Um remédio eficaz para queimaduras é aloe!
Uma das lesões de pele mais comuns é uma queimadura. Tais danos na camada superior do epitélio podem ser causados por choque elétrico, vapor quente, água fervente, sol, radiação.
Como regra, neste caso, produtos farmacêuticos sintéticos são usados para tratamento, mas existem receitas alternativas que são consideradas bastante eficazes no tratamento de queimaduras simples.
O Aloe também pode ser usado como terapia de manutenção, como substância auxiliar no uso de drogas. Mas, ao mesmo tempo, é obrigatória uma consulta com o médico assistente!
Propriedades e características da planta
Aloe tem sido usado por muito tempo para tratar muitas doenças, incluindo o tratamento de feridas e inflamações na pele. Recomenda-se usar esta planta para o tratamento de queimaduras de gravidade I e II.Com ele, você pode lidar com danos químicos e térmicos que possuem uma pequena área de dano.
As substâncias contidas nas folhas e no suco de aloe (nataloína, aloína, aminoácidos, substâncias alcatrões, fósforo) têm um efeito calmante, anti-inflamatório, antibacteriano e regenerador nas feridas. O suco de agave funciona como um anti-séptico natural, acelerando o processo de cicatrização de queimaduras, estimulando a renovação das células epidérmicas e a restauração da camada superior da pele, graças às vitaminas, sais minerais e antioxidantes.
Para o tratamento de feridas queimadas, apenas folhas recém-cortadas da planta são usadas, portanto, esse método de tratamento é adequado para aqueles que cultivam essa planta em casa.
Contra-indicações ao tratamento
Aloe vera pode ser útil no tratamento de queimaduras grau I e II gravidade, o principal é aplicá-lo corretamente. Com cuidado, esta planta deve ser usada:
- com uma queimadura da pele no rosto;
- se uma grande área da pele estiver danificada;
- com edema e dor intensa;
- com a formação de pus no local do dano;
- com hipertermia.
É inaceitável usar aloe para o tratamento de queimaduras de grau III e IV.
O suco de aloe cria um ambiente úmido na superfície da queimadura, e isso complicará a cicatrização da ferida e a formação de uma crosta.
No tratamento de queimaduras complexas, o aloe pode ser usado exclusivamente como adjuvante em combinação com medicamentos de farmácia.
Usar aloe para o tratamento de queimaduras é inaceitável:
- com intolerância;
- com tendência a alergias a alguns componentes contidos no suco da planta;
- pessoas com asma e outras doenças pulmonares.
O Agave é adequado para o tratamento primário de feridas simples, bem como na fase de reparo da pele.
Como preparar uma ferida antes da aplicação?
Se você se queimar, lave primeiro esta área água fria. Isso pode ser feito sob a torneira ou baixando a parte danificada do corpo em um recipiente com água por 10 a 15 minutos - isso ajudará a aliviar a dor.
A próxima etapa será o tratamento anti-séptico da superfície da pele danificada, que deve ser realizada nesta ordem:
- tratar a ferida resfriada e seca com um guardanapo com anti-séptico, para o qual pode ser usada clorexidina ou miramistina;
- dê ao "trabalho" anti-séptico 3-5 minutos;
- se houver sujeira na ferida, remova-a cuidadosamente com uma almofada de algodão ou um cotonete embebido em um anti-séptico.
Os especialistas não recomendam o uso de sabão para lavar uma ferida queimada, devido ao fato de que seca e aperta a pele, o que pode aumentar a dor.
Aplicar:
Folha
A maneira mais fácil de tratar uma ferida de queimadura é usar uma folha de aloe. Você precisa cortar a folha mais baixa da planta, removendo os espinhos laterais e removendo a pele de um lado. O lado da polpa suculenta é aplicado à ferida e fixado com um curativo.
A cada três horas, desamarre a ferida e substitua a folha usada por uma recém cortada. As substâncias contidas na agave contribuirão para a cicatrização da pele danificada, bem como prevenir sua infecção.
O uso de folhas inteiras da planta é permitido apenas para o tratamento de uma queimadura de grau I e com uma pequena área de danos à pele.
Celulose
Se lesões na pele após uma queimadura de tamanho médio, essa ferida é melhor tratada com polpa de aloe pura. A folha mais madura da planta é cortada, da qual apenas a carne é retirada. Se uma folha para tratar a ferida não for suficiente, um número adicional de folhas deve ser cortado.
A polpa da planta é densamente aplicada na área danificada., coberto com um curativo macio na parte superior e à esquerda por várias horas. O curativo deve ser trocado 2-3 vezes ao dia e continuar o tratamento até a ferida cicatrizar.
É proibido massagear o local da queimadura e esfregar o suco da planta - isso pode levar a danos mais graves na superfície da pele e aumentar a dor.
Faça um banho
Se queimar as mãos ou os pés, você pode preparar um banho com suco de planta. 5 ml de água devem espremer 50 ml de suco de aloe das folhas, adicionando 200 g de decocção de camomila ou calêndula à solução. A temperatura da solução de tratamento deve ser de 28 a 30 graus Celsius.
O tempo para tomar esse banho é de até 30 minutos. Isso ajudará a acalmar a superfície danificada, aliviar a inflamação e reduzir a dor. Se a queimadura estiver localizada no corpo, você poderá preparar um banho com suco de aloe. Para o banho, você precisará de 350 ml de suco de planta.
Após o banho, não limpe a pele com uma toalha, você pode dar um tapinha apenas com um pano macio e deixar secar.
O uso de produtos farmacêuticos
Nas farmácias, é possível comprar pomadas e géis feitos com base no extrato de aloe vera, cuja porcentagem é indicada na embalagem. Eles são usados para tratar queimaduras da mesma maneira que o aloe natural.
Fora isso existe um grande número de drogas sintéticas para o tratamento de queimaduras sob a forma de géis, pomadas e sprays.
Os preparativos restauram a pele e previnem a formação de cicatrizes e cicatrizes para queimaduras dos graus III e IV.
As queimaduras mais populares são:
- Bepanten.
- Pantenol.
- Salva-vidas.
- Pomada Vishnevsky.
- Ichthyol pomada.
- Pomada de calêndula.
- Ebermin.
Eles são usados de acordo com as instruções disponíveis na embalagem.
É possível dentro?
No tratamento de queimaduras, o aloe é usado apenas para uso externo. No entanto, usá-lo dentro também pode ser benéfico.
Várias tinturas, que contêm suco de agave, contribuem para o fortalecimento da imunidade, melhorando o processo de regeneração e restauração de tecidos (receitas populares do suco de agave para melhorar a imunidade e indicações de uso podem ser encontradas aqui).Conclusão
Para se proteger de queimaduras, você deve seguir regras simples de segurança. No entanto, se ocorrer uma lesão, lembre-se de que o tratamento com as folhas e polpa de aloe leva um certo tempo; portanto, você deve ser paciente e não parar até que a pele esteja completamente restaurada.