Estilo escandinavo ou interior sueco moderno
A popularidade do estilo escandinavo, por um motivo, conquistou o coração de muitos designers e proprietários de casas. Esse estilo simples e conciso, não desprovido de estética calorosa e aconchegante, parece organicamente tanto na estrutura de um apartamento da cidade quanto no design de uma casa de campo. Para perceber os motivos do estilo escandinavo, não são necessários grandes espaços ou uma abordagem especial em estruturas arquitetônicas. A vantagem desse estilo é que os proprietários de apartamentos e casas particulares podem escolher independentemente os materiais de acabamento, determinar o layout e comprar móveis que corresponderão à sua idéia de conveniência e praticidade. Adicionando apenas alguns toques finais no campo da decoração de ambientes, você pode obter uma decoração confortável, aconchegante, mas ao mesmo tempo moderna, que será relevante nos próximos anos.
Usando um exemplo de apartamento sueco, gostaríamos de demonstrar como o estilo escandinavo pode parecer hoje. Talvez nossos compatriotas também gostem do laconicismo e do pragmatismo do design no estilo dos países escandinavos, atraídos por sua praticidade, originalidade e acessibilidade.
Tendo dado os primeiros passos nos apartamentos suecos, entendemos que o apartamento é um estúdio em que segmentos funcionais, como hall de entrada, sala de estar, sala de jantar e cozinha, estão localizados em um grande espaço sem portas e divisórias. Quartos separados é apenas um quarto e um banheiro.
Todo o espaço do primeiro e maior quarto do apartamento é decorado com tons de branco como neve das paredes e do teto, além de parquet de madeira clara como revestimento do piso. As paredes brancas são uma das técnicas de design mais comuns para decorar quartos no estilo escandinavo. Quartos espaçosos e luminosos, inundados de luz solar - o que mais é necessário para uma vida escandinava em condições climáticas difíceis.
Começamos a inspeção dos segmentos funcionais do apartamento sueco com uma sala de estar. Esta área é decorada de uma maneira muito contrastante, mas confortável e prática - um sofá de canto espaçoso, uma pequena mesa de café e uma cadeira de vime formando uma união orgânica. O entrelaçamento de combinações de preto e branco em tecidos, decoração de paredes, elementos de móveis, iluminação e carpete cria uma imagem dinâmica de uma área de lazer para os sete e encontros com os amigos.
Em meio à abundância de combinações de preto e branco e contra o fundo de paredes brancas como a neve, sempre não há pequenas manchas de cor suficientes. Tais detalhes suculentos, brilhantes e, entre outras coisas, úteis de cores eram plantas de interior, espalhadas por todo o apartamento.
Nos países escandinavos, muitas vezes é sombrio e cinzento nas ruas, por isso os habitantes do norte da Europa sempre tentaram trazer o máximo de luz possível para suas casas. Janelas grandes, decoração clara e, claro, fontes de luz artificiais. Em uma espaçosa sala de plano aberto, é importante garantir que todos os segmentos do espaço tenham suas próprias luminárias. Mas, ao mesmo tempo, um lustre ou uma composição de luzes pendentes, localizadas aproximadamente no centro da sala e espalhando a luz imediatamente para todo o espaço, parecerão organicamente.
Passamos para a área da sala de jantar, localizada no bloco da varanda, o que significa - bem iluminada. Nos interiores escandinavos, muitas vezes você pode encontrar janelas que não são decoradas com cortinas ou cortinas. Às vezes, existem projetos de design com decoração de janelas com tule branco como a neve. De qualquer forma, a decoração da janela deve permitir a quantidade máxima de luz na sala. Muitas vezes, cortinas ou cortinas em cores brilhantes são usadas exclusivamente para decoração e não para proteção da luz natural.
Uma mesa redonda branca como a neve e cadeiras originais com pernas de metal e assentos de plástico com um encosto correspondente formavam uma aliança orgânica. Os móveis parecem fáceis e concisos, criando um ambiente favorável para refeições em família ou para receber convidados.
Seria lógico passar da área de jantar para o espaço da cozinha. Apesar do layout aberto, o segmento de cozinhas tem um zoneamento muito claro - o piso com uma placa de parquet termina aqui e o grés porcelânico começa. Além disso, a península com um bar limita muito claramente a área de culinária e refeições curtas.
Como todos os segmentos funcionais da casa, a área da cozinha está sujeita aos princípios básicos do estilo escandinavo - o ambiente deve ser prático, estético e ergonômico. A abundância de sistemas de armazenamento, a localização conveniente de eletrodomésticos e superfícies de trabalho possibilitou a criação de uma base de trabalho completa para a implementação de processos de cozinha. E a combinação do brilho prateado do aço inoxidável com um agradável padrão natural de madeira clara levou à criação de uma aparência atraente da cozinha.
Enfrentar um avental de cozinha com mosaicos coloridos brilhantes não é apenas uma maneira prática e durável de decoração, mas também uma aparência atraente, uma variedade de paletas de cores no segmento de cozinhas e um complemento orgânico para o design existente.
A península com uma bancada arredondada estendida tornou-se não apenas um amplo sistema de armazenamento de utensílios de cozinha, mas também uma área para refeições curtas, além de uma base de distribuição. Aqui você pode tomar café da manhã para não pôr a mesa na sala de jantar ou comer algo enquanto o jantar é assado no forno para toda a família. O bloco superior de armários de cozinha, localizado sob o teto acima da península, tornou-se não apenas um sistema de armazenamento, mas também um local para a incorporação de iluminação.
Passamos para o quarto pessoal dos proprietários, localizado separadamente. Não é de surpreender que no quarto vejamos métodos semelhantes aos da sala de estar ao decorar e mobiliar o quarto. Paredes e teto brancos como a neve, parquet de madeira, móveis práticos e detalhes contrastantes de elementos decorativos e luminárias.
A decoração simples e organizada do quarto criou uma atmosfera na qual é fácil relaxar e se preparar para dormir. Mas, ao mesmo tempo, o interior não parece chato, banal. E, basicamente, graças à escolha original dos modelos de decoração e design de luminárias.
No banheiro, localizado perto do quarto, também vemos a combinação familiar de preto e branco em um design prático e estético. Os azulejos brancos nas paredes se transformam em porcelanato preto no chão, criando um aumento visual em um pequeno espaço utilitário. O encanamento em branco e o brilho dos acessórios cromados tornam-se os principais elementos do interior, apesar de sua aparência completamente tradicional.
O apartamento sueco tem acesso a um terraço ao ar livre com piso de madeira e uma confortável área de estar ao ar livre. Uma área de jantar com móveis de jardim de metal e madeira, um confortável sofá de vime com muitos travesseiros e uma churrasqueira - o que mais você pode precisar para um jantar em família ao sol ou uma pequena festa com os amigos?
Nem o último papel no design do terraço ao ar livre é desempenhado por plantas vivas que crescem em vasos e banheiras, cestas e até baldes. Plantas simples e despretensiosas tornam possível não apenas estar em harmonia com a natureza circundante, mas também decorar uma área de lazer ao ar livre.
Da sala de jantar, você pode chegar à varanda sem vidros, que também possui um local confortável para relaxar no ar. Se começar a chover, basta remover os travesseiros e os assentos macios das cadeiras de metal, que, a propósito, também simplesmente dobram e dobram.
Existem apenas três móveis de exterior, alguns travesseiros e plantas vivas em vasos, e juntos eles criam um segmento inteiro no qual você pode sentar-se confortavelmente para ler livros, conversar ao ar livre, fazer uma refeição curta ou até um jantar romântico na estação quente.