Como cuidar de móveis, dicas úteis

Os móveis podem ser itens de interior caros, feitos de materiais diferentes. Para que durem muito tempo e sempre se deliciem com a aparência, eles devem receber os devidos cuidados, o que depende do material do modelo e da poluição existente. É por isso que os cuidados com os móveis devem ser abrangentes, regulares e precisos, pois certos agentes de limpeza podem causar danos significativos a determinados revestimentos.

Recomendações gerais

Qualquer pessoa quer que seus projetos residenciais durem o máximo possível. Portanto, você deve entender as regras básicas de atendimento competente para cada peça de mobiliário. Antes do cuidado direto com os móveis, é aconselhável realizar trabalhos preliminares:

  • inicialmente varra o chão da sala;
  • é removido o pó de diferentes superfícies duras horizontais e é aconselhável não usar escovas para isso, mas panos com polidores especiais ou outros meios adequados;
  • ao limpar a TV, devem ser utilizados lenços antiestáticos especiais feitos de tecidos moles;
  • se for necessário remover uma certa contaminação, é aconselhável absorver inicialmente essa área, se isso não danificar o material.

Antes de comprar qualquer produto de cuidado de móveis, verifique se as famílias não são alérgicas à composição química.

Regras de cuidados com móveis

Os móveis podem ser criados a partir de diferentes materiais, cada um com suas próprias características. Portanto, cuidar de itens diferentes será significativamente diferente. Os parâmetros e as condições gerais de cada estrutura são avaliados preliminarmente, após o que os meios ideais de limpeza são selecionados.

Por exemplo, o cuidado com móveis feitos de couro sintético diferirá significativamente do processo realizado em relação a uma estrutura feita de madeira ou plástico. Somente produtos especiais são adequados para um substituto da pele, e é necessário limpá-lo com panos excepcionalmente macios; caso contrário, é fácil deixar rachaduras na superfície, levando a uma deterioração na aparência de uma cadeira ou sofá. Nesse caso, com o tempo, devido a cuidados inadequados, o revestimento começará a descascar.

O cuidado com móveis é considerado um processo específico. Dependendo da cobertura, os meios e as ferramentas ideais são selecionados para preservar a aparência original e evitar possíveis destruições.

De madeira

Os móveis de madeira podem ser apresentados de diferentes formas, por exemplo, cadeiras, mesas, mesas de café, corredores, paredes, armários, mesas de cabeceira e muitos outros elementos são feitos desse material. Eles podem ser instalados em salas diferentes. Dicas gerais para cuidar de móveis de madeira são ações específicas.

Opções de MóveisRecursos de Cuidados
De madeira finaÉ necessário cuidado, pois não é permitido colocar objetos quentes na superfície, após o que os vestígios permanecem. Os suportes são necessariamente usados ​​e os cuidados não envolvem uma grande quantidade de líquido.
Do folheadoLimpe regularmente com um pano úmido de algodão. Se houver contaminação grave, apenas produtos delicados para o cuidado de móveis que não contenham componentes agressivos são adequados. Eles não apenas garantem a eliminação da sujeira, mas também retêm a atratividade dos móveis, além de impedir a subsidência de grandes quantidades de poeira.
MDFOs produtos fabricados com este material são vulneráveis ​​à alta umidade e, portanto, requerem cuidadoso cuidado. É aconselhável limpá-los após a limpeza, pois isso protege contra vários arranhões, prejudicando significativamente a aparência.

A madeira é um material com sensibilidade significativa à alta umidade, portanto, deve-se tomar cuidado com um produto especial ou com panos secos.

Para limpar a madeira, podem ser usadas diferentes misturas e pastas. Eles podem ser criados com base em óleo ou cera. No primeiro caso, é uma ferramenta universal que fornece a eliminação de sujeira e adiciona brilho aos móveis. Ao comprar produtos à base de cera, o polimento da superfície é garantido para evitar mais sujeira ou arranhões. Depois de usar este produto, não há manchas e um efeito antiestático também é perceptível.

Para limpar móveis de madeira, você pode usar uma composição de azeite, suco de limão e vinagre. Para o polimento, o óleo de limão é ideal, restaurando o brilho incomum das estruturas e também atuando como o anti-séptico ideal.

Se houver móveis de carvalho, para limpá-lo de diferentes manchas, use cerveja, que é pré-aquecida um pouco. Os produtos de mogno são preferencialmente limpos com óleo vegetal. O azeite é ideal para construções de nozes, que podem ser substituídas por vinho tinto. Se surgirem arranhões feios na superfície, eles poderão ser mascarados com iodo ou um lápis de cera especial que tenha a cor desejada.

Os móveis de madeira maciça devem ser bem cuidados

De plástico

Cuidar de móveis de plástico deve ser arrumado, pois não é difícil arranhar uma superfície desse tipo. Embora os itens tenham um custo acessível, eles também precisam de qualidade e atendimento adequado. Para fazer isso, considere as seguintes dicas:

  • é aconselhável usar diferentes aerossóis durante a eliminação de poeira e poluição, que são pulverizados a uma certa distância da superfície, após o que as partes dos móveis são limpas a seco;
  • é permitido o uso de água durante a limpeza da superfície que não cause danos ao material;
  • é permitido o uso de soluções de sabão, mas para evitar manchas, você deverá limpar bem as superfícies;
  • se aparecerem manchas gordurosas, é fácil eliminá-las usando uma mistura especial, que inclui água, vinagre e refrigerante;
  • se já houver manchas persistentes que não se prestam a uma solução de sabão, será necessário usar o tártaro, representado pelo tártaro, do qual é feita uma pasta, o que torna possível tornar qualquer superfície plástica mais leve e as manchas não muito difíceis de remover completamente.

Não é permitido o uso de escovas de metal duro para cuidar de móveis de plástico, uma vez que ficam lascas e arranhões sérios, o que simplesmente será impossível de eliminar.

Superfícies de espelho ou vidro

Ao criar móveis, pastilhas de vidro ou superfícies de espelho são frequentemente usadas. Todos eles precisam de cuidados específicos, pois deixar sujeira ou manchas sobre eles é bastante simples, mas eliminá-los rapidamente nem sempre é possível.

Como cuidar de uma superfície brilhante, espelho ou vidro? Para evitar o aparecimento de divórcios, existem regras:

  • é aconselhável cobrir as mesas com toalhas de mesa densas ou suportes especiais para que não sejam expostos a pratos quentes ou muito frios;
  • se houver manchas nos alimentos ou pratos, elas não serão limpas com esponjas ou pós metálicos contendo abrasivos, pois isso resultará em turvação do vidro, cujo brilho será impossível de restaurar;
  • Para a limpeza, são usados ​​panos macios, que primeiro podem ser baixados em uma solução de sabão, após o que você precisa esperar até que a mancha se molhe e depois limpe-a com água morna;
  • para evitar o aparecimento de manchas após qualquer limpeza, limpe a tampa de vidro a seco;
  • todas as estruturas de vidro são frágeis, portanto, você precisa lidar com elas com cuidado;
  • o espelho deve ser limpo periodicamente com amônia e agentes sintéticos potentes podem levar à nebulosidade.

Existem muitos produtos especiais no mercado projetados para superfícies que não apenas removem poeira ou sujeira, mas também protegem as superfícies contra a turvação.

Para cuidar de móveis de vidro, produtos especiais devem ser comprados.

De metal

Os produtos metálicos em instalações residenciais não são muito comuns, mas são elementos indispensáveis ​​ao estilo de alta tecnologia. Por sua aparência atraente, é importante fornecer o cuidado adequado.

As regras para cuidar de superfícies metálicas são interpretadas de que não é permitido o uso de produtos que incluem abrasivos. Também é impossível usar compostos corrosivos. Eles não são usados ​​para limpar esponjas que contenham metais ou materiais de partículas.

É aconselhável usar ferramentas especiais para superfícies metálicas que proporcionem um brilho atraente às estruturas. Após a limpeza, recomenda-se limpar completamente todos os móveis.

Móveis estofados

Tais móveis são geralmente encontrados na sala e no quarto. Eles são representados por um quadro com enchimento e estofamento macio. Eles podem ser equipados com mecanismos de transformação. É aconselhável tratá-los cuidadosamente para que durem muito tempo.

Como cuidar de móveis, representados por sofás, poltronas ou otomanos? As seguintes regras são consideradas aqui:

  • o estofamento é limpo com um aspirador ou uma escova dura;
  • uma vez por mês, você pode usar um limpador a vapor que destrói bactérias, insetos e outros insetos;
  • o estofamento é limpo com um pano macio de lã, que é previamente umedecido em uma solução de lavagem;
  • se o material estiver preso, é aconselhável limpá-lo com farelo quente;
  • os tecidos decorativos podem ser limpos com detergente;
  • as manchas oleosas são removidas com gasolina misturada com sabão em pó;
  • se o estofamento for de veludo, é necessário limpá-lo com uma esponja limpa, que antes do uso é mergulhada em água e torcida bem.

O processo de limpeza de móveis estofados sugere que você primeiro precise aspirar bem, depois do que todos os elementos serão limpos com um pano úmido, o que permitirá coletar toda a poeira que não voará pela sala.

A escolha de produtos de limpeza

É importante entender não apenas como limpar adequadamente diferentes itens internos, mas também o que significa usar para isso. As recomendações são levadas em consideração:

  • é desejável selecionar soluções projetadas especificamente para um material específico, por exemplo, para madeira, metal, veludo ou outras superfícies;
  • aplique fundos apenas com trapos macios;
  • as soluções não devem conter substâncias perigosas para uso em instalações residenciais;
  • não é permitido comprar soluções que possam prejudicar as pessoas se inaladas ou em contato com a pele;
  • não é recomendável usar a ferramenta para superfícies metálicas ao limpar móveis de madeira, pois isso pode levar a manchas de estruturas e, muitas vezes, até destruí-las.

O resultado do cuidado quase sempre depende da escolha correta do agente de limpeza.

Existem muitos meios diferentes, mas as composições são frequentemente selecionadas:

  • produtos de pedra: produto de tratamento de Emsal, detergente HG.
  • móveis estofados: detergente GREY STAINS para estofos têxteis, limpador LENOT para estofados, SMELL BLOCK significa remover odores de podridão, queima, tabaco, animais.
  • limpeza da pele: limpeza com a marca HG, Bagi "Super Skin", limpador de couro para limpador de couro genuíno.
  • móveis de madeira: limpador de superfícies de madeira Emsal e polonês de limpeza desta marca, polidor Pronto com cera de abelha ou Vanish.

Antes de usar qualquer substância, é necessário estudar as instruções e precauções.

DesaparecerProntoSoftcareEmsal

Remédios populares

Para limpar móveis diferentes, é permitido o uso de recomendações populares diferentes, mas elas devem ser verificadas. O uso inadequado de vários meios pode causar deterioração na aparência dos objetos. Como uma lição pode ser cara, as dicas são levadas em consideração:

  • é aconselhável limpar imediatamente o vinho com água fria;
  • as manchas de vinho são inicialmente cobertas com sal e depois limpas com um pano embebido em vodka, e você pode neutralizar o vinho com refrigerante temperado com vinagre;
  • os sucos são eliminados com água fervente;
  • vestígios de geléia podem ser simplesmente removidos com a ajuda de sabão em pó misturado com vinagre;
  • o chocolate é bem esfregado com solução salina;
  • o sangue é removido primeiro com um pano embebido anteriormente em água fria e depois tratado com um pedaço de sabão em pó;
  • os resíduos de tinta são cuidadosamente removidos com acetona.

Existem muitas maneiras populares de remover contaminantes complexos de diferentes superfícies de móveis. No entanto, eles podem ser ainda mais eficazes do que usar soluções de limpeza especializadas.

O sal é usado para remover manchas de vinho.Goma de mascar com gelo

Erros comuns

Freqüentemente, a manutenção inadequada de móveis é a razão de sua curta vida útil. Na maioria das vezes, as pessoas cometem os seguintes erros graves ao limpar estruturas:

  • produtos de plástico, metal ou madeira são tratados com escovas de metal duro, o que leva a arranhões ou lascas;
  • para móveis estofados, são utilizados produtos com diferentes tonalidades, após o que permanecem no estofamento pontos feios e claramente visíveis;
  • aplicar nas composições de superfícies metálicas nas quais existem abrasivos, o que leva ao início do processo de corrosão no material;
  • contaminantes graves, como sangue ou suco, não limpam imediatamente; portanto, são fortemente comidos no material e, então, lidar com essas manchas é bastante difícil;
  • use agentes cáusticos diferentes para filmes, como vinagre ou gasolina, o que leva à sua erosão.

Cuidar de qualquer mobiliário é um processo bastante complicado e demorado. Deve ser realizado de maneira a garantir não apenas um resultado ideal, mas também fornecer proteção confiável dos materiais contra a destruição. Para evitar poluição grave, é recomendável que você cuide regularmente de vários itens do interior regularmente, para que eles mantenham sua aparência original e inigualável.

Vídeo

Deixe O Seu Comentário