Por que você precisa cortar o aloe e como fazê-lo corretamente: instruções passo a passo e as nuances de sair após o procedimento
As propriedades curativas do aloe são conhecidas por quase todos. Cultivar uma planta em casa permitirá que você use suco de folhas para o objetivo certo, inclusive para aplicar técnicas de medicina tradicional. A poda oportuna das folhas fornecerá proteção para o aloe e interromperá o crescimento da planta.
Aloe saudável frequentemente exibe crescimento rápido com a formação de novas folhas, flores e até brotos jovens. Por esse motivo, essas plantas requerem atenção regular e cuidados adequados. Embora o aloe precise de uma poda mais delicada do que outras plantas, seguir algumas regras de poda ajudará a proteger a planta.
Por que você precisa de poda?
Os amantes do cultivo de aloe em casa realizam a poda para diversos fins.:
- A formação de uma linda coroa.A planta tem a capacidade de crescer rapidamente, e as folhas inferiores precisam ser cortadas se o transplante de aloe em um vaso novo e mais espaçoso ainda não estiver planejado.
- Remoção de folhas velhas e moribundas que consomem muita energia da planta. O Aloe pode gastar essas mesmas forças no cultivo de folhas novas e jovens.
- Aparar folhas já mortas.
- Proteja a flor dos insetos. Se as folhas apresentarem sinais de danos aos insetos, é melhor removê-las imediatamente, até que os parasitas atinjam outras folhas.
- Recolha de folhetos para fins médicos. Para fazer isso, pegue as folhas inferiores, as mais saturadas e as maiores.
Se você não podar aloe com insetos, os parasitas podem se estabelecer em todas as folhas e destruir completamente a planta. Com o mesmo objetivo, as folhas doentes são removidas, impedindo a propagação da doença.
A falta de poda de uma flor saudável levará a um crescimento rápido, e se essa proliferação não é o objetivo do proprietário do aloés, as folhas precisam ser cortadas periodicamente.
Frequência
Não há frequência específica para cortar folhas de aloe - tudo depende dos desejos do proprietário da planta. Se ele quiser que a flor cresça em tamanho enorme - não vale a pena apará-la, mas se ele quiser manter a compacidade da planta - você precisará cortá-la quando as folhas extras atingirem tamanhos grandes, e parece que ele está lotado em uma panela.
Quando beliscar um medicamento? Você pode cortá-lo em qualquer época do ano, o principal é saber como fazê-lo corretamente, se você planeja usar as folhas para o medicamento e monitorar a flor após o procedimento.
Para fins medicinais
Para aparar para tratamento, é necessário usar um item de corte estéril e afiado, como uma faca. Corte as folhas inferiores da melhor maneira - elas têm mais polpa e suco. Com um movimento cuidadoso, a folha é cortada no próprio caule, após o qual seus lados pontiagudos são removidos e o suco é extraído.
Se o proprietário da planta não precisar de uma folha inteira, ainda é necessário cortá-la completamente e é melhor armazenar a parte desnecessária na geladeira, em um recipiente hermético.
Como cortar em casa?
- Pegue uma faca afiada, tesoura ou podador de jardim.
A escolha da ferramenta depende do tamanho da planta - um aloe compacto pode ser cortado com uma faca e, se a flor crescer do tamanho de uma pequena árvore - use uma poda.
- Remova as folhas localizadas do lado de fora, na maioria das vezes elas são fáceis de alcançar. O corte deve ser reto e uniforme.
- Com uma mão, empurre as folhas saudáveis, abrindo o acesso ao local de rebrota dos removidos.
- Com a segunda mão, corte as folhas internas.
- As folhas localizadas dentro da planta são removidas com extremo cuidado.A fatia deve ser feita com muito cuidado, o mais próximo possível do caule.
- Se houver filhas filhas, remova-as - na maioria das vezes elas saem da panela junto com a raiz. Eles podem ser usados para reprodução.
- Se os "filhos" não forem removidos do solo, é necessário obter a planta inteira com a raiz e cortar a junção da flor principal e do "bebê".
Para tirar o aloe da panela, você precisa inclinar a panela de ladosegurando a planta pelo caule e puxe levemente. A flor deve sair facilmente. Se isso não acontecer, você pode apertar um pouco a panela ou bater com facilidade em uma superfície dura.
Cuidados adicionais
Cuidados especiais após o corte de folhas de aloe não requerem. O poço da flor "fere as feridas", e folhas jovens aparecerão no lugar das folhas cortadas em breve. Pecíolos secos podem ser removidos por conta própria - isso acelerará o processo de cultivo de novas folhas e dará ao aloé uma aparência estética.
Muitos proprietários de plantas de casa nem sequer suspeitam que o aloe é capaz de florescer. Obviamente, isso geralmente acontece em condições naturais, mas você também pode conseguir isso com uma flor se fertilizar o aloe.
Se a planta se deteriorar
Se o proprietário do aloe vera que, depois de cortar várias folhas, a planta começou a rolar em uma direção, você precisa amarrá-lo. Caso o problema esteja apodrecendo, remova toda a peça apodrecida.
É necessário examinar não apenas o tronco, mas também o sistema radicular - talvez a razão seja a podridão das raízes. Se a planta ficou macia, as folhas mudaram de cor, ressecaram ou se notaram pragas, avalie as condições gerais do aloe.
- Se várias folhas forem afetadas, elas precisam ser cortadas.
- Inspecione as raízes. Se a podridão for detectada, corte cuidadosamente os brotos danificados sem capturar os saudáveis.
- Quando a parte inferior do caule é danificada, a planta apodrece e cai; provavelmente será possível salvá-la apenas por transplante (como transplantar aloe?). Para fazer isso, corte o topo da aloe vera, seque a fatia por alguns dias em temperatura ambiente e plante-a em uma panela pequena para fazer o enraizamento. Ao mesmo tempo, é melhor usar o solo para cactos (que solo é necessário para o aloe?).O restante da flor, o tronco e as folhas podem ser revividos no aloés, novas folhas podem crescer a partir do local do corte, o aloe vera não sobreviverá.
Ao sentar a coroa da cabeça, você não pode jogá-la fora por algum tempo - flor ao longo do tempo pode dar processos basaisque também pode ser transplantado.
Portanto, a poda de aloe é um processo bastante simples, o principal é triturar bem a ferramenta e selecionar folhetos para corte antecipado. As folhas doentes precisam ser jogadas fora, saudáveis (quando a poda é feita para evitar o crescimento excessivo) - você pode economizar para uso medicinal. A poda constante não é uma panacéia para folhas amarelas e outros problemas; se a flor seca ou apodrece, o problema é a iluminação ou a rega regular (como regar o aloe adequadamente?).