Ella - um resort de montanha do Sri Lanka entre plantações de chá

Ella (Sri Lanka) - uma cidade pitoresca localizada na parte sul da ilha entre duas montanhas. Ella é caracterizada pelo estilo de vida de um assentamento rural com pequenos jardins, vales verdes e plantações de chá. Aqui você pode apreciar a natureza maravilhosa em toda a sua glória - a cidade de Ella está cheia de árvores da floresta, plantas montanhosas e espécies raras de animais.

Como chegar em Ella

Devido à sua localização nas montanhas, os aviões não voam aqui. O aeroporto internacional mais próximo fica em Colombo (a maior cidade e capital não oficial do Sri Lanka) e recebe companhias aéreas de todo o mundo.

Não muito longe de Ella, há outro aeroporto, destinado a voos raros e charter. Os preços dos ingressos para a montanhosa Nuwara Eliya são muito mais altos, mas esta cidade fica a apenas três horas de carro do destino.

Você também pode chegar a Ella por vários tipos de transporte terrestre.

Como chegar de trem

A maioria dos turistas chega à cidade de trem, já que esse método é o mais conveniente e barato. As conexões ferroviárias estão bem estabelecidas no Sri Lanka; novos trens levam turistas a esta área ao longo da rota Colombo-Badulla.

É importante levar em conta que a estrada de Colombo para Ella leva até 9 horas. O clima da ilha e os assentos no transporte podem cansá-lo antes mesmo de você chegar à parada final, por isso é melhor dividir o caminho em segmentos. Por exemplo, você pode caminhar por várias horas (até o próximo trem chegar) ao longo de Nuwara Eliya, o sagrado budista Kandy ou Hatton - as belas cidades da ilha, atribuídas às suas principais atrações.

Todos os dias, quatro trens partem nessa rota, o custo dos bilhetes depende da classe em que você deseja ir e da distância que deseja superar.

O custo dos bilhetes e a programação dos trens Colombo Ella para dezembro de 2017.

A relevância das informações pode ser verificada no site oficial da ferrovia do Sri Lanka (eservices.railway.gov.lk)

Importante: os bilhetes de primeira classe são os mais procurados. É melhor levá-los no dia anterior à viagem. No segundo e no terceiro ano, há sempre vagas vazias, disponíveis apenas algumas horas antes da partida.

A estação de trem em Ella está localizada a uma curta distância do centro da cidade.

Chegamos a Ella de ônibus

Se você deseja economizar na estrada, esse método é o mais adequado. Os bilhetes para o ônibus são várias vezes mais baratos que para o trem, mas você precisa ficar sentado por 6-7 horas (também há lugares em pé). Você também precisa considerar que nem todas as estradas da ilha são pavimentadas, portanto esse método não é adequado para aqueles que estão cansados ​​de transporte.

Observe que há várias cidades onde é mais racional e mais barato (no total) viajar de trem. Entre eles: Colombo, Kandy, Dambula, Polonnaruwa. É melhor viajar para Ella a partir de Tangalla (voo direto), Nuwara Eliya (ônibus nº 31-1) e Tissamaharama (nº 335-1).

Outro voo direto segue de Matara duas vezes por dia - às 8:00 e 14:00. A viagem dura cerca de 6 horas, há apenas uma parada - perto de uma mercearia no sertão do Sri Lanka. Além disso, o ônibus 31, que passa por Ella, sai da cidade uma vez a cada 45 minutos.

Não há estações de ônibus na cidade, mas uma parada de ônibus com todas as rotas acima está localizada no coração de Ella, perto de muitos hotéis, cafés e restaurantes. Planeje sua viagem para pegar o ônibus antes das 19:00 - se você estiver atrasado, poderá esperar pelo seu transporte até o dia seguinte.

Os preços e horários na página são para março de 2018.

Superamos o caminho de carro

Alugar um veículo pessoal é uma solução maravilhosa, embora um pouco cara. Você não estará apegado ao horário de transporte público e poderá viajar por todas as atrações do Sri Lanka, economizando dinheiro em excursões.

Das dificuldades de viajar de carro são as estradas e o percurso. Como a região é montanhosa, a estrada pode subir bruscamente ou, inversamente, descer, por isso, se você estiver dirigindo recentemente, é melhor não tentar a sorte. Além disso, seu caminho pode estar nas aldeias e pequenas cidades do Sri Lanka, onde não há estradas pavimentadas, o que também é muito importante para o motorista.

Lembre-se também de que você está viajando em uma área desconhecida; portanto, se a Internet e o navegador falharem, você poderá se encontrar em uma situação desconfortável. Antes de dirigir seu carro, gaste alguns dólares em um mapa da ilha - isso o protegerá de muitos problemas.

Chegar a Ella é mais conveniente a partir de Colombo ou Marat. A distância da primeira cidade é de apenas 200 km, mas devido à estrada difícil, a viagem pode levar 4-5 horas. O caminho fica pelas pitorescas aldeias do Sri Lanka, onde você pode parar e ir a um café.

A viagem de Matara para Ella leva cerca de 5 horas.A estrada é bastante conveniente - primeiro você pode dirigir pela nova rodovia e depois pela rodovia habitual, onde há poucos carros.

Você estará interessado: Lion Rock é um lugar imperdível no Sri Lanka.
Compare preços de acomodação usando este formulário

Atrações de Ella (Sri Lanka)

A ilha é conhecida por seus espaços verdes e natureza linda, então os amantes de belas paisagens e umas férias relaxantes vão gostar muito da viagem aqui. Como em qualquer cidade, em Ella, existem lugares que todo turista deve conhecer.

Pico do pequeno Adam ou Pico do pequeno Adam

Esta é uma montanha com plantações de chá; se você for lá de manhã, poderá conhecer garotas que colhem folhas dessas plantas. A subida é simples, não exige muito esforço - você pode até ir aqui com seus filhos. O caminho para o topo da montanha do centro da cidade leva 45-60 minutos. Você também pode chegar lá de tuk tuk.

A melhor época para subir ao topo da atração é de manhã, algumas horas após o amanhecer. Durante esse período, não faz muito calor aqui (mas no calor - menos pessoas), você pode ver com seus próprios olhos o processo de colher chá, tirar uma foto no cenário de belas paisagens. Não suba uma montanha na neblina. Leve uma garrafa de água com você.

Atenção: na ilha há outro Adam Peak - uma montanha mais alta, popular entre os peregrinos. Informações detalhadas sobre atrações podem ser encontradas nesta página.

Ella Rock (Sri Lanka)

A enorme rocha, plantada com várias plantas, está incluída na lista das atrações mais famosas do Sri Lanka. Há uma cachoeira, vários cafés e casas de moradores amigáveis, dos quais você pode pedir ajuda ou relaxar um pouco.

A escalada para Ella Rock é mais difícil do que até o pico de Adam, mas também mais interessante. Os primeiros 2 km ficam em uma estrada de ferro abandonada, então você precisa subir nas plantações de chá e atravessar a floresta de eucalipto. Você pode subir (mapas desta área são vendidos em qualquer lugar) ou contratar um guia.

Leve roupas quentes com você (um vento forte sopra sobre Ella Rock) e use sapatos confortáveis, pois em alguns lugares a subida é especialmente íngreme. É melhor acordar de manhã, depois do almoço, podem aparecer nuvens que fecharão sua bela vista. A subida para Ella Rock leva cerca de 2 horas.

Ponte dos Nove Arcos (Demodara Nine Arch Bridg)

Uma velha ponte ferroviária de 9 arcos que conecta um penhasco entre duas montanhas. Os trens circulam com pouca frequência aqui, e o local se tornou o local favorito de todos os fotógrafos turísticos. Uma casa de moradores locais está instalada em ascensão, eles são muito acolhedores e sempre recebem hóspedes.

A ponte está localizada perto do Pico Pequeno de Adão. Para uma caminhada até os pontos turísticos, é melhor usar calças compridas e sapatos fechados, pois há muitos insetos rastejantes. Você pode visitar a ponte em Ella a qualquer momento, mas se quiser fotografar um trem que passa, precisará acordar de manhã ou à noite (você pode verificar a programação exata com um dos residentes ou guias locais).

Jardim das Especiarias

The Spice Garden é só um dos fantásticos locais em Sri Lanka. Sua visita é gratuita, aqui você pode ver com seus próprios olhos como cultivar canela, curry, aloe e outras especiarias. Os guias o encontrarão na atração (você pode recusar seus serviços e ir ao jardim sozinho) e vendedores, de quem você pode comprar não apenas as plantas em si, mas também vários cosméticos baseados nelas.

Antes de ir a este jardim e comprar mercadorias aqui, verifique se há produtos similares nos mercados regulares de Ella. Muitas vezes, os preços nesses locais são muito caros e os produtos não são diferentes do que vendem no centro da cidade. Um 45-60 min é suficiente para visitar.

Ravana Ella Falls

A mais bonita, embora não a única cachoeira Ella. Este é um ótimo lugar para fotos e relaxamento no Sri Lanka. Aqui você pode se lavar com água cristalina, olhar para os macacos, experimentar mangas. Se você não está confuso com dezenas de turistas, pode nadar na cachoeira, mas tome muito cuidado, pois há muitas pedras grandes e afiadas no fundo.

Chegar à atração natural é fácil - basta pegar qualquer ônibus que vá na direção de Vellavia. O tempo de viagem leva 15 minutos. É melhor vir de manhã para evitar aglomerações.

O que mais fazer em Ella?

Como em todo o Sri Lanka, existem várias fábricas de chá nesta cidade. Quer saber o que é o verdadeiro chá e experimentá-lo? Então você precisa visitar um dos seguintes lugares.

Fábrica de chá Halpewatte

A maior fábrica de chá de Ella. Todos os dias, ônibus são coletados na cidade com turistas que são levados para cá em uma excursão. O passeio acontece em toda a fábrica, acompanhado por um guia, é pago - 500 rúpias. O piso superior oferece vistas panorâmicas das montanhas e dos vales verdes do Sri Lanka, onde você pode desfrutar de um delicioso chá do Ceilão. A viagem leva 3-4 horas. A fábrica vende chá verde, mas a um preço bastante alto.

Fábrica de chá Kinellan Tea Factory

Nesta fábrica, você também pode reservar uma excursão com um guia que, em inglês ou russo (eles não sabem esse idioma, mas podem aprender o texto) lhe dirá tudo sobre as plantas locais e as tecnologias para cultivar / colher folhas de chá.

Este lugar tem sua própria peculiaridade - aqui você pode comprar quatro tipos de chá delicioso a um preço muito baixo. A fábrica está localizada perto da estrada, você pode chegar de ônibus ou ciclomotor. Se você quiser não apenas passear pelas plantações, mas também olhar para dentro, visite a atração em um dia da semana.

O custo do passeio é de 400 rúpias. Há uma pequena pastelaria no local, onde você pode saborear deliciosos chás e doces no terraço.

Clima Ella: quando ir

Quase todo o ano o clima nesta cidade do Sri Lanka é favorável aos turistas. Aqui, como na zona tropical, não há mudanças visíveis de estações, mas o ano pode ser dividido em dois períodos:

  1. Estação chuvosa. Dura do final da primavera ao meio do outono. Como esse período é considerado desfavorável para a visita, os preços, bens e excursões da habitação estão caindo rapidamente durante esse período. Durante todo o verão, as plantas crescem verdes em Ella e os vegetais crescem, tornando os produtos mais saborosos e baratos. As chuvas são quentes, mas onipresentes; portanto, é melhor não visitar Ella sem botas de borracha e um guarda-chuva neste momento.
  2. Estação seca (novembro a março). Se você decidir visitar Ella durante esse período, precisará reservar acomodações por várias semanas. No final do outono e inverno, muitos turistas se reúnem na cidade.

Ao longo do ano, a temperatura média em Ella é de 29 graus Celsius, mesmo no tempo mais frio que não cai abaixo de 15 ° C. Vale a pena levar roupas quentes e sapatos fechados, mesmo que a previsão do tempo mostre + 30 ° C, porque em Ella, especialmente nas montanhas, um vento forte, às vezes frio, costuma subir.

Devo ir para Ella com crianças

Hoje, na cidade de Ella, no Sri Lanka, a infraestrutura para crianças não é desenvolvida, não há cinemas, parques de diversões e centros de entretenimento, mas se seu filho ama a natureza, belas paisagens e caminha ao ar livre, ele vai gostar da viagem a Ella.

Também vale a pena prestar atenção à idade e condição física da criança antes de subir nas plantações e nas montanhas. Muitas vezes, todas as viagens desse tipo se transformam em viagens de hora difícil para jovens viajantes em temperaturas de 30 graus. Mas se o entretenimento em sua família é como parte integrante do relaxamento, seu filho ficará encantado.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário

Restaurantes e Cafés

Apesar do tamanho pequeno da cidade, existem dezenas de cafés e restaurantes em Ella. Aqui você pode experimentar a cozinha local e europeia. Existem muito mais estabelecimentos com pratos nacionais, além disso, a visita deles custará metade do preço.

Ella village inn

Se você está acostumado a cozinhar sozinho e deseja comprar no mercado, precisará mudar para arroz e legumes. O restante dos produtos, incluindo massas, lingüiças e cereais familiares, são importados e, portanto, são várias vezes mais caros que os nossos.

Para experimentar deliciosos pratos da cozinha nacional do Sri Lanka, vale a pena uma visita:

  1. Ella Village Inn. Este é um café localizado no coração de Ella. Há um menu variado e uma ampla seleção - você pode pedir comida deliciosa para uma família numerosa. Além disso, a vantagem deste café é o preço - até pratos estrangeiros (como hambúrgueres) são bastante baratos.
  2. Café frio. Por alguns dólares, você pode comer deliciosos sucos e vitaminas feitos com frutas e legumes frescos. As bebidas servidas neste café não são apenas baratas, mas também saudáveis. Há um wifi rápido.

A cidade de Ella (Sri Lanka) é um paraíso com belas vistas e paisagens incomuns. Vale a pena dar uma olhada a todos os amantes do relaxamento ativo e bonito. Boa viagem!

Um vídeo informativo sobre Ella com lindas fotos aéreas, veja abaixo.

Deixe O Seu Comentário