Mesquita Branca em Abu Dhabi - patrimônio arquitetônico dos Emirados

A Mesquita Sheikh Zayed (Abu Dhabi) é o edifício mais majestoso e caro da capital dos Emirados Árabes Unidos, cuja construção começou em 1996. Mais de US $ 545.000.000 foram gastos em sua criação. E, sem ambiguidade, o resultado justificou tais despesas - hoje é um dos maiores e mais bonitos templos do planeta, e uma foto da Mesquita Branca em Abu Dhabi pode ser vista frequentemente em revistas famosas.

Informações gerais

A Mesquita Sheikh Zayed é um enorme templo muçulmano, uma estrutura monumental e a personificação do luxo e da riqueza dos Emirados Árabes Unidos. Ao contrário da crença popular, a Mesquita Branca não foi construída em Dubai, mas em Abu Dhabi. Foi inaugurado em 2007 e leva o nome do primeiro governante e fundador dos Emirados Árabes Unidos, cuja sepultura fica nas proximidades. Esta é a única mesquita na cidade de Abu Dhabi que qualquer pessoa pode visitar: desde 2008, muçulmanos e seguidores de outras religiões podem vir aqui.

No entanto, essa não é a única coisa que atrai turistas para a mesquita branca de Zayed. Além disso, aqui você pode ver o maior tapete do mundo (sua área é de 5627 m²), sobre o qual mais de 1000 tecelões trabalharam. Também será interessante dar uma olhada no segundo maior lustre do mundo, incrustado com cristais Swarovski e revestido com folhas de ouro.

A escala da mesquita é impressionante: pode acomodar 40.000 pessoas, das quais cerca de 7.000 estão na sala de oração. As salas restantes podem acomodar simultaneamente 1.500-4.000 visitantes.

Arquitetura e Interiores

A mesquita branca na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, está em construção há quase 20 anos e abrange uma área de mais de 12 hectares. Cerca de 3.000 trabalhadores e 500 engenheiros trabalharam em um projeto tão grande, e profissionais de diferentes países competiram para se tornar o arquiteto-chefe. Como resultado, eles escolheram Jozef Abdelki, cujas idéias foram postas em prática.

Inicialmente, a Mesquita Branca foi construída no estilo marroquino, mas mais tarde começaram a aparecer elementos característicos das direções persa, mourisca, turca e árabe. A principal tarefa dos construtores era criar uma estrutura perfeitamente branca que pareceria espetacular não apenas sob os raios do sol, mas também à noite. O mármore da Macedônia lidou perfeitamente com essa tarefa, que foi usada para revestir o lado externo da mesquita. Na fachada do edifício, você também pode ver inserções de cristais brilhantes, pedras preciosas e ouro. O grandioso edifício é coroado por 82 cúpulas brancas como a neve. As fotos da mesquita branca em Abu Dhabi lembram esboços do famoso conto de fadas árabe “1000 e 1 noite”.

A Mesquita Zayed, em Abu Dhabi, é cercada por canais artificiais, mas pitorescos, que refletem um magnífico edifício à noite.

O pátio do templo (sua área é de 17.000 m²) também merece atenção: altas colunas brancas são decoradas com mesquitas não tradicionais com ornamentos florais e ouro, e um mosaico floral brilhante é colocado na própria praça de mármore.

O interior da Mesquita Branca de Abu Dhabi é ainda mais magnífico e caro: pérolas, esmeraldas, ouro, tapetes iranianos e lustres alemães estão por toda parte. A sala principal da mesquita é a sala de oração, que abriga uma espécie de centro - a parede Qibla, que descreve 99 qualidades de Allah. 7 enormes lustres incrustados de pedras raras e cristais multicoloridos iluminam o interior. O mais pesado e bonito deles está na sala de oração.

A iluminação da fachada do edifício muda periodicamente. Depende da hora do dia e do mês do ano. Na foto, você pode ver que na maioria das vezes a Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi, é pintada de azul, cinza, branco, azul e roxo.

Você pode estar interessado em: Que lembranças levar dos Emirados?

Regras e dicas de visita

Embora a Mesquita Branca Sheikh Zayed seja aberta a pessoas de diferentes religiões, ainda é um local sagrado para muçulmanos em Abu Dhabi, portanto, você deve seguir as seguintes regras:

  • tire os sapatos na entrada
  • vista roupas fechadas e amarre um lenço na cabeça (na entrada, você pode levá-lo de graça)
  • não dê as mãos
  • não coma, beba ou fume
  • não tire fotos dentro do templo
  • não toque no Alcorão, assim como objetos sagrados
  • é proibido entrar na mesquita durante os serviços.

E, é claro, vale a pena mostrar respeito pelos santuários muçulmanos, mesmo que você seja seguidor de outra religião.

Nota: O que não pode ser feito nos Emirados Árabes Unidos e como se comportar em um país muçulmano.

Informações práticas

Endereço e como chegar

A Grande Mesquita Zayed está localizada entre as três principais pontes que conectam a cidade de Abu Dhabi com o continente (Makt, Musafah e Sheikh Zayed Bridges) na Sheikh Rashid Bin Saeed Street, 5th St.

Al ghubaiba

Você pode acessá-lo a partir da estação de ônibus de Dubai (Al Ghubaiba) de ônibus regular por US $ 6,80. No entanto, vale a pena considerar que, de uma parada, é claro, você terá que ir à mesquita por cerca de 20 minutos, o que nem sempre é possível devido ao clima. Portanto, vale a pena pensar em pegar um táxi. A viagem custará US $ 90-100.

Você pode chegar à Mesquita Sheikh Zayed a partir de Abu Dhabi da mesma maneira: de ônibus (o preço do bilhete é de US $ 1) ou de táxi - de 15 a 20 dólares.

Veja também: O que ver em Abu Dhabi primeiro - 15 atrações

Tempo de trabalho

A Mesquita Branca em Abu Dhabi está aberta diariamente, e você pode chegar ao templo como turista:

  • Sábado - quinta-feira das 9.00 às 22.00
  • na sexta-feira - das 16:30 às 22:00 (sexta-feira ou Juma é um dos três principais feriados muçulmanos, portanto, os serviços são realizados neste dia)

Durante o mês sagrado do Ramadã para os muçulmanos, também vale a pena escolher com cuidado a hora de visitar a mesquita branca, porque constantemente realiza serviços e organiza vários eventos para os muçulmanos (“Ramadan Lanterns” e “Our Guests”). A propósito, o Ramadã, dependendo do calendário lunar, dura de 28 a 30 dias e começa no final da primavera ou no início do verão.

Custo da visita

Visitar a Mesquita Branca é totalmente gratuito. Isso se aplica a excursões e roupas que, se necessário, serão emitidas na entrada. É verdade que os turistas não são permitidos em todos os quartos.

Tours da mesquita em Abu Dhabi

Na Mesquita Branca, são realizadas excursões gratuitas de 60 minutos, durante as quais o guia apresentará turistas ao templo principal dos Emirados Árabes Unidos, além de contar muitas coisas interessantes sobre o Islã em geral. Eles são realizados em:

  • 10,00, 11,00, 16,30 horas, de domingo a quinta-feira
  • 10.00, 11.00, 16.30, 19.30 horas às sextas e sábados

No resto do tempo, você também pode visitar a mesquita branca; no entanto, você precisará usar o guia de áudio para visitar o Templo Sheikh Zayed em Abu Dhabi. No entanto, isso está longe de ser a pior opção, porque o dispositivo "fala" em chinês e árabe, inglês e alemão, italiano e espanhol, português e francês, hebraico, japonês e russo.

Além dos salões principais, a Mesquita Branca tem um salão de exposições onde é possível ver exposições de eventos como o Mercado de Turismo Árabe, a Feira Internacional de Turismo em Abu Dhabi, a Arabia Expo, a Feira de Turismo ITFM, ITB Berlim e GITEX.

Além disso, a mesquita recebe anualmente uma exposição de fotografias, "O Espaço da Fotografia Branca", cujo principal objetivo é mostrar a estética da arquitetura islâmica. Fotógrafos profissionais participam desse projeto, e essa competição atrai anualmente a atenção da comunidade mundial. O custo da entrada na exposição na mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi, também é absolutamente gratuito.

A propósito, você pode começar a viajar pelo maior templo de Abu Dhabi e dos Emirados Árabes Unidos como um todo agora, porque um tour virtual está disponível no site oficial (www.szgmc.gov.ae/en/). Mas ainda vale a pena ver a Mesquita Sheikh Zayed branca ao vivo, porque é reconhecida como um dos mais belos templos do nosso tempo.

Deixe O Seu Comentário