Local de trabalho no quarto
Um quarto é um lugar em que uma pessoa recupera sua força: não apenas física, mas também emocional. É importante escolher o design e a decoração da sala, contribuindo para o relaxamento e a remoção do estresse psicológico. Para organizar o quarto, é conveniente uma sala silenciosa, iluminada e isolada, o mais longe possível da cozinha.
A organização do local de trabalho no quarto tem sua própria vantagem: um ambiente calmo e tranquilo permitirá que você se concentre melhor na lição. Na ausência de um espaço livre para o local de trabalho, sua localização no quarto é a melhor opção. Nesse caso, o interior pode ser equipado de forma que as duas áreas - a área de trabalho e o quarto - não entrem em conflito, pareçam harmoniosas e se submetam a uma única energia.
O esquema de cores dos itens da sala e do interior
Pessoas da antiguidade começaram a perceber que a cor afeta de certa maneira a psique humana. Por exemplo, vermelho, laranja e amarelo têm um efeito excitante e estimulante, enquanto o azul tem um efeito relaxante.
Para um quarto combinado com um escritório, é melhor escolher cores claras e neutras:
- cinza: uma ótima opção para uma combinação de duas zonas. Essa cor não sobrecarrega a psique e a visão e, no contexto, é fácil esconder as imperfeições da sala ou destacar detalhes significativos do interior.
- azeitona: outra cor "calma". Equilibra o estado emocional e alivia o estresse. Ao escolher esta cor, vários recursos devem ser levados em consideração: a azeitona absorve bem a luz; portanto, deve haver iluminação suficiente; é melhor não escolher tons escuros, eles podem transformar uma sala em um "pântano".
- creme: uma boa opção para uma sala pequena, pois é capaz de expandir visualmente o espaço. Tem um efeito emocional suave, dá força e confiança.
Essas cores, em combinação com o branco, criarão uma atmosfera favorável ao lazer e ao trabalho, além de reconciliar e reunir as duas zonas.
Para diluir as cores pastel e revitalizar a sala, você pode usar as cores brilhantes de alguns objetos de decoração. Por exemplo, uma mesa de cabeceira, uma cadeira de trabalho e um abajur em uma mesa laranja “acumulam” espaço em uma composição harmoniosa, moderna e original.
Os princípios do arranjo de zonas na sala
Para otimizar o espaço da sala, é importante posicionar corretamente os móveis que formam a área de trabalho e de dormir. Um layout bem projetado da sala permitirá que as zonas cumpram sua missão de uma maneira de qualidade: proporcionar um sono confortável ou um trabalho produtivo.
Área de dormir
Existem recomendações gerais para o equipamento da área de dormir:
- é melhor colocar a cama na parte oposta da sala da janela ou na parte mais escura da sala. É importante considerar a conveniência de abordagens para a cama: elas não podem ser desordenadas;
- a cama deve ser colocada ao longo da sala, de cabeça para a parede menor sem uma janela;
- Não é recomendável colocar a cama em frente à porta;
- de acordo com as regras da ergonomia, a distância entre as bordas da cama e as paredes não deve ser inferior a 70 cm.
Mas não devemos esquecer que há exceções a todas as regras; às vezes é melhor colocar a cama na diagonal da sala, se não for possível fornecer abordagens convenientes. Em alguns casos, você pode colocar uma cama sob a janela, se a geometria da sala não permitir que você escolha uma solução diferente.
Área de trabalho
É melhor equipar a área de trabalho no quarto perto da janela. A iluminação adequada ajudará a criar um clima de trabalho.
Uma boa solução funcional seria combinar o peitoril da janela com a área de trabalho. Isso economizará espaço e dividirá adequadamente as zonas existentes.
Outra opção para a localização do local de trabalho é conectar-se a outras peças funcionais de móveis: prateleiras, cômodas ou armários. Essa solução oculta a área de trabalho e cria a ênfase principal da sala como um quarto. Por exemplo, um local de trabalho como parte de um gabinete:
Local de trabalho combinado com uma penteadeira:
Em uma composição com prateleiras:
Os amantes clássicos encontrarão a solução padrão: uma mesa cor de avelã. Nesse caso, é melhor posicioná-lo na parte oposta da sala da cama para maximizar a distância entre as zonas uma da outra.
Ao mesmo tempo, a área de trabalho no estilo clássico existe de forma independente e não requer suporte de todas as instalações.
Elementos interiores no quarto
Além da cor e dos móveis, a iluminação e os detalhes adicionais do interior desempenham um papel decisivo na percepção visual de uma sala. Ao escolher cores calmas do acabamento geral, recomenda-se diluir a composição com detalhes saturados. Pode ser têxteis e elementos de decoração.
Criar uma atmosfera aconchegante é importante para a área de dormir, tapetes macios, travesseiros e luminárias de cabeceira podem ajudar.
A área de trabalho deve estar bem iluminada, de modo que as cortinas ou cortinas das janelas sejam contra-indicadas. A solução ideal seria persianas e telas.
Uma mesa de trabalho não deve estar cheia de detalhes desnecessários: um candeeiro de mesa e um computador são o mínimo necessário para um trabalho produtivo. E é melhor decorar mesas de cabeceira ou prateleiras com elementos decorativos.