Vitral - magia no interior
A palavra "vitral" em muitos de nós está associada a enormes janelas de castelos ou catedrais, que deixam a luz do sol atravessar as paredes com um brilho multicolorido. O esplendor de tais composições não pode deixar ninguém indiferente. Tais pinturas de vitrais trazem elegância e luxo ao ambiente com notas de solenidade e até algum tipo de mágica. E se antes apenas as aberturas de templos e casas de grandes nobres eram decoradas com vitrais, agora elas podem ser encontradas em apartamentos simples. E a fuga do design não parou apenas nas janelas, agora os vitrais são usados para decorar portas interiores, guarda-roupas e todos os tipos de divisórias que dividem a sala em zonas. Um companheiro constante de vitrais é a luz, o que faz uma verdadeira obra de arte a partir de uma composição de vidro. A saturação e a atmosfera da sala dependem da quantidade de luz. Assim, com a ajuda da luz solar intensa, uma profusão de cores invade a sala e, usando a iluminação artificial suave, você pode criar uma atmosfera aconchegante e até íntima.
Tipos de vitral
As composições de vitrais se encaixam em qualquer estilo interior e se tornam uma verdadeira decoração do apartamento, permanecendo elementos funcionais. Um desenho dessa imagem pode ter um grande número de cores e tons que causam muitas emoções ou transmitem calma e paz expressas em cores delicadas. Pode ser um padrão geométrico simples ou uma composição inteira com muitos pequenos detalhes feitos de vidro transparente ou absolutamente "surdo". Há muitas opções aqui, para que todos possam escolher um vitral para seu apartamento, com base em seus próprios gostos e preferências. A principal tarefa ao escolher uma composição de vitrais é que você precisa escolher um vitral que se encaixe harmoniosamente no interior da sala e não a sobrecarregue. Dependendo da tecnologia de fabricação, você pode escolher um vitral bastante caro e uma opção econômica. Hoje existem vários tipos de vitrais:
- A versão clássica de uma composição de vitrais leve e delicada é criada usando a tecnologia Tiffany. Sua essência é que diferentes pedaços de vidro são unidos uns aos outros com papel de cobre, criando uma tela inteira estampada.
- O vitral de fusão é criado em várias etapas. Primeiro, um desenho é aplicado ao vidro transparente, que é então disposto com vidro colorido e toda a estrutura é colocada em um forno.
- Um mosaico de vidro é um tipo de vitral, para o qual os módulos de vidro são fabricados primeiro e depois interconectados.
- Janela pintada ou com pseudo-vitral é uma opção bastante barata, que consiste no fato de que o desenho em vidro transparente é aplicado com tintas especiais.
- O vitral gravado é uma tecnologia para a criação de padrões no vidro, com base no uso de um ácido especial, com a ajuda da qual são aplicados contornos profundos dos padrões.
- Um filme de vitral é feito colando um filme multicolorido no vidro, resultando em uma imitação realista.
Idéias de vitrais
O lugar clássico para usar vitrais são aberturas de janelas. Esta é uma excelente solução para salas que precisam ser escondidas de olhares indiscretos. Ao mesmo tempo, o design não impede a penetração da luz do dia, que, passando por vidro colorido, enche a sala com realces multicoloridos. Como regra, essas janelas são instaladas em latrinas ou corredores onde as cortinas não são apropriadas.
Tornou-se muito popular em nosso tempo decorar portas interiores com vitrais, transformando-as em verdadeiras obras de arte. Esta decoração ficará ótima em qualquer luz. Os vitrais ficam bem na sala e no quarto, as portas duplas e de correr são especialmente refinadas e luxuosas.
Não é incomum os designers usarem painéis de vitral em suas idéias, que substituem facilmente as pinturas usuais nas paredes e criam uma atmosfera original. Essa decoração pode ser articulada ou embutida na parede. Essa é uma ótima idéia para projetar um longo corredor chato no qual você pode organizar várias chamadas pseudo-janelas ao longo de uma parede livre.
Uma opção favorita para o uso de composições de vitrais de quase todos os designers é o deslizamento de sistemas e partições que dividem a sala em zonas. Este método de zoneamento introduz um chique especial no interior. As enormes janelas falsas do estúdio são lindas, que, se necessário, se separam e combinam a sala em um único espaço. Da mesma forma, você pode separar a sala de jantar ou a sala de estar da cozinha, o que permitirá durante o cozimento limitar a propagação de odores no apartamento. Se, em vez de um sistema desse tipo, for preferível um arco simples, ele também poderá ser decorado com vitrais para sua decoração.
Os móveis não foram excepção para essa decoração. Utilizando várias tecnologias para a fabricação de vitrais, objetos únicos e únicos são criados - guarda-roupas deslizantes e mesas diferentes. Além disso, usando as técnicas mais simples, como pintura ou vitral, essa criação pode ser feita de forma independente.
Outro caso de uso popular para vitrais são as estruturas de teto iluminadas. O resultado desta aplicação é uma enorme lâmpada feita de vidro multicolorido. Por falar em luminárias, no auge da popularidade há uma variedade de lustres e arandelas com abajures em tecnologia de vitrais, que se tornarão uma verdadeira decoração da sala.
Como escolher um vitral para um apartamento
Antes de tudo, ao escolher uma composição de vitrais, é necessário considerar o esquema de cores da sala. Essa decoração pode ser um ponto brilhante ou um complemento suave para o tom principal. Você precisa proceder a partir da imagem geral de todo o interior. Se a decoração da parede estiver saturada, é melhor dar preferência a uma composição mais descontraída, mas, pelo contrário, as paredes e os móveis da sala são em cores restritas - o vitral pode ser brilhante e saturado. Somente neste caso será necessário suplementar o interior com alguns elementos decorativos brilhantes, para que todos pareçam um todo.