Características de cultivar romã em casa a partir da pedra e cuidar dela

Traduzido do latim, o nome da romã "Punicia" significa "Punic ou Cartago", uma vez que a árvore é amplamente distribuída em Cartago, atual Tunísia. E outro nome "Granatus" na tradução significa "granulado".

Entre os italianos, a romã está associada a uma maçã, que causou conflitos no paraíso. Na natureza, a planta é encontrada na Ásia e no sul da Europa e a romã cultivada pode ser vista até em sua própria casa. Crescer uma árvore em miniatura é real, ter um osso minúsculo. O processo de reprodução por sementes não é simples, mas viável. Leia sobre se é possível cultivar romã a partir de uma semente, o que fazer para isso, se os frutos serão produzidos como resultado do crescimento; Você também aprenderá como a planta fica na foto depois de crescer.

Nós crescemos da maneira certa: vantagens e desvantagens do método

A obtenção de romã a partir de sementes é uma ocupação interessante., especialmente se, no final, o resultado do trabalho de parto puder ser provado. O método de semente não é o mais popular, existem prós e contras, que são mais detalhados.

Vantagens do método de sementes:

  • é possível plantar sementes em qualquer época do ano;
  • germinação rápida;
  • disponibilidade de material de plantio;
  • em um procedimento, você pode obter até uma dúzia de brotos, dos quais os mais fortes são escolhidos.

Desvantagens:

  • esse método é bastante problemático e demorado;
  • a necessidade de um lugar quente e luminoso no apartamento;
  • germinação irregular;
  • as sementes nem sempre têm a qualidade adequada.

Qual estação é a melhor época para se propagar?

É possível plantar sementes para mudas em qualquer época do ano, na presença de condições adaptadas para o cultivo. É melhor germinar as sementes em condições de estufa e, ao germinar, brotar com fitolamps. Portanto, para minimizar os custos de mão-de-obra, é desejável plantar sementes entre fevereiro e março; a temperatura externa aumenta e a duração da luz do dia aumenta.

Nota. As sementes plantadas no final do inverno germinam em 2 a 3 semanas e brotam de grãos plantados em outro momento; você pode esperar 2 a 3 meses.

Selecionamos e preparamos

Solo

Frutas exóticas podem crescer em qualquer solo. Para ele, você não precisa procurar componentes únicos. Para o plantio de sementes, solo para mudas, uma mistura universal para flores de interior, é adequada uma mistura de solo para frutas cítricas. Em geral, a terra que estará disponível na loja de jardinagem servirá. A única coisa que você deve prestar atenção: acidez pH 5,5-7.

Se houver um desejo de preparar a Terra, sua composição ideal é a seguinte:

  1. terra de relva;
  2. turfa;
  3. areia fracionária grossa.

Esses componentes devem ser tomados em proporções iguais. Todos os componentes devem ser lavados com água a ferver como desinfecção. A turfa pode ser substituída por húmus. Um pré-requisito é a drenagem. O solo deve ser bem drenado. Como o material drenado é usado:

  • argila expandida;
  • cascalho
  • pedra britada.

Os comprimidos de turfa são uma alternativa ao solo.dispostas em paletes e regadas abundantemente. Nesse caso, você pode fazer sem colher mudas.

Importante. O solo para o plantio de sementes certamente deve estar quente ou em temperatura ambiente.

Pote

Para plantar sementes, use os recipientes que você gosta:

  • contentores
  • panelas;
  • caixas plásticas para mudas;
  • copos.

É aconselhável que os vasos não sejam profundos. Em tanques baixos e longos, o solo seca bem, não há estagnação de fluidos. Quanto maior a área da superfície, mais espaçosos os jovens atiram.

Os cultivadores de flores experientes recomendam o cultivo de mudas em vasos de barro. O material natural não retém a umidade do solo, o que impede o aparecimento de cáries. Além disso, a argila não aquece quando está em condições quentes, portanto as raízes são protegidas contra superaquecimento.

O que fazer com o feto materno?

Como feto materno, é adequado um feto grande e bem amadurecido que não tenha mofo e podridão. As qualidades de sabor também devem estar no topo, caso contrário, as frutas serão insípidas.

Antes de plantar diretamente granadas,:

  1. quebrar;
  2. extrair sementes;
  3. enxaguar abundantemente em água corrente.

Sementes de alta qualidade com boa germinação são bege ou marfim. Eles são sólidos e duráveis ​​ao toque. Se as sementes resultantes forem de cor verde e macias o suficiente, então este é um material verde que não germinará. É possível comprar sementes prontas para plantar em lojas de jardinagem.

Nesse caso, preste atenção a:

  • data da embalagem, quanto mais frescas as sementes, melhor;
  • variedade;
  • nome da empresa fabricante;
  • data de validade;
  • peso

Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas em uma solução de Epin ou Zircon por 10 a 12 horas. Este procedimento estimula a rápida germinação de sementes. As sementes de romã deixadas sem umidade secam rapidamente.

Nota. A germinação de sementes chega a 97%.

Como plantar uma árvore de romã da casa a partir de sementes?

Quando tudo o que você precisa está totalmente preparado - solo, vaso, semente, você deve seguir o mesmo procedimento de semear.

  1. Espalhe as sementes uniformemente sobre a superfície do solo a uma profundidade de 1 cm e depois polvilhe com terra uma camada de 1,5 cm.
  2. Por cima, umedeça com água em spray.
  3. É necessário criar condições de estufa. A maneira mais fácil é cobrir com polietileno.
  4. A temperatura para germinação rápida deve ser mantida entre + 25 e 30 ° C.
  5. Fornecer mudas com rega regular com água morna e acesso a ar fresco.
  6. À medida que cresce, retire a estufa. No entanto, a germinação é geralmente desigual.
  7. Quando os brotos se esticarem 3-5 cm, eles precisarão de uma palheta.
  8. Após 3 meses, repita o procedimento.
  9. Deixe apenas brotos fortes e saudáveis ​​para a romã.

Haverá frutas?

A primeira floração da romã ocorre com a idade de 10 meses a um ano. Mas isso só é possível com iluminação suficiente e cuidados adequados. Uma planta pode florescer várias vezes ao ano.

Se houver desejo de receber frutas, embora seja uma pena, lindas flores devem ser cortadas. Também é possível polinizar as flores usando um cotonete para obter um ovário. Por esse cuidado, a romã agradecerá o aparecimento de frutas deliciosas e doces.

Como eles diferem daqueles cultivados no jardim?

Os frutos de uma romã são maciços, de forma redonda, em uma brilhante cor de vinho. A casca é densa, no interior existem cerca de 1200 grãos. Eles praticamente não diferem dos de jardim, têm as mesmas características de sabor. A única diferença é o tamanho. Romã caseira no diâmetro de 5-8 cm, e em uma árvore pode crescer cerca de 10 peças.

Foto

E então olhe para a foto já cultivada granadas de quarto.





Cuidado

Depois que as mudas jovens apareceram e as transplantaram para um recipiente, chega o próximo momento importante - cuidar de plantas jovens no interior durante o cultivo de sementes. É necessário:

  1. Forneça um local claro e quente.
  2. Monitore a condição do solo, evite uma forte secagem do solo.
  3. De preferência, os rebentos são pulverizados com água a partir de um frasco de spray.
  4. Para o desenvolvimento bem-sucedido e o rápido crescimento do sistema radicular da romã, é necessário espaço, portanto, é melhor escolher uma capacidade de aterrissagem de tamanho bastante grande.
  5. Deve ter drenagem na panela.
  6. Está planejado beliscar o topo da cabeça, começando com o quarto par de folhas, o que impede a extensão e a bifurcação do caule.
  7. No inverno, não será supérfluo realizar iluminação adicional. Caso contrário, com a falta de iluminação, as plantas esticarão ou desacelerarão completamente o crescimento.

Nuances

  • A cultura do sul em casa precisa criar condições favoráveis, em primeiro lugar - isso é iluminação. A planta deve ser colocada no parapeito da janela sul ou sudeste para criar as horas de luz do dia mais longas. No verão, a temperatura ideal para o cultivo é de + 18-23 ° C.
  • É necessária uma hidratação moderada, aproximadamente 1 vez em 7 a 10 dias. É necessário monitorar a secagem da camada superior do solo. Assim que o solo estiver seco - regue-o imediatamente. No outono e inverno, os procedimentos de água devem ser minimizados; 1-2 vezes por mês é suficiente.
  • Durante a estação de crescimento, não se esqueça da cobertura. A romã deve ser alimentada não mais que 2 vezes por mês com fertilizantes minerais complexos. Até 4-5 anos, a árvore requer um transplante anual. No futuro, o procedimento é realizado a cada 3 anos. De preferência no início da primavera.
  • Para uma coroa bonita e arrumada, você deve executar regularmente o procedimento de corte. Formar uma romã de 4-6 ramos. No entanto, você não precisa se envolver. A perda da maior parte da coroa enfraquecerá significativamente a planta. No verão, brotos exclusivamente jovens são removidos, o que estimulará a floração no futuro.
  • Durante o inverno, não é aconselhável perturbar a planta com cobertura, transplante e outros procedimentos. Neste momento, é importante garantir a temperatura na sala entre + 16 e 18 ° C. Durante o período dormente, a romã deixa cair as folhas e esse processo é considerado normal, natural.

Se não enraizar

A romã é despretensiosa nos cuidados. Ele não precisa criar condições especiais. No entanto, no caso de um local selecionado incorretamente, composição inadequada do solo e presença de correntes de ar, talvez a planta seque. Nesse caso, você precisa revisar os parâmetros do feto. Se necessário, reorganize em outro local onde haja mais luz.

Reprodução pelo método de sementes de romã - uma tarefa fácil, mas meticulosa. No entanto, no final, um arbusto se mostrará superior em beleza a qualquer planta de interior, embora não seja caprichoso, para ele, o principal é muita rega leve e suficiente.

Deixe O Seu Comentário