Como reparar móveis de couro em casa, aconselhamento especializado
Estofos em couro para móveis são considerados um dos melhores materiais. Combina força e uma aparência apresentável. Mas durante o uso, pontos e arranhões ainda aparecerão. Realizar pequenos reparos em móveis de couro por conta própria é real, embora muito dependa da natureza dos danos. Se a poluição ou um defeito não forem eliminados a tempo, os móveis perderão seu valor e a saturação da cor do estofamento. Com arranhões e rachaduras, a situação é ainda pior - se o reparo não for iniciado a tempo, a rachadura poderá crescer a um tamanho que tornará mais fácil comprar um sofá novo.
Materiais e ferramentas necessários
Para escolher os materiais certos, você deve avaliar cuidadosamente as condições dos móveis. Isso é necessário para entender a natureza do problema e determinar como resolvê-lo. Para consertar móveis de couro, você pode precisar de ferramentas profissionais que não são aconselháveis comprar para uso doméstico descartável.
Se estamos falando de poluição simples, basta cozinhar um pano e álcool. O reparo de rachaduras é um pouco mais complicado. Antes de iniciar o trabalho, você precisará adquirir ferramentas de construção - elas serão usadas para desmontar móveis e remover estofos antigos. Este é um conjunto de chaves de fenda, chaves, uma chave de fenda, alicates, uma ferramenta para remover grampos. A substituição do material envolve o uso de uma pistola de grampo. Este é um conjunto básico de ferramentas.
Existem opções de reparo usando tinta, pele líquida e outros meios improvisados. Portanto, vale a pena comprá-los com antecedência. Não se esqueça do preenchimento do sofá - o material também pode precisar ser restaurado total ou parcialmente. A espuma costuma atuar como uma carga. Certifique-se de obter uma linha e uma agulha. A máquina de costura aguenta mais rápido. Se for planejada uma substituição parcial ou total do estofamento, será necessária uma grande quantidade de material novo.
Métodos de reparo e recuperação
Para móveis de couro, as manchas não são tão críticas, ao contrário de defeitos físicos, como cortes ou arranhões. Existem várias formas básicas de restauração desses móveis, visando a restauração total ou parcial do material e a ocultação de defeitos. Como antes, o estofamento não parecerá, mas os riscos serão invisíveis. Os seguintes métodos de reparo podem ser observados:
- A maneira mais fácil é consertar móveis de couro usando um produto chamado "Couro Líquido" ou equivalente;
- O arranhão é pintado com verniz ou tinta, de acordo com a cor do estofamento. Isso é apenas um disfarce;
- Uma aplicação é aplicada ao local danificado ou um remendo é costurado se a aparência do produto não sofrer com isso;
- O processo mais complexo e longo é o transporte completo do material. Vale a pena recorrer a ele somente quando o reparo com pele líquida não ajudar mais;
- Substituindo o Hardware. Em algumas situações, não é o próprio estofamento que precisa de reparo, mas a decoração ou os acessórios.
Pele líquida
Se você precisar trabalhar com grandes danos, precisará preencher o vazio com espuma de borracha ou algodão. Esta área é colada a partir do interior do estofamento. Usando a mesa fornecida com pele líquida, você deve escolher a cor mais adequada. A superfície danificada é limpa, desengordurada, após o que os móveis são reparados com móveis de couro. Não há regras especiais para a aplicação de “pele líquida” na superfície. O líquido pode ser aplicado tanto com um pincel quanto com uma espátula. Existe um truque que permite que você devolva o local restaurado com a ajuda dos meios especificados, a fatura do material de origem - você precisa anexar uma amostra do sofá à área danificada.
Escolha o tom certoLimpamos o revestimento e aplicamos a composiçãoResultadoPintura
A coloração ajuda em situações em que, após uma longa operação, os móveis perdem a aparência devido ao desgaste. Nesse caso, pequenos reparos cosméticos devem ser realizados com pintura. A tinta em si pode produzir tanto na forma de aerossol quanto na forma de spray, respectivamente; será simples reparar móveis de couro. Primeiro, você precisa avaliar o quanto a tinta corresponde à cor do estofamento e, se necessário, misturar vários tons para obter a cor certa.
A superfície danificada é primeiro limpa de sujeira e depois desengordurada com acetona. É melhor usar sprays, eles são mais convenientes de usar. A tinta deve ser aplicada em várias camadas. É importante que a camada de tinta anterior esteja seca antes da aplicação da próxima camada. Para pintar seca mais rápido, você pode usar um secador de cabelo comum.
Escolha tintaNós processamos acetonaAplicar composiçãoPintura terminadaTransporte
A lista de itens que devem ser incluídos no kit de reparo está descrita acima. Primeiro, o sofá é inspecionado, após o que o estofamento antigo é desmontado. A lateral, as costas do sofá, assim como o assento, são removidas usando um hexágono ou chave inglesa. Os suportes que prendem o estofamento são removidos com uma ferramenta especial. O preenchimento antigo, mesmo que esteja em boas condições, é melhor removido por um tempo para avaliar a condição do quadro. Se necessário, o material de enchimento é alterado para uma nova espuma, além de partes danificadas da estrutura.
O padrão de um novo estofamento deve ser feito com uma margem de 10 cm, enquanto você precisa navegar para o estofamento antigo. Depois que todos os detalhes forem cortados, você poderá começar a costurar. Na ausência de habilidades adequadas, esse processo pode ser confiado a um especialista.
A constrição é a seguinte:
- O elemento cortado é colocado no estofamento do sofá. É necessário organizar o material no centro dos móveis;
- O tecido é enrolado nas bordas, paralelamente a isso, ocorre a tensão do material;
- A fixação do estofamento é realizada usando suportes, que devem estar localizados a uma distância de pelo menos 4 cm um do outro.
Você precisa começar a trabalhar a partir do meio e passar para as bordas. Isso fornecerá tensão uniforme.
Listras
As listras podem resolver o problema de arranhões. A essência do método é cortar e colar um pedaço de pele maior que o próprio arranhão. O adesivo deve ser redondo, embora seja permitido um formato diferente. O remendo cortado é colado no fundo da rachadura. Quanto à cola, ela deve ser à base de água. É muito difícil escolher um patch que não seja muito diferente do material principal, mas mesmo se você conseguir encontrar esse material, a diferença será visível. Nessa situação, você também deve usar tinta. O reparo é concluído quando o corante está seco.
Acabamento de superfícieSelar o buracoFazendo o patchCole o adesivoForro
O reparo de móveis de couro em casa pode ser feito com a ajuda de revestimentos ou aplicações. Esse método pode ser chamado de incomum, porque altera radicalmente a aparência dos móveis. A guarnição difere do remendo, pois é colocada em cima do estofamento. A almofada serve para evitar mais crescimento de trincas. Consequentemente, o proprietário do móvel está ciente de que o sofá ou a poltrona não estarão mais em sua forma original. Mas isso pode ser evitado mostrando um pouco de imaginação. Usando sobreposições contrastantes, você pode representar um padrão incomum - pode ser uma figura abstrata ou uma imagem específica. É melhor colocar um deslizamento na cola ou costurar nos fios.
Linhas e agulhas não devem ser usadas pelo motivo de deixarem marcas, o que exclui a possibilidade de reorganizar o revestimento para outro local sem consequências. Usar cola dá uma oportunidade para erro. Como na vedação convencional de trincas, desengordure o local desejado antes de instalar os revestimentos.
Limpe o revestimentoStick up
Existe um tipo de adesivo projetado para trabalhar com a pele. Você precisa procurar um produto chamado cola universal para a pele. A especificidade do processo reside em sua eficiência apenas para pequenos cortes e trincas. Restaurar móveis de couro envolve a aplicação de cola com cuidado. Você pode fazer a aplicação de cola com um palito de dente, um fósforo ou um palito de tamanho semelhante. Depois de aplicar o adesivo, pressione firmemente as bordas do arranhão. Além disso, essas arestas podem ser unidas com fio sintético. Todo o excesso de cola deve ser removido. Nem sempre é possível ativar silenciosamente esse procedimento, ou seja, o local da colagem ainda estará visível. Em seguida, a área danificada do material deve ser polida e pintada.
Escolha uma cola especialEncha as rachadurasNós removemos os restos de colaSubstituindo Hardware
Suportes para móveis, gravatas, apoios de braços em madeira, decoração - todos esses elementos também podem quebrar devido a influências químicas ou físicas. O reparo desses componentes, na maioria dos casos, é impraticável. É mais fácil substituí-los imediatamente por novos.