Trilha da Lícia - uma rota cênica na Turquia
Para a maioria, a Turquia é um resort onde você pode relaxar de forma econômica em um hotel cinco estrelas com tudo incluído. Mas poucas pessoas percebem que o país tem um rico passado histórico e cultural, além de cantos encantadores da natureza, escondidos dos olhos de um turista ignorante. E a confirmação disso é a Trilha da Lícia, na Turquia, que é uma rota única de centenas de quilômetros, tendo superado isso, você mudará de idéia para sempre sobre esse país maravilhoso. O que pode esperar por você nesse caminho e como se preparar para a viagem, contamos em nosso artigo.
Informações gerais
A Trilha da Lícia é a rota mais longa da Turquia e uma das trilhas mais populares do mundo. Independentemente organizar uma viagem a esta área pode qualquer turista, mesmo sem treinamento especial. A trilha se estende ao longo da costa sudoeste da Turquia e corre ao longo da península localizada entre a província de Antalya e a cidade de Fethiye.
No início deste território, floresceu o antigo estado de Lycia, que era uma associação de cidades independentes ligadas por relações comerciais. Os primeiros assentamentos começaram a aparecer aqui já em 1500 anos aC. e., que gradualmente se transformou em cidades com um alto padrão de vida. Este estado sempre foi um petisco para os conquistadores, e foi capturado repetidamente pelos persas, romanos, Alexandre da Macedônia e turcos. Mas, apesar da posição dependente, Lycia sempre conseguiu permanecer um território autônomo. Foi em homenagem a seus moradores livres que a rota popular na Turquia foi nomeada.
Rota
O comprimento total da trilha da Lícia é de 509 km. Seu caminho percorre as encostas das montanhas, a terra e, às vezes, as estradas de asfalto. Muitos turistas que subiram a trilha observam que as paisagens mais espetaculares estão concentradas no leste, perto da vila de Hisachandysh. Vale ressaltar que a rota da Trilha da Lícia não difere apenas da área pitoresca, mas também passa por muitos pontos turísticos famosos da Turquia, sobre os quais falaremos mais adiante. Não é de surpreender que a famosa edição em inglês do Sunday Times incluísse esse caminho entre as 10 rotas mais bonitas do mundo.
Se você olhar o mapa da rota da trilha de Lícia, fica claro que seu ponto de partida é a província de Antália, ou seja, o ponto localizado próximo ao aeroporto internacional. A parte final da pista é a cidade de Oludeniz, localizada a 60 km a sudeste do aeroporto de Dalaman e a 15 km ao sul do famoso resort de Fethiye.
Em 1999, a viajante inglesa Kate Clow foi à Turquia para explorar a trilha da Lícia e fez um ótimo trabalho ao colocar marcadores em sua rota. Depois que ela publicou o livro "The Lycian Way", graças ao qual esse caminho ganhou imensa popularidade entre os entusiastas de caminhadas.
Hoje, ao longo de todo o percurso, você pode encontrar etiquetas especiais pintadas em vermelho e branco. Como regra, esses marcadores estão localizados em árvores e pedras, são constantemente atualizados por voluntários, para que sejam claramente visíveis. Se você decidir conquistar a Trilha da Lícia, considere que em algumas partes da rota as marcas são comuns, em outras - raramente. E quando, por um longo período, você não encontrar mais marcadores, deverá voltar.
A trilha da Lycian também possui muitas placas de sinalização, localizadas com mais frequência em garfos e grandes encruzilhadas. Graças a esses sinais, você pode descobrir a direção necessária e a distância até o local mais próximo. Se você não conseguir descobrir para onde ir a seguir, sempre poderá pedir ajuda aos residentes locais, que ficarão felizes em indicá-lo na direção certa.
Atrações na Trilha da Lícia
A singularidade da rota da trilha da Lícia reside em suas paisagens imaculadas, bem como em atrações históricas e naturais localizadas ao longo da rota. Explorando independentemente os cantos desta área, você pode visitar:
Cidade antiga de Olympos- A antiga cidade de Olympos. As ruínas de uma cidade outrora próspera hoje repousam nos arredores pitorescos da trilha da Lícia na Turquia. As ruínas estão muito bem preservadas, por isso é o local ideal para quem deseja penetrar na atmosfera antiga.
- A cidade histórica do mundo. Aqui, um pedaço da antiguidade encontrou sua vida no anfiteatro grego antigo, que foi restaurado pelos esforços das autoridades turcas. O trabalho de restauração continua até hoje. Túmulos antigos, que encontraram refúgio nas encostas das montanhas rochosas, merecem atenção especial. Goynuk Canyon
- Goynuk Canyon. O famoso desfiladeiro, cercado por águas turquesas das montanhas, é uma das principais atrações de Kemer. Aqui você pode não apenas apreciar a beleza natural, mas também conquistar o rio gelado do canyon nadando.
- Yanartash ou Quimera ardente. Se você olhar um mapa detalhado da rota da trilha da Lícia, poderá ver que o caminho percorre a famosa montanha de Yanartash, na Turquia, chamada Fiery Chimera por suas luzes sempre brilhantes. O gás natural que se acumula nas entranhas da montanha escoa através das fendas e, entrando em contato com o oxigênio, inflama-se espontaneamente, formando chamas na superfície da montanha. Montanha Tahtali
- Monte Tahtali. O ponto mais alto na rota descrita foi o Monte Takhtaly, com uma altura de 2365 metros. Todo mundo tem a oportunidade de escalar o pico da montanha no funicular para ver vistas espetaculares e também parapente.
Fotos da trilha da Lycian e suas atrações podem despertar em qualquer viajante o desejo de arrumar suas coisas imediatamente e conquistar uma das rotas mais bonitas do mundo.
Informações práticas
Obviamente, nem uma única viagem trará emoções positivas se você não souber todas as informações práticas com antecedência. Indo para a Turquia em uma caminhada ao longo da trilha da Lícia por conta própria, é importante preparar o equipamento e dinheiro necessários, considerar opções para pernoite e se comunicar com o mundo exterior.
ComunicaçãoA comunicação no exterior é muito importante, especialmente se você estiver viajando em rotas remotas nas montanhas. A rede móvel na trilha da Lícia está funcionando corretamente, porque a maioria das torres de celular está localizada nas montanhas, para que seu telefone sempre possa captar o sinal de uma das operadoras turcas. Aqui você pode usar os serviços de sua empresa de celular habitual conectando a tarifa de viagem apropriada ou, ao chegar ao campo, pode comprar um cartão SIM de uma operadora local. A segunda opção será vantajosa apenas se você costuma visitar a Turquia: os cartões SIM aqui são bastante caros e custam cerca de US $ 20.
Além disso, o país possui uma rede bem desenvolvida de cabines telefônicas que pode ser encontrada em praticamente qualquer localidade. Os cartões são vendidos nos mercados locais e nos correios PTT e são projetados para diferentes tempos de conversação (a partir de 10 minutos ou mais). É especialmente benéfico usar máquinas de venda automática quando ligar para o exterior para números de telefone fixo.
DinheiroEmbora na Turquia, em quase todos os lugares, eles aceitem dólares e euros, é mais rentável pagar aqui na lira turca. É melhor mudar a moeda nos trocadores de cidade. Se você é proprietário de um cartão Sberbank, não precisa se preocupar com nada. Apenas alguns anos atrás, o Sberbank comprou a maior parte do banco turco DenizBank, e agora os turistas que vêm à Turquia podem sacar dinheiro na lira turca sem nenhuma comissão. O DenizBank é uma instituição muito popular no país, e seus terminais estão disponíveis em quase todos os assentamentos, portanto, não é difícil encontrá-lo.
PernoiteOutra questão importante que deve ser considerada com antecedência é o local da sua futura pernoite. Você pode garantir a si mesmo um lugar para passar a noite em qualquer ponto do percurso, se for sozinho na trilha da Lícia com uma barraca. Obviamente, em cidades e vilas nesse caminho, você encontrará muitos hotéis onde é possível alugar um quarto duplo por US $ 15 a 20 por noite. Mas, às vezes, a distância entre esses objetos é superior a 30 km, o que é difícil de passar sem descanso e sono. Portanto, a barraca deve estar presente no seu arsenal do viajante.
RoupaAlém da barraca, você deve cuidar de outros equipamentos necessários. Obviamente, você precisará de sacos de dormir e tapetes, além de utensílios de cozinha em forma de caldeira, queimador, combustível para o queimador, pratos, fósforos / isqueiros, temperos básicos. Certifique-se de formar um kit de primeiros socorros com os suprimentos médicos necessários e pegue uma agulha, linha, fita adesiva e cola. Para navegar pela trilha da Lícia por conta própria, você precisará de um mapa, bússola ou GPS e, para uma hora escura do dia, salve uma lanterna. Bem, e, é claro, calçados confortáveis para caminhadas se tornarão um item obrigatório na lista de equipamentos. Se desejar, você pode capturar bastões de trekking.
Gás e lenhaPara preparar comida em uma caminhada, você não pode ficar sem gás e lenha. Deve-se ter em mente que a rota da trilha da Lícia passa frequentemente por parques nacionais, onde a fogueira é estritamente proibida. Em geral, você não terá problemas com lenha, mas o gás não pode ser encontrado em cilindros roscados familiares em todos os lugares. Na Turquia, modelos antigos de cilindros de gás que precisam ser perfurados são comuns, e você pode comprá-los mesmo em uma pequena vila. Você pode comprar gás em cilindros com rosca com antecedência nas lojas Decathlon e TibetOutdoor Antalya.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Dicas úteis
Depois de estudar as histórias de viajantes que conquistaram independentemente a trilha da Lícia na Turquia, identificamos algumas recomendações muito úteis, nas quais você pode tornar sua viagem 100% bem-sucedida.
- O momento ideal para um passeio pela Trilha da Lícia é nos meses de outono e primavera. Faz muito calor no verão, então sua viagem pode se transformar de uma emocionante aventura em uma desagradável e cansativa caminhada nas montanhas. No inverno, chuvas fortes são frequentes, o que também não criará condições confortáveis para uma caminhada. Na primavera e no outono, a temperatura do ar na região é ideal para superar a rota e tem uma média de 25 ° C durante o dia e 17 ° C à noite.
- Se você for acampar no inverno, certifique-se de estocar roupas quentes, incluindo uma jaqueta, luvas e um chapéu. No verão, você precisará de roupas leves, óculos escuros e um chapéu, mas à noite estará mais frio nas montanhas; portanto, uma jaqueta quente também não ficará fora do lugar.
- Leve consigo um livro de frases russo-turco ou faça o download de um programa de tradução para o seu telefone. Deve-se ter em mente que em partes rurais remotas da Turquia, poucos falam inglês e, principalmente, russo. E a probabilidade de você precisar procurar ajuda dos residentes locais é muito alta. Portanto, não deixe de aprender algumas frases coloquiais e não se esqueça de usar o dicionário.
- Cuidado com escorpiões e cobras. Existem muitas cobras na Turquia, especialmente nas florestas, então você precisa estar preparado para encontrá-las. Normalmente, esses répteis não atacam seres humanos, a menos que sejam provocados; portanto, quando vir um réptil, deixe-o rastejar silenciosamente e continue seu caminho. Verifique suas malas, barracas e sacos de dormir, pois pode haver um hóspede inesperado na forma de um escorpião. Eles geralmente se escondem sob os galhos, portanto, tenha cuidado ao coletar lenha.
- Aprenda a reconhecer as fontes de água. Ao longo do percurso, você encontrará fontes de água potável na forma de poços e colunas. Como regra, eles estão marcados nos mapas da trilha da Lícia com um sinal especial, mas às vezes é difícil entender que existe um poço à sua frente. Se você vir uma pedra com um espinho ou uma pedra coberta com tábuas, saiba que essa é uma fonte de água potável. Preste atenção também ao nível em que a água fica: se é profunda, significa que é adequada para beber, mas se a água estiver na superfície, não a beba sem ferver. Protetor solar
- Certifique-se de trazer protetor solar com você. Você precisará dele em qualquer época do ano: os raios do sol na Turquia são muito poderosos, para que, com a exposição prolongada ao sol, você possa queimar mesmo no inverno.
- Você não precisa arrumar suas malas com comida. Na trilha, em pequenas aldeias, você encontrará lojas onde poderá comprar os bens necessários. Aqui, fora da zona turística, você terá a oportunidade de encontrar um café econômico, para que definitivamente não fique com fome.
Conclusão
A trilha da Lícia, na Turquia, mostrará um país completamente diferente, com uma natureza intocada de tirar o fôlego e um rico patrimônio histórico. Aqui você pode se sentir como um verdadeiro pioneiro e conquistar de forma independente os caminhos pelos quais o exército do próprio Alexandre, o Grande, seguiu uma vez. Um descanso tão pouco convencional dará muitas emoções novas e você não olhará mais para a Turquia com um olhar indiferente.