Stavanger - a capital do petróleo da Noruega

Stavanger (Noruega) é uma das cidades mais bonitas da Escandinávia, cercada por florestas e pelo mar da Noruega. Esta é a capital turística e petroleira do país. É aqui que 80% do petróleo norueguês é produzido e é aqui que muitos turistas vêm que querem ver os fiordes.

Informações gerais

Stavanger está localizado no sudoeste do país. É a quarta maior cidade da Noruega e tem cerca de 180.000 habitantes. A cidade é cercada por fiordes - as principais atrações do Stavanger norueguês, que geralmente ficam em primeiro lugar no ranking de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

No século 16, ainda uma pequena vila, Stavanger era o centro dos pescadores, e o arenque era capturado por toneladas aqui. Mas logo os peixes deixaram esses lugares e depois os pescadores foram embora.

A cidade norueguesa de Stavanger encontrou uma nova vida apenas em meados do século XIX. Em Stavanger, abriram fábricas de conservas para a produção de sardinha defumada em azeite e a cidade tornou-se novamente o centro da Noruega (agora apenas industrial). Mas isso não durou muito. Em meados do século 20, todas as fábricas foram fechadas, a cidade entrou em decadência novamente. A situação estabilizou apenas em 1969 (foi então que o petróleo foi encontrado no mar da Noruega). Desde então, Stavanger vem crescendo e se desenvolvendo: novas empresas estão sendo construídas, a população está aumentando. Hoje, esta cidade é a capital do petróleo da Noruega.

Atrações Stavanger

Mas a cidade é interessante não apenas na presença de petróleo. Sua característica distintiva são os fiordes mundialmente famosos. Eles cercam a parte ocidental da cidade e são um símbolo não apenas de Stavanger, mas da Noruega como um todo. Certamente você já viu fotos dessas atrações naturais, mas nem percebeu que era uma foto de Stavanger.

Fiorde de Luce

O Luce Fjord é uma das atrações naturais mais visitadas de Stavanger. Este é um dos fiordes mais profundos e bonitos, localizado perto da cidade.

Montanhas

A marca registrada do Lysefjord são duas falésias que se elevam acima do mar - Prekestulen (altura - 600 metros) e Kierag (altura - 1100 metros). Você pode até chegar às pedras a pé - uma estrada de quatro quilômetros de asfalto leva a elas. Você pode ir mais longe dos penhascos - até as montanhas, onde uma vista incrível do vale e dos fiordes se abre. Então o comprimento total da rota será 16 km.

Não tenha medo de se perder: na Noruega, a indústria do turismo está se desenvolvendo apenas graças a rotas e cruzeiros semelhantes. Portanto, tudo é feito aqui para a conveniência dos hóspedes estrangeiros: em todo lugar, mesmo nas montanhas, existem tabuletas com inscrições e nomes dos assentamentos mais próximos. No meio das estradas, você pode até encontrar mapas inteiros com fotos do Stavanger norueguês.

Cruzeiros

Se você não gosta das montanhas, pode fazer um cruzeiro de um dia pelo Fiorde de Luce. As balsas partem de Stavanger a cada hora, o que o levará aos lugares mais bonitos do Fiorde de Luce em 2 horas. Esses passeios de barco geralmente terminam perto da vila de Oanes, de onde os turistas são levados para o alojamento. De volta à cidade, os turistas retornam de ônibus (custo - cerca de 780 NOK).

Aldeias do fiorde

No entanto, não apenas o fiorde atrai a atenção. Também vale a pena visitar as aldeias localizadas na planície: Forsand, Bakken, Oanes. Observe também a escada mais longa do mundo, que consiste em 4444 degraus. Está localizado bem aqui, perto da cidade, e liga o Lysefjord ao topo da falésia onde estão localizados os lagos das montanhas. A rota é muito incomum e interessante: além das atrações naturais do Stavanger norueguês, os turistas também podem ver o antigo reservatório localizado no topo da montanha, acima da vila de Flory.

Cidade velha

As fotos da antiga Stavanger são fascinantes - uma das cidades mais "fabulosas" da Europa. Quase todos os edifícios aqui são de madeira, pintados de branco ou amarelo. Isso se deve ao fato de que na Noruega há muito poucos dias ensolarados, e os moradores da cidade estão tentando substituir o sol real.

Existem edifícios modernos em Stavanger: por exemplo, um mercado de peixe, o Clarion Hotel, o Victoria Hotel. No entanto, existem muito mais edifícios antigos aqui e, durante vários séculos, foram agradáveis ​​aos olhos dos moradores e turistas locais.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Monumentos

No território da Cidade Velha, existem muitos monumentos interessantes dedicados aos noruegueses de destaque. Entre eles, vale destacar o monumento ao dramaturgo Alexander Hjelland e Andreas Jacobsen, que estão entre os "quatro grandes" escritores noruegueses.

Na cidade velha, você pode encontrar uma escultura incomum de ovelha e pato, além de um monumento dedicado ao guarda norueguês. Há uma escultura em Stavanger dedicada ao almirante russo de descendência norueguesa Cornelius Kruus.

Catedral mais antiga da Noruega

Atenção especial deve ser dada à Catedral de Stavanger, que é a mais antiga da Noruega. Foi construído em 1100 por ordem dos cruzados. O templo foi construído em um severo estilo anglo-normando. Sua característica distintiva são duas torres góticas baixas que emolduram a fachada de um edifício antigo.

Entre as atrações naturais de Stavanger, vale destacar o Lago Breyavatnet, localizado no centro do parque da cidade.

Museu do petróleo

Stavanger é considerada a capital do petróleo da Noruega, porque existem escritórios das maiores empresas de petróleo do mundo e instituições educacionais especiais (por exemplo, os institutos Rogaland Research e IRIS). Aqui está o prédio do Ministério da Energia da Noruega. Portanto, não é de surpreender que o Museu Stavanger mais famoso e visitado seja o único museu de petróleo na Noruega.

O edifício futurista do museu, que, de acordo com os planos dos arquitetos, deve se assemelhar a montanhas e poços de petróleo, está localizado no centro da cidade. É simplesmente impossível não notar, porque é um dos edifícios mais altos do distrito.

Dentro do museu também é interessante. Apesar do pequeno território, os noruegueses conseguiram acomodar todas as exposições aqui, desde aparelhos da indústria do petróleo e terminando com maquetes de plantas, com a ajuda da qual extraem a riqueza natural do país. O museu tem várias exposições criadas especificamente para crianças.

O museu também possui uma seção de “realidade virtual”: uma tela grande é instalada em um dos salões, onde é constantemente transmitido um filme sobre os habitantes do oceano com efeitos especiais de som e luz. Uma pessoa que entra em uma sala como se mergulha no oceano e se torna um mergulhador.

Além disso, o museu possui uma sala de cinema na qual é possível ver a fita “Petrópolis”, além de uma sala para exposições temporárias.

  • Horário de funcionamento: 10.00 - 19.00
  • Preço: Adultos - 100 CZK;
  • Crianças, pensionistas - 50 CZK.

Espadas do monumento em pedra

O Swords in Stone Monument está localizado a poucos quilômetros de Stavanger, às margens do Lago Molebukta. É dedicado à batalha que ocorreu entre o rei Harold I, o de cabelos louros, e seus oponentes em 872. O monumento consiste em três espadas. O primeiro, o maior, é dedicado ao então rei vitorioso da Noruega, e os outros dois, que são menores, aos adversários derrotados.

O monumento parece muito original e é claramente visível até do outro lado. Quanto ao período da noite, o monumento está maravilhosamente destacado.

Tempo e clima

Apesar de a cidade norueguesa de Stavanger estar localizada no norte, o clima é bastante ameno. Um fato interessante é que em Stavanger, ao contrário de outras cidades norueguesas, a neve nem sempre cai no inverno. Isto é devido à corrente quente da corrente do Golfo.

No verão, a temperatura média é +18 e no inverno +2. A melhor época para visitar a cidade é no verão. Se seu objetivo é ver os fiordes, vá para a Noruega na primavera, quando a neve derreter nas montanhas ou no outono. Bem, os amantes de esqui devem visitar Stavanger no inverno. É verdade que, antes da viagem, você deve descobrir se a neve caiu.

Como ir de Oslo a Stavanger

Existem várias maneiras de ir de Oslo para Stavanger.

Por via férrea

Da estação central de Oslo, os trens partem para Stavanger a cada duas horas todos os dias. O primeiro sai da capital às 06h35 da manhã. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias ou na Internet. A tarifa varia de 250 CZK (26 euros) a 500 CZK.

De ônibus

Você também pode ir de Oslo a Stavanger de ônibus. Mas há um "mas": você precisa fazer um transplante em Kristiansand. O custo de uma passagem para esta rota é de 210 kroons, um pouco mais barato que uma passagem de trem.

Talvez o ônibus seja a opção mais desvantajosa para viajar de Oslo para Stavanger: o preço do bilhete é mais alto e a velocidade é muito mais baixa. A única vantagem são as deslumbrantes paisagens norueguesas, navegando lentamente pela janela.

De avião

A distância entre Stavanger e Oslo é de 500 quilômetros, muitos turistas preferem chegar aqui de avião. Todos os aviões que voam para Stavanger começam sua jornada no aeroporto de Gardermoen, e o vôo em si dura apenas uma hora. Mas também é necessário levar em consideração o horário do check-in e entrega da bagagem. Portanto, viajar de avião não é o caminho mais rápido para chegar a Stavanger, mas, para minha grande surpresa, não é tão caro. O bilhete mais barato custa 500 coroas (53 euros).

De carro

Viajar de carro de Oslo para Stavanger levará aproximadamente 7 horas. As estradas na Noruega são muito boas, portanto a viagem será realizada sem incidentes. Mas vale lembrar que existem várias seções pagas na estrada que liga as duas cidades, pelas quais você terá que pagar cerca de 220 coroas (24 euros).

Chegar a outras cidades de Stavanger

Você pode chegar a Stavanger nas cidades de Prekestulen, Bergen, Langesund pelas empresas de ferry Fjord1, Tide, Fjordline, Rødne Fjordcruise.

Quanto às viagens aéreas, você pode voar para Stavanger a partir de Bergen ou Oslo.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Fatos interessantes

Rua Tsvetnaya
  1. Stavanger é a cidade mais rica da Noruega.
  2. O segundo nome de Stavanger é a cidade branca.
  3. Em Stavanger, existe apenas uma rua com edifícios não pintados de branco. Seu nome é "cor".
  4. Em toda a história de Stavanger, houve mais de 200 incêndios na cidade.
  5. A idade aproximada do Lysefjord é de 400 milhões de anos.
  6. Um prato tradicional norueguês é o queijo marrom feito com leite condensado cozido.
  7. A economia de Stavanger, na Noruega, assenta em quatro "Ss" - arenque, remessa, espadilha, óleo (Seld, navio, sprot, statoil).

Mapa de Savanger com pontos de referência em russo.

Como é a cidade de Stavanger no ar - assista ao vídeo.

Deixe O Seu Comentário