modelo é que ele pode ser usado de maneira igualmente eficaz em espaços grandes e pequenos, em salas com diferentes cargas funcionais e design estilístico.

Partições com sobreposição parcial de espaço não eram menos difundidas. Na maioria das vezes, a parte fechada da partição (sistema monolítico ou de armazenamento com fachadas) fica na parte inferior - a altura é determinada pelo seu desejo de criar um nível específico de escurecimento na área a ser separada. E a parte superior é uma estrutura translúcida com prateleiras abertas.

Se a parte inferior deste design for larga o suficiente e a própria partição for pequena em altura, a parte superior não precisará ser fixada no teto. A estrutura será localizada de maneira confiável em ambientes fechados, sem criar uma ameaça de capotamento. Caso contrário (e especialmente em casas com crianças pequenas), é necessário usar a fixação dos suportes da camada superior do rack ao teto. Fixar as prateleiras no teto ajudará você a colocar com segurança até mesmo um rack muito fino com uma altura alta.

Modelos portáteis de divisórias de estantes são muito populares. A vantagem dessas estruturas de pequeno porte é a possibilidade de alterar a localização da divisória (adequada para estúdios), a ausência da necessidade de desmontagem durante a mudança (relevante para quem muda periodicamente de local de residência). Por exemplo, em um estúdio durante uma festa, você pode simplesmente deslizar as prateleiras contra a parede e, à noite, separar os segmentos de dormir para os hóspedes que pernoitam. Muitas vezes, esses modelos de estantes são equipados com rodízios com fechaduras.

As prateleiras de escritório são frequentemente usadas em espaços de convivência. Por exemplo, em um quarto de crianças para dois ou mais filhos, é possível distinguir entre locais de trabalho e de dormir com estantes baixas. Além do zoneamento óbvio, esses racks servem como excelentes sistemas de armazenamento de livros, brinquedos, material escolar e esportivo.

Freqüentemente, como partições em salas espaçosas, são utilizadas lareiras de dupla face - lareiras, nas quais a dança do fogo pode ser observada em ambas as áreas funcionais compartilhadas. Uma continuação lógica dessa partição seria um rack. Pode ser "translúcido" ou surdo - tudo depende de quão sólida deve ser sua partição.

O conjunto da partição de prateleiras e da zona de vídeo é ainda mais popular. As TVs modernas são muito finas e pesam pouco - uma prateleira estável com uma parede traseira é suficiente para combinar sistemas de armazenamento com a organização de um lugar para assistir filmes e shows na sala ou no quarto.

Uma divisória de prateleira com prateleiras e seções giratórias é complexa em termos de construção, mas prática em design. Você pode usar um design monolítico, à primeira vista, igualmente eficaz nos dois lados - em duas áreas funcionais. Por exemplo, a TV localizada dentro do rack pode ser vista no quarto e na sala de estar.

Deixe O Seu Comentário