Cuidado, reprodução e cultivo de peperomia estupífera em casa e no jardim
Peperomia stupidis é uma flor interna muito despretensiosa e resistente. Multiplica-se facilmente, crescendo rapidamente em um belo arbusto poderoso. Peperomia brusca é encontrada em muitos peitoris, às vezes até acontece que o dono da casa não suspeita de quem ele é adjacente. Neste artigo, mostraremos como cultivar e propagar peperomia estúpida em casa, que temperatura precisa, como regar e iluminar, como cortá-lo, qual solo e vaso plantar e como alimentá-lo e como encontrar um local para ele no jardim.
Crescendo em casa
Temperatura
A temperatura ideal durante todo o ano é de 18 a 25 ° C. Em calor extremo, com umidade adicional, ele pode suportar até 28 ° C.
Importante! a redução de temperatura para 10 ° C é inaceitável, especialmente em alta umidade. Mudanças repentinas de temperatura afetam o desenvolvimento e o crescimento da flor.Rega
A flor ama a água, a rega deve ser abundante, 1 vez em 6 - 7 dias. No verão, a rega aumenta. Com o início do outono, com um regime de temperatura reduzida, a rega é reduzida.
O substrato deve estar levemente úmido. A água para irrigação deve usar uma temperatura ambiente limpa e macia.
Nos meses de verão, é imperativo pulverizar o mato diariamente., permitindo que você refresque e umedeça o ar seco da sala.
A luz
Em casa, a flor requer proteção contra a luz solar direta. Não é recomendado instalar vasos nas janelas do sul. Folhas densas podem sofrer queimaduras graves. A iluminação deve ser clara, mas difusa, distante.
A melhor localização das flores é a oeste. Na primavera e no verão, você pode sombrear as janelas com tule transparente. No inverno, pelo contrário, luz artificial deve ser adicionada com lâmpadas especiais por várias horas por dia. Por falta de luz, as hastes são arrancadas, as folhas estão afinando, o arbusto está perdendo seu esplendor e decoratividade.
Poda
Peperomia sem corte requer poda regular. As hastes com os devidos cuidados em casa crescem rapidamente. Assim que a sessão atingir 20 - 25 cm, é necessária a poda.
Procedimento de poda:
- As hastes cobertas de vegetação são encurtadas, deixando um rebento a 4-5 cm da raiz.
- Em cada cânhamo deve deixar 3 folhas inferiores.
- Brotos jovens devem ser beliscados para melhor perfilhamento.
- Os pedúnculos são removidos para formar uma coroa densa.
- Ao transplantar, os brotos e raízes danificados e infectados pela infecção são cortados.
Pedúnculos longos deformam o arbusto, as hastes são atrofiadas, as folhas são menores.
Solo
Para o plantio, você pode comprar uma mistura universal de solo pronta para plantas decorativas e decíduas. Comprá-lo em lojas especializadas não é um problema. Porém, muitas vezes a composição do solo armazenado é menos nutritiva e pesada, o que afetará negativamente o desenvolvimento total do sistema radicular.
Os floristas recomendam misturar o substrato por conta própria. Assim, é obtida uma mistura solta, neutra e bem drenada, que não é suscetível ao endurecimento rápido.
As proporções e composição necessárias da mistura do solo:
- Húmus - 2 horas
- Turfa - 1 hora
- Estrume podre - 1 h.
- Areia grossa - 1 hora.
- Camada de drenagem.
Argila expandida, seixos e areia podem ser usados como drenagem. A camada de drenagem no vaso deve ser de pelo menos 5 a 6 cm. Com um transplante planejado, o substrato deve ser trocado.
Top vestir
São utilizados fertilizantes complexos minerais prontos para plantas de interior. Modo de alimentação:
- Primavera - Verão - 1 vez em 10 a 14 dias.
- Outono - inverno - 1 vez em 24 - 28 dias.
É melhor usar fertilizantes líquidos.
De acordo com as instruções, a cobertura é dissolvida em água, a flor é fertilizada através da rega. Após o plantio, recomenda-se alimentar com a droga "Ross" - apoiar o sistema radicular e estimular o crescimento da parte aérea. A composição inclui fósforo, potássio, nitrogênio.
Depois de aparar as mudas e antes do inverno, é melhor usar o curativo Agricola, que inclui potássio, fósforo e outros oligoelementos. Você pode alternar fertilizantes minerais com aditivos orgânicos ("Estímulo").
Transplante
Nos primeiros três anos, a flor é transplantada a cada ano. É o suficiente para transplantar flores adultas 1 vez em 3 anos. O motivo do transplante é um vaso pequeno, as raízes crescem, rastejam para os orifícios de drenagem, a flor cresce lentamente. O procedimento é realizado no início da primavera.
Esquema de transplante:
- O substrato na panela velha está bem encharcado.
- Todo o arbusto é extraído.
- A raiz é limpa de raízes secas e podres.
- Os locais dos cortes são processados pelo carvão moído.
- Uma camada de drenagem, 4-5 cm, é derramada em um novo recipiente com orifícios de drenagem na parte inferior.
- O arbusto é colocado em uma panela, fixo.
- O espaço vazio é preenchido com o solo.
- A flor transplantada é bem regada.
Pote
Como o sistema radicular é pequeno, os vasos para o plantio são espaçosos, amplos o suficiente, mas não profundos. O novo vaso deve ter 1,5 - 2 cm a mais de diâmetro do que o anterior. Na parte inferior, devem ser feitos orifícios de drenagem. Você pode usar vasos de plástico e cerâmica. Para plantas jovens, recomenda-se o uso de pequenos vasos pequenos, em grande capacidade as mudas começam a doer.
Invernada
A flor não é resistente ao inverno, rajadas de vento frio afetam a condição das folhas. Se no verão os vasos foram levados para o jardim ou para a varanda, com o início do tempo frio, eles devem ser trazidos para dentro de casa. No final do outono, a flor entra em estado de repouso.
Você pode reorganizar os vasos em uma sala mais fria. A temperatura do conteúdo é de 15 a 17 ° C. O principal é fornecer acesso total à luz. Para isso, é necessário iluminar a planta, fornecendo horário de verão, pelo menos 15 - 16 horas. A rega é reduzida em 2 vezes. O molho superior para até a primavera.
Foto da planta
Aqui você pode ver como a planta fica:
Cuidados após a compra
Ao comprar uma flor em uma loja, você deve prestar atenção ao estado das folhas - devem ser densos e resistentes, com cores vivas. A base das hastes deve estar limpa, sem sinais de podridão. Após o transporte, a flor deve se adaptar por vários dias no apartamento. Após 3 a 4 dias após a compra, é necessário transplantar a flor em um vaso permanente usando um substrato especial.
Como cuidar em campo aberto?
A peperomia dupolevata termofílica em campo aberto pode ser cultivada apenas em condições tropicais, em latitudes temperadas a flor não cresce. Nos meses de verão, a planta pode ser levada para o jardim, colocar os vasos em canteiros de várias camadas, sob a proteção das coroas de arbustos e árvores. No apartamento com o início do calor da primavera, os vasos são levados para o ar fresco, para uma varanda ou uma varanda aberta.
A principal condição é a iluminação difusa, um lugar silencioso contra correntes de ar e rajadas de vento. Molhar como o solo seca. Vasos também podem ser colocados em vasos pendurados.
Importante! O resfriamento excessivo das raízes é inaceitável; a temperatura do solo deve ser a mesma da temperatura do ar. Ao ar livre, a flor precisa de pulverização mais frequente para lavar o pó das folhas. Você pode limpar as folhas com um pano úmido.Como se reproduz?
- Peperomia duplicado se propaga em casa com processos de caule, folhas. Você pode dividir um arbusto adulto. O procedimento é melhor realizado na primavera.
- As mudas são enraizadas em pequenos copos especiais e depois são transplantadas em pequenos vasos para o crescimento.
- As estacas de enraizamento podem ser simplesmente na areia molhada, você pode usar uma mistura de: areia grossa, turfa, terra de folha em proporções iguais. A drenagem é necessária.
Sementes
Crescer mudas através da semeadura em casa é problemático. As sementes são pequenas, é necessário determinar corretamente o tempo de seu amadurecimento, ter tempo para coletá-las a tempo, para secar sob certas condições. Imediatamente antes da semeadura, as sementes devem ser embebidas em uma solução de manganês.
Esquema de plantio de sementes:
- A drenagem é derramada em um vasto recipiente, depois em uma camada de substrato.
- As sementes são distribuídas na superfície.
- As capacidades são cobertas com filme ou vidro.
- A estufa é ao ar 2 p. por dia.
- Temperatura do ar - 24 ° C.
- Umidificação regular através de irrigação fina de culturas.
- Quando os folhetos aparecem, as mudas mergulham em caixas separadas.
- A distância entre os brotos é de 2 a 2,5 cm.
- Após 3 a 4 semanas, as mudas são transferidas para vasos individuais por transferência.
Estacas frondosas
Após a poda da primavera, as hastes são usadas para estacas. Cada caule deve ter 2 folhas e nódulos. Você pode cortar hastes no outono. O processo não é trabalhoso, a planta cria raízes facilmente e cria raízes rapidamente. Antes de enraizar, o caule deve ser tratado com raiz.
O procedimento para enraizamento de estacas:
- Você pode enraizar na água a uma temperatura de 22 - 25 ° C.
- Você pode usar recipientes com um substrato úmido.
- Para enraizar as estacas, é necessário um local quente e luminoso, é necessária uma hidratação regular.
- Após 3 semanas, quando as raízes aparecem, as mudas são plantadas em pequenos vasos separados.
Divisão Bush
Apenas um arbusto adulto e bem cultivado, com muitos rebentos laterais, é dividido. O tempo da divisão é o começo da primavera.
Procedimento de divisão:
- O arbusto inteiro é cuidadosamente removido.
- Raízes secas e podres são cortadas.
- O arbusto é dividido em 2 a 3 partes.
- Cada um deve ter raízes saudáveis e caules com nódulos e folhas.
- Cada parte se move em vasos separados.
- No fundo da panela, uma camada de drenagem é preenchida com a mistura final.
- As plantas são regadas regularmente.
- Os vasos devem ser removidos para a área sombreada.
- Tempo de enraizamento - até 4 semanas.
Características de propagação no jardim
O método de divisão ou estacas é usado. O procedimento é realizado em abril - maio, quando o solo aquece bem. Você pode plantar mudas jovens ao lado do arbusto-mãe. Após o enraizamento, as mudas são determinadas por transbordo para um local permanente.
Uma camada de cascalho é derramada no buraco raso de aterrissagem no fundo para drenagem.
Doenças e Pragas
A doença | Sinais | Como tratar? |
Fungo - manchas marrons nas folhas, apodrecimento das raízes. | Substrato bruto. |
|
Queimaduras | Raios diretos. Flores jovens são especialmente afetadas. |
|
Ácaro aranha | Ar seco. Falta de umidade. |
|
Tripes | Cuidados inadequados, umidade, falta de luz. | Tratamento do mato com inseticidas (phytoverm, inta-vira) |
Mealybug | Rega excessiva, estagnação de umidade. |
|
Escudo | Sub-resfriamento, golfo do solo. |
|
Peperomia stupidis não é apenas uma flor luxuosa e rica, mas também muito útil. Enriquece, limpa o ar da poluição e toxinas.
Vídeo útil
Oferecemos a você um vídeo sobre a peperomia de distrofia: