Design racional no exemplo de um apartamento em Marselha
Não apenas na Europa e América, mas também em nosso país, existem muitos apartamentos que surgiram devido à conversão de instalações industriais para residências. Alguns proprietários têm sorte e têm quartos espaçosos com tetos incrivelmente altos, permitindo que você equipar o segundo nível com um aumento no espaço habitacional quase o dobro. Mas também existem famílias, como os heróis desta publicação, que têm uma sala modesta com uma altura alta, mas uma área pequena.
Convidamos você a um passeio pelos pequenos apartamentos em Marselha, onde mora uma família de três filhos pequenos. Em uma sala com um espaço modesto, eles foram capazes de equipar todos os segmentos de vida necessários devido ao arranjo do segundo nível.
Ao cair em um apartamento em Marselha, você imediatamente se encontra simultaneamente no espaço do corredor, na sala e na cozinha, estando "sob o teto" do nível superior da habitação. Obviamente, uma sala assimétrica de tamanho pequeno precisava de um acabamento leve em quase todas as superfícies. Construções brancas como a neve de pisos e suportes, móveis, madeira clara para pisos e móveis parciais, até pedras de areia clara para decoração de paredes - tudo nesta sala busca expandir visualmente o espaço e desfocar a assimetria.
Uma área de estar pequena, mas aconchegante, está localizada literalmente na entrada do apartamento. A frieza branca como a neve das paredes e estruturas do piso é compensada pelo calor do piso de madeira, iluminação aconchegante e carpete com um ornamento do país.
Ao projetar o design da sala, os proprietários tentaram usar ao máximo todos os metros quadrados disponíveis, mantendo o espaço da sala, dando a ele a oportunidade de "respirar". Não é fácil não arrumar um espaço tão pequeno; portanto, os sistemas de armazenamento desempenham um papel fundamental aqui, e móveis móveis leves, que ocupam pouco espaço, atuam como garantidores.
Aqui, no nível mais baixo, perto da escada, há uma pequena área de cozinha, apresentada na forma de superfícies de trabalho e uma mesa de jantar com um par de bancos de bar.
Pequenos espaços levam os proprietários a se interessarem em projetos interessantes. Por exemplo, a família de Marselha decidiu armazenar a bicicleta em um gancho especial montado no teto superior.
Assim, a bicicleta não ocupa espaço no corredor e está firmemente fixada até a próxima viagem. Esse método de uso racional do espaço pode ser útil para muitos de nossos compatriotas, cujas condições de vida também são modestas.
Subindo as escadas, chegamos ao nível superior do apartamento, onde estão localizados os quartos particulares dos moradores. Nas escadas, sempre há luz durante o dia, uma quantidade incrível de luz natural penetra através de uma grande janela que não é decorada com tecidos.
No quarto pequeno, vemos as mesmas técnicas de superfície que foram aplicadas no nível mais baixo - acabamento leve usando um tom de areia de alvenaria e um tom quente de revestimento de madeira. Os racks brancos como a neve são usados não apenas como sistemas de armazenamento, mas também como telas de zoneamento do espaço.
No quarto, você pode olhar para o nível inferior da sala através da vigia original da janela, que não é apenas uma fonte de iluminação, mas também uma peça de decoração.
Perto do quarto, há uma pequena casa de banho, na atmosfera em que tudo também está sujeito a funcionalidade e conforto. O acabamento branco como a neve e a decoração de uma das paredes com vidro fosco expande visualmente a sala.
Apesar do tamanho modesto do banheiro e da impossibilidade de instalar o próprio banheiro, estou presente na sala todos os itens vitais para procedimentos de água e sanitários. O encanamento compacto, os tons de branco e a abundância de superfícies de vidro tornaram possível criar um interior no qual não haja sensação de congestionamento na sala. O banheiro parece fresco e leve.