Procrastinação - o que é isso em palavras simples e quem é procrastinador + 5 maneiras de parar de procrastinar
Bem-vindo, leitores da revista online "Rich Pro"! Hoje falaremos sobre procrastinação: o que é isso em palavras simples, quem é chamado procrastinador e como lidar com esse fenômeno.
Depois de estudar o artigo enviado do começo ao fim, você também aprenderá:
- quais são as causas, sinais e consequências da procrastinação;
- se o procrastinador deve combatê-lo;
- quais métodos são melhores para parar de procrastinar.
No final da publicação, tradicionalmente respondemos às perguntas mais populares sobre o assunto.
Então vamos lá!
Sobre o que é procrastinação em palavras simples, o que é um procrastinador, como parar de procrastinar e começar a agir - leia em nossa publicação
1. O que é procrastinação e quem é procrastinador em palavras simples - uma revisão de conceitos 🔎 + um exemplo de procrastinação
Apesar de esse fenômeno sempre existir, eles começaram a estudar sua pesquisa científica relativamente recentemente. Literalmente conceito procrastinação (do inglêsprocrastinação) traduz como "Atraso" ou “Prateleiras para amanhã”.
Este termo apareceu pela primeira vez em 1977foram então liberados 2 publicações científicas sobre esse assunto. No entanto, na Rússia, o estudo desse conceito começou apenas no meio Anos 2000 anos.
Antes de prosseguir para uma discussão detalhada do fenômeno, é importante familiarizar-se com suas definições. Então procrastinação - o que é isso?
Do ponto de vista da ciência:
✏ Procrastinação - Essa é a tendência da pessoa de adiar regularmente assuntos urgentes e importantes, além de substituir essas tarefas por atividades externas.
Em palavras simples:
✏ Sob procrastinação entender o fenômeno quando uma pessoa adia a execução de tarefas importantes. Eles podem ser difíceis e desagradáveis, mas terão que ser feitos de qualquer maneira.
Acontece que o termo "procrastinador" pode receber a seguinte definição.
✏ Procrastinador - É a pessoa que adia ao máximo o desempenho de assuntos particularmente importantes.
Ao mesmo tempo, ele está ciente de que esse comportamento pode acarretar falhas profissionais e pessoais. No entanto, ele não pode se conter, continuando a adiar a tarefa importante para mais tarde e substituindo-a por assuntos estranhos.
Freqüentemente, as atividades mais importantes são atrasadas pelo procrastinador tanto que será tarde demais para ser concluída. Muitas vezes, os prazos para esses casos são irremediavelmente perdidos.
Além disso, o não cumprimento de tarefas importantes pode levar a problemas sérios, como:
- piora da situação financeira;
- outros problemas da vida;
- problemas psicológicos.
O procrastinador entende tudo isso perfeitamente, mas não pode evitar. Ele percebe que precisa executar tarefas específicas, mas geralmente as substitui por entretenimento, além de insignificâncias domésticas.
Mesmo se você não ouviu o termo procrastinação, certamente encontrou um fenômeno semelhante. Muitos consideram pessoas que sofrem com esse fenômeno, pessoas preguiçosas. Mas essa definição está fundamentalmente errada.
- Pessoas preguiçosas geralmente não fazem nada, perdem tempo em vão.
- Por outro lado, os procrastinadores estão sempre ocupados com alguma coisa. Só que a atividade deles geralmente é improdutiva e não implica auto-aperfeiçoamento, um aumento no nível de segurança.
A descrição mais completa do fenômeno pode ser encontrada no estudo do professor Pierce Steel. Os resultados de seu trabalho, ele delineou no trabalho, que ele chamou de "A equação da procrastinação".
O autor tem certeza de que o ritmo moderno da vida obriga uma pessoa a adiar constantemente várias tarefas importantes para mais tarde. Na sua opinião, a raiz do problema está no fato de que muitos não têm o hábito de seguir claramente suas intenções, assim como na própria psicologia pessoal.
Um exemplo da manifestação de procrastinação
Um exemplo típico de procrastinação pode ser encontrado na vida de todos os alunos. Por exemplo o aluno decide no dia de folga para iniciar o trabalho do curso, que deve ser concluído em um futuro próximo.
- O aluno liga o computador e descobre que muitas cartas foram acumuladas na caixa de correio. Alguns deles exigem uma resposta, então ele decide analisar imediatamente o correio.
- Quando esse caso é concluído, é chegado o momento do almoço. No entanto, ele precisa ser cozido. Quando a mesa já está posta, acontece que o pão acabou. O aluno decide ir à loja.
- Saindo de casa, um jovem encontra um amigo que pede para ajudá-lo a transferir as coisas. Como o aluno não pode recusar um amigo, ele volta ao computador tarde da noite.
No final o dia passou, mas não conseguiu começar a escrever um trabalho importante. No entanto, não se pode dizer que o aluno não fez nada o dia todo. Ele estava ocupado o tempo todo, mas não o que era realmente necessário.
Desta maneira, com o fenômeno da procrastinação em suas vidas, muitos são enfrentados. Para não estar em uma situação difícil, é importante entender as causas desse problema e também aprender a lidar com ele de maneira mais eficaz.
2. Quais são as causas, sintomas e possíveis conseqüências da procrastinação
Apesar de a procrastinação ser um fenômeno bastante comum, poucas pessoas pensam em suas causas, sintomas e consequências. Enquanto isso, um estudo foi realizado sobre esse fenômeno em laboratório.
Como resultado, ficou claro que a procrastinação se manifesta como resultado da oposição de processos em 2áreas do cérebro:
- Um deles responsável pelos prazeres recebidos no momento, que, de fato, é uma parte inconsciente da vida humana.
- Outra parte o cérebro é um certo planejador cujas tarefas incluem cuidar do bem-estar a longo prazo.
O conflito dessas partes do cérebro não permite que uma pessoa trabalhe com força total, nem realize tarefas em tempo hábil.
Causas de procrastinação
Não pense que apenas as características fisiológicas do corpo levam ao desenvolvimento da procrastinação. Há vários outros motivos que envolvem essa condição. A tabela abaixo mostra os principais.
Tabela: “As principais causas que levam à procrastinação”
O motivo da procrastinação | Descrição do motivo |
Trabalho que você não gosta | Se o trabalho de uma pessoa é desagradável e parece entediante, é preciso se esforçar constantemente. Essa causa de procrastinação é mais comum. |
Manifestação de perfeccionismo | Perfeccionismo refere-se ao desejo de realizar qualquer tarefa exclusivamente para o resultado ideal. Esse comportamento leva ao fato de que uma pessoa começa a encontrar falhas nos insignificantes, alterar o trabalho final e se concentrar no resultado.O perfeccionismo não pode ser chamado de um fenômeno negativo em sua essência, é importante garantir que não interfira no cumprimento das tarefas no prazo e não se torne o motivo de uma recusa completa das aulas. |
Espírito de contradição | As pessoas geralmente ficam aborrecidas quando impõem quaisquer programas e sequência de ações. Tais indivíduos estão tentando, sem saber, se libertar deles. Como resultado, adiar a implementação de várias tarefas para amanhã se torna uma certa manifestação de independência. |
Incapacidade de priorizar | Uma pessoa não pode distribuir independentemente a importância das tarefas que a enfrenta. Como resultado, uma pessoa corre entre coisas diferentes, tornando no final a solução mais simples - não faça nada. |
Baixa auto-estima | A baixa auto-estima geralmente leva a pessoa a ter dúvidas de que será capaz de executar uma determinada tarefa. Como resultado, ele ganha confiança de que não faz sentido desperdiçar tempo e energia em uma coisa dessas. |
Auto-limitação | Esse tipo de problema psicológico leva ao fato de que o indivíduo tem medo de se destacar entre as pessoas e se tornar mais bem-sucedido. Também pode haver medo de que, nesse caso, seja exigido muito dele. Além disso, a autocontrole pode ser o resultado da incapacidade de se criticar construtivamente. |
Falta de habilidades de gerenciamento de tempo | O gerenciamento do tempo ou a organização correta do tempo podem reduzir significativamente a probabilidade de manifestação de procrastinação |
As razões acima muitas vezes levam à manifestação de procrastinação. Mas deve-se entender que, em qualquer caso, para cada pessoa, elas podem ser combinadas de maneiras diferentes. Além disso, pode haver outros fatores que implicarão o desenvolvimento do fenômeno.
Sintomas
Para determinar com precisão a presença de procrastinação, é importante conhecer seus principais sintomas. Abaixo estão os mais comuns.
Sinais pelos quais você pode descobrir sobre a procrastinação:
- Falha ao concluir tarefas importantes. A falta de pontualidade de uma pessoa, ou seja, o hábito de chegar a tempo, além de cumprir os prazos, pode ser um sintoma perigoso.
- Não cumprimento regular do número definido de tarefas. Se está planejado concluir um número específico de casos em um determinado período de tempo e, após a conclusão, não foi possível iniciar alguns deles, vale a pena considerar. Quando uma situação dessas surge regularmente (sujeita a termos reais de conclusão), provavelmente há manifestações de procrastinação.
- Atrasando constantemente o cumprimento de várias promessas,o que leva a uma deterioração nos relacionamentos com familiares e colegas.
Se os sintomas descritos acima são constantemente observados em uma pessoa, eles provavelmente são propensos à procrastinação. Nesse caso, você deve ser cauteloso e pensar em como mudar a situação.
As consequências
É importante entender que a procrastinação pode levar a consequências bastante graves. Na maioria das vezes pode ser:
- perda de emprego;
- falta de promoção no serviço;
- dificuldades monetárias;
- nível reduzido de eficácia pessoal;
- estados depressivos;
- irritabilidade;
- tensão nervosa;
- frustração, isto é, um estado de depressão;
- prostração, isto é, depressão e indiferença;
- falta crônica de sono e insônia;
- conflitos constantes com parentes e colegas.
Obviamente, essas consequências são muito desagradáveis. No entanto, muitas vezes tudo relacionado a manifestações de procrastinação em uma determinada pessoa pode ser exagerado.
Importante não apenas para revelar esse fenômeno, mas também para estudá-lo mais detalhadamente. Isso ajudará a entender como lidar com isso.
Áreas da vida humana em que a procrastinação pode afetar as finanças pessoais
3. Como a procrastinação interfere no bem-estar financeiro - uma descrição das áreas em que a preguiça é inaceitável
Nem todo mundo entende, mas a procrastinação pode interferir bastante no bem-estar financeiro. Enquanto isso, existem certas áreas da vida em que as coisas não podem ser adiadas até mais tarde. Abaixo, consideramos o mais importante deles.
1) Pagamentos por várias obrigações
Se você postergar vários pagamentos posteriormente, poderá perder quantias consideráveis. Atrasos nos empréstimos, atrasos no pagamento de impostos e pagamentos por moradia e serviços comunitários implicam provisão de multas e multas.
Esses acréscimos parecem ser insignificantes. No entanto, se violações dos prazos de pagamento forem permitidas regularmente, as sanções somam um valor bastante substancial.
Para evitar desculpas (por exemplo os pagamentos não são feitos no prazo, porque, depois do trabalho, não há como ir ao banco), você deve estudar cuidadosamente todos os métodos de pagamento possíveis (no terminal 24 horas, on-line e outros).
Outra maneira eficaz de acabar com o hábito de adiar o pagamento para mais tarde é se recompensar. Você deve fazer pequenas compras em caso de pagamento pontual.
2) consultas médicas
Muitos acham um grande número de desculpas para não serem submetidos a exames preventivos pelos médicos. Enquanto isso, adiando uma visita ao hospital até que algo fique doente, você pode perder muito dinheiro.
Importante entender que você pode fazer exames regularmente e visitar médicos sob a apólice de seguro de saúde obrigatória gratuitamente. Ao mesmo tempo, você terá que pagar pelo tratamento de doenças que já se manifestaram, pelo menos comprando medicamentos na farmácia.
Para não adiar os médicos visitantes para mais tarde, os especialistas recomendam a parceria com amigos e parentes nesta lição. Juntos, é muito mais fácil esperar na fila.
3) Trabalho
Enquanto trabalha, é mais fácil sucumbir a um ataque de procrastinação. Como resultado, geralmente no final do dia útil, a quantidade necessária de trabalho permanece não realizada.
Aqui você pode esperar fatores de distração, como:
- festas regulares de chá;
- chamadas para parentes;
- Jogos de computador elementares;
- redes sociais.
A procrastinação em tal situação pode levar não apenas ao acúmulo de casos importantes, mas também à privação de bônus, repreensão. Se você não começar a resolver o problema a tempo, poderá perder completamente seu emprego.
Para minimizar os efeitos da procrastinação, especialistas recomendam no trabalho, deixe de fumar e limite a comunicação com os colegas. O fluxo de trabalho deve trazer crescimento na carreira e bem-estar financeiro. Você pode se comunicar após o final do dia útil.
4) tempo livre ⏱
Muitos consideram o melhor passatempo ao final do dia assistir a programas de TV e estudar redes sociais. Enquanto isso, essas atividades cansam significativamente o cérebro, distraem as tarefas domésticas e não permitem que você se comunique com parentes.
Também freqüentemente, essas coisas causam conseqüências desagradáveis em um sentido emocional, levando a irritabilidade, inveja e decepção. Como resultado, isso interfere no desenvolvimento pessoal e no aumento dos níveis de renda.
Para não perder tempo em vão, os especialistas recomendam o abandono da TV, de dispositivos móveis e jogos de computador e da Internet.
Em vez disso, é melhor fazer coisas úteis no seu tempo livre:
- matricular-se em cursos de desenvolvimento;
- começar a ler literatura de qualidade;
- passar tempo com crianças;
- vá para a criatividade.
Esses hobbies ajudam a recarregar positivamente e emocionalmente a descarga. Por fim, isso tem um impacto positivo no fluxo de trabalho e no bem-estar financeiro.
5) Compras 🎁
A procrastinação pode ser um sério obstáculo ao planejamento orçamentário. Criar uma lista de compras, calcular custos, comparar preços leva tempo e algum esforço.
É muito mais fácil substituir compras periódicas pela compra espontânea necessária de produtos na loja mais próxima. É ainda mais fácil solicitar refeições prontas para entrega em domicílio.
No entanto, lembre-se que tais ações podem levar a aumentar despesas diversas vezes.
Para superar a procrastinação nas compras, é importante fazer lista exata de bens necessários. Ao fazer compras no supermercado apenas uma vez por semana, você pode economizar muito tempo e dinheiro. Sobre como economizar dinheiro corretamente, escrevemos em um de nossos artigos.
Assim, existem várias áreas da vida em que manifestações de procrastinação podem levar a sérios problemas financeiros.
4. Preciso combater a procrastinação?
Como já dissemos, há certas áreas nas quais a procrastinação pode causar sérios problemas financeiros e outros. É por isso que muitas pessoas consideram esse fenômeno extremamente negativo e estão tentando, por todos os meios, erradicá-lo.
No entanto, alguns cientistas acreditam que a luta contra a procrastinação é um exercício fútil. Eles têm certeza de que isso ajuda a economizar energia e pode atuar como uma espécie de seguro contra várias decepções.
Muitas vezes, adiar casos para mais tarde permite que você execute mais tarefas atribuídas. Como existem pessoas que podem se mobilizar rapidamente e fazer tudo de forma mais rápida e eficiente.
Aqueles que consideram a procrastinação um fenômeno útil argumentam que adiando o assunto para mais tarde, você pode entender como é importante. Isso permite que você não desperdice energia, executando apenas tarefas realmente necessárias.
De fato uma atitude semelhante ao fenômeno considerado pode ser eficaz apenas no caso em que a empresa adiada para mais tarde é nova e completamente desconhecida para a pessoa. Nas situações em que os objetivos e o efeito da tarefa são absolutamente claros, a procrastinação só pode ser considerada uma cobertura para a própria preguiça.
Desta maneira em qualquer caso, é necessário lidar com tais manifestações. Você só precisa fazer isso com sabedoria, evitando a auto-flagelação. É melhor confiar na pesquisa científica e combiná-la com a prática contínua.
Como lidar com a procrastinação - as principais maneiras de combater a procrastinação constante
5. Como parar de procrastinar - TOP-5 maneiras de se livrar da procrastinação
De fato, minimizar a manifestação da procrastinação é bastante real. No entanto, essa questão deve ser abordada com o máximo grau de pragmatismo. Você também precisa entender que precisa de paciência extraordinária, pois para erradicar qualquer hábito, você precisa de muito tempo.
Notamos imediatamente que não existe um método universal para derrotar a procrastinação. Cada um tem o seu. Abaixo estão as maneiras mais eficazes de se livrar da procrastinação.
Método 1. Faça uma lista de tarefas regularmente
A eficácia de qualquer atividade é amplamente determinada pela capacidade de distribuir corretamente o tempo disponível. Pode ajudar lista de tarefasplanejando com antecedência no dia seguinte.
Ao compilar uma lista de tarefas, você deve considerar a importância de cada caso. Idealmente, a lista deve incluir apenas os casos que devem ser concluídos em uma data específica. Acontece que se a tarefa não estiver na lista, não há necessidade de fazê-lo.
O mais importante neste caso não é a rejeição de questões secundárias, mas a compilação de uma lista. Essa abordagem, em qualquer caso, ajudará a combater a procrastinação. É melhor compilar uma lista de tarefas, levando em consideração sua viabilidade.
Você pode usar Matriz de Eisenhower. De acordo com ele, todas as tarefas são divididas em 4 grupos por urgência e importância:
- Emimportante urgentes, cuja execução não será adiada, essas tarefas devem ser executadas primeiro. Se você não os fizer hoje, isso pode levar a sérios problemas.
- Os casos da categoria são importantes, mas não urgentes. Quando as tarefas da categoria anterior são concluídas, vale a pena iniciá-las.
- Assuntos sem importância, mas urgentes Não aproxime você de alcançar um objetivo específico. No entanto, eles devem ser concluídos em um curto espaço de tempo. Geralmente, essas tarefas são impostas a uma pessoa por alguém. Se possível, sua implementação deve ser passada para outras pessoas.
- Assuntos sem importância e não urgentes. O chamado comedores de tempo. Ao mesmo tempo, eles geralmente querem ser tratados principalmente.
Essa abordagem para concluir tarefas ajuda a não perder tempo com ninharias, permite avançar mais efetivamente em direção a objetivos pessoais e alcançar a prosperidade mais rapidamente.
Método 2. Divida as grandes empresas em partes
Os especialistas recomendam subdividir tarefas globais em várias tarefas menores. Nesse caso, o objetivo final permanece inalterado, mas é moralmente mais fácil começar a cumpri-lo.
Além disso, dificuldades com assuntos pequenos não são tão terríveis. Se alguma tarefa falhar, você poderá prosseguir para outra.
Escolhendo esse método de combate à procrastinação, deve-se ter em mente que a divisão da tarefa em partes deve ser feita visualmente - no papel ou em formato eletrônico. De fato, com alguma prática, quase qualquer tarefa pode ser dividida em pequenas partes.
É importante lembrar a sabedoria chinesa, que afirma que qualquer grande caminho começa com um pequeno passo.
Portanto, vale a pena esquecer temporariamente o objetivo final e ir em direção a ele executando pequenas tarefas. Isso ajudará a reduzir os efeitos da procrastinação em sua vida.
Método 3. Renuncie sua própria imperfeição
Muitas vezes, a ocorrência de procrastinação está associada à manifestação perfeccionismo. Uma pessoa pode ter medo de fazer algo imperfeito. Isso o atrasa e o impede de avançar em direção ao objetivo pretendido. Enquanto isso, é melhor falhar no início do que não fazer nada.
A falta de autoconfiança pode interferir no desenvolvimento humano. Como resultado, ele falha em atingir metas, obter renda, criar. É impossível obter sucesso se, em vez de buscar uma meta, você constantemente pensar em possíveis falhas.
Os especialistas recomendam atenda sua própria imperfeição e faça suas próprias coisas em vez de se concentrar no resultado. Ser perfeito é simplesmente impossível.
A propósito, escrevemos sobre como atrair dinheiro e sorte para nossas vidas em uma de nossas publicações - recomendamos a leitura.
Método 4. Aprenda a delegar parte das tarefas ou abandonar completamente sua execução
Não é necessário executar absolutamente todas as tarefas por conta própria. Você sempre pode delegar alguns deles para alguém. Isso economizará muito tempo e esforço.
Para esse fim, você pode usar uma das opções:
- procure ajuda de parentes e amigos.
- contratar um especialista para executar tarefas individuais. Claro, você tem que pagar por seus serviços.
Freqüentemente, manifestações de procrastinação estão associadas ao adiamento de tarefas que perderam relevância. Em alguns casos, a importância dos casos não é completamente perdida; portanto, uma pessoa não pode decidir se recusar a realizá-los.
No entanto, essas tarefas levam tempo e atenção do indivíduo. Portanto, é importante aprender a trabalhar com eles.
Para não perder tempo com assuntos irrelevantes, é importante aprender a analisá-los. Algumas das tarefas que perderam importância podem ser rapidamente reformuladas e resolvidas. Alguns casos podem ser completamente abandonados. Nesse caso, eles vão parar de demorar.
Muitas tarefas e pequenas coisas não são muito importantes, mas matam uma quantidade enorme de tempo. Eles devem ser abandonados com segurança, porque são capazes de arruinar até um projeto muito promissor e lucrativo.
Método 5. O local de trabalho deve ser o mais isolado possível.
É importante que o local de trabalho tenha uma quantidade mínima de distrações. Não vale a pena use um computador de trabalho para de jogos, correspondência em redes sociais e outros entretenimentos.
Na maioria das vezes, a procrastinação devido ao preenchimento do tempo de trabalho com assuntos estranhos surge freelancers. Trabalhando remotamente, é muito mais difícil se controlar e não se distrair. Isso se deve à falta de autoridades, que monitoram a implementação de tarefas.
Especialistas acreditam que frequentemente a procrastinação está associada à impulsividade da personalidade. A eficiência é reduzida se você estiver constantemente cercado por várias distrações. É importante eliminá-los o máximo possível, não apenas no local de trabalho, mas também nos atalhos do computador.
Idealmente, é bom ter seu próprio escritório para trabalhar. E lembre-se de que a ordem física na área de trabalho ajuda a limpar seus pensamentos.
Para comparar os métodos propostos para combater a procrastinação foi mais fácil, seus principais parâmetros são apresentados na tabela abaixo.
Tabela: “Maneiras eficazes de combater a procrastinação, uma descrição da essência de cada uma delas”
Caminho | Descrição das ações | Qual é o efeito do método |
No. 1. Usando a lista de tarefas | Faça uma lista de tarefas, use a matriz Eisenhower | Casos sem importância são mais fáceis de destacar e abandonar. |
No. 2. Divisão de grandes tarefas em componentes | Os negócios globais precisam ser divididos em várias tarefas menores | É mais fácil começar a trabalhar, pois o medo e a dúvida aumentam |
Número 3. Aceite sua própria imperfeição | Não se preocupe em tentar alcançar o ideal | O medo diminui para fazer algo errado |
Número 4. Aprenda a delegar e abandonar completamente algumas tarefas | Análise de tarefas e rejeição de irrelevantes | Libere tempo para trabalho obrigatório |
No. 5. Isolamento máximo no local de trabalho | Remova todos os itens desnecessários e distraídos | Maior concentração em tarefas importantes |
6. Principais erros na luta contra a procrastinação
Muitas vezes, mesmo aqueles que confiam que são bem versados nas características e manifestações da procrastinação cometem erros no processo de combatê-la. No entanto, muitos deles são característicos de um grande número de personalidades. Abaixo são apresentados TOP 3 errosque são encontrados com mais frequência.
Erro número 1. Obcecado com os perigos da procrastinação
Sem dúvida, muitas vezes a procrastinação é um fenômeno prejudicial. No entanto, não faz sentido se concentrar em combatê-lo. Muitas pessoas acreditam erroneamente que a procrastinação é um hábito absolutamente inútil, que, além disso, só pode interferir.
Enquanto isso, esse fenômeno se manifesta exclusivamente como reação de defesa do corpo. Portanto, é mais eficaz perceber a procrastinação como uma manifestação natural. É importante viver em paz consigo mesmo, para que tudo dê certo, independentemente dos obstáculos.
Erro # 2. Insatisfação constante consigo mesmo
Muitas vezes, os procrastinadores estão constantemente insatisfeitos consigo mesmos, constantemente se repreendem. Esse comportamento se deve ao fato de uma pessoa pensar que está fazendo algo errado, mas não é capaz de superar maus hábitos.
Na verdade, a auto-educação é prejudicial. Isso na maioria dos casos nega todos os esforços. É muito melhor pensar em algo positivo. Então você pode evitar um estado depressivo.
Erro # 3. Rejeição completa da luta contra a procrastinação
Não é apenas prejudicial focar na luta contra a procrastinação, mas também abandoná-la completamente. É importante encontrar harmonia, concordar com você mesmo.
É necessário encontrar uma atividade que traga prazer. Ao mesmo tempo, não se pode iniciar uma nova ocupação apenas pelo motivo de não haver desejo de terminar a antiga.
Vale a pena lutar contra maus hábitos. Além disso, não se pode constantemente culpar a si mesmo pela ineficiência. Os especialistas recomendam Não dê ouvidos aos que alcançam, ou seja, aqueles que asseguram que ele faz tudo na hora certa e aconselham todos a fazer o mesmo. É importante parar de adiar as coisas para mais tarde e começar.
Importante entender você não deve passar a vida lutando contra a procrastinação - é melhor mudar isso a seu favor, forçando-o a trabalhar para o bem.
7. Respostas a perguntas freqüentes (FAQ)
A procrastinação é um fenômeno bastante complexo e em larga escala. Portanto, no processo de estudá-lo, várias questões podem surgir. Para que você não precise procurar respostas, respondemos às mais populares delas.
Pergunta 1. Quem costuma se tornar um procrastinador?
Apesar do fato de a maioria das pessoas encontrar sinais de procrastinação, algumas atividades são mais propensas a isso do que outras.
Pessoas que mais frequentemente se tornam procrastinadores
As atividades mais populares nas quais as pessoas provavelmente adiarão mais tarde:
- Freelancers. Quem trabalha em casa costuma ser exposto aos efeitos negativos da procrastinação. Os freelancers não têm uma agenda clara, eles enfrentam muitas distrações. Portanto, trabalhar em casa não é tanto um prazer, mas um trabalho constante consigo mesmo e a luta contra maus hábitos.. É difícil trabalhar quando há TV, sofá e geladeira por perto.
- Alunos e alunos.A maioria deles atrasa regularmente os trabalhos de casa, redação de ensaios, trabalhos acadêmicos e dissertações. Entre todas as gerações de estudantes, muitos são atraídos pelo último.
- Pessoas de profissões criativas. O trabalho de tais indivíduos depende em grande parte da inspiração. Um bom resultado só pode ser alcançado no caso da atitude correta, desenvolvendo assim hábito de esperar por inspiração. Como resultado, mesmo negócios comuns, urgentes, não são concluídos no prazo.
- Pessoas que não têm uma agenda estrita. Um regime de trabalho instável é característico de pequena empresa, comércio, transporte de mercadorias e passageiros. Em tal situação, o slogan se torna - quando eu quero, então eu trabalho. Como resultado, muitas vezes essas pessoas simplesmente transferem o trabalho para mais tarde, até que um sério problema financeiro surja.
Pergunta 2. O que causa o início do processo de procrastinação?
Cada procrastinador é caracterizado por seus próprios fatores, que levam ao adiamento dos casos até mais tarde (os chamados gatilhos) Alguns têm emailoutros têm jogos no smartphoneterceiro - redes sociais.
Especialistas acreditam que uma das maneiras mais eficazes de combater a procrastinação é precisamente minimizando o impacto dos gatilhos. Geralmente, a desconexão da Internet e do telefone celular permite mobilizar reservas internas e executar tarefas importantes em menos tempo.
No entanto, é importante entender excluindo o gatilho, você pode superar o resultado da procrastinação, e não a causa. De fato, a própria distração não adia as coisas até mais tarde.
O organismo procrastinador requer prazer instantâneo e, portanto, os gatilhos são ativados. Baseando-se apenas na limitação de distrações, uma pessoa frequentemente pensa constantemente no próprio gatilho, perdendo o foco na execução da tarefa.
Questão 3. Qual a opinião de especialistas no tratamento da procrastinação?
Muitos estudos de cientistas são dedicados ao tratamento da procrastinação. Especialistas costumam distinguir obras Paul Graham e John Perry por sua acessibilidade e praticidade.
Paul Graham - Um empresário e programador popular. Estudando a possibilidade de aumentar a eficácia de uma pessoa, ele chegou à conclusão de que a procrastinação não é curável.
Ao mesmo tempo, Graham tem certeza de que de um hábito aparentemente tão ruim é realmente possível obter benefícios práticos. Para fazer isso, basta aprender como procrastinar corretamente.
Segundo Graham, existem três tipos principais de fenômeno em consideração:
- o homem não faz nada;
- Tendo posto de lado todas as tarefas, ele lida com problemas menos importantes;
- Tendo destacado o assunto mais urgente, uma pessoa o executa apenas.
Graham afirma que procrastinação benéfica - este é um processo quando uma pessoa começa a executar apenas uma tarefa, e não várias ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, não é difícil evitar as conseqüências prejudiciais do fenômeno - basta excluir os fatores de distração.
John Perry - Professor da Universidade de Stanford. Ele também acredita que a procrastinação pode ser beneficiada. Para esse fim, Perry recomenda o uso de auto-engano hábil.
O professor John Perry sugere as seguintes medidas:
- ao compilar uma lista de tarefas, coloque as tarefas menos relevantes em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, assuntos importantes devem ser corrigidos, em vez dos secundários.
- para aumentar o nível de motivação, propõe-se que o número de casos na lista diária não minimize, mas aumente o máximo possível⇑.
Apesar de os procrastinadores terem um bom domínio de auto-engano, o método de Perry é bastante duvidoso.
8. Conclusão + vídeo sobre o tema
A procrastinação ou adiar tarefas importantes para mais tarde costuma ter um efeito negativo na atividade humana como um todo.No entanto, muitas vezes no processo de combate a esse fenômeno, uma pessoa agrava significativamente a situação.
Para lidar com os efeitos nocivos da procrastinação, você terá que estudar cuidadosamente as principais características desse processo.
Também recomendamos assistir ao vídeo "Quem é procrastinador e o que é procrastinação", que também lista maneiras de combater a procrastinação:
É aqui que terminamos nosso material.
Se você tiver quaisquer perguntas, comentários ou acréscimos sobre este tópico, escreva-os nos comentários abaixo. Compartilhe também um artigo nas redes sociais. Vejo você nas páginas da revista online "RichPro.ru"!