Visão geral de vasos para phalaenopsis: vidro, cerâmica e outros tipos. Recomendações de seleção
Ao escolher um vaso de flores comum, focamos apenas no tamanho desejado e em nossas idéias sobre beleza. Mas com o recipiente para orquídeas, esse princípio não funciona: sua prosperidade depende de um vaso de flores adequadamente selecionado.
Antes de escolher um vaso para uma orquídea, você deve aprender sobre suas vantagens e desvantagens. Oferecemos a você as principais dicas sobre como escolher um vaso para phalaenopsis, com base na experiência de cultivar essas plantas exóticas e entender a fisiologia das epífitas.
De que capacidade a planta precisa?
O vaso certo para a orquídea é importante: ajuda-a a se adaptar ao microclima do apartamento.Em casa, é difícil criar condições semelhantes àquelas em que a phalaenopsis cresce na natureza. O phalaenopsis pote deve:
- Para ser um suporte.
- Mantenha a umidade nas raízes.
- Proteja as raízes do superaquecimento, mas não impeça a fotossíntese.
Se o vaso não cumprir as funções que lhe foram atribuídas, o phalaenopsis não poderá crescer normalmente.
Requisitos básicos
Epífitas e litófitas, que são orquídeas, não toleram umidade excessiva nas raízes. Isso deve ser considerado ao escolher um vaso no qual você plantará phalaenopsis.
A capacidade deve fornecer:
- boa saída de umidade;
- aeração ativa do substrato e sistema radicular;
- condições de temperatura aceitáveis;
- acesso leve à fotossíntese das raízes;
- no futuro, ao transplantar - a capacidade de extrair com segurança raízes grandes, frágeis e de fácil crescimento.
Como escolher sabiamente?
Escolhendo o pote perfeito para a phalaenopsis, observe:
- Orifícios de drenagem necessários: no fundo e nas paredes.
Se você gosta de uma panela de plástico na qual não há buracos, isso não importa. Você os fará você mesmo.
- Transparência material. Em uma panela transparente, você pode ver quando a phalaenopsis precisa ser regada, controlar a condição das raízes (como regar a flor corretamente, leia aqui).
- Tamanho do vaso. Muitas orquídeas gostam de viver em um recipiente um pouco apertado, mas a phalaenopsis não se aplica a elas. Utensílios de cozinha adequados para o tamanho do sistema radicular são adequados para ele. A altura e o diâmetro do vaso devem ser iguais ao diâmetro do pescoço.
Juntamente com a panela, você precisa comprar uma panela de cache - uma panela decorativa sem furos para drenar a água. No interior é colocado o pote principal com phalaenopsis. Isso dá estabilidade, aumenta a umidade.
O cache-pot precisa de um recesso no fundo para drenar a água. O pote principal de umidade não deve tocar. Se não houver tal recesso, coloque argila expandida no fundo da panela, caso contrário, você terá um problema com raízes podres.
O que não é absolutamente adequado?
Existem vários recipientes categoricamente não adequados para a phalaenopsis: Então, em qual vaso você não pode transplantar uma orquídea:
- Pote de cerâmica não queimado. As raízes brotam facilmente em sua superfície porosa, que posteriormente durante o transplante levará à sua lesão inevitável.
- Em crescimento. As orquídeas crescem muito lentamente e uma grande quantidade de substrato é prejudicial para elas (para obter detalhes sobre o que deve estar na composição do solo para a phalaenopsis, leia aqui). Ao transplantar, você precisa escolher uma capacidade que seja maior que a anterior em alguns centímetros (sobre como transplantar uma orquídea Phalaenopsis em casa, leia aqui).
- Oblongo. Essa capacidade não é adequada para a phalaenopsis, é melhor dar voltas, quadradas e multifacetadas (para facilitar a colocação no parapeito da janela).
Descrição e fotos de vários tipos
Nós falaremos mais sobre as variedades de vasos e mostraremos na foto para que você possa escolher qual a sua planta precisa.
Argila
Panelas de barro para orquídeas não são usadas com tanta freqüência quanto as de plástico, mas seu uso é bem possível. Panelas de barro têm várias vantagens.:
- A argila é um material poroso e ecológico. Permite que o substrato "respire", não permite estagnação de umidade.
- A argila retém perfeitamente a umidade, espalha-a uniformemente por todo o volume do substrato, fornece-a gradualmente.
- Os pratos são estáveis. Ela não tombará sob o peso das plantas.
- Potes de cerâmica são estéticos.
Clay tem suas desvantagens. Para que sua phalaenopsis não sofra, preste atenção a:
- Cor. A argila é facilmente aquecida - ao sol ou com uma bateria quente. A umidade começa a evaporar ativamente, a orquídea seca. Proteja-se disso tomando um pote de sombra branca ou clara - eles aquecem menos.
- Revestimento de parede. A rugosidade das paredes leva ao fato de que as raízes aderem firmemente a elas. Escolha uma cerâmica elegante e suave.
- A presença de buracos nas paredes, e não apenas no fundo.
Depois de escolher um recipiente de argila, não se apresse em transplantar a phalaenopsis lá. Para começar, segure-o por várias horas na água. A argila é "saturada" com a umidade. No futuro, será melhor reter a umidade e acumular menos sal.
De plástico
Vasos de plástico são um clássico. Vantagens dos vasos de plástico:
- todo o sistema raiz é visível;
- a possibilidade de crescimento radicular é excluída;
- boa transferência de calor;
- a facilidade com a qual são feitos orifícios de drenagem adicionais.
Para escolher o pote certo, preste atenção a:
- Estabilidade do vaso. Se o plástico for muito leve, é melhor recusar a compra: a orquídea vira na primeira floração. Pegue um recipiente de tamanho que argila ou pedras caibam no fundo para maior estabilidade.
- Orifícios de drenagem. Se eles não estiverem lá, e você planeja fazê-los, verifique a qualidade do plástico. Às vezes, ao fazer furos, o plástico apenas racha.
- Transparência do pote. Para phalaenopsis, isso é muito importante.
- A beleza do vaso. Se desejar, você pode encontrar um pote de phalaenopsis de plástico muito elegante.
De vidro
Phalaenopsis pode ser plantada em vidro? Esta é uma pergunta complicada. Normalmente, os recipientes de vidro fechados são produzidos sem drenagem. Nelas, as raízes apodrecem, as algas começam a crescer.
Existem dois casos para escolher um pote de vidro:
- O apartamento tem umidade muito baixa. Nesse caso, um pote de vidro não ventilado será ainda melhor. E você pode evitar um excesso de umidade das raízes aplicando uma camada grossa (metade da capacidade) de drenagem.
- A tigela de vidro é usada como uma panela e não como a panela principal.
Em todos os outros casos, recuse comprar um vaso de vidro sem orifícios de drenagem: o risco de arruinar a planta é desproporcionalmente alto.
DIY fazendo
Para agradar seus favoritos, você mesmo pode fazer potes. Este handmade tem uma série de prós e contras.Prós de uma panela caseira:
- Potes caseiros podem ser feitos, levando em consideração todos os recursos de uma planta específica e do seu apartamento, para eliminar a umidade insuficiente, a falta de luz etc.
- A capacidade de fazer um pote do tamanho que você precisa. Isso é valioso para orquídeas com raízes danificadas, que precisam ser transplantadas para uma panela pequena.
- Você não pode perder tempo escolhendo os potes “certos”, que estão longe de todas as lojas.
Contras:
- Para fazer um pote com suas próprias mãos, levará muito tempo.
- Os primeiros artesanatos são garantidos para não serem muito bonitos. Mas gradualmente você vai "bater sua mão".
Se você decidir fazer um vaso de phalaenopsis, use uma destas opções:
- Pote de coco. Pegue um coco grande, esfregue o conteúdo e seque. Faça os furos de drenagem uma broca. Esta opção é ideal para mini orquídeas: devido à naturalidade do material, ele cria condições tropicais reais, regula a quantidade de umidade e a circulação do ar.
- Cesto de madeira ou bambu. Colha tábuas de madeira ou palitos de bambu do tamanho do produto final. Conecte as tiras em um ângulo de 90 graus, usando fio de cobre ou uma linha de pesca grossa para fixação. Na parte inferior do produto, ele é torcido em um nó forte e, na parte superior, é amarrado em anéis para que a cesta possa ser suspensa. Para evitar que o substrato derrame, as aberturas no cesto acabado são fechadas com grandes pedaços de casca ou musgo-esfagno.
- Artesanato em plástico. Pegue qualquer recipiente de plástico do supermercado, por exemplo, um balde de sorvete. Faça um número suficiente de orifícios nas paredes inferior e lateral. Será possível fazer isso com uma broca ou algo quente: um prego, uma faca. Deve haver mais buracos do que em uma panela, porque não há pernas em uma panela caseira, por isso será pior “respirar”.Para evitar que as raízes da phalaenopsis sejam pressionadas no fundo, coloque uma rolha de champanhe no meio da parte inferior. Melhorará a troca de ar na embarcação.
E se a capacidade da planta não couber?
A Phalaenopsis não gosta de ser tocada, portanto, um transplante não planejado, especialmente durante a floração, as afetará negativamente. Concentre-se em quão ruim é a planta no tanque:
- A umidade estagna na panela, os verdes crescem - transplante urgente. Caso contrário, o sistema radicular apodrecerá.
- Troca de ar insuficiente, mas as folhas de phalaenopsis são verdes e fortes, as raízes não têm manchas podres. Deixe a planta em paz até o transplante planejado, mas, por enquanto, regue com menos frequência (falamos sobre a frequência com que a planta é regada e por que é importante observar o regime de umidade).
- O pote é muito pequeno, phalaenopsis "cai" sob o pedúnculo. Coloque-o em uma panela de vidro, amarre-o e aguarde até o final da floração.
- A capacidade é ótima. Transplante - em vez disso, a orquídea não cresce, mas as raízes apodrecem.
Agora você sabe qual panela é necessária para a phalaenopsis. Considere todas as necessidades da planta - e no seu vaso de flores escolhido, ela florescerá exuberantemente!