Quando cortar limão e como fazê-lo? As nuances e dificuldades do procedimento
O limão interno é uma árvore baixa que pode se desenvolver em um vaso de flores em casa.
Sem poda, é impossível obter uma rica colheita de limões. Com sua ajuda, você não pode apenas dar à árvore uma aparência atraente.
O procedimento prolongará o período de frutificação e é usado para prevenir doenças. Este artigo detalha a poda de limão.
Qual é o objetivo de podar um limoeiro?
Existem várias razões pelas quais você precisa aparar a planta:
- O procedimento rejuvenesce uma árvore velha.
- Graças ao procedimento, você pode obter uma coroa suave e limpa.
- Dessa maneira, o jardineiro pode aumentar a duração da frutificação.
- A remoção de galhos antigos reduz o risco de doença.
Em que período o procedimento pode ser realizado?
É possível podar um limão no verão? O momento ideal para a operação é o período desde o início da primavera até a formação de novos rebentos. Para aumentar a produtividade, você pode aparar a árvore no final do outono.
A capacidade de uma árvore dar frutos depende da correção da formação da copa no estágio inicial. As pálpebras laterais aparecem no 2º ano de vida vegetal. Por esse motivo, recomenda-se deixar 3-4 rins durante a primeira poda. No estágio de frutificação, galhos da 4ª ordem aparecem na árvore. O jardineiro pode usar 2 métodos de corte.
O proprietário pode domar parcialmente os galhos em 25 cm. Se forem identificados galhos mortos ou velhos, é recomendável removê-los para evitar doenças. Freqüentemente os brotos interferem no desenvolvimento um do outro. Nesse caso, você precisa deixar os galhos mais fortes.
Quando é indesejável reduzir e excluir ramificações?
É melhor abandonar o procedimento de poda durante a floração ou frutificação. A árvore reage a estímulos externos. A poda pode levar à descarga prematura de flores e frutos.No inverno, há uma desaceleração nos processos vitais. Um galho cortado pode secar.
Como fazer a primeira poda?
Jardineiros experientes recomendam a primeira poda em fevereiro. Para formar uma coroa, você precisa remover os galhos que crescem verticalmente. O tronco pode ser cortado a uma altura de cerca de 20 cm. Recomenda-se deixar apenas 3-4 dos brotos mais desenvolvidos. Para remover brotos em excesso, você pode usar tesouras de podar. Não se esqueça de tratar as áreas danificadas com variedades de jardins.
Acompanhamento: instruções passo a passo para iniciantes
Em 1 ano, apenas o tronco precisa ser aparado para estimular a formação de brotos laterais. Se você não realizar o procedimento, o limão crescerá. A altura ideal da planta deve ser de 25 a 30 cm. Dentro de 2 anos, você pode começar a encurtar os galhos laterais. No futuro, você pode começar a podar galhos de 3 pedidos. O processo de formação da coroa é concluído aparando os ramos da 5ª ordem. Depois disso, o período de frutificação começa.
Os frutos de um limoeiro aparecem somente após o aparecimento de brotos do nível 4. Para aumentar a produtividade, você deve primeiro se livrar das fotos sem frutificação. Um jardineiro pode removê-los ou censurá-los em 25 cm. Aos 15 anos, um limão precisa de rejuvenescimento. Para obter esse efeito, é necessário levar em consideração os recursos de ramificação de árvores. Para formar uma coroa, é necessário realizar um beliscão de limão. O procedimento refere-se a brotos com 30 cm de comprimento.
Como se livrar do excesso de flores?
A remoção de flores permite controlar o processo de formação de ovários. O número de botões depende da idade do limoeiro.
- Se o limão tiver 3 anos, metade dos gomos será removida.
- Durante 4-5 anos, você pode aumentar o número de frutas para 7.
- O número ideal de ovários com idades entre 6-7 anos é de 10 peças.
Foto
Em seguida, você pode ver a foto de limão:
Como rejuvenescer uma planta?
Para rejuvenescer a árvore, você pode usar a poda. Dessa forma, você pode não apenas melhorar a aparência, mas também aumentar a produtividade. O procedimento é realizado na primavera, quando é necessário estimular o crescimento dos rins adormecidos. Para obter brotos jovens, é aconselhável cortar todos os galhos em 4 ordens.
Que dificuldades surgem durante a partida?
No processo de podar uma planta em uma panela, os jardineiros têm as seguintes dificuldades:
- Apenas 1 tiro começa a se formar na área tratada. Nesse caso, você deve romper completamente a base. Se necessário, o procedimento é repetido várias vezes.
- Piões são outro problema que leva à incapacidade de dar frutos. Os chamados ramos de crescimento vertical, que retiram os sucos e retardam o processo de formação de frutas aromáticas. Para direcionar a força da planta na direção certa, é necessário aparar os galhos em 25 cm.Em alguns casos, é necessário remover completamente os brotos extras.
E se a planta começar a desaparecer?
Primeiro você precisa fazer fertilizantes de nitrogênio e fosfato no solo. É proibido realizar cortes repetidos. Tais medidas ajudarão a revitalizar a árvore.
Recomendações
Ao realizar uma operação, é necessário seguir as seguintes regras:
- O procedimento pode ser realizado apenas durante o período em que a árvore estiver em repouso (de outubro a abril).
- Se a planta já começou a dar frutos, antes do procedimento é necessário removê-los.
- Erros cometidos durante o procedimento podem levar a conseqüências desagradáveis. Na maioria das vezes, os iniciantes removem muitos galhos.
As estacas devem ser processadas o mais tardar um ano após o plantio. Se o limão cresceu a partir de uma semente, espere 2 anos. Graças à poda, o hospedeiro pode regular o crescimento da árvore. Ao cultivar em ambientes fechados, é recomendável aparar a parte superior da árvore. Desta forma, os rins laterais são ativados.
A coroa começa a se formar nas laterais, e não para cima. Após a operação, é necessário processar as fatias usando uma var de jardim. Um anti-séptico evita a infecção de áreas danificadas por bactérias e fungos patogênicos. Negligenciar essas regras pode levar à morte da planta.
A poda é um procedimento que pode ser usado para aumentar a produtividade. A remoção de galhos antigos protege a árvore de várias doenças.