Preparação e alinhamento da base da sala
Na vida de todas as pessoas, chega um momento em que é necessário atualizar sua casa, aumentar seu conforto, ou seja, fazer reparos. Uma das partes da caixa, que não é fácil de reparar, é o piso. Sempre há uma atenção cada vez maior a essa parte da sala, pois essa é a base, a base sobre a qual móveis pesados se movem e as pessoas andam. O piso, diferentemente do teto e das paredes, é uma superfície intensamente explorada, cujo revestimento deve não apenas ter uma aparência atraente, mas também ter alta resistência ao desgaste.
Qualquer tipo de piso é colocado na base - areia de cimento ou betonilha. Qualquer reparo de piso consiste em dois estágios. A primeira delas é a preparação e criação de uma base perfeitamente uniforme para o revestimento. O segundo é a instalação de um ou outro tipo de piso. A fundação original - o piso de concreto - não é perfeitamente plana. Em alguns casos, as quedas de superfície podem atingir até 10 cm. É claro que é simplesmente impossível colocar um revestimento de piso em uma fundação com alta qualidade. Portanto, substituindo o revestimento antigo ou instalando um novo, é necessário criar uma base perfeitamente uniforme. normalmente usado como tal base:
- betonilha de cimento-areia;
- piso a granel;
- chão quente. Considere esses revestimentos com mais detalhes.
Betonilha de cimento e areia
A base mais durável e confiável para pisos é uma mesa de cimento e areia. Essa mesa deve ser feita antes de pintar e instalar portas. Para estimar a quantidade de trabalhos de reparo do piso, o desvio da superfície do piso em relação à horizontal deve ser medido. Para reduzir a vazão da solução, é utilizada argila expandida por enchimento. Você pode usá-lo de duas maneiras - misture com a solução ou coloque uma camada de preenchimento como base e, em cima dela - faça uma placa da solução, cuja espessura mínima deve ser de 3 cm. Uma das vantagens deste trabalho é um aumento no nível de isolamento acústico.
O cimento é usado como ligante nas betonilhas de cimento e o cascalho, argila expandida, cascalho ou areia é usado como carga. A resistência dessa mesa depende diretamente da proporção de água e cimento na solução. Se essa relação for superestimada, o que geralmente é feito para a conveniência da alvenaria, sua força diminuirá bastante, levará mais tempo para secar completamente, haverá um forte encolhimento. Microcracks também aparecem frequentemente. Normalmente, a espessura da mesa de cimento-areia é em média de 5 cm. Se você a tornar mais fina, no futuro ela esfoliará da base.
Uma das desvantagens importantes da mesa de argamassa é o longo tempo de secagem. Assim, a instalação do piso é possível aproximadamente 28 a 30 dias após a aplicação da mesa. Para consertar essa falha, são criadas misturas especiais em nosso tempo, que secam rapidamente. Depois de fazer uma mesa com essa mistura, o revestimento do piso pode ser instalado em 3-5 dias. Também será útil usar um primer epóxi, que, penetrando na base, fornece proteção contra a umidade na mesa. Devido a isso, quase qualquer revestimento de piso pode ser instalado em uma base ainda úmida. No entanto, uma mesa de cimento e areia nem sempre fornece uma superfície perfeitamente lisa.
Piso a granel
Atualmente, muitas tecnologias são usadas para nivelar os pisos, uma das mais confiáveis é o chamado piso a granel. Para o seu dispositivo, são utilizadas misturas especiais, que endurecem muito rapidamente. Com a ajuda deles, até o piso mais irregular pode ser perfeitamente plano.
Essa mistura é uma composição fluida de endurecimento rápido para nivelar a superfície. Quando aplicada, a mistura sob a influência de seu próprio peso se espalha pela superfície, preenchendo todas as depressões. Os materiais autonivelantes, em comparação com as argamassas convencionais, têm várias vantagens. Para sua secagem completa, leva muito menos tempo - até 15 dias. Graças ao uso de uma granulação fina, a superfície é perfeitamente lisa, o que não pode ser obtido com uma mesa convencional. A espessura da camada aplicada é em média igual a 10 cm, o que é muito conveniente quando a sala é baixa ou pequenas saliências precisam ser reparadas. Você pode andar nessa superfície após 6 horas e aplicar o revestimento após 12 horas.
Chão quente
Para o dispositivo de aquecimento por piso radiante, são produzidas composições especiais com maior resistência a trincas e alta condutividade térmica, o que lhes permite suportar grandes diferenças de temperatura. Derramamento e endurecimento rápidos, ausência de encolhimento, capacidade de aplicar uma camada espessa da composição sem rachaduras - tudo isso garante uma fixação confiável dos elementos de aquecimento com baixo custo de trabalho.
Um elemento de aquecimento em um piso quente pode ser um cabo elétrico ou uma tubulação que se conecta a um sistema de aquecimento. Esse elemento é colocado sobre toda a área da sala na mesa principal. Em seguida, é derramada uma mistura autonivelante, que desempenha o papel da mesa final. Se uma tubulação for usada em um piso quente, antes de aplicar a solução, as tubulações deverão ser preenchidas com água à temperatura ambiente. A mesa monolítica deve ser colocada em duas camadas, o que evita o surgimento de tubos. A primeira camada da mesa é derramada no topo dos tubos e a segunda é cerca de 2,5 mm mais alta que a primeira. Você pode aplicar a segunda camada da mesa após uma boa configuração da primeira - cerca de um dia depois. Todos os métodos básicos acima mencionados para nivelar o piso serão úteis para quem decide fazer esse trabalho independentemente. No entanto, apesar da aparente simplicidade de tal processo, exige alto profissionalismo e habilidades da pessoa que fará isso, além de materiais de alta qualidade.