Marcos de Faro
Faro é a capital da região do Algarve e o ponto de partida para viajar no sul de Portugal. É famosa por seu porto, restaurantes de peixe aconchegantes, carros retrô e arquitetura autêntica. Apenas mergulhando na praia, morrendo de tédio e desesperança, você simplesmente não funciona! A capital das terras do sul está literalmente repleta de artefatos valiosos, graças aos quais as atrações de Faro (Portugal) se tornaram muito populares.
Cidade Velha Faro - Centro Histórico
No centro de Faro, você pode ver o pitoresco bairro antigo ou a Cidade Velha de Faro, onde encontrará muitos lugares interessantes.
A cidade velha, composta por praças pavimentadas e ruas sinuosas, mergulhará você na atmosfera do Portugal medieval.
O distrito é cercado por uma muralha de forma oval com três portões de entrada, que foram construídos por mais de 100 anos (séculos X-XI). Durante sua existência, ele sobreviveu a três recuperações, sendo preservado apenas em fragmentos. O Castelo de Faro, que se ergue aqui desde o século XIX, está anexado a este muro. Ele quase não mudou.
Atrás dos muros da Cidade Velha, fica a tranquila Praça da Catedral de Faro, cujas principais decorações são o seminário fundado no século XVIII, e o Palácio Episcopal, que serve de residência dos bispos do Algarve. Este último guarda muitas pinturas, manuscritos sobre teologia e volumes inestimáveis.
- Onde fica: o centro de Faro.
A Catedral da Virgem - o principal templo da cidade
Catedral da VirgemSe não sabe o que ver em Faro, recomendamos que entre na Catedral, também chamada Igreja de Santa Maria. Um dos mais belos e famosos objetos arquitetônicos coletados na praça principal, no coração da Cidade Velha. Rodeado por laranjeiras, é simplesmente deslumbrante com sua beleza antiga.
Interior da CatedralA história dessa atração começou em 1251, quando os primeiros cristãos conquistaram Faro dos árabes. Então a catedral foi construída no local da mesquita, que se tornou catedral somente depois de 300 longos anos. A arquitetura do templo é uma mistura de gótico, barroco e renascentista. Infelizmente, após várias reconstruções do edifício único, apenas a torre sineira, o pórtico principal e as capelas permaneceram. A propósito, uma das capelas é decorada com um retablo barroco original. Dentro da igreja é composta por três naves espaçosas, separadas uma da outra por duas magníficas colunas.
A capela principal da atração, bem como as paredes laterais, são decoradas com azulejos do século XVII. O órgão que opera neste templo a partir do século 18 também foi preservado.
Vista da cidade a partir da Igreja da Virgem MariaNo telhado da Igreja de Nossa Senhora fica o melhor mirante de Faro, que oferece uma vista maravilhosa: você pode ver o mar e a cidade murada. Agora, a Catedral de Faro está incluída no registro de monumentos de importância nacional. O edifício abriga uma coleção de obras de arte icônicas - vasos de comunhão, vestimentas de padres, estatuetas de santos em caixas de vidro e outras exposições pertencentes ao Museu da Catedral.
No pátio da catedral, você verá uma capela única. Sua peculiaridade é que os ossos humanos, os reais, atuam como decoração. Leia mais sobre este local abaixo.
- Onde fica: Largo da Sé, Faro 8000-138, Portugal (o centro da Cidade Velha).
- Horário de funcionamento: 10: 00-17: 30, no sábado - 9: 00-13: 00.
- Preço do bilhete - 3,5 euros.
Palácio de Estoy - a pérola da arquitetura
O Palácio de Estoy está localizado perto de Faro. O edifício espetacular, decorado em um estilo rococó raro na época e emoldurado por colunas antigas, remonta a meados do século XVII. A idéia de construir um palácio pertencia ao aristocrata local, mas ele não estava destinado a ver sua obra-prima em conexão com a morte iminente. No entanto, essa idéia foi adotada por outro homem rico que recebeu o título de visconde Estoy por seus méritos.
O castelo, projetado por Domingos da Silva Meira, é famoso por seu belo jardim. No terraço inferior, há um pavilhão branco e azul com a melhor cópia das "Três Graças" de Antonio Canova e graciosas esculturas esculpidas em pedra. Mas o terraço superior é decorado com fontes, nichos, piscinas em miniatura com água com gás e vitrais.
A decoração das paisagens é uma verdadeira obra-prima! No interior, você pode ver painéis de azulejos, molduras de estuque bonitas, pinturas exclusivas, além de uma coleção de móveis antigos e decoração de casa. O edifício é decorado com graciosas estátuas reclináveis e sentadas. Outra característica do Palácio de Estoi são os banhos romanos de madeira, feitos na forma de peixes fabulosos incomuns.
- Desde 2008, após a reconstrução, Estoy se tornou um hotel de elite. Para chegar ao seu território, você deve concordar com a equipe. É simples fazer isso - os simpáticos funcionários do hotel não recusam, você não precisa pagar pela entrada nem pelo estacionamento.
- Localização: Rua de São José.
Você estará interessado: Descanse em Faro - praias, restaurantes, preços.
Igreja do Carmo - Templo da Folha de Ouro
A Igreja da Ordem Terceira do Carmo, construída no século XVIII, é um dos exemplos mais luxuosos do barroco tardio. Com a Catedral Carmelita, ela representa um conjunto arquitetônico. Estes dois edifícios estão unidos pela casa mais estreita do mundo, cuja largura é de apenas 1 metro.
A fachada do edifício está decorada com cornijas e cercas elegantes. As paredes laterais são pintadas com imagens de azulejo vivas (azulejos em tons de branco e azul), contando a criação da Ordem Carmelita.
A Catedral do Karma da Terceira Ordem tem apenas uma nave. Abrigava o altar principal e 7 capelas laterais, decoradas com douramento. No centro do salão estão as esculturas de Elias e Eliseu, profetas bíblicos. Incrível decoração interior rica e incrustações de madeira enfeitadas com ouro.
O edifício da Igreja do Carmo é considerado único. Esta não é apenas uma das atrações mais bonitas da cidade, mas também o melhor exemplo da arquitetura de madeira de Portugal. Também é chamada de Catedral Carmelita ou Igreja da 3ª Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo.
Crânios na capela de OsushO interior da igreja do Carmo é decorado com folhas de ouro, por isso costuma ser chamado de dourado. A atenção é atraída por um magnífico altar, sacristia, além de um órgão antigo feito em estilo barroco.
Mas a mais famosa foi a capela de Osush, concluída em 1826. Será discutido mais adiante.
- Onde encontrar a atração: Largo do Carmo (Piazza do Carmo).
- Aberto: durante a semana, no inverno - das 9:00 às 17:00, no verão - das 9:00 às 18:00, sáb - 10:00 - 13: 00, dom.
- A entrada para a igreja é gratuita, 1 euro para a capela.
Capela dos Ossos - o legado sombrio de Faro
A capela de Osos, construída no início do século XVIII, é uma das atrações mais visitadas de Faro.
O teto e as paredes da Capela dos Ossos são murados com crânios e ossos monásticos clareados em 1250 cal.
O edifício em si é composto por três naves enormes, com pequenas janelas, graças às quais estão no crepúsculo, mesmo com tempo ensolarado. A impressão é sombria e bastante assustadora - certamente não para os vulneráveis e impressionáveis!
Villa romana em Milreu - ruínas que se tornaram história
Entre os pontos turísticos mais famosos de Faro, pode-se atribuir com segurança o Núcleo Museológico da Villa Romana de Milreu. São ruínas antigas, localizadas a 8 km de Faro, na pitoresca paisagem rural. Aqui você pode ver várias cerâmicas, mosaicos temáticos, revestimentos de mármore e outros artefatos, além de se familiarizar com a vida dos antigos romanos. A data exata da fundação da vila romana em Milreu é desconhecida - presumivelmente este é o século 1 ou 2 dC No século IV, foi reconstruída e continuou a ser usada até o século VII.
Apenas pequenos fragmentos da grande mansão, templo, edifícios agrícolas e banhos sobreviveram até nossos dias.
As ruínas da Villa Romana são consideradas um exemplo característico de uma vila com um peristilo. O pátio aberto é cercado por todos os lados por uma colunata coberta. O pátio adjacente a esta galeria é dominado por frisos decorativos com imagens de peixes. O principal motivo no interior é geométrico, rigoroso.
Outra evidência do luxo passado são os banhos em ruínas com apoditerium (camarim) e frigidarium (enfermaria em banhos romanos). Eles ainda têm banhos de mármore para água fria, nos quais os proprietários da vila esfriam após o banho. De grande interesse são esculturas em mármore e um sistema de aquecimento subterrâneo.
À direita da entrada principal há um santuário de água dedicado ao culto à água. Uma vez o interior foi decorado com azulejos de mármore colorido, e o exterior foi decorado com desenhos de peixes em mosaico. No século VI, os romanos transformaram o santuário em uma igreja, adicionando um pequeno mausoléu e uma fonte para abluções. A próxima transformação ocorreu no século 8, quando a igreja se tornou uma mesquita. Depois de mais 200 anos, o prédio foi quase destruído por um terremoto. E apenas no século XV, uma casa rural foi construída no local de uma propriedade antiga, que foi preservada em Portugal até o presente.
- Localização: Rua de Faro, Estoi (rua de Faro, Estoy).
- Horário de funcionamento: 10: 30-13: 00 e 14: 00-18: 30.
- Taxa de entrada 2 euros.
Rua Francisco Gomez - para relaxar e caminhar
O que mais ver Faro Portugal? Não deixe de caminhar pela bela rua Francisco Gomez, localizada no centro da cidade. É feito no estilo clássico português e está literalmente saturado com a atmosfera de relaxamento e caminhadas. Rua Dr. Francisco Gomes é pavimentado com pedra lisa ou belos azulejos e protegido do sol por um dossel branco de tecido. É aqui que você encontrará lojas da moda, lojas de souvenirs, restaurantes e cafés.
- Local: Rua Dr. Francisco Gomes (Rua Francisco Gomez).
Arco da Vila - o principal portão da cidade
Acima de uma das três entradas da parte histórica da cidade, ergue-se o antigo Arco da Vila neoclássico, localizado a duzentos metros da Igreja de Santa Maria. Foi construído em 1812, sob a direção do padre Francisco do Avelara. O autor deste projeto é Francesco Fabri, um famoso arquiteto de Gênova.
O arco tem uma forma arredondada, cujo desenho é complementado por uma estátua de Tomás de Aquino, feita de mármore puro, e duas colunas gregas antigas. Este conjunto é completado por um belo frontão que flui para o campanário. Ao longo de suas bordas são relógios e balaústres, dando uma aparência muito nobre.
Atualmente, o Arco da Vila é considerado não apenas um dos principais símbolos de Faro, mas também a residência preferida das cegonhas locais.
- Localização: Rua da Misericórdia (Rua da Misericórdia).
Em Faro (Portugal), as atrações se distinguem por sua grandeza e originalidade. Eles não deixam você ficar entediado e faz os turistas mergulharem na atmosfera de antiguidade e beleza.