Sala de estar no interior do quarto

Interiores multifuncionais estão firmemente incluídos em nossa rotina diária. Ninguém fica surpreso com as cozinhas, as salas de jantar e as salas de estar combinadas, a conexão de um escritório com uma biblioteca e os quartos com um camarim. Até mesmo banheiras incomuns localizadas no quarto, capazes de causar um choque há algumas dezenas de anos atrás, hoje em dia parecem estranhas a ninguém. Convencionalmente, todos os princípios de conexão de diferentes segmentos funcionais em uma sala podem ser divididos em dois tipos - no primeiro caso, a combinação de zonas é causada pela falta de espaço, quando os proprietários são simplesmente forçados a tomar essas medidas, o segundo caso tem o conceito oposto - um grande espaço pode ser usado para organizar vários segmentos vitais . Nesta publicação, falaremos sobre a combinação da área da sala de estar com o quarto e consideraremos as opções por falta de espaço útil e metros quadrados suficientes para acomodar não apenas o segmento adormecido.

Transformando o quarto na sala de estar

Entre as habitações modernas, uma proporção considerável pertence aos estúdios. Nesses espaços, uma grande sala combina várias áreas funcionais. Na maioria das vezes, apenas o banheiro é exposto ao isolamento. Não é de surpreender que a sala de estar, neste caso, esteja lado a lado com o quarto. Se a sala for espaçosa o suficiente, o zoneamento de vários segmentos da vida não será difícil. Mas como planejar a colocação de um beliche na sala de estar, se o espaço útil estiver em falta? Camas dobráveis ​​vêm em socorro. À noite, o local de dormir é transformado do armário, e o quarto se torna um quarto; pela manhã, você devolve a estrutura ao local (com um ligeiro movimento) e o quarto novamente se transforma em uma sala de estar, pronta para receber convidados.

É claro que dormir em uma cama dobrável não está disponível para todos - pessoas idosas com deficiências e físicos muito grandes não conseguirão relaxar completamente, sentadas em uma estrutura desse tipo. Mas para casais jovens ou proprietários solteiros de apartamentos, essa opção de organizar a situação na casa pode ser ideal.

Não apenas a cama em si pode atuar como transformador, mas também o pódio. Normalmente, sistemas de armazenamento (até o espaço sob as etapas) e bancadas para organizar a área de trabalho são incorporados a essas estruturas.

Para muitos que moram em apartamentos de um quarto, o quarto é ao mesmo tempo uma sala de estar, um escritório, uma biblioteca. E a única maneira possível de organizar um beliche é usar um sofá com um mecanismo dobrável. Obviamente, o sofá não poderá fornecer o nível de suporte necessário para o corpo de uma pessoa adormecida, da maneira que um colchão ortopédico desempenha essas funções. Mas se você precisar usar um sofá dobrável, poderá encontrar um modelo que se decomponha em um plano quase uniforme.

Zoneamento do espaço multifuncional

Outra opção para combinar o espaço da sala e do quarto não envolve o uso de transformações com móveis. O segmento de dormir pode ser dividido em zonas usando cortinas. Cornijas (trilhos) são montadas no teto, ao longo das quais uma cortina ou cortina se move. Como resultado, você obtém uma área de dormir completamente privada, enquanto a sala continua sendo um segmento funcional completo.

Uma das maneiras mais baratas, mas ao mesmo tempo eficazes, de separar o setor do sono da sala de estar é o uso de prateleiras como divisória. Por um lado, você obtém um sistema de armazenamento adicional para livros, documentos e outros itens necessários e, por outro, um belo elemento interior. Ao mesmo tempo, a configuração do rack pode ser uma estrutura completamente surda que não permita a luz de uma zona para outra ou ser preenchida com espaços vazios para criar uma imagem mais "arejada".

Às vezes, como uma divisória entre o quarto e a sala, você encontra uma estrutura na qual não apenas os sistemas de armazenamento, mas também uma lareira de dois lados são efetivamente inscritos. Além da óbvia divisão do espaço em setores, ambas as áreas funcionais recebem um elemento interior notável, cuja observação pode pacificar e relaxar - uma lareira com fogo.

A escala de algumas salas de estar permite o zoneamento do setor de dormir atrás de divisórias de vidro. Se você equipar essas partições com cortinas, poderá obter a qualquer momento uma privacidade excepcional da área de dormir. Depois de fechar as cortinas, você obtém um espaço no qual a luz natural penetra na sala de estar (o segmento de dormir não possui janela própria por razões óbvias).

Mas para muitos designers e proprietários de residências, qualquer vedação de segmentos funcionais é inaceitável - apenas um layout gratuito que permite manter uma sensação de espaço e liberdade, mesmo em salas de tamanho médio. Como regra, nesses espaços, a área do quarto não se limita a nada. O acabamento geral da superfície, a escolha de tecidos e decoração, apenas sistemas de iluminação devem ser equipados para cada segmento funcional. Por exemplo, o estilo loft aceita apenas esse tipo de layout em uma sala espaçosa.

Uma das maneiras de separar segmentos funcionais em uma única sala é destacar um setor difícil, mas uma camada inteira. Para salas com tetos altos, é possível alocar um nível superior para organizar um berço diretamente acima da sala de estar. Ao mesmo tempo, a área do quarto pode ter dimensões muito pequenas - para colocar uma cama, você precisa de muito pouco espaço livre e a altura dos tetos não desempenhará um papel significativo, se você pudesse chegar à zona oleosa com conforto.

Área de dormir

Seria estranho não usar o espaço útil do quarto para colocar qualquer zona que não fosse o local de dormir. Além disso, para organizar um segmento de descanso e relaxamento ou até reuniões de pequenas empresas, basta um par de poltronas, uma mesa de café ou uma pequena otomana e uma TV localizada em uma das paredes.

O arranjo mais lógico de poltronas ou um sofá na sala de estar localizada no quarto pode ser considerado um assento na janela. E não apenas porque esse espaço não é usado para organizar as camas (não estamos falando de casos excepcionais de quartos pequenos). Como resultado desse layout, obtemos não apenas um local para relaxamento e conversas particulares, mas também uma área de leitura confortável. Durante o dia, há luz natural suficiente; para o crepúsculo da noite, é necessário prever a presença de uma fonte de luz artificial - uma lâmpada de assoalho será uma ótima opção.

Mesmo uma poltrona, uma pequena mesa de apoio e uma luminária instalada na janela formam um local de leitura confortável. Você também pode usar a área da mesa de café para refeições curtas, como café da manhã. Será especialmente agradável tomar café da manhã, sentado em uma poltrona confortável, se a paisagem estender uma aparência agradável.

Se o quarto tiver uma lareira (ou sua imitação espetacular), é lógico colocar a área da sala perto da lareira. Um par de poltronas aconchegantes perto da lareira, uma mesa de café e uma luminária para leitura à noite - você pode criar a área de relaxamento perfeita no quarto.

Para quartos com um comprimento grande, será racional colocar a área de estar ao pé da cama. Ao colocar as costas das cadeiras próximas ao pé e instalar uma pequena mesa entre elas, o espaço utilizável da sala para dormir e relaxar é economizado.

Se o espaço da sala permitir, você não pode se limitar apenas à instalação de cadeiras e usar o sofá modelo compacto. Do ponto de vista dos móveis estofados, não é necessário que o sofá e as cadeiras tenham o mesmo estofamento e design. Uma imagem externa original pode ser obtida usando várias cores no desempenho de móveis, mas combinada com tecidos para projetar um berço e decorar aberturas de janelas.

É impossível não usar o quarto com a janela de sacada para organizar a área de estar, além do segmento de dormir. Dependendo do tamanho e da configuração da janela de compartimento. Pode ser instalado nele como um par de poltronas com uma mesa pequena ou um sofá compacto com os itens internos adicionais correspondentes - um otomano, um piso ou uma luminária de mesa.

Para conectar harmoniosamente a sala de estar e as áreas de dormir, é mais fácil usar tecidos. Por exemplo, se você já tem um lugar para dormir, para uma integração equilibrada da área de lazer, pode usar um tecido para estofar cadeiras, um sofá ou um otomano e fazer uma cabeceira macia de uma cama já instalada do mesmo material.

Uma ótima maneira de destacar a área de relaxamento no quarto, mantendo a liberdade de movimento e o espaço da sala, é usar arcos de várias configurações. O arco ajudará a tornar a área de lazer mais aconchegante, confortável e um pouco isolada. Dependendo do tamanho da sala, do estilo escolhido de decoração de interiores, pode ser arcos tradicionais ou opções de design não triviais para isolar a área de recreação.

Não apenas a área de estar no quarto

Além da área de relaxamento, o quarto espaçoso pode acomodar um pequeno local de trabalho. Os aparelhos modernos são incrivelmente compactos - para a organização de uma mesa de computador, um console bastante estreito que é montado diretamente na parede. Aproxime-se de uma poltrona ou cadeira confortável com um encosto e um assento estofado - o setor de home office está pronto. A conveniência de tais zonas é que o local de trabalho também pode ser usado como uma penteadeira - pendure um espelho sobre o console ou use o produto em um tripé dobrável e o local para criar uma aparência diária está pronto.

Além da área de lazer, no quarto com uma grande área, você pode colocar um segmento de guarda-roupa. Nesse caso, existem várias opções para colocar sistemas de armazenamento no espaço para dormir. Por exemplo, você pode fechar o armário atrás das portas de correr de vidro, o que praticamente não impedirá a penetração da luz na área de armazenamento, mas ao mesmo tempo delineie claramente os limites do segmento funcional. Muitos proprietários gostam da ideia de usar cortinas e telas baixas, ideais para interiores de estilo oriental. Também existem amantes do espaço livre que preferem não limitar a área do quarto a qualquer tipo de partição e deixar o espaço livre para tráfego sem impedimentos.

Outra maneira de usar o quarto de dormir é multifuncional - aumentando a zona de leitura da fonte dos livros - a biblioteca doméstica. Para incorporar ou instalar uma estante, você não precisa de muito espaço útil - as prateleiras rasas abertas são adequadas para a colocação de livros. Uma das paredes sem janelas é bastante adequada para esses fins. Ou você pode usar o espaço ao redor da janela para incorporar uma estante ou estante de tamanho perfeito feita sob medida.

Assista ao vídeo: 36 IDEIAS DE PORTAS DE MADEIRA DE PARA QUARTO, SALA E BANHEIRO DE CORRER E COM VIDRO (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário