Como a gloxinia é propagada por estacas frondosas?

Gloxinia é uma planta de casa com o nome de um médico da Alsácia B.P. Gloxin. Sendo um botânico, foi ele quem descreveu a flor. Segundo a classificação moderna, pertence à família Gesneriev.

A Gloxinia não cresce apenas em florestas de folha caduca na América Central e do Sul, no México e no Brasil. Graças ao trabalho de criação do botânico W. Sinning, da Universidade de Boston, hoje tornou-se um adorno de peitoris. É difícil propagá-lo por estacas?

Descrição da planta

Gloxinia é uma planta perene tuberosa. Ela tem um caule curto, decorado com folhas verdes brilhantes com superfície aveludada. Dependendo da espécie durante a floração, aparecem flores em forma de sino simples ou duplas, com tons de branco, rosa, vermelho ou roxo.

ATENÇÃO: São conhecidas vinte e cinco espécies de plantas, e apenas duas delas - gloxinia real e bela gloxinia - são objetos de trabalho de seleção.

As variedades mais populares

  1. Gloxinia Avanti. Ela tem flores grandes em tons brilhantes. Todos eles florescem juntos e parecem bastante incomuns no contexto de folhas densas de tamanho pequeno.
  2. Gloxinia hollywood. Possui grandes botões aveludados roxos escuros, quase pretos com bordas onduladas.
  3. Brocado de Gloxinia - uma planta anã na qual os botões durante a floração são felpudos.

Como propagar em casa?

  • Propagação por estacas frondosas.
  • Reprodução por parte da folha.
  • Propagação de sementes.
  • Divisão de tubérculos.
  • Enraizando um pedúnculo.
IMPORTANTE: Raiz simples da gloxinia por propagação de pedúnculos desbotados ou floridos. Terry gloxinia não é propagado dessa maneira, uma vez que suas raízes apodrecem na ausência de atenção do cultivador.

Propagação de folhas

Para propagar a gloxinia com parte da folha, escolha a maior folha:

  1. Então eles o cortaram usando uma faca afiada.
  2. Fazendo incisões, trabalhe em cada veia.
  3. Após este procedimento, coloque-o de baixo no chão, pressionando-o com cuidado.
  4. Os floristas cobrem os lençóis com uma jarra e aguardam o enraizamento.

Nesse caso, quando as raízes aparecerem, os soquetes serão pequenos.

Às vezes, após o corte, o pedúnculo perde sua elasticidade. Para evitar isso, coloque-o em um copo de água. Antes de plantar uma folha em uma panela, processe-a com uma solução de brancura. Diluir água sanitária com água 1:11. Após o procedimento, a folha é lavada em água limpa e seca. Fique em uma solução de brancura - não mais que 2 minutos. Caso contrário, o caule apodrece.

Assista ao vídeo sobre a propagação da gloxinia por fragmentos de folhas:

Cultivo de sementes

Muitos cultivadores de flores experientes não compram sementes devido à complexidade da propagação de sementes. Requer cuidadoso cuidado com as mudas, mas, como resultado, elas obtêm uma gloxinia saudável, forte e viável.

Assista a um vídeo sobre o cultivo de gloxinia a partir de sementes:

Propagação de tubérculos

A propagação tuberosa é um método arriscado, pois as partes desmontadas são muito doentes, e é difícil curá-los. Tudo começa com a escolha de um tubérculo:

  1. Deve ser resistente, grande (até 6 cm de diâmetro), sólido, sem áreas afetadas pela podridão. Se houver podridão, corte-a.
  2. Após a poda, eles esperam até que os brotos cresçam até 20 mm de comprimento.
  3. Em seguida, eles dividem o tubérculo usando uma faca afiada.
  4. Cada peça deve ter 1 broto ou 1 rim.
  5. A fatia é tratada com verde brilhante ou polvilhada com carvão e seca. Eles também o tratam com var do jardim, bloqueando o caminho para as bactérias.
  6. Resta plantar as peças resultantes em copos descartáveis ​​e esperar que as raízes apareçam.

Assista ao vídeo sobre a propagação da gloxinia pelo método dos tubérculos:

Regras gerais para corte

As estacas são um método simples e comum de propagação de plantas. Outro nome para as mudas é plantas de raiz. Os criadores desenvolveram várias maneiras de cortar estacas, pois todas as culturas se enraízam de maneiras diferentes. Escolhendo um ou outro, eles avaliam se as raízes se formarão rapidamente, se os brotos do subsolo aparecerão ou não. Para que a planta crie raízes, durante o corte, siga as seguintes regras:

  1. Seleção cuidadosa de mudas de enraizamento. Ele deve ser saudável e grande. Um corte oblíquo é feito sob o rim inferior. Um corte acima do rim superior não é feito próximo ao rim, deixando um internodo de 2-3 cm.
  2. A liberação da parte da alça que está presa no chão. Não deve haver folhas nele. Caso contrário, eles apodrecerão, e com eles o caule.
DICA: É mais fácil cortar a gloxinia no final da primavera - início do verão. Neste momento, as folhas têm mais vitalidade, o que significa que o risco de falha é baixo.

Depois que o talo estiver preparado, enraize-o. Métodos de enraizamento 2: no solo ou na água. Após o corte, mergulhe-o em água ou plante-o na mistura acabada do solo, cobrindo-o após a rega com um filme plástico por cima ou colocando cada um sob uma jarra de vidro.

Regras para o plantio de gloxinia após o enraizamento no solo:

  1. Para fazer isso, pegue um copo de plástico transparente. Faz orifícios de drenagem.
  2. Solo pronto para violetas é derramado em um copo. Às vezes, vermiculita pura é derramada em seu lugar.
  3. Assim que as raízes aparecem, a planta é transplantada para o solo nutriente.
  4. As estacas são plantadas em um substrato umedecido. A fatia resultante é pulverizada antes do plantio com o estimulador de raiz Kornevin (até 1 cm da fatia).
  5. Ao plantar, o caule é fixado em um ângulo de 45 graus.
  6. Após o plantio, coloque o pedúnculo em um copo em uma mini estufa ou sob um filme plástico. Isso é feito para que o solo não perca umidade por muito tempo.

Resta apenas reorganizar a planta em um local quente e iluminado, que não caia sob a luz direta do sol. Eles monitoram cuidadosamente que a temperatura do solo é de + 16-18 ° C. Uma vez por dia, a estufa é ventilada para que o solo seque. Quando secar fortemente, regue-o do frasco de spray. Um mês após o enraizamento, a planta formará tubérculos.

Assista ao vídeo sobre as estacas da gloxinia:

O que fazer depois?

Planta jovem regada regularmentee, pela primeira vez, alimentam Kemira Lux com fertilizante um mês após o plantio no solo. Este pó rosa é vendido embalado em embalagens de 20 e 100 gramas. Para 2 litros de água, tome 1 colher de café em pó. Eles são alimentados com uma flor jovem 2-3 vezes por mês. Para o crescimento ativo, o vaso é colocado no parapeito da janela, que é intensamente iluminado pela luz solar indireta.

Se algo desse errado

A principal razão para a morte de mudas, apesar dos esforços do produtor, é a escolha incorreta do tempo de enraizamento. Eles as enraízam no início da primavera ou no final do outono, quando a planta está em fase adormecida, e precisam ser regadas e não podem suportar nenhuma manipulação consigo mesmas.

A gloxinia apodrece devido à falta de vontade do produtor em enraizá-la em um recipiente intermediário. Nesse caso, a planta inteira morre e isso pode ser evitado plantando cada pecíolo em um copo separado. Portanto, é possível evitar a propagação da podridão por toda a planta. Às vezes, os cultivadores de flores esquecem de fazer orifícios de drenagem na panela, empurrando-a para apodrecer por conta própria.

Muitas vezes, o motivo do desaparecimento da gloxinia é a escolha errada do solo. É plantada no solo do jardim, e não no chão para violetas. A terra do jardim está cheia de minhocas, centopéias e cordões, que mais cedo ou mais tarde saem do vaso, tornando-se uma ameaça para outras plantas. Se você o queimar, perderá todo o útil e necessário para o crescimento da flor.

É melhor enraizar os talos no terreno preparado para violetas, comprado em uma loja. Nunca será sobrecarregado com fertilizantes e terá uma reação neutra no solo. Gloxinia muitas vezes morre devido a rega excessiva e inadequada. É regada apenas com água fervida e sedimentada após a camada superior do solo secar.

Conclusão

Não é difícil propagar a gloxinia com estacas, mas no final, qualquer parapeito da janela se transformará em um jardim florido. O principal é manipular cuidadosamente as mudas, regar a planta após esse procedimento, após secar a camada superior do solo e alimentá-la com fertilizantes.

Deixe O Seu Comentário