Como garantir o cuidado adequado das orquídeas em casa: tudo sobre regar uma planta

As orquídeas são consideradas uma das flores mais bonitas do mundo. Sua beleza pode ser mantida pelos cuidados adequados.

Um dos fatores fundamentais para garantir a saúde e a floração de uma orquídea é a rega competente.

A manutenção do nível de umidade exigido, a observação da frequência da irrigação e sua implementação adequada permitirão que a planta cresça e floresça por muitos anos.

Dicas gerais

  • Para o crescimento ideal das orquídeas, é necessária uma boa iluminação, pois é nessa condição que as folhas sinalizam as raízes do crescimento. Portanto, para que a planta não apodreça, antes de regar, verifique se a flor recebe uma quantidade suficiente de luz. Muitas vezes, não altere a localização da flor. Não coloque o vaso de orquídeas nas profundezas da sala onde não há luz solar natural. Se, no entanto, a flor estiver longe da luz solar direta, cuide da iluminação artificial.
  • Determine a que tipo de orquídea sua planta pertence, porque espécies diferentes requerem níveis diferentes de umidade do substrato.ATENÇÃO: Cymbidium, Paphiopedilum, Odontoglossum, Phalaenopsis não requerem solo úmido, mas um pouco úmido. Outras espécies (Cattleya, Oncidium, Dendrobium) preferem que o solo seque bem antes da próxima rega.
  • Antes de regar a orquídea, certifique-se de que o substrato no vaso de flores esteja seco ou no estágio de secagem, porque o excesso de umidade pode causar deterioração das raízes da planta.
  • A rega deve ser feita somente quando o solo estiver completamente seco e o pseudobulbo estiver enrugado. Se não houver lâmpada, observe as folhas inferiores, assim que elas estiverem dobradas, você poderá regar.
  • Ao regar, tente não derramar água nas inflorescências e nas axilas das folhas, pois isso pode levar à deterioração da flor. Se a umidade brotar ou nos seios das folhas, seque esses locais com um pano macio e seco.
  • Certifique-se de levar em consideração a temperatura e a umidade do ar na sala em que as plantas estão localizadas, bem como as dimensões da panela.
  • Regue a orquídea somente de manhã ou à tarde, de preferência sob o sol forte.
  • Cuidado sazonal

    Regar orquídeas em diferentes épocas do ano varia. Portanto, siga estas dicas:

    • No inverno, a orquídea não entra em hibernação, então você precisa regá-la. Em média, na estação fria - no inverno e no outono - uma orquídea é regada uma vez a cada 10 dias ou 2 semanas.

      Ao regar, você precisa monitorar a temperatura na sala. Se o aquecimento funcionar com força total ou se o vaso com a planta estiver próximo ao radiador, monitore cuidadosamente o substrato e as condições da planta. O número de irrigações pode ser aumentado até 1 vez em 10 dias. No inverno, comece a regar quando a pseudo-lâmpada começar a franzir a testa.

    • Na primavera, começa o crescimento ativo da orquídea, por isso precisa de rega abundante. A umidade evapora-se rapidamente da panela e é consumida pela planta. A frequência da rega deve ser de 1 vez em 5-7 dias.

      É necessário enxaguar a orquídea uma vez por mês no chuveiro, usando água à temperatura ambiente para lavar o pó das folhas e os restos de sais fertilizantes das raízes.

    • No verão, você precisa prestar atenção especial ao umedecimento do solo em uma panela com uma orquídea, porque é durante esse período que a planta cresce ativamente, se prepara para a floração, as raízes absorvem a umidade mais intensamente devido à alta temperatura. Você pode regar a flor 3-4 vezes por semana.

      Além disso, a quantidade de rega depende do clima em que você sobrevive. Em climas úmidos, a rega pode ser limitada a três por semana, em climas mais secos a quatro. Na estação seca, você pode borrifar com um jato de água "macio" - um chuveiro ou umidificar o ar perto da orquídea.

    Quantas vezes você precisa fazer isso?

    Com que frequência e quantas vezes preciso regar uma flor? Acredita-se que a orquídea seja uma planta tropical que adora a umidade. Mas, para o crescimento ideal de uma planta, é necessária água para que ela não apodreça.

    Não há opinião inequívoca sobre o número de irrigações. A frequência de rega da orquídea depende da taxa de secagem do substrato em uma panela com uma flor e o estado do sistema radicular.

    Mais detalhadamente sobre quantas vezes você precisa regar uma orquídea em casa, quantas vezes por semana você precisa umedecer uma flor, dissemos em um artigo separado.

    Como determinar se é hora de regar?

    1. Pegue um vaso de flores, deve ser leve. Pode parecer que se você colocá-lo no parapeito da janela, o peso das folhas atrairá o peso das raízes e a flor ficará adornada.
    2. Inspecione a panela em si: não deve haver condensação nas paredes. Sua presença indica que a flor não precisa ser regada.
    3. Verifique se o substrato está molhado ou seco na panela. Para fazer isso, à noite, virando cuidadosamente, enfie uma vara de madeira na panela (você pode usar uma chinesa) e, de manhã, verifique se a cor mudou (a vara molhada vai escurecer, a seca fica da mesma cor). Se a vara estiver molhada, é muito cedo para molhar.
    4. Preste atenção ao sistema radicular das orquídeas. Conheça alguns sinais para começar a regar:
      • uma flor em desenvolvimento ativo está pronta para regar se as pontas estiverem verdes brilhantes, ou seja, elas crescem;
      • se as raízes estiverem completamente esbranquiçadas, a flor deve ser regada;
      • mas se as raízes "filhote" - elas ficarem esbranquiçadas e um ponto verde brilhante aparecer nas pontas, você não poderá regá-la; caso contrário, as raízes apodrecerão, é desejável destacar uma orquídea para que o crescimento ativo comece, o que significa que você pode começar a regar.

    Assista ao vídeo sobre como determinar a hora em que é hora de regar a orquídea:

    Que tipo de água posso usar?

    A rega deve ser realizada com água macia (é possível uma dureza moderada). Para reduzir a dureza da água, você pode usar ácido oxálico, um oitavo de uma colher de chá, do qual você precisa dissolver em 5 litros de água, deixar por um dia, escorrer para outro recipiente sem usar o precipitado formado.

    Para reduzir a dureza da água, você pode usar suco de limão, filtros. É bom regar com chuva ou com neve limpa e filtrada. A temperatura da água deve ser vários graus mais alta que a temperatura ambiente. Em nenhum caso a orquídea deve ser regada com água fria. A rega depende do estágio de atividade vital da flor.

    1. Para a floração: Para que a orquídea floresça, é necessário limitar a rega, pois o excesso de líquido é mais usado para otimizar o crescimento de folhas e raízes.

      Durante a floração, a rega das orquídeas precisa ser alterada, tornada mais frequente, porque o processo de secagem do solo é acelerado devido ao grande consumo de umidade. A rega requer apenas as raízes da planta, tentando impregná-las com umidade, mas não enche demais. Durante o florescimento das orquídeas, o solo nunca deve secar completamente. A umidade deve ser maior que o normal. Portanto, você precisa regar várias vezes por semana.

    2. Após o transplante da planta em outro vaso, ela deve ser imediatamente regada para que o substrato absorva a umidade. Como o transplante costuma ir para o substrato desidratado comprado na loja, é melhor colocar o vaso com a flor transplantada por 20 a 30 minutos em um recipiente com água morna na qual os fertilizantes minerais são dissolvidos.

      A próxima rega deve ser realizada não antes de duas semanas após o transplante, porque a planta sofreu estresse e a umidade pode causar deterioração. E repetida alimentação e rega - após 21 dias.

      DICA: Depois disso, a flor geralmente acumula massa vegetal e se prepara para a floração, por isso precisa ser regada pelo menos 2-3 vezes por semana.

    Você aprenderá mais detalhes sobre qual água deve ser usada para irrigação. É possível usar soluções, além de outros recursos de irrigação de orquídeas neste material.

    Maneiras diferentes

    Existem várias maneiras de regar uma orquídea:

    1. "Chuveiro quente"(É a rega da mais alta qualidade da planta, porque simula a chuva e é capaz de saturar as raízes da planta e as folhas com a umidade. É esse método de rega que pode lavar as pragas das orquídeas e protegê-las de doenças.

      Para realizar esse tipo de irrigação, um recipiente com uma planta é colocado em uma banheira e regado com um chuveiro com uma pressão fraca da água, cuja temperatura é de 40 a 50 graus. O substrato deve estar completamente saturado. Após a rega, você precisa deixar o vaso de flores por 15 a 20 minutos no banheiro para drenar a água restante. Em seguida, limpe as folhas da planta com um pano macio e seco).

    2. Imersão. (Ao realizar essa irrigação, lembre-se de que, quando imersas em água, as raízes secas podem empurrar a planta para fora da panela. Portanto, você deve abaixar a orquídea lentamente, umedecendo gradualmente as raízes na panela. O recipiente com a planta é imerso completamente na água preparada.

      A duração da imersão em água depende do volume da panela. Por exemplo, um recipiente com um tamanho de 10x10 ou 12x10 deve ficar na água por 30 segundos e, durante o mesmo número de segundos, a panela precisa ser mantida no ar em que o copo está em excesso de água. Essa rega é considerada econômica e eficaz se nem a flor nem o substrato forem suscetíveis a qualquer doença).

    3. Molhando com um regador. (Molhe a superfície do substrato na panela com baixa pressão, sem tocar nos seios nasais e nos pontos de crescimento, até que o excesso de água comece a sair da panela. A água em excesso deve ser drenada).
    4. Pulverização de raízes. (É realizado para orquídeas que crescem em blocos, sem substrato. É aconselhável realizar essa irrigação com um spray no modo "neblina", direcionando o fluxo para as raízes até que mudem de cor para verde. Repita após a secagem).

    Leia mais sobre métodos de irrigação e como escolher corretamente um método de irrigação, leia aqui.

    Instruções passo a passo

    1. Cuide da água para regar a orquídea: ela deve ser defendida, água dura amaciada pelos métodos indicados.
    2. A temperatura da água deve ser vários graus mais alta que a temperatura na sala onde a flor está localizada.
    3. Cuide da boa iluminação da flor, pois somente sob a condição de boa iluminação da planta inicia o processo em que o líquido que entra nas raízes não provoca deterioração, mas visa a atividade vital ideal da orquídea.
    4. Avalie visualmente a condição do vaso com a planta: o vaso de flores deve ser leve, não deve haver condensação nas paredes do tanque - um indicador de excesso de umidade na flor.
    5. Verifique a umidade do solo em um recipiente com uma orquídea com uma vara de madeira.
    6. Examine o sistema radicular e as folhas das flores quanto a sinais de desidratação.
    7. Dependendo da condição da flor, despeje a água preparada usando um dos métodos de rega.
    8. Retire o excesso de líquido da flor.
    9. Limpe os brotos, folhas e seios das folhas úmidos com um pano macio e seco para impedir o início do processo de apodrecimento.

    Seguindo todas as instruções para regar uma orquídea, você fornecerá as condições ideais para o crescimento e a floração.

    Você pode descobrir mais nuances sobre como regar adequadamente uma orquídea em casa aqui e, neste artigo, apresentamos instruções passo a passo para o procedimento.

    Vídeo útil

    Assista a um vídeo sobre as regras básicas para regar uma orquídea:

    Deixe O Seu Comentário