Como os tubérculos de ciclâmen são usados? Dicas de pouso e assistência
As plantas de interior sempre foram muito populares, porque você pode trazer harmonia natural à sua casa e decorá-la significativamente.
Acima de tudo, os amantes de plantas de interior dão preferência às espécies que podem florescer e encantar os olhos com cores vivas.
O cíclame é uma planta incrível com flores brilhantes, folhas em forma de coração. E seus tubérculos têm propriedades curativas.
Aparência da flor
Todos os anos, a popularidade do ciclâmen está crescendo rapidamente. Há um grande número de variedades desta planta, mas como cultura de sala, use as espécies de plantas persas e européias (Como cuidar de ciclâmen persa em casa pode ser encontrado aqui). O fato é que essas variedades são menos caprichosas e podem agradar com cores vivas no inverno.
Ajuda O cíclame possui não apenas belas flores que florescem por algum tempo, mas também propriedades curativas muito úteis.A variedade da paleta de cores do ciclâmen é bastante grande.
Entre os tons mais populares estão:
- Borgonha.
- Violet.
- Vermelho
- Rosa
- Branca de neve.
A floração desta planta pode durar até uma marca impressionante de 3 meses (sobre quando e como ocorre a floração e o que fazer com o ciclâmen após a floração, leia aqui). Muitas vezes, a floração começa em meados de outubro e dura até o final de março, mas aqui tudo depende do clima no apartamento ou da casa e de quais condições foram criadas para as plantas.
Descrição da raiz
Os tubérculos de ciclâmen são muito semelhantes aos tubérculos de batata, apenas os menores. Seu tamanho pode variar diretamente de qual tamanho uma planta de casa e para quais dimensões o proprietário escolheu um vaso de flores. Quanto maior o vaso, mais rápido o sistema radicular se desenvolverá.
Foto
Veja a foto das raízes da flor:
Propriedades úteis
Já há muito tempo na medicina reconheceu as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias desta planta. Medicamentos contra sinusite e sinusite, bem como doenças semelhantes, são preparados a partir de seus tubérculos. O suco dos tubérculos de ciclâmen permite destruir rapidamente bactérias e organismos prejudiciais que podem provocar doenças infecciosas da cavidade nasal.
Para uma nota. Até os romanos antigos carregavam tubérculos de ciclâmen com eles, pois acreditava-se que essas pessoas poderiam se proteger das calúnias e calúnias.Quando o ciclâmen entra em contato com a membrana mucosa do corpo, o suco pode destruir completamente os elementos patogênicos da microflora no estômago e intestinos.
Aplicação na medicina tradicional
Na medicina popular, eles prestaram atenção à raiz do ciclâmen por um longo tempo. O suco curativo é extraído dos tubérculos, que podem ser esfregados em áreas do corpo e aliviar rapidamente a dor. Ajuda com dores nas articulações e reumatismo.
Muitos afirmam que o suco dos tubérculos de ciclâmen restaura o ciclo menstrual e também fortalece a potência. Também tem um efeito benéfico na infertilidade.
Cyclamen é usado para as seguintes doenças:
- Desordem do sistema imunológico.
- Diabetes mellitus.
- Alergias crônicas
- Doenças do aparelho geniturinário.
- Perda de cabelo.
- Hemorróidas.
- Picada de cobra e várias intoxicações alimentares.
- O tubérculo deve ser retirado do solo e seco sem contato direto com o sol.
- O bulbo é dividido em várias partes, dependendo do seu tamanho, de modo que em cada parte individual há várias raízes e pelo menos um rim.
- O tubérculo separado é novamente deixado em um local escuro para permitir que o corte seque (geralmente leva 1-2 dias).
- A fatia deve ser polvilhada com carvão ativado triturado para matar todas as bactérias e germes nocivos.
- Com a ajuda da argila expandida, um sistema de drenagem é feito no vaso (forro de argila expandida, sobre o qual a mistura do solo é posteriormente despejada).
- O solo deve ser cuidadosamente selecionado, uma vez que o ciclâmen é uma planta muito mimada.
- solo de madeira;
- turfa;
- perlita no solo.
- Ferro, que promove a formação de flores em uma planta.
- Potássio, que dá uma sombra rica às folhas.
- Boro, que elimina a causa do amarelecimento das folhas.
Ao longo dos anos, a medicina tradicional comprovou os benefícios de cura desta planta.
Em detalhes sobre as propriedades medicinais e benéficas do ciclâmen, a composição química e as contra-indicações para seu uso, falamos neste artigo.
Aterragem
Muitas pessoas se recusam a cultivar ciclâmen por conta própria, pois esse é um processo bastante complexo e meticuloso, que nem todos podem levar à sua conclusão lógica.
Atenção! A propagação do ciclâmen pelos tubérculos deve ser realizada somente quando o período de floração termina.Para que tudo ocorra da maneira mais produtiva possível, você deve seguir várias regras consistentes.
Para um melhor resultado a substância resultante é melhor calcinada no forno alguns minutos para destruir completamente bactérias e microorganismos.
Detalhes sobre quando e como plantar e plantar ciclâmen corretamente podem ser encontrados aqui.
Escolhendo o momento certo para um transplante
O período mais ideal para a propagação do ciclâmen é meados de agosto, já que, neste momento, os tubérculos começam a reviver e se tornam maximamente ativos. Você pode acompanhar esse momento com novas folhas que começam a aparecer na planta.
Com antecedência, você precisa preparar um local onde novos vasos com ciclâmen ficarão. Um local seco e completamente protegido da luz solar direta é perfeito. Na fase de desenvolvimento do sistema radicular, é melhor proteger as plantas do solaté as raízes endurecerem. O regime ideal de temperatura é de 15 graus Celsius.
Requisitos de solo e vaso
O ciclâmen não será capaz de se desenvolver em solos soltos. Perfeito em proporções iguais:
Para não sofrer com a preparação do solo, você pode comprar em lojas especializadas solo especial para ciclâmen, que está disponível para venda. Para proteger o solo de bactérias nocivas, a primeira rega deve ser feita com uma solução de manganês, que é preparado a partir do cálculo de vários grânulos por copo de água.
Ajuda O vaso também não deve ser muito grande, porque, caso contrário, a raiz começará a apodrecer.A melhor opção seria uma panela em que, desde as bordas do tubérculo até as extremidades do vaso, não houvesse mais do que três centímetros.
Leia mais sobre como escolher o solo para o ciclâmen ou prepare você mesmo, leia em nosso material.
O que deve ser feito na fase inicial?
A raiz preparada e pré-seca, dividida em várias partes, não precisa ser enterrada no solo, como outras plantas. Basta colocar o tubérculo no chão com uma fatia e regar abundantemente. O sistema raiz começará a se desenvolver em alguns dias.
Deve-se lembrar que o ciclâmen ama o solo úmido; portanto, especialmente nos primeiros dias, você não precisa poupar água ao regar. Mas você não precisa inundar demais o tubérculo. Entre a rega, o solo deve ter tempo para secar.
A planta absorve a umidade necessária para a existência normal; portanto, após a rega, aguarde 15 minutos para que toda a água de vidro seja drenada para a panela através do sistema de drenagem de argila expandida e drene (você pode descobrir como regar adequadamente o ciclâmen aqui).
Cuidado
Após todo o processo de plantio ter sido realizado adequadamente e todos os pontos serem seguidos rigorosamente, você deve criar a atmosfera mais confortável para o crescimento e desenvolvimento da planta. Para isso, o tubérculo é coberto de maneira confiável com musgo esfagno, que pode ser comprado sem problemas em qualquer loja de jardinagem.
Não se esqueça da fertilização do solo, porque, com a seleção correta da cobertura, o sistema radicular começará a se desenvolver muito mais rapidamente (como e o que alimentar o ciclâmen, leia nosso artigo). Qualquer fertilizante comum que não contenha cloro é perfeito. Mas você precisa prestar atenção aos componentes da coberturaque deve conter:
O curativo deve ser feito 2 vezes ao mêsintrodução do substrato no solo em pequenas quantidades, distribuídas uniformemente por toda a superfície do vaso. No verão, quando a temperatura está muito alta, é necessário reduzir o período do fertilizante em 2 vezes, para que, devido ao excesso de nitrogênio, o ciclâmen não comece a apodrecer.
Em detalhes sobre os segredos do tratamento com ciclâmen em casa, falamos sobre este material.
Se você seguir corretamente todas as regras de plantio e preparo, o ciclâmen poderá cultivar uma flor saudável e forte que encantará seus proprietários com uma cor bonita durante o inverno.