Cultivar Catharanthus e cuidar dele no jardim e em casa
Katarantus é um arbusto espetacular, repleto de inúmeras flores. Traduzido do grego, o nome significa "flor impecável".
Portanto, todo mundo que o viu é de opinião que a flor traz cor mediterrânea para a casa e dá uma sensação de verão, calor.
Segundo a lenda, com o advento do catharantus, a paz e a compreensão mútua reinam na família. Saiba mais sobre esta flor incrível.
Funcionalidades
A origem exata da planta é difícil de determinar. Mais comum nas florestas tropicais e subtropicais da Índia, Indonésia, Malásia, Cuba, Madagascar. Na natureza, a altura exótica atinge até 1,5 metros de altura. Mas os catharanthus se tornaram uma flor em meados do século XVIII.
A planta é anual e perene. Possui um sistema radicular em forma de bastonete, com processos finos que crescem até uma profundidade de 25 a 35 cm. Um cheiro forte e específico emana das raízes. As hastes eretas são fortes e densas, nos topos existem galhos. Com a idade, eles se transformam em um estado de árvore. As folhas são oblongas, ambas as extremidades apontadas.
O comprimento da folha é de 7 cm. Como regra, eles têm uma cor verde escura e brilho brilhante. No centro da chapa, passa uma veia claramente visível e brilhante. Flores simples, grandes 3-3,5 cm de diâmetro, com cinco pétalas.
Sombra sólida de pétalas:
- lilás claro;
- branco
- rosa
- laranja.
No centro da flor é um olho mágico, principalmente de uma cor contrastante.
Externamente, as flores dos catharanthus são semelhantes ao flox, com exceção das flores de flox coletadas em inflorescências, não únicas.Visualizações populares e suas fotos
Rosa
Entre os numerosos híbridos, a espécie mais famosa é Catharanthus roseus (Katarantus pink). Na aparência, assemelha-se muito à pervinca conhecida por todos. Por um certo período de tempo, o tipo de catharanthus rosa na literatura científica foi erroneamente batizado como "rosa pervinca" ou "madagascar pervinca". Esta espécie é um arbusto sempre verde, com flores exuberantes. O caule é carnudo, forte.
A folhagem é verde escura, brilhante, como se estivesse manchada de cera. A forma das folhas é correta com uma veia central de tonalidade bege.. A altura do arbusto atinge 60 cm de altura. Flores simples, têm cinco pétalas. Seu comprimento é de até 5 cm de diâmetro.
A cor é variada, do branco ao bordô. Talvez uma combinação de vários tons. O rosa de Katarantus é encontrado tanto em um arbusto na posição vertical quanto em uma espécie de ampola.
Subespécie Ampel
Quanto às subespécies ampélicas dos catharanthus, os cultivadores de flores também os preferem. As flores lindamente em cascata ficam em vasos de flores pendurados, por isso são frequentemente usadas para decorar estruturas verticais. As plantas se distinguem por cílios atraentes, decorados com flores vermelhas brilhantes ao longo de todo o comprimento. Eles florescem no final dos brotos e nas axilas das folhas. O comprimento desse chicote é de aproximadamente 75 cm. As folhas são arredondadas, verde escuro.
Você pode descobrir outros tipos e variedades de Catharanthus aqui.
Maneiras de cultivar flores seus benefícios
Mesmo um cultivador inexperiente pode cultivar catharanthus. O principal é seguir as regras básicas de criação e desembarque. Se isso der certo, depois de alguns meses você poderá contemplar uma planta luxuriante. O exot é propagado como uma flor de interior (perene) ou para terreno aberto (um indivíduo anual).
Eles produzem catarata de três maneiras:
- semente;
- vegetativo;
- divisão de rizomas.
Semeando sementes
Primeiro de tudo, você deve estocar sementes. É vendido em estoque em qualquer loja de jardinagem. No entanto, antes de comprar, você deve prestar atenção à frescura, o prazo de embalagem.
Semear no final de fevereiro - início de março.
- Antes da semeadura, as sementes são embebidas em uma solução aquosa de Epin por 24 horas.
- Em seguida, as sementes são cuidadosamente plantadas no solo preparado em temperatura ambiente.
- A profundidade de imersão das sementes não ultrapassa 1 cm.
- O solo superior é pulverizado com água de um frasco de spray.
- Coloque o container de desembarque em uma mini estufa ou simplesmente cubra-o com material transparente (filme, vidro).
- A temperatura deve ser mantida a não menos de + 25 ° C, ao ar diariamente.
- Depois de 7 a 10 dias, você verá as primeiras mudas e o abrigo poderá ser removido.
- Quando aparecerem 3-4 folhas, a planta jovem deve ser mergulhada.
Método de propagação de sementes de baixo custo, porque o custo de um saco de sementes é dez vezes menor do que o de um indivíduo adulto, sem mencionar o recebimento independente de sementes. Este método também é caracterizado por uma alta porcentagem de germinação. A partir de mudas de crescimento rápido, uma planta com flores é obtida no início do verão.
Sobre como cultivar um catharanthus a partir de sementes em casa, leia nosso material.
Assista a um vídeo sobre a semeadura de sementes de Katarantus:
Estacas
O método é realizado no início da primavera após o procedimento de circuncisão. Sobram processos fortes da coroa, com 10 cm de comprimento. As folhas são removidas, deixando por cima 2-3 peças. A fatia é tratada com pó de Kornevin. Em seguida, são colocados em uma mistura de turfa e areia e cobertos com uma tampa transparente, criando um efeito estufa.
A formação das raízes acelerará o aquecimento mais baixo. As mudas são regularmente pulverizadas e regadas com água, não esquecendo de arejar a estufa. Após 1 mês, as raízes eclodem e as mudas devem ser transplantadas para uma nova panela com solo de alta qualidade.
Graças ao método de estacas, você pode obter uma nova planta idêntica à mãe.
Vemos o vídeo sobre como cortar os catharanthus corretamente:
Divisão Bush
Esse processo é realizado durante um transplante de planta em um novo vaso. É preferível escolher um indivíduo adulto saudável. Dependendo do tamanho do sistema radicular, a flor é dividida em 2-3 partes.
- Extraímos a flor da panela.
- Nós removemos o excesso de terra.
- Determinamos os locais das fatias futuras.
- A separação é realizada com uma ferramenta desinfetada afiada.
- Seções de seções são tratadas com anti-séptico, podem ser trituradas com carvão ativado.
- Plantamos plantas em vários recipientes.
Esse método é bom porque a planta já está cultivada, eles se adaptam rapidamente ao novo solo e passam a crescer.
Aterragem ao ar livre
O plantio de catharanthus em solo aberto ocorre exclusivamente em mudas. Em vista das muitas tentativas malsucedidas dos jardineiros de plantar uma planta diretamente no solo.
As mudas são obtidas pelo método acima e, quando a temperatura fora da janela atinge + 20 ° C, as geadas noturnas são contornadas, plantadas no chão. Tais condições ajudarão as mudas a se adaptarem rapidamente a novas condições e a produzir brotos bonitos.
Ao mesmo tempo, por volta do início do verão, mudas jovens enraízam em campo aberto. Para aclimatação rápida, eles são temperados na varanda com o início do calor.
Antes de plantar, o solo do jardim no canteiro deve ser desenterrado, acrescentando um pouco de cascalho ou argila expandida.Cuidado
Em casa
Katarantus, é claro, é uma flor caprichosa, no entanto, conseguir uma floração exuberante e longa só é possível mediante certas regras.
- A temperatura ambiente no verão está na faixa de + 25-26 ° C.
- Temperatura de inverno + 14-17 ° C
- Uma temperatura de + 10 ° C é crítica para a planta.
- Um arbusto tropical adora luz, mas em períodos quentes é preciso ter cuidado com os raios do sol.
- É melhor escolher um peitoril da janela do lado ocidental ou oriental.
- Além da iluminação, a rega ainda é importante. O solo não deve secar completamente; a planta prefere um ambiente de crescimento úmido.
- Requer ar úmido na sala.
- Arbusto gosta de pulverização regular.
- Para o cultivo, solo leve e solto, sem excesso de sal, é adequado.
- Na primavera e no verão, para alimentar fertilizantes minerais exot baseados em fósforo e potássio.
- Use fertilizante a cada 2 semanas.
- No período de outono-inverno, a cobertura deve ser totalmente excluída.
Você pode descobrir as características do cuidado, plantio e cultivo de Catharanthus, além de ver uma foto da planta, aqui.
No jardim no canteiro
O principal cuidado da lagarta de rua é eliminar as ervas daninhas, podar, regar e fertilizar o solo.
- Quanto às ervas daninhas, elas são eliminadas enquanto a planta é pequena. Quando a flor cresce - ele vai lidar com elas.
- Umidificação é necessária em abundância. Arbusto amante da água. Com a falta de líquido, a folhagem começa a enrolar e ficar amarela. E após a rega, após 30 minutos, está novamente ganhando tônus. Um excesso de umidade também não é necessário. Com tempo frio e chuvoso prolongado, um toldo deve ser construído acima da flor. Esconda a planta lá. Baixa temperatura e umidade abundante são uma combinação negativa para a catarata.
- Recomenda-se o uso de fertilizantes minerais durante a floração. Os nutrientes são escolhidos da melhor forma na forma líquida e adicionados à raiz junto com a rega. Será o suficiente para fertilizar o solo uma vez a cada 2 semanas. Em nenhum caso você deve aumentar a dose, para danificar as raízes.
Katarantus responde bem às cinzas, como fertilizante mineral. Para isso, 100 g de cinza são dissolvidos em 10 litros de água.
- As folhas murchas, murchas ou amarelas devem ser removidas. Além disso, flores desbotadas devem ser cortadas. Essas medidas são necessárias para que a aparência da flor permaneça atraente.
- Com o advento do tempo frio, o catharanthus é desenterrado, plantado em uma panela e levado para uma sala com uma temperatura de + 15 a 17 ° C. No inverno, você não pode umedecer a saída, os procedimentos de água podem ser restaurados com a chegada do calor.
Doenças e Pragas
O arbusto tropical é bastante resistente a danos por várias doenças e parasitas. No entanto, com rega abundante, ocorrem infecções fúngicas, que são expressas por manchas marrons nas folhas e apodrecimento do sistema radicular. Com o ar seco, insetos nocivos - sarna e ácaros - se espalham pela sala. Em campo aberto, os pulgões podem atacar uma flor.
Antes de trazer o catharanthus para dentro de casa, inspecione-o para não infectar outras plantas. Se necessário, vale a pena tratar a folhagem com produtos químicos. Portanto, cultivar esse hóspede exótico em casa e na rua não causará muitos problemas.
Devido à sua natureza despretensiosa, aclimatou-se perfeitamente em um clima temperado. Portanto, tudo o que é realmente necessário para cultivar um catharanthus é desejo e algumas habilidades.