Recomendações aos jardineiros como plantar alcachofra de Jerusalém corretamente na primavera

A alcachofra de Jerusalém, girassol tuberoso, pêra de barro ou alcachofra de Jerusalém, é a mesma planta perene do gênero Girassol da família Astrov, conhecida por suas propriedades úteis.

Você aprenderá como plantar adequadamente uma planta tão incomum, quando e o que vale a pena fazer para depois colher essas maravilhosas frutas em sua casa de campo. O artigo também detalha a escolha de tubérculos e métodos de plantio.

Vizinhos e antecessores no jardim

Você pode cultivar alcachofra de Jerusalém após qualquer colheita no jardim! Uma pêra de barro deve ser plantada no início da primavera, assim que a cobertura de barro derreter e secar. Neste momento, a terra ainda está molhada e os tubérculos de alcachofra de Jerusalém se enraízam facilmente no solo. Geralmente é o momento de plantar batatas. Mas é melhor plantar alcachofra de Jerusalém depois de:

  • batatas;
  • repolho;
  • pepinos.
A alcachofra de Jerusalém pode ser plantada no outono, a partir de setembro. Somente neste caso a alcachofra de Jerusalém precisa ser enraizada mais profundamente para que a planta não sofra durante as geadas.

Como escolher tubérculos e sementes?

O material de plantio deve ser saudável para que a colheita não seja afetada. Tubérculos e sementes não devem apresentar podridão radicular, nematóides e pulgões.

Jardineiros experientes escolhem até tubérculos pequenos, do tamanho de um ovo de galinha. É melhor escolher tubérculos germinados, pois eles são mais propensos a criar raízes no seu solo. Os tubérculos de alcachofra de Jerusalém têm uma camada muito fina de cortiça, isso significa que os tubérculos estão mal protegidos contra ressecamento e danos mecânicos. É por isso que é melhor plantar tubérculos já cultivados. Se eles forem muito grandes, poderão ser cortados em várias partes.

No entanto, não se esqueça de uma condição importante: cada parte deve conter pelo menos três olhos (para uma colheita rica!) E as fatias devem ser tratadas com carvão.

Se você decidir ou tiver que comprar sementes para o plantio, verifique se elas não são flácidas. Se, no entanto, durante o transporte e o armazenamento, ainda assim, mergulhe-os em água pura por cerca de 3-4 horas, e as sementes estarão prontas para o plantio.

Onde plantar - em casa ou em campo aberto no país, há alguma diferença?

A alcachofra de Jerusalém é cultivada em campo aberto e em casa, em recipientes ou em caixas com drenagem. O plantio de alcachofra de Jerusalém é realizado apenas em terreno aberto aquecido.

As condições de cultivo no solo e no recipiente não diferem, para que você possa plantar com segurança essa planta em casa. Apenas esse método de semente é um pouco mais complicado, já é usado por criadores mais experientes. Além disso, a planta cultivada ainda precisará ser plantada na área suburbana.

Métodos de pouso

  • Mudas. Usando esse método, você pode obter a colheita muito mais cedo. No viveiro, a planta está mais protegida contra pragas, e uma rica colheita de uma planta insubstituível não fará o proprietário esperar.
  • Imprudente. Para esse método, você não precisa construir estruturas adicionais. No entanto, uma colheita oportuna e rica não é garantida, a Mãe Natureza pode violar seus planos.
  • Semente. Este método é mais adequado para criadores experimentais e, para jardineiros amadores, será um fardo.
  • Tubérculos. Essa é a maneira mais comum entre jardineiros. Você não precisa criar condições adicionais, a planta em si rapidamente se enraíza e produz uma colheita tão esperada.

Instruções e diagrama passo a passo

Instruções para plantar alcachofra de Jerusalém:

  1. Antes de começar a plantar alcachofra de Jerusalém, você deve selecionar cuidadosamente um site. A opção mais correta nesse caso será uma área especialmente alocada ao longo da cobertura, na qual não haverá pequenos tubérculos que produzem brotos e estragam sua colheita.

    • Bons vizinhos incluem legumes (feijão, ervilha), repolho, rabanete, nabo, cebola, berinjela e bagas - passas de Corinto, groselhas.
    • Não é aconselhável plantar salsa e aipo, batatas e tomates perto da alcachofra de Jerusalém.

    O solo deve estar solto, pH 6,0-7,5, e a área deve estar adequadamente iluminada.

  2. Então você precisa preparar o terreno selecionado: no outono, para fazer fertilizantes. Tais podem ser adubos apodrecidos ou adubados com fertilizantes minerais (superfosfato, sal de potássio, nitrato de amônio).
  3. Prosseguimos diretamente para o pouso. Se você já tiver colhido tubérculos de alcachofra de Jerusalém e secarem, nesse caso, eles deverão ser embebidos em água por 4-8 horas antes do plantio. Além disso, será útil embeber os tubérculos em uma solução de zircão antes de plantar. Estamos esperando o solo esquentar até 16-18 graus e começar a plantar!
  4. A alcachofra de Jerusalém é plantada em fileiras, observando uma distância de 60 a 80 cm entre elas.Em uma fileira, a distância entre as plantas é de 30 a 40 cm.
  5. Se você decidir experimentar e plantar uma pêra de terra com sementes, então esta instrução é para você. Em um recipiente com solo solto e bem absorvente, plantamos sementes a uma profundidade de cerca de 7 cm, fechamos o recipiente com uma película ou tampa, colocamos em um local quente, leve e confortável e esperamos o surgimento de mudas no final da primavera.
  6. Se você não procurou caminhos difíceis e decidiu plantar tubérculos, não se esqueça de que toda a colheita que você coleta depende da profundidade em que as planta. Se o seu local possui solo pesado, a profundidade de plantio é de 6-8 cm, se leve - de 8 a 10 cm.

    É importante pagar pela variedade de alcachofra de Jerusalém, o tamanho da colheita depende disso. Por exemplo, nas variedades de amadurecimento precoce, recomenda-se o uso de tubérculos pequenos (até 20 g) e médios (20-50 g), e nas variedades de amadurecimento tardio, tubérculos maiores (acima de 50 g).

  7. Apenas tubérculos saudáveis ​​são necessários. Você pode plantar tubérculos inteiros e cortados. Os tubérculos picados só podem ser usados ​​em plantações de primavera. Os tubérculos plantados devem ser cobertos com um ancinho com um pente pequeno, para não danificar acidentalmente o tubérculo.

    Algumas palavras sobre sair depois de plantar uma pêra de terra em campo aberto. Nos primeiros dias após o plantio, certifique-se de afrouxar o solo. Aproximadamente 2-4 semanas se passarão antes dos primeiros tiros. Depois de cerca de 40 a 50 semanas, você obterá uma colheita finalizada.

Possíveis problemas e dificuldades

Plantar alcachofra de Jerusalém não é uma questão difícil, a qual até os iniciantes lidarão. A alcachofra de Jerusalém cresce em qualquer condição, o único problema pode ser o alagamento do solo, portanto, tenha mais cuidado com isso. Além disso, se você não quiser aborrecimentos adicionais, plante tubérculos germinados (não sementes!), Então sua colheita será definitivamente bem-sucedida.

A alcachofra de Jerusalém é uma planta realmente útil. Ajudará com artrite, diabetes, obesidade. E apenas um companheiro fiel de uma pessoa saudável. Portanto, não poupe energia para uma criatura tão maravilhosa em seu jardim, especialmente porque ela não exige grandes despesas de material e tempo!

Deixe O Seu Comentário