Como crescer gloxinia a partir de uma folha?

Brasil - Pátria de uma flor incrível que antes era encontrada apenas em desertos, trópicos e subtrópicos. A primeira descrição da gloxinia foi feita pelo botânico alemão B.P. Gloxin no início do século XVIII.

Um século depois, ela se viu em muitos países da Europa. Os criadores realizaram um trabalho global para que esse belo representante da família Gesneriev decorasse peitoris de janelas, e não apenas estufas e jardins.

Hoje, muitos amantes de flores cultivam gloxinia em casa e até a propagam a partir de uma folha. Isso é difícil?

O que é isso?

O nome botânico é gloxinia Sinningia, e os cultivadores chamam de Gloxinia. A razão para o surgimento de um nome botânico incomum é a perpetuação nos livros didáticos sobre botânica do trabalho V. Sinning (diretor do jardim da Universidade de Bonn), que estava seriamente engajado na criação com sua participação.

Na gloxinia, as flores parecem sinos. Dependendo da espécie, eles são felpudos ou simples. As cores dos botões variam. Alguns representantes das bordas das flores são com babados, enquanto outros têm bordas contrastantes.

Não apenas as características acima são baseadas nas diferenças entre as espécies de gloxinia. Todas as flores são de diferentes diâmetros, formas. O mesmo pode ser dito de pedúnculos e folhagens.

Métodos de criação

Os seguintes métodos de criação estão disponíveis:

  • semente;
  • divisão de tubérculos;
  • pode ser plantado com estacas frondosas.

Os floristas raramente plantam sementes. Existem razões para isso. Este método de reprodução é trabalhoso. Com antecedência - no final do verão-outono, a mistura do solo está sendo colhida. É preparado a partir de turfa, terra de folha e areia (1: 1: 1). É derramado em caixas largas baixas.

Depois de preparar a terra, coloque-os em um local quente e iluminado. Em novembro, as sementes são semeadas, que são regadas regularmente com água morna. Os brotos aparecem após 2-3 semanas e, após o aparecimento de 2 folhas, eles mergulham, plantando a uma distância de 20 mm um do outro.

A segunda escolha é feita quando o terceiro par de folhas aparece - 50 mm. É hora da terceira colheita: as mudas já se desenvolveram e interferem no crescimento umas das outras. A distância é aumentada para 10 cm.

Para propagar a planta com estacas frondosas, selecione as folhas apropriadascom um pecíolo de 10 mm. Eles são plantados em uma mistura especial de solo formada a partir de areia e turfa (1: 0,5).

Depois que o solo estiver pronto, o pedúnculo ficará enraizado, regado e coberto com uma jarra. Uma vez por dia, o frasco é limpo por um quarto de hora, ventilando.

Com essa diluição, após 2,5 a 3 semanas, os tubérculos aparecerão nas extremidades cortadas plantadas no chão. Eles são transplantados para vasos pequenos e, depois de alguns meses, desfrutam do florescimento abundante da gloxinia.

A propagação tuberosa é um método bastante perigoso.

Produtores experientes sabem disso. Às vezes, a podridão de um tubérculo é negligenciada e, posteriormente, se pergunta por que a planta jovem morreu.

É aconselhável inspecionar os tubérculos cuidadosamente, se necessário, corte a podridão e, após o aparecimento de brotos de 2 centímetros, separe-os com uma faca afiada e polvilhe as fatias com carvão ativado. Cada peça é plantada em um vaso separado e a primeira rega é realizada 3 dias após o plantio.

É possível cultivá-lo assim?

Sim, se houver um talo de 2-4 centímetros. Após o aparecimento das raízes, uma planta é plantada no solo.

Recursos do processo

Nem todas as plantas são compradas em lojas de flores. Às vezes você pode "roubá-las" de um amigo ou colega de casa. Para fazer isso, arranque uma folha e plante-a. O mesmo acontece com a gloxinia.

Se feito corretamente, a beleza logo florescerá. A folha para propagação é colhida jovem e cortada após o aparecimento dos brotos. O comprimento do pecíolo quando cortado deve ser de 3 cm. Se você não colocar a tempo na água, ela murchará.

Preparação

É possível plantar imediatamente uma folha com uma alça no chão? Você pode. Nesse caso, a planta já dará raízes na panela. Existe outra maneira de as raízes aparecerem.

A folha é colocada em um copo pequeno no qual é derramada água fervida. Como regra, os cultivadores de flores chegam pelo método descrito logo acima, isto é, plante a folha imediatamente no chão. A folha cortada é dividida em 2-3 partes.

É plantado em um substrato levemente umedecido.. É preparado a partir de turfa, terra de folha e areia (1: 1: 0,5). É melhor não exagerar nas dosagens, caso contrário o solo não ficará respirável e solto. Também é melhor desinfetar antecipadamente comprando o medicamento Maxim e diluindo-o conforme descrito nas instruções.

Aterragem

Como plantar? Cada folha deve ser plantada em um copo descartável preenchido com um substrato levemente umedecido. Em seguida, cobrem-na com filme plástico, para que o solo perca lentamente a umidade. Mesmo a rega não é necessária se você cobrir cada copo firmemente.

É aconselhável não tocar na gloxinia mais uma vezpara que brotos jovens apareçam nos fragmentos. Isso acontecerá somente após um mês e meio. Assim que os primeiros brotos são formados, eles são transplantados para o chão para flores adultas. Solo adequado para violetas.

As fotos interferem com um pequeno orifício a uma distância de 1,5 cm da borda. Após a rega do frasco de spray, o pote de gloxinia é colocado no peitoril da janela, que será exposto à luz solar indireta.

Escolha o pote "certo"

Gloxinia cresce melhor se plantada em um prato largo e raso. Se a planta for jovem, o diâmetro do vaso deverá ser de 7 a 10 cm. Se for um adulto, será de 11 a 15 cm.

Gloxinia pode ser cultivada em uma panela de plástico ou argila.

Que solo é necessário?

Gloxinia é plantada em terra solta, que passa bem o ar. Sua acidez ideal é 6,5.

Como plantar?

Você pode plantar folhas de gloxinia, escolhendo a menor. Depois disso, corte-o em veias grossas. O pecíolo é cortado, mas não todos: restam mais de 2 cm. Para evitar problemas com o corte nas veias, pegue a faca mais afiada.

O material é plantado em um recipiente com solo úmido, coberto com um filme e aguardando o aparecimento das primeiras folhas.

Home Care

Floriculturas consideram cuidar da gloxinia um piscar de olhos. Ao cuidar, você terá que considerar alguns recursos. É muito importante distinguir entre períodos de descanso e vegetação. Com o início da primavera, a panela é colocada em um peitoril da janela bem iluminada e regada com mais frequência.

Você pode regar a planta em uma panela ou em uma panela. A umidade não deve cair em flores e folhas. A frequência da rega diminui com o início de agosto e, em setembro, eles param completamente. Devido à falta de umidade, as folhas secam. A planta é cortada completamente e limpa em um local escuro e fresco.

A frequência de rega nos meses de inverno é uma vez a cada 3 semanas. Se a rega for mais frequente, a gloxinia florescerá novamente, todos os caules e folhas das flores terão que ser cortados novamente.

Quando floresce?

Quando essa gloxinia florescerá? Se tudo for feito corretamente, após a propagação da gloxinia da folha após seis a sete meses, os primeiros brotos aparecerão. Até então, ele terá 6-7 pares de folhas.

Vídeo útil

O vídeo abaixo mostra como propagar a gloxinia com um pedaço de folha.

Conclusão

Gloxinia beleza também é cultivada a partir da folha. Além disso, cada produtor tem uma escolha de como implementar seu plano. A folha pode ser dividida em veias, e você pode deixar pequenas raízes que podem ser enraizadas na água ou no solo. Seis meses depois, a planta jovem floresce lindamente.

Assista ao vídeo: Nô Figueiredo Ensina sobre a GloxíniaAll about Gloxinia (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário