Quais são as principais diferenças entre Thidea e Gloxinia?
A planta da casa de Tidea pertence à grande família de Gesnerievs. A flor está perfeitamente adaptada para o cultivo em casa, apesar de Tyde ser dos trópicos da América Central e do Sul.
Até agora, os cientistas debatem ferozmente sobre a classificação da cultura do ambiente: alguns a atribuem à gloxinia, outros afirmam que a flor é uma unidade botânica separada.
Recentemente, no entanto, especialistas chegaram a um consenso de que Tidea é o parente mais próximo dos cólios e isoloma. São quase as mesmas flores, mas com um tipo diferente de corte.
Recurso
Thidea é uma flor incrível. Pode crescer na forma de grama ou arbusto pubescente. Tem folhas de veludo muito bonitas.
História de ocorrência
O primeiro tipo de gloxinia que foi descoberto é chamado Gloxinia speckled. Foi descoberto no Brasil em 1785. No entanto, a mãe de todas as espécies modernas desta planta é Gloxinia, a Bela, trazida dos trópicos da América no início do século XIX. Em 1825, o parente mais próximo da gloxinia foi descrito.
A principal diferença entre eles é a estrutura da flor e a presença do último tubérculo. A flor foi levada ao Jardim Botânico Kew, perto de Londres, e recebeu o nome de Sinningia, em homenagem ao destacado botânico William Sinning. Mais tarde, depois de descrever a classificação botânica do gênero, os cientistas determinaram que gloxinia seria mais corretamente atribuída ao gênero Sinningia. Mas o nome "gloxinia" já se estabeleceu em jardinagem, então ambos os nomes ainda são praticados entre cientistas e especialistas.
Diferenças
Tideya, como mencionado anteriormente, pertence a um gênero separado de plantas, que pertence à família Gesneriev. Os cientistas os identificaram como uma unidade independente, graças a duas diferenças principais: a forma da flor e o tubérculo. A forma da flor de Tidea se assemelha a um sapato: se você olhar para a flor de lado, no início do sino há uma impressão e abaixo da protuberância.
Foi exatamente isso que deu segundo nome Tidei - sapatos. A segunda diferença entre Tidea e Gloxinia é a estrutura do tubérculo. Tidea tem um tubérculo relativamente menor e toda a sua superfície é coberta com pequenas escamas. Esta planta floresce 2-3 vezes por ano.
Foto
A seguir, você verá uma foto de Gloxinia e Tidea, bem como suas diferenças.
Tidea:
Gloxinia:
Descrição externa e características da flor
Esta cultura de interior é uma erva perene. In vivo, a teidea cresce como um arbusto ou grama, que pode atingir até 50 cm de altura.As folhas são opostas, de formato ovalado, com uma superfície aveludada ao toque. A lâmina da folha é bastante grande - cerca de 10 cm de comprimento e 3,5 cm de largura.
A borda da folha é emoldurada por pequenos dentículos e a superfície é decorada com veios leves. As flores em sua forma se assemelham a um aro em forma de sino com bordas curvas de até 5 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro.A paleta de cores é enorme: branco, rosa, bege, laranja, framboesa, mas com mais frequência nas coleções de jardineiros, você pode ver o Tidea violeta. A floração em condições normais pode durar de maio a setembro, e até 50 flores podem ser abertas em uma planta adulta.
Crescendo em casa
Tideya é uma planta completamente despretensiosa, por isso é adequada para o cultivo de iniciantes na floricultura. Para manter a juventude e a aparência decorativa, a flor deve ser cortada em tempo hábil.
Regras básicas, métodos e dicas para pouso
As teidea, como a gloxinia, são plantadas com tubérculos ou sementes. A maneira mais popular é plantar tubérculos. Esta opção é considerada mais eficaz. Antes de tudo, é necessário limpar os tubérculos das raízes secas e enxaguar com água corrente. Se na superfície do tubérculo houver traços de podridão ou manchas secas, os jardineiros recorrem às seguintes ações:
- Com uma faca afiada, corte a lesão em um tecido saudável.
- Secar em casa por cerca de um dia.
- Por 15 minutos, mergulhe na solução de permanganato de potássio.
- É tratado com carvão moído e fungicida.
Algoritmo de pouso:
- É necessário enrolar os tubérculos em um pano úmido por três dias. Tideya tem medo de solo muito úmido, portanto é necessária uma camada de drenagem de até 3 cm para o plantio, dependendo do substrato e do vaso.
- O solo preparado é derramado sobre a drenagem.
- Ao plantar, o tubérculo é aprofundado em dois terços da peça. A parte superior com brotos é deixada na superfície.
- Se as raízes aparecerem no tubérculo, para elas é necessário fazer recessos. Depois disso, o substrato ao redor do tubérculo é regado sem chegar ao topo com brotos. Esta parte não deve ser coberta com solo!
- Somente após o crescimento das hastes, o topo saliente é polvilhado com o solo.
Antes do plantio, é necessário “acordar” o tubérculo, se isso ainda não aconteceu. Se você plantar um "tubérculo adormecido", a flor pode desaparecer completamente. Isso se deve ao fato de que, até o crescimento das hastes e das raízes, a planta não absorve água e nutrientes de maneira inadequada.
Seleção de iluminação e localização
Tideya ama luz difusa. Escolha um local com iluminação intensa, mas com sombra da luz direta do sol. É claro que, para uma planta de casa o peitoril da janela da janela leste ou oeste é adequado.
Se não houver essa opção, e a flor estiver localizada no lado sul, ela deverá estar bem protegida de possíveis queimaduras. Para fazer isso, pendure cortinas de tecido transparente ou gaze na janela. Se não houver desejo de pendurar algo na janela, o papel vegetal pode ser colado nela.
Muitos estão se perguntando se as cortinas podem ajudar nesse assunto? A resposta é não. Nesse caso, a sala ficará muito escura, o que pode levar à extensão dos caules de Tidea, e a flor perderá sua beleza decorativa. Na janela do lado norte, os cultivadores de flores usam luzes especiais que fornecem o nível de luz necessário.
Solo
Gloxinia Tidea adora solos levemente ácidos ou turfosos. De acordo com esses parâmetros, uma mistura de solo pronta para a senpolia é perfeita. Pode ser comprado livremente em lojas de ferragens ou flores. Também você pode plantar uma flor em seu próprio substrato preparado, para isso você precisará:
- terreno de folha - 2 partes;
- turfa - 1 parte;
- húmus - 1 parte;
- areia grossa do rio - 1 parte.
Todos esses ingredientes são misturados, com a adição de vários pedaços de carvão. Essa mistura é universal, pois é adequada tanto para transplante quanto para enraizamento de estacas.
REFERÊNCIA: para o plantio, use um vaso de 5-7 centímetros a mais do que o próprio material de plantio!Cuidado adequado da planta
O verdadeiro cuidado com o Tidea é que é necessário remover oportunamente as folhas e flores secas. No inverno, a planta está em repouso, e sua parte superior pode secar completamente. Se isso aconteceu, a flor é cortada em cânhamo, deixando apenas um centímetro. Na primavera, os tubérculos são transplantados para uma nova tigela e renovam o solo. Mas acontece que no tempo frio a flor continua a crescer. Nesse caso, sua beleza está perdida. Para evitar isso, é necessário reduzir a rega.
Rega
A pulverização e a rega devem ser realizadas com cuidado para que as gotas não caiam nas folhas e pétalas. Na fase de floração, a planta é umedecida a cada 3-4 dias, garantindo que o solo superficial tenha tempo para secar. Com o advento do outono, a rega diminui e no inverno elas se tornam periódicas uma vez por semana. Se a flor entrar em estado adormecido, ou seja, secar toda a roseta das folhas, não será necessário regá-la.
Somente água quente, macia e isenta de impurezas é adequada para irrigação.. Se possível, você pode usar água do rio ou da chuva, aquecida à temperatura ambiente. Se isso não for possível, você pode recorrer à água da torneira destilada ou fervida.
Top vestir
Às vezes, é necessário alimentar Thidea, principalmente durante a estação de crescimento - de abril a setembro. Geralmente, este é um fertilizante mineral complexo ou meio para orquídeas. O medicamento é diluído ao meio a partir da dose especificada. Não devemos esquecer que, se uma flor é mal alimentada, ela tolerará mais facilmente essa condição do que uma saturação com fertilizante.
Umidade e temperatura
Desde que Tidea vem dos trópicos, ela ama o calor. Portanto, na estação quente, o termômetro não deve cair abaixo de 23 graus e, no inverno, pelo menos 15 graus. Se a temperatura cair, a flor pode morrer. O calado também é ruim para a planta, embora seja necessário um arejamento periódico.
Bem como o clima quente Tideya adora alta umidade. No entanto, a pulverização da flor não é recomendada devido à pubescência das folhas. Portanto, a água deve ser pulverizada apenas perto da planta, tentando não entrar na superfície das folhas e pétalas. Existem outras maneiras de umidificar o ar.
Assim, por exemplo, uma maneira mais segura é colocar a panela em uma panela com uma toalha molhada, seixos, areia ou tijolos quebrados. Ou você pode usar umidificadores domésticos comuns. Durante o início do inverno, a tigela com a planta deve ser afastada da bateria. Se isso não funcionar, é necessário colocar uma toalha molhada.
Doenças e Pragas
Thidea pode ser afetado pelas seguintes doenças:
- Podridão cinzenta - manchas marrons nas folhas. Tratamento - tratamento com fungicida e remoção da área danificada.
- Podridão da raiz - cor marrom escuro da raiz, apodrecendo do caule. Prevenção - não umedeça demais e não regue com água gelada.
- Carrapato do cíclame - folhas torcidas com um revestimento empoeirado na superfície, retardo de crescimento. Prevenção - isolamento de outras cores ao molhar o solo Aktara. Tratamento - Fufanon, Fitoverm, Actellik.
- Ácaro aranha - pequenos pontos pretos no lado interno da folha, com um grande número de pragas, uma teia de aranha aparece. O tratamento é acarin, actellic.
- Tripes - muitos pontos pretos de ranhuras e pinceladas na parte externa da folha. Tratamento - actara, kalbofos, intavir, fitoverm. Vários tratamentos são necessários.
Reprodução
Thidea é propagado de várias maneiras: dividindo o mato, dividindo o rizoma, estacas, folhas e sementes. No entanto, em casa, eles recorrem aos três métodos mais populares:
- Divisão Bush. É realizado na primavera. Uma planta adulta é dividida em várias partes, cada uma com pelo menos uma parte aérea e raiz e é plantada em placas diferentes.
- Divisão rizoma. O rizoma para propagação é dividido em vários fragmentos, com comprimento de 3-5 cm, e partes da raiz são plantadas em uma mistura de solo à base de turfa, aprofundada em 2 cm no substrato e irrigada. Para acelerar a germinação, a placa é coberta com um filme.
- Estacas. As estacas apicais são cortadas e imersas em água. Após 2 semanas, após o aparecimento das raízes, você pode plantar em placas separadas.
A amada sala interna da Tidea é tão fácil de cuidar que até um cultivador iniciante pode cultivá-la. Com estrita observância de condições favoráveis, a planta crescerá abundantemente e florescerá por quase seis meses sem cessar.