Tudo sobre a rosa Novalis: descrição e foto, cultivo e cuidados, nuances de transplante e outras características da variedade

Mais recentemente, em 2010, os criadores conseguiram trazer uma rosa azul-celeste. A flor foi chamada novalis rose. A rosa não é apenas notável por sua cor incomum, mas também por seus botões grandes e apertados.

Neste artigo, você aprenderá como cuidar, propagar, podar e transplantar adequadamente a rosa da Novalis. E também lhe diremos quais doenças e pragas podem afetar esta flor e que medidas devem ser tomadas para preservá-la.

Descrição e foto

Rosa Novalis pertence à classe de floribunda. A cor do botão do cálice é roxo escuro, a própria flor em plena dissolução é lilás pálido. Pétalas murchas ficam cinza. O tamanho da flor é de 8 a 10 cm, o número de pétalas chega a 60. O arbusto em si é denso, os brotos estão olhando verticalmente. A largura pode atingir 80 cm e a altura - 90 cm.

Na foto você pode ver como a flor fica.





Prós e contras

As vantagens da Novalis incluem:

  • Despretenção em sair.
  • Exigente para a escolha do solo.
  • Boa adaptação a várias condições climáticas.
  • Floração longa.
  • Resistência a doenças e pragas.
  • Resistência ao gelo.
  • Tolerância à seca.

Um menos de uma rosa é o seu aroma fracamente expresso.

Recurso

A floração é longa, contínua. Alta resistência ao oídio e manchas pretas. A variedade é resistente ao gelo, suporta até -23 ° C. A resistência à chuva é média.

História de ocorrência

Rose em homenagem ao poeta George Philipp Friedrich von Gardenberg, representante do romantismo precoce na Alemanha. O poeta tinha o pseudônimo de "Novalis", que em latim significa "aquele que cultiva novas terras virgens". A flor azul na obra da Novalis é um símbolo de um ideal inatingível. Em 2010, os criadores da empresa alemã Cordes criaram uma nova variedade de rosas floribunda, chamada Novalis.

Diferença de outras espécies

  • Floribunda (e Novalis, como representante da classe) difere de outros tipos de rosas no tamanho de seus brotos.
  • O caule da Novalis tem muitas inflorescências.
  • Novalis floresce continuamente.
  • Recupera-se rapidamente após danos causados ​​pelo gelo.
  • Pode ser cultivada no jardim e na panela.

Floração

Quando floresce?

Rose está re-florescendo. Floresce profusamente e continuamente ao longo da temporada. O início e o fim da floração dependem das condições climáticas. O botão tem até 40-60 pétalas. As flores em forma de roseta podem ser coletadas em inflorescências de dois ou três botões, ou aparecer sozinhas.

Cuidados antes dos brotos

A floração é promovida por poda de primavera. Antes da floração, os arbustos rosa são regados com uma solução de humato de sódio (2 l sob o arbusto). A proporção da solução é de 1 colher de sopa por 40 litros de água. Após a primeira floração, fertilizantes minerais com oligoelementos são aplicados.

Durante o plantio da primavera, a rosa não pode florescer, todos os brotos são arrancados, direcionando todas as forças da flor para a formação do sistema radicular e o desenvolvimento do próprio arbusto. Apenas mais perto do outono, deixe alguns brotos (1-2 em cada broto), até o amadurecimento dos frutos. Isso ajuda a roseira a passar o inverno com segurança.

Cuidados após a floração

Flores desbotadas são removidas. Corte acima de um rim forte por 5-7 cm.O rim deve ter uma folha desenvolvida e ser implantado na parte externa do arbusto.

O que fazer se não florescer?

Uma rosa pode não florescer pelos seguintes motivos.:

  1. Local de pouso incorreto (pouco iluminado, muito espesso).
  2. Concorrência de plantas vizinhas. Algumas plantas inibem a rosa, por exemplo, lilás, laranja simulada.
  3. Poda incorreta. Na primavera, você não pode realizar podas fortes, apenas leves, cortando as pontas dos brotos com um broto forte.
  4. Flores murchas não são removidas.
Você pode conseguir a floração, guiada pela regra dos jardineiros ingleses: em uma roseira, os brotos não devem permanecer mais finos que um lápis.

Uso em paisagismo

O Novalis pode ser usado no design de qualquer estilo. Essas rosas são lindas sebes, criam caminhos e bordas de jardins. Plantada em uma panela, a Novalis irá decorar o mirante ou a varanda. Um único arbusto exuberante ficará luxuoso em um gramado verde.

Crescendo

Seleção do site

Condições corretas de seleção de sites:

  • Iluminação
  • Shade.
  • Não-aglomeração.
  • A proximidade das águas subterrâneas.

Tempo

O momento mais favorável é de meados de abril até o final de maio. Em um clima mais quente, os eventos de plantio podem ser realizados no outono de setembro e outubro. Uma planta plantada no outono terá tempo para criar raízes antes da geada.

Qual deve ser o solo?

O solo deve ser fértil, solto, com acidez neutra. O solo argiloso é misturado com areia do rio, composto. São adicionados farinha de osso e superfosfato (40 g por orifício). Se o solo no local for arenoso, adicione o solo argiloso com húmus.Para reduzir a acidez do solo, é introduzida a cinza de madeira ou a farinha de dolomita. Para acidificação usando estrume ou turfa.

Métodos de pouso

Uma rosa pode ser propagada de várias maneiras:

  • As sementes
  • Estacas.
  • Embrulhado.

Para a Novalis, os métodos de propagação adequados são por estacas e mudas enxertadas.

Ao escolher mudas, você precisa decidir se deseja dar preferência a culturas enxertadas ou de raízes. Se a muda é enxertada, é necessário descobrir em qual rosa, quais características do estoque. É melhor escolher uma muda, cuja idade é de um ano e o estoque é anual. Uma muda dessas terá pelo menos três brotos.

As mudas podem ser com sistema radicular aberto ou fechado. No caso de um sistema aberto, deve-se tomar cuidado para que a planta seja desenterrada recentemente e as raízes não sejam danificadas. Não deve haver manchas nas folhas, a casca é lisa, sem danos. Se as mudas forem compradas na primavera, os botões deverão estar em repouso. As mudas compradas no outono podem ser armazenadas até o plantio da primavera no porão com areia molhada. Antes do plantio, as raízes danificadas são removidas, todas as raízes são cortadas entre 30 e 35 cm e a cor de um corte saudável é creme.

Temperatura

As plantas são plantadas em campo aberto quando a terra aquece até uma profundidade igual à altura de um coma de terra no sistema radicular de uma muda. Jardinagem pode começar a uma temperatura do ar de 0 a 7 graus.

A temperatura ideal do solo para o plantio de rosas é de 10 a 12 ° C.

Rega

Ao redor do arbusto, faça uma muralha de terra, o que impedirá a propagação de fluido. A Novalis é derramada com água morna e assentada em cada arbusto em um balde de água. Ao regar, a folhagem não é afetada. Não molhe no calor. Frequência de rega - uma vez por semana, em tempo seco - duas vezes. No outono, eles param de regar, os arbustos devem ter precipitação suficiente. A exceção são as regiões sul, onde setembro é outro mês de verão.

Top vestir

A cobertura começa a formar a partir do segundo ano de vida da planta. A composição dos fertilizantes minerais necessários variará dependendo do período de desenvolvimento da flor.

  • O momento da brotação e floração é a fertilização com nitrogênio.
  • No outono - fertilizantes de fósforo e potássio.

Capina

A remoção de ervas daninhas é realizada em clima seco, para que as ervas daninhas sequem mais rapidamente.. As ervas daninhas devem ser combatidas, pois levam nutrientes e umidade.

Afrouxamento

Imediatamente após a primeira poda, é realizado o cultivo da primavera. É necessário um afrouxamento superficial (não mais profundo que 10 cm) para não danificar as raízes.

Mulching

Antes da cobertura, as ervas daninhas são removidas, a planta é regada. A espessura da camada de cobertura é de 4 a 8 cm e a cobertura não fica próxima aos brotos. Turfa, composto, serragem apodrecida, casca e lascas de madeira podem atuar como cobertura morta para as rosas. Após a decomposição, é misturado com o solo ao afrouxar e o processo é repetido.

Poda

Preventivo

Poda combinada recomendada para floribundamais fácil para as hastes jovens e mais forte para as velhas. A poda principal é realizada na primavera após o aparecimento dos rins. Brotos cortados sobre o quinto rim. Isso estimula a rosa a florescer mais cedo.

Poda forte é feita quando você precisa rejuvenescer um arbusto antigo. Os ramos são cortados sobre o segundo botão. Este procedimento promove o crescimento de novos rebentos basais, proporcionando floração contínua.

Formativo

No verão, corte o arbusto, removendo flores desbotadas e formando uma coroa. A poda de verão não permite o aparecimento de frutas que consomem energia.

Sanitária

No outono, é realizada a poda sanitária. Remova folhagem e processos desnecessários.

Pragas

Causas de pragas e doenças:

  • má escolha da localização da planta (muito sombria ou muito úmida);
  • arbustos muito densamente plantados (como resultado, falta de ventilação do rosário);
  • eventos climáticos anormais (verões extremamente quentes ou chuvas longas).

Na maioria das vezes, as rosas sofrem de doenças fúngicas.

Oídio

Oídio - a doença mais comum das rosas. Sintomas - revestimento em pó branco. A doença contribui para o aumento da umidade. A doença mais perigosa para brotos jovens. As folhas do orvalho ondulam e caem. O que fazer:

  1. Limpar um arbusto das folhas e caules batidos.
  2. Queime-os.
  3. Pulverize a rosa:

    • solução de cinzas;
    • Verbasco
    • caldo de urtiga;
    • Solução a 30% de sulfato de ferro (300 g por balde de água);
    • 2-3% de líquido de Bordeaux;
    • 2-2,5% de emulsão de sabão de cobre (500 g de sulfato de cobre, 1 kg de sabão em um balde de água).

Manchas pretas

Os sintomas são manchas pretas e marrons nas folhas. A doença contribui para o clima quente e úmido, a falta de potássio na planta. As folhas prematuramente ficam amarelas e caem. O que fazer:

  1. Remova e queime as folhas afetadas por manchas.
  2. Pulverize os arbustos com uma emulsão de sabão de cobre, líquido de Bordeaux a 1% ou uma decocção de urtiga, cavalinha.

Ferrugem

Os sintomas são tubérculos enferrujados nas hastes próximas aos brotos, na parte superior das folhas. A doença se desenvolve na primavera com alta umidade. As folhas ficam amarelas e caem, os brotos secam. O que fazer:

  1. Rasgue e corte as partes afetadas do arbusto.
  2. Certifique-se de queimar.
  3. Trate o arbusto com uma solução de sabão de cobre, 2% de líquido Bordeaux, uma decocção de urtiga (absinto).
  4. Inspecione a superfície inferior da folha, onde esporos de fungos patogênicos podem estar à espreita.

Podridão cinzenta

Sinais:

  • Revestimento macio cinzento nas extremidades das hastes e folhas.
  • Os botões não abrem e caem.
  • As folhas também ficam amarelas e caem.

O aparecimento da podridão cinzenta contribui para:

  • umidade;
  • rega no final da noite.

O que fazer:

  1. Remova os botões danificados imediatamente.
  2. Em épocas de chuva, fertilize com manganês.

As pragas mais comuns de rosas são pulgões de rosas verdes, vermes, vieiras, ácaros, lagartas, moedas de um centavo.

Pulgão de rosa verde

  • Aparece na primavera de colônias inteiras.
  • Multiplica-se rapidamente.
  • Afeta brotos jovens, folhas, brotos fechados.
  • Alimenta-se do suco das plantas, enfraquecendo-as bastante.

Processamento:

  • Inseticidas Actellik, Aktara.
  • Decocções de tabaco, pimenta, alho.

Receita Michurin:

  • solução de sabão;
  • um copo de cinzas e querosene;
  • um pouco de decocção de tabaco.

Pulverize rosas com esta solução.

Folheto de roseta

Das lagartas desta borboleta, as folhas se enrolam na forma de um charuto. Processamento:

  • preparações bacterianas;
  • decocções de alho, tabaco e cebola.

Escudo de rosa

Pequenos insetos que parecem escudos de flocos que se alimentam de seiva das plantas. A sarna desacelera o desenvolvimento das rosas, leva à perda de folhas. Eles tentam remover insetos manualmente, processam:

  • Preparações para Actara, Fufanon;
  • infusão de sabão e alho, cebola e sabão.

Ácaro aranha

Pequenos aracnídeos de cor amarela ou marrom. Tecer uma teia na parte inferior da folha. Condições de seca favorecem a propagação de ácaros.

  • As folhas afetadas são queimadas.
  • Os arbustos são tratados com inseticidas.

Penny babando

Larvas de centavo bebem suco de planta, caules enfraquecem, dobram, folhas caem. Os pedaços de espuma em que vivem as larvas são removidos ou lavados manualmente com uma corrente de água da mangueira.

Medvedka

Um inseto grande que vive abaixo da superfície da terra. Danifica as raízes. Proteção - afrouxando o solo, o uso de drogas. Medvedka deixará o local onde crescerá os malmequeres.

Reprodução

Rosa Novalis propagada por estacas, que são colhidas após a primeira onda de floração. São escolhidos arbustos jovens e fortes com hastes semi-lignificadas. Os cortes são cortados com 8 cm de comprimento e o corte superior é reto, o mais baixo - em um ângulo de 45 graus. As plantas são plantadas obliquamente. A profundidade dos furos é de 15 cm, a distância entre as estacas é de 30 cm e a haste é coberta com metade do solo.

As plantações jovens são cobertas com um filme antes de fazer o enraizamento. O filme é aberto periodicamente, as plantas são regadas e a terra é solta. Os primeiros brotos são arrancados, direcionando todas as forças da flor para a formação do sistema radicular. Certifique-se de abrigo para o inverno.

Para um local permanente, a roseira é transplantada no terceiro ano.

Transplante

  1. Um poço para transplante é preparado com antecedência. Largura - 45-50 cm, profundidade - 50 cm.
  2. A camada superior do solo fértil é removida.
  3. No fundo, coloque uma mistura de solo e adubar com húmus.
  4. As fatias das raízes antes do plantio são atualizadas em 1-2 cm e mantidas por algumas horas em água com um estimulador de crescimento.
  5. O pescoço da raiz está enterrado 3-5 cm abaixo do nível do solo.
  6. A terra ao redor das mudas é socada e regada.
  7. Polvilhe em cima das mudas com terra úmida acima.

Preparações de inverno

Antes do abrigo:

  1. retire as folhas restantes;
  2. aparar o arbusto a uma altura de 40 cm;
  3. cubra com terra em 30 cm.

Tampa superior com ramos de abeto ou folhas de carvalho. Tecido não tecido pode ser usado. Novalis, uma rosa requintada com um belo nome poético, se tornará um marco no jardim. Os esforços gastos em cuidar da planta serão recompensados ​​com a admiração de outras pessoas.

Deixe O Seu Comentário