Projeto do jardim: Um caleidoscópio de idéias de orçamento

Muitos de nossos compatriotas, com a frase "chalé de verão", involuntariamente têm uma foto com um número infinito de canteiros de tomate e pepino, um antigo celeiro para inventário e um mirante herdado de proprietários anteriores da terra. Enquanto isso, recursos e revistas modernos nos atraem com lindas fotos de projetos de paisagismo, onde o design de cada centímetro do território da casa ou jardim é pensado nos mínimos detalhes. O proprietário de terras russo (mesmo o menor local) também quer ver seu território como uma vegetação bonita e bem cuidada, sedutora e a oportunidade de relaxar à sombra do ar fresco. Mas, ao mesmo tempo, não estamos prontos para desistir de camas com verduras, não estamos prontos para escolher legumes maduros adequados para um jantar em família. É possível combinar os benefícios práticos do cultivo de hortaliças, árvores frutíferas e verduras com a beleza do design da paisagem? É claro que, mesmo em um pequeno pedaço de terra, situado entre as cercas de casas particulares nas ruas estreitas da cidade, você pode criar seu próprio oásis verde para recreação ao ar livre. Será necessário fazer esforços, mas a tarefa é bastante viável. Esperamos que uma impressionante seleção de projetos criados nas mais diversas condições territoriais o ajude a se inspirar nas façanhas de seu próprio jardim ou em uma trama pessoal.

Fazemos um plano detalhado

Independentemente de você possuir um pequeno pedaço de terra próximo à sua cidade ou ser o proprietário de um terreno enorme fora da cidade, a primeira coisa com a qual você precisa começar é criar um jardim dos seus sonhos - fazendo um plano detalhado. Obviamente, o plano inicial não é um dogma esculpido em pedra, pode ser alterado em pequenas coisas, mas os pontos principais devem ser claramente escritos. Sem um plano concreto do que exatamente você deseja ver em seu site, você pode perder tempo, dinheiro e esforço. É importante que alguém possa admirar os canteiros de flores e se sentar à sombra das árvores frutíferas, outros estão mais interessados ​​no cultivo de vegetais e na capacidade de fritar carne no fogo em seu próprio pátio ou em qualquer outra área local.

Em papel ou em um programa especial, coloque os principais objetos do seu site - edifícios, áreas de lazer, uma área de cozimento em chamas, uma área de jantar, um playground, uma estufa ou estufa, um mirante ou uma cobertura. Tudo depende da sua preferência e do tamanho do site. Em seguida, você precisa marcar a localização dos canteiros e plantar árvores. Dependendo da passagem das águas subterrâneas, a localização do local em relação aos pontos cardeais e às características da paisagem, escolha o plantio de árvores já na fase de planejamento. O mesmo se aplica aos canteiros, canteiros - é melhor saber com antecedência quais plantas (que amam o sol ou preferem terrenos sombreados e úmidos) serão plantadas neles. É melhor passar um tempo no estágio inicial do que enfrentar a necessidade de transplantar ou cortar completamente as plantas já cultivadas que simplesmente não têm sol suficiente.

Em seguida, você precisará descrever a localização dos caminhos do jardim. Esses não são elementos fáceis de paisagismo que ajudam os proprietários a passar de um setor do site para outro. Os caminhos ajudam a zonear o site, distribuir segmentos funcionais e criar ordem do layout do território. Sem mencionar o fato de que ir de um canto ao outro em clima escorregadio sem trilhas adequadamente projetadas é extremamente difícil.

Dependendo do orçamento para o projeto paisagístico do seu site, seu tamanho, a disponibilidade de edifícios e materiais para sua execução, os caminhos do jardim podem ser definidos:

  • pedra (chapa);
  • seixos;
  • cascalho fino;
  • tijolo;
  • pedras de pavimentação;
  • lajes de pavimentação;
  • lajes de concreto;
  • uma arvore

Muitos residentes de verão podem decidir que traçar caminhos para o jardim é uma perda de tempo e dinheiro. De fato, muitos têm lembranças de infância do jardim da avó, onde não havia caminhos de pedra ou tijolo, e as batatas cresceram excelentes. Mas os caminhos do jardim não são apenas a aparência estética do seu site, mas também a segurança, o controle de ervas daninhas e o zoneamento de segmentos com diferentes culturas.

Caminhos de jardim feitos de pedra parecem sólidos e respeitáveis. Obviamente, o custo do material pode assustar o jardineiro russo, mas esses caminhos duram muito tempo. Se você ainda tem pedra natural de edifícios, revestimento de fachadas ou construção de uma cerca, os caminhos do jardim de pedra são sua opção.

Os proprietários de sites nos quais existem edifícios feitos de tijolos não podem nem mesmo confundir a escolha do material para a execução de trilhas. Os tijolos de pavimentação são mais baratos que os tijolos de construção e podem servir por mais tempo como piso para caminhar. Bem, uma aparência harmoniosa para o seu jardim é garantida.

Uma das opções mais baratas para organizar o movimento seguro no site é o cascalho em massa. A única coisa que precisa ser levada em consideração é que os consumíveis precisarão mais do que o habitual, porque o cascalho diminui de forma decente durante a operação. No entanto, para uma área grande com um beco central, o cascalho não é muito adequado, é ideal para pequenos caminhos entre canteiros e canteiros.

Outra opção bastante durável para organizar caminhos de jardim é o uso de produtos de concreto. Com a ajuda de lajes de concreto pré-fabricadas ou espaços em branco para vazamento, você pode criar caminhos de qualquer formato e tamanho, ondulados e retos, largos e estreitos. Nas lojas de construção, você encontrará muitas opções para preenchimento de formas - de redondos, triangulares e poliedros a produtos assimétricos. Você não pode apenas traçar a pista, mas criar sua própria imagem absolutamente única.

Obviamente, o material para a organização dos caminhos do jardim pode ser combinado. Por exemplo, as bordas dos caminhos (como bordas baixas) podem ser dispostas em pedra ou tijolo, e a parte principal é coberta com cascalho. Assim, os limites dos caminhos serão claros e o dinheiro economizado. Se você colocar pedras grandes como base ou lajes de concreto, e ao redor delas taparem pequenos cascalho, obterá um caminho prático e bonito para o jardim.

Se falamos sobre a localização de camas no território em frente à casa ou jardim, em todo o mundo você tem duas opções - o uso de camas cavadas ou elevadas. Camas escavadas podem ser cercadas com pedras. Tijolos, tábuas de madeira - para que seus canteiros de flores tenham uma borda clara e proteção adicional contra ervas daninhas.

Camas levantadas são muito populares nos estaleiros dos europeus. Essas recepções de jardim começaram a ser usadas ativamente entre nossos compatriotas. O canteiro elevado pode ser cercado com tábuas, pedras, tijolos ou qualquer material improvisado. Tudo depende do seu orçamento e expectativas em relação à vida útil das instalações - se você deseja usá-las apenas para a estação ou se os produtos devem durar mais tempo.

Existem embarcações prontas para a formação de camas à venda. Como regra, eles são apresentados em formas redondas ou ovais e são feitos de chapas finas de aço inoxidável. Esta é uma maneira prática, relativamente barata e estética de organizar canteiros ou canteiros de flores para plantar plantas, mesmo em condições que estão longe da possibilidade de cultivar verduras e legumes em campo aberto.

Mesmo uma área pequena pode ser decorada com elementos que não ocupam muito espaço. Um belo arco ou pérgola pode servir não apenas como decoração de sua paisagem, mas também como suporte para plantas trepadeiras.

Exemplos de organização de um "canto verde" em ambientes urbanos

Entre o barulho e a agitação da cidade, a abundância de vidro e concreto, há uma falta especialmente aguda de contato com a natureza. O desejo de obter um pequeno oásis verde entre lajes de concreto cinza leva muitos cidadãos a construir uma estufa no telhado de um prédio de apartamentos. Nada é impossível. Você também pode organizar um lugar para relaxar ao ar livre em dois metros quadrados de terra ou em um terraço. Se você não esquecer a possibilidade de cultivar ervas frescas à mesa em pequenas camas elevadas ou até mesmo em banheiras de jardim, poderá obter não apenas um pátio, mas também um mini-jardim bem no meio da selva urbana de concreto.

Mesmo no telhado da casa, você pode organizar um aconchegante pátio verde para passar o tempo ao ar livre, incluindo capinar as camas ou cortar um pequeno gramado. É claro que ninguém fala sobre o plantio de árvores frutíferas (mesmo variedades anãs) em enormes banheiras, mas pequenos canteiros de flores ou canteiros de verdura podem ser organizados literalmente "do zero".

Para a organização de canteiros ou pequenos canteiros de flores no telhado, terraço ou apenas um pequeno pedaço de terra, os canteiros de flores a granel (elevados) são mais adequados. Eles podem ser construídos usando pedra, tábuas de madeira (você pode usar paletes ou sobras de materiais de construção) ou materiais improvisados ​​(folhas de lata, barris velhos).

Uma parede “viva” ou verde é uma oportunidade de organizar um canto para descansar à sombra das plantas para aqueles que não têm absolutamente nenhum lugar para pousar no solo. Obviamente, criar e manter um canteiro vertical com plantas não é uma tarefa fácil, exigindo mais tempo e esforço do que um jardim regular. Mas uma construção incrivelmente bonita, elegante e original, com sua aparência, pagará todos os investimentos.


Deixe O Seu Comentário