Como propagar pelargonium por estacas?
Pelargonium é uma planta universal, pode ser cultivada em casa e no canteiro. Esta linda flor pode ser cultivada em casa a partir de sementes. Mas o método mais rápido e eficaz de sua propagação são as estacas.
Portanto, neste artigo, aprenderemos todos os meandros desse processo e também consideraremos as regras para cuidar de estacas enraizadas. Nós nos protegeremos de erros neste processo interessante. Assista também ao vídeo útil.
Descrição da planta
Pelargonium é uma planta da família dos gerânios. Foi introduzido na África do Sul no século XVII. Por quase 4 séculos, ingleses, franceses e outros criadores criaram novas variedades. Portanto, a variedade desta flor permite satisfazer todos os gostos.
Pelargonium tem não apenas a beleza das flores, mas também muitas outras propriedades úteis, agradáveis e curativas:
- Substâncias voláteis substâncias voláteis purificam o ar interior.
- Existem variedades que exalam o aroma de maçã, rosa ou que não têm cheiro.
- O suco da planta pode ajudar a lidar com o nariz escorrendo e, quando instilado no ouvido, elimina a otite média.
- No passado, a pomada à base de suco de flor era usada para se livrar dos piolhos.
- O suco da planta pode ajudar com pequenas lesões de pele.
- A inalação do cheiro de pelargonium acalma o sistema nervoso e normaliza o sono.
- Extratos de plantas são usados para tratar doenças de pele como eczema, herpes.
- O óleo é usado em cosmetologia.
- E muitos outros casos.
Assista a um vídeo sobre as propriedades benéficas do pelargonium:
Métodos de criação
O pelargonium pode ser propagado em casa de duas maneiras:
- Sementes. Além disso, as sementes das variedades híbridas devem ser compradas e não coletadas de sua planta. Os híbridos não são capazes de produzir sementes com as mesmas características da planta-mãe.
Se você tivesse grandes flores com franjas, a partir de suas próprias sementes desta planta, você obterá uma flor comum com pétalas lisas e, possivelmente, menores. As sementes são plantadas no final de fevereiro - início de março. Depois cresceu, como sempre, até a idade adulta.
- Estacas. Pelargonium perfeitamente propagado por estacas. Raízes de forma rápida e fácil e após 4-6 meses dá as primeiras flores. As estacas podem ser realizadas combinando-a com a poda de primavera ou outono da planta. O processo é bastante simples e com alta probabilidade de obter uma nova planta jovem.
As regras básicas da enxertia
Como todo processo, o enxerto tem suas próprias regras:
- Quando é melhor cortar? É melhor combinar o tempo do procedimento com a poda; é mais aceitável fazer isso no outono. Durante o período inativo de inverno, a planta cria raízes e fica mais forte. As mudas plantadas no outono, no próximo ano começarão a florescer quase em pé de igualdade com as plantas adultas.
- O solo no qual as mudas criarão raízes deve ser leve e permeável à umidade. A turfa misturada com areia ou vermiculita e os comprimidos de turfa colocados em um pote de terra são perfeitos para esse fim.
- A melhor colocação de estacas é feita imediatamente em recipientes separados. Isso reduzirá o risco de morte de todas as mudas por infecção.
- É estritamente proibido criar um efeito estufa cobrindo as estacas com um filme! As plantas podem apodrecer ou morrer de uma infecção por fungos.
Preparação
Primeiro você precisa preparar as estacas:
- Corte os brotos apicais de 7 a 10 cm de comprimento com 3-4 entrenós com uma faca afiada. O corte deve ser feito nos entrenós.
- Remova o excesso de folhas, deixando 3-4 folhas na parte superior.
- Corte a carvão. Você pode usar carvão ativado triturado.
- Deixe as estacas secarem por várias horas em um local escuro. Você pode cortar à noite e sair até de manhã, mas pode plantar em 1-1,5 horas.
- As estacas estão prontas, você pode começar a torcer!
Imersão na água
A maioria das variedades de pelargonium rapidamente se enraíza na água comum. No entanto, vale lembrar que o Pelargonium Real não dá raízes na água, mas simplesmente apodrece. Em outros casos, você pode simplesmente colocar as mudas na água até que as raízes apareçam e depois proceder ao plantio no solo.
A água deve estar limpa, em temperatura ambiente. As estacas são cuidadosamente colocadas em um recipiente de plástico com água para cobrir um corte de 1-2 cm.Se alguns dias antes de uma semana as raízes não aparecerem, o corte deve ser atualizado e a planta enraizada no chão.
Aterragem
No solo preparado, plantamos nossas mudas nas ranhuras feitas por 3-4 cm, pressionamos o solo para a parte aérea. O solo deve estar úmido. Colocamos um recipiente com uma haste na sombra parcial por uma semana. Verificamos constantemente a umidade do solo, não deve secar. Também não deve ser derramado. Lembre-se de que você não pode cobrir as estacas!
Existe uma maneira interessante e fácil de plantar mudas, o que evita as cáries:
- No fundo de um copo de plástico de 0,5 litro, fazemos um buraco, por exemplo, com uma unha quente.
- Coloque um pedaço de renda no buraco. 4 cm de renda devem estar em um copo e 6 cm fora.
- Em uma jarra de vidro de 700 gramas, despeje um copo de água. Você pode adicionar estimulantes de enraizamento lá.
- Instalamos um copo na jarra, a água na jarra não deve tocar o fundo do copo e nosso pavio de renda deve estar na água.
- Despeje o solo fértil no copo, misturado em partes iguais com perlita.
- Nós plantamos uma haste.
- A superfície do solo é completamente coberta com perlita.
- Agora você só precisa garantir que haja água no banco.
- A rega não é necessária, a água flui através do nosso pavio constantemente e pouco a pouco.
Após o plantio, a planta cria raízes (saiba mais sobre o plantio e o enraizamento de pelargonium aqui). O pelargonium criará raízes dentro de 1-2 meses e aumentará a massa radicular. Se a parte aérea da planta começou a crescer, o enraizamento foi bem-sucedido. Durante o período de enraizamento, a planta não pode ser alimentada, inundada e colocada sob luz solar direta. A temperatura ideal para o enraizamento é de 20 a 22 graus.
Assista ao vídeo sobre o enraizamento de estacas de pelargonium:
O que fazer depois?
Como crescer certo? Quando entender que o seu pelargonium está suficientemente enraizado, transplante-o para um local de residência permanente. Isso não terá que ser feito por aqueles que enraizaram as estacas em um tablete de turfa em um pote de terra. E então o que temos que fazer:
- Prepare um recipiente limpo desinfetado após outras plantas.
- Prepare solo fértil. Nas misturas de lojas, se não no pelargonium, é adequada uma mistura para begônias.
- Se você estiver preparando o solo, misture húmus frondosos, areia fina e relva do rio na proporção de 2: 1: 1. O terreno deve ser preparado com antecedência e derramado, para que, no momento do plantio, ele tivesse uma estrutura normal.
- Coloque uma camada de drenagem na panela: lascas de tijolos, pedrinhas, etc.
- Coloque uma pequena camada de solo.
- Retire a alça com um torrão de terra, isso pode ser feito com uma colher de sopa e colocado no centro da panela.
- Preencher as lacunas nas paredes da panela com o solo.
- Pressione o chão levemente.
- Molhe o pelargonium sem tocar na base do caule.
- Deixe o gerânio em sombra parcial por alguns dias.
Depois de cuidarmos, como uma planta adulta: rega oportuna moderada, cobertura, um local quente e bem iluminado.
Se algo desse errado
Sempre há uma chance de que algo não funcione, as estacas podem não criar raízes. Portanto, esses momentos devem ser previstos com antecedência:
- Se suas estacas estiverem na água há uma semana e não houver sinais de raízes, será necessário alterar o plano de ação. Faça um corte fresco um pouco mais alto, mergulhe no carvão, seque e enraize no chão, como já mencionado.
- Para não ficar com nada, faça mais cortes do que deseja obter. Se for bem-sucedido, você sempre poderá entregá-los a alguém.
- Água com cuidado, não se apresse. A maioria dos problemas de pelargonium ocorre devido a rega inadequada.
- Observe não apenas a temperatura do ar, mas também a temperatura da água e da terra na panela. Muitas vezes, o solo da panela no peitoril da janela é muito mais frio que a área circundante. A partir disso, as raízes deixam de se desenvolver, elas simplesmente começam a apodrecer.
- Esteja atento às condições dos brotos para não perder possíveis problemas.
Conclusão
A propagação por estacas e cultivo é uma maneira muito simples e rápida de propagar seu pelargonium favorito, que também preserva todas as características das plantas varietais. Em princípio, isso pode ser feito em qualquer época do ano, se você desejar.
E, em geral, o pelargonium é uma planta saudável extremamente diversa, bonita, pouco exigente e saudável, que pode crescer na rua e em casa. Não sem razão, há séculos que goza de tanta popularidade!