O sol no peitoril da janela ou em amarelo Decembrist

Schlumbergera é um gênero de plantas da família dos cactos. Na Rússia, esta flor é conhecida como dezembrista, nos países ocidentais é chamada de cacto de Natal. Na natureza, várias espécies de Schlumbergera - e ao todo, de acordo com várias fontes, existem de 6 a 9 - crescem nas florestas tropicais do Brasil. Na cultura, duas espécies são usadas principalmente: Schlumbergera truncata e Schlumbergera russelliana.

Na natureza, Schlumbergera é uma epífita. A planta liga-se a galhos de árvores e se alimenta de folhas caídas e outros detritos orgânicos. Ao contrário de seus parentes espinhosos do deserto, Schlumberger prefere umidade e sombra. Geralmente, à menção do dezembrista, um arbusto com elegantes flores vermelhas ou brilhantes de framboesa aparece. Menos conhecidos são os dezembristas das cores laranja e amarelo.

Tipos de flores e fotos

"Charme de ouro"

A primeira variedade de Schlumbergera com flores amarelas foi o "Charme de Ouro". Foi criado no início dos anos 80 do século XX no berçário americano B.L. Cobia Inc. criador R.L. Kobia. Foram necessários cerca de 15 anos de trabalho meticuloso para criá-lo. Como material, foram utilizadas instâncias de Schlumbergera com flores de laranjeira. As cores vermelho-laranja da Schlumberger são encontradas na natureza.

Como a cor laranja é, de fato, uma combinação de amarelo e vermelho, as plantas foram selecionadas durante a seleção, na qual o componente amarelo prevaleceu sobre vermelho e rosa. O resultado foram 50.000 sementes. Eles foram semeados e, quando cresceram e floresceram, apenas um deles virou flores amarelas. Mas o arbusto em si era fraco e parecia não apresentável.

Então ele foi cruzado com uma planta com flores brancas e um arbusto poderoso. Como resultado, o fruto amadureceu com aproximadamente 200 sementes. Eles foram plantados novamente e esperaram a floração. Dos 150 arbustos com flores amarelas, apenas um foi selecionado novamente. Ele se tornou o ancestral da variedade e o ancestral de todas as variedades de Schlumbergera com flores amarelas.

"Chama de Natal"

Às vezes, além da vontade dos criadores, ocorrem mutações - uma mudança nas características varietais da prole. Na maioria das vezes, essas amostras são rejeitadas, mas ocasionalmente novas variedades resistentes surgem como resultado de mutações. Então, como resultado da mutação "Gold Charm", uma variedade de "Christmas Flame" apareceu.

Difere do pai, pois seus botões são vermelhos com uma tonalidade violeta (o Charme de Ouro possui um verde amarelado), mas mais perto do início da floração, os botões ficam amarelos e apenas nas bordas há um tom vermelho-alaranjado. Portanto, uma flor semi-florescida se assemelha a uma chama de vela. Para isso, a flor recebeu esse nome, que pode ser traduzido como "chama de Natal".

"Cabmridge"

Ao cruzar o "Charme de Ouro" e "Chama de Natal", a variedade "Cabmridge". Diferentemente da maioria das variedades decembristas, os brotos verticais são característicos.

"Bruxas Brasil"

A variedade "Bruxas Brasil" em cor lembra "Chama de Natal", mas suas pétalas são mais largas. Na base eles são quase brancos, então a cor branca flui suavemente para o amarelo. As bordas da pétala são amarelo-laranja.

"Tangerina do Crepúsculo"

Lindas flores amarelas brilhantes com um tom laranja da variedade Twilight Tangerine. E as flores amarelas e cremosas da Schlumbergera da rara variedade Chelsea têm uma borda irregular incomum que se assemelha a uma franja.

Frances Rollason

O luxuoso decembrista "Frances Rollason" não deixará ninguém indiferente. O contraste do meio amarelo claro e cremoso, quase branco na base, e a borda brilhante, vermelho-laranja, parece muito impressionante.

No entanto, esta flor é extremamente caprichosa e sua aparência depende em grande parte das condições de detenção.

Produtores amadores costumam experimentar cruzando dezembristas de várias cores. Deve-se lembrar que, para o Schlumbergera, o gene amarelo é recessivo (fraco), e quando um dezembrista amarelo é cruzado com flores de outras cores nos arbustos resultantes, as flores nunca serão amarelo puro, embora um tom amarelado esteja presente.

Por que demorou tanto tempo e esforço para se reproduzir?

O fato é que, na natureza, a Schlumbergera não floresce com flores amarelas. No habitat natural, apenas flores vermelhas, rosa, laranja e brancas são encontradas. Somente beija-flores-de-bico-longo podem polinizar flores alongadas de zigocactus. Em princípio, eles distinguem todas as cores do espectro visíveis aos seres humanos, mas na prática eles preferem diferentes tons de vermelho.

Cuidado: No entanto, em geral, para a família dos cactos, as flores amarelas são muito características; portanto, a Schlumbergera tinha inicialmente uma pequena quantidade de pigmento amarelo; caso contrário, seria impossível remover o decembrista amarelo.

É possível conseguir colorir sozinho?

Tais experimentos só podem ser realizados por criadores experientes que trabalham com o cultivo de novas variedades. Você pode tentar atravessar em casa, mas não deve contar com esse resultado - As alterações genéticas decembristas não são totalmente compreendidas e podem ser imprevisíveis.

A cor da flor é afetada não apenas por fatores hereditários, mas também pelas condições climáticas. Se, no período entre a formação dos brotos e a floração total, não for possível manter uma temperatura acima de 15 ° C, é provável que as flores adquiram um tom rosado.

Conclusão

Os dezembristas com flores amarelas parecem muito elegantes. Além disso, durante os meses de inverno, os residentes das latitudes do norte geralmente sofrem com a falta de luz. Nas longas noites de dezembro da Schlumbergera, o amarelo lembrará o sol e aumentará o seu humor. E se você as adicionar com variedades rosa, laranja e branca, o elegante peitoril da janela durante todas as férias de inverno agradará ao proprietário nada menos que uma árvore de Ano Novo.

Assista ao vídeo: Como colocarassentar Pedra de Granito na Varanda e Janela (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário