Wisteria Sinensis, apaixonada pelo calor - glicínia chinesa de excepcional beleza. Descrição, cultivo e reprodução

Wisteria sinensis é uma planta de excepcional beleza e um sonho para qualquer jardineiro. A divina Ava do filme "Avatar" foi copiada dela. Um dos nomes não oficiais de Wisteria é chuva azul (ou uma cachoeira) e, em flor, cria uma impressão semelhante.

O nome "Wisteria Chinês" foi atribuído a Wisteria porque foi trazido para a Europa da China no início do século XIX pelo botânico inglês John Sims.

No entanto, seu nome principal foi dado em homenagem a Caspar Wistar, professor de anatomia da Universidade da Pensilvânia, e foi originalmente chamado de Wistaria. O nome latino dessa beleza é Wisteria Sinensis. Os botânicos classificam-na como uma trepadeira da família das leguminosas e são classificados como folha caduca, folhagem decorativa e floração decorativa.

Descrição do produto

As glicínias são valorizadas por sua longa floração exuberante e extraordinariamente pitoresca combinação de folhagem verde escura e lilás azulado-azulado ou, com menos frequência, flores brancas. Devido a essas qualidades, é amplamente utilizado no paisagismo.

Planta de escalada, pode atingir 20 m de altura, galhos trepadeiras precisam de suporte. As hastes sempre envolvem o suporte no sentido anti-horário. Também existe na forma de uma planta de bonsai. O aparecimento de folhas e flores em uma planta ocorre de forma síncrona. Flores em toda a planta abrem quase simultaneamente. Eles são coletados em pincéis grandes de até 30 cm e em cascata, lembram individualmente borboletas e têm um aroma leve e delicado.

Há casos em que o comprimento do pincel de flores das glicínias chinesas atinge um metro e meio. Às vezes, pode florescer repetidamente em agosto. As folhas não são pareadas, consistindo em 10 a 12 folhetos separados: verde-escuro jovem, pubescente, adultos mais leves e menos pubescentes. No outono, eles ficam verde-amarelo.

O fruto de Wisteria é um feijão cinza-amarelo pubescente e quebradiço, no qual existem até 3 sementes. Glicínias chinesas florescem de maio até o final do verão, prefere um clima subtropical, mas também pode se aclimatar no frio.

Distribuído no leste da Ásia, no leste dos EUA, é encontrado no sul da Europa, cultivado no Cáucaso, na Crimeia, na Transcarpácia e na região norte do Mar Negro.

Ajuda: O tempo de vida das glicínias pode chegar a 150 anos.

Cuidado

Não se pode considerar as glicínias chinesas uma planta caprichosa, mas, como qualquer outra, tem suas próprias preferências por cuidados.

  • Temperatura É possível cultivar glicínias em condições ambiente em um vaso ou vaso com um volume de pelo menos 15 litros. A planta é formada na forma de uma árvore padrão.

    Com o início da estação quente, o vaso é retirado para o local ou loggia e, com a aproximação do inverno, é levado para a varanda ou para a estufa, onde é possível manter a temperatura não inferior a +15sobreC. As glicínias do jardim requerem um clima temperado ou quente. Se a temperatura ambiente cair significativamente durante o inverno, será necessário abrigo.

  • A luz As glicínias originalmente viviam nas montanhas a uma altitude de cerca de 1800 metros acima do nível do mar, de modo que o sol brilhante é necessário e desejável para ela. Dentro de casa, ela ficará confortável nas janelas sul, sudeste e sudoeste, no jardim - do lado iluminado.
  • Rega. A rega deve ser abundante durante o período de crescimento ativo e depois moderada. Um excesso de umidade fará com que as glicínias deixem cair as folhas e os brotos. No verão, você pode borrifá-lo adicionalmente e, em setembro, reduzir a rega ao mínimo para que se prepare para o inverno.
  • Poda. A poda é uma condição para a floração exuberante e é necessária para a planta, especialmente em condições de ambiente. Brotos frondosos, laterais e vegetativos são removidos. No final da primavera ou início do verão, os brotos antigos são encurtados em 4 brotos e, no outono, depois de cair das folhas, novos são cortados. No início da primavera, os rebentos do ano passado são reduzidos em 2 botões.
  • Top vestir. Durante a floração, as glicínias precisam ser fertilizadas 1-2 vezes por semana, enquanto é melhor alternar a fertilização mineral líquida com a orgânica. Os fertilizantes com fósforo proporcionam uma floração mais magnífica, e é melhor recusar o nitrogênio, pois é uma planta leguminosa. No inverno, a planta não precisa de fertilizante.
  • A panela. O tanque de glicínias deve ser espaçoso e pesado. A planta possui um sistema radicular poderoso e uma coroa exuberante, e o contrapeso da coroa deve ser significativo. Recomenda-se a utilização de vasos de cerâmica com um volume mínimo de 15 litros.
  • Solo. O terreno para Wisteria precisa de um pouco de alcalinidade, luz e fértil: uma mistura de 3 partes de terreno relvado, 1 areia, turfa e húmus. A drenagem é necessária. A terra negra é pesada demais, solos calcários são prejudiciais. Ao plantar glicínias em terreno aberto, é necessário preencher o buraco com uma mistura de solo adequada.
  • Transplante Recomenda-se transplantar jovens glicínias internas anualmente na primavera, para que o novo solo lhe dê força para a floração. As plantas adultas precisam de um transplante uma vez a cada 2-3 anos.

Recursos de propagação

Se é possível cultivar glicínias a partir de sementes, as qualidades varietais raramente são transmitidas a esta planta e essa árvore floresce pelo menos 6 anos depois. No entanto, você pode tentar esse método. As sementes são semeadas na estufa no inverno e em campo aberto no início da primavera. O surgimento terá que esperar em breve, mas percebe-se que essas plantas são mais resistentes e resistentes.

Uma maneira mais natural de propagação desta planta é vegetativa.

  • O corte é realizado no outono:

    1. Corte uma videira jovem e divida-a em estacas.
    2. Depois, ligam, enterram-na em uma base úmida e limpe-a em local fresco.
    3. Na primavera, as estacas podem ser plantadas, cobertas com garrafas de plástico, em estufa ou em local permanente.

    A taxa de sobrevivência é de 45 a 55%.

  • Enraizamento de camadas: após a queda das folhas, os brotos inferiores são pressionados no chão e polvilhados com o solo, depois fixados. Na primavera, os botões começarão a aparecer. No próximo outono, eles verificam como o sistema radicular se desenvolveu, na maioria dos casos, as camadas podem ser desenterradas e transplantadas para um novo local.
  • Estacas de inverno:

    1. Em fevereiro, é realizada uma sessão de glicínias com vários brotos, dividida e cortada em estacas, para que haja um rim no centro de cada uma.
    2. Em seguida, as mudas são plantadas em vasos temporários, polvilhadas com areia e mantidas em estufa até o enraizamento.
  • As sessões deste ano são uma das melhores maneiras.

    1. As estacas são tratadas com fitohormônio, mantendo-as em solução por 12 horas.
    2. Em seguida, lavado com água corrente e colocado em uma estufa com um substrato de partes iguais da terra, turfa e areia.
    3. Regada uma vez ao dia. Quando os primeiros brotos aparecem, a rega é reduzida para um em três dias.
    4. No outono, você pode transferir os brotos para um local ensolarado.
  • A vacinação de inverno em pedaços de raízes é a mais difícil, mas dá um bom resultado. Como estoque, são utilizadas raízes de glicínias não-uva.
    No outono, as mudas são desenterradas e cortadas, enterradas em vasos de areia e limpas em local fresco e escuro.

    1. Em janeiro ou fevereiro, eles são transferidos para uma sala mais quente, são tomadas mudas de glicínias varietais com 1-2 brotos e um corte nítido, um corte semelhante é feito no topo do porta-enxerto, são combinados e fixados com um curativo.
    2. Em seguida, as amostras obtidas são plantadas em um substrato nutriente e cobertas com um filme ou vidro para criar um efeito estufa.
    3. A umidade deve ser mantida em pelo menos 80% e a temperatura do ar em pelo menos +15sobreC.

    Se for bem-sucedido, após 3-4 semanas, as estacas crescerão e darão os primeiros brotos.

Doenças e Pragas

  1. Na maioria das vezes, as glicínias afetam os pulgões. A planta fica pegajosa, os brotos são dobrados. O parasita pode ser controlado pulverizando com inseticidas duas vezes após 10 dias.
  2. O trevo também gosta de se estabelecer nas glicínias, se manifesta com manchas de bronze nas folhas. Você pode destruí-lo com tintura ou melação de alho, pulverizando após 2-3 semanas.
  3. A pitriculariose afeta os botões das flores das glicínias. Galhos doentes com rins enegrecidos precisam ser cortados e queimados, e contra o patógeno - cigarras - tratam a videira com um inseticida especial.

Flores semelhantes

As glicínias são incomparáveis ​​em beleza, mas há semelhanças em sua floração com outras plantas - em forma ou cor. Isto é:

  • Lilás
  • Buganvílias.
  • Thunbergia é de flores grandes e azul.
  • Jacarandá.
  • Akebia.
  • Bignonia caprolada.
  • A begônia é ampelosa.
  • Thomson's Clerodendrum e Ugandan.
  • Dendrobium.
  • Um sinal caracal.
  • Campsis.
  • Bomarea.
  • Strogilodon é de grande diâmetro.

Wisteria sinensis é uma planta termofílica do sul. Mas não se desespere se você mora nas latitudes médias, e não há como decorar seu jardim com ele. Graças à seleção moderna, existem variedades de glicínias para manutenção interna ou um jardim de inverno, onde é muito mais fácil manter as condições necessárias para seu crescimento e desenvolvimento e desfrutar do maravilhoso brilho lilás da primavera ao outono.

Deixe O Seu Comentário