Uma variedade popular entre os jardineiros é o amante de Erinus: uma foto da flor e seus cuidados
Lobelia Erinus é a variedade mais popular de toda a variedade numerosa do gênero lobelia. Difere em generosidade e duração da floração, cria um sabor único de canteiros e canteiros.
A seguir, abordamos as subespécies dessa flor: descrição, foto. Mostraremos quando é melhor plantar e que solo é necessário para o crescimento e a floração bem-sucedidos. Vamos falar sobre os métodos de reprodução existentes e como executá-los adequadamente. Você precisa de poda, bem como sobre as regras de atendimento.
Aparência e habitat
Variedades naturais crescem na África do Sul, na floricultura moderna, a flor é distribuída em todo o mundo. Lobelia Erinus é chamada de folhas longas pelas características estruturais do arbusto. A variedade pertence às plantas perenes, embora na floricultura seja usada como arbusto anual da família dos campânulas.
O arbusto é atrofiado, cresce não mais que 20 - 25 cm de altura. Atira forte ramo, os ramos de variedades ampelas desta variedade atingem até 40 cm de comprimento. Os brotos são densamente cobertos de folhas. As folhas são pequenas, oblongas, as bordas são irregulares, possuem uma estrutura densa, brilhante, verde escuro com uma tonalidade de bronze. Leia mais sobre as variedades mais bonitas e despretensiosas de ampel lobelia neste artigo.
As flores são pequenas, com até 2 cm de diâmetro. As inflorescências são densas, pressionadas firmemente uma contra a outra, o que garante a compactação de uma coroa esférica. As cores são diversas, tons saturados de azul, roxo e branco. Propagada com mais freqüência por sementes. As variedades ampélicas, devido às hastes longas, se reproduzem bem por camadas.
Os floristas distinguem condicionalmente 5 formas de Erinus lobelia com base na formação de um arbusto e uma coroa:
- Alastrando - atira no máximo 30 cm, altura do arbusto - 10 - 15 cm.
- Drooping - ampelous - dispara até 40 cm.
- Compact - o arbusto cresce para 20 cm, a coroa é esférica.
- Vertical - as hastes crescem para cima, com uma altura de 20 a 30 cm.
- Anão - o arbusto atinge 10 a 12 cm de altura.
Subespécie: descrição e foto
Palácio Branco
A flor é cultivada como anual. O arbusto é atrofiado, cresce de 10 a 15 cm e a coroa é compacta, densamente plantada com flores e folhas. Os caules se ramificam densamente. As flores são pequenas, brancas, com um diâmetro de 1 a 1,5 cm, as folhas são brilhantes com uma tonalidade de bronze, densas, pequenas, crescem alternadamente, cobrindo completamente o caule.
A variedade cresce bem em áreas abertas, varandas e nas condições dos apartamentos. A floração começa em junho, dura até o gelo. É propagado principalmente por sementes. Cresce em solos soltos e moderadamente férteis. A variedade adora calor, requer muita luz e umidade.
Palácio de cristal
A variedade pertence às plantas herbáceas perenes. Na floricultura é usado como uma flor anual. Lobelia O Crystal Palace forma um arbusto compacto, curto e denso, com uma altura não superior a 12 - 15 cm. A coroa é exuberante e esférica. Os galhos são finos, ramificando-se diretamente da base.
As folhas são pequenas, oblongas, densas na estrutura, crescem alternadamente. As folhas são densamente plantadas nas hastes, um tom de bronze brilhante. As cores das pétalas são azuis, saturadas - púrpura, azul centáurea, dependendo da subclasse. As flores são pequenas, encaracoladas, com até 2 a 3 cm de diâmetro.
A floração abundante, começa em meados de junho, dura até o final de setembro. Mais frequentemente usado para o design de jardins e parques, geralmente plantadas variedades ao longo das fronteiras, em canteiros de flores.
Palácio real
Crescido como uma flor anual. Forma uma bucha anã compacta com uma altura não superior a 10 cm e a coroa da bucha é esférica e densa. Os ramos são densos, altamente ramificados. A variedade é freqüentemente chamada de escalada de lobélia devido à estrutura dos galhos.
Para uma nota. A floração começa em junho, com os devidos cuidados até setembro.As flores são carmesim profundas, miniatura de 1 a 2 cm de diâmetro. Os botões são pequenos, as inflorescências estão localizadas próximas umas das outras, o que proporciona uma floração generosa.
As folhas são brilhantes, densas, brilhantes, oblongas, densamente plantadas em toda a superfície do caule, crescem alternadamente. A variedade prefere lugares ensolarados, solos bem úmidos. Propagadas principalmente por sementes, as mudas criam raízes perfeitamente em campos abertos, em vasos, em varandas e varandas abertas.
Recursos de desembarque
Qual estação é melhor?
Lobelia é propagada principalmente por sementes. Mesmo em casa, você pode cultivar mudas de forma independente em uma estufa. Semeadas no inverno, o processo é longo e meticuloso. Em campo aberto, o plantio geralmente começa em maio, quando não há ameaça de geada noturna.
Solo
O solo para esta variedade deve ser solto, moderadamente fértil. A composição da mistura do solo para o plantio de Erinus lobelia:
- Terra do jardim - 1 hora
- Vermiculita - 1 hora
Para semear sementes, misturas arenosas do solo são frequentemente usadas:
- Areia - 1 hora
- Terreno de jardim comum - 1 hora
- Húmus - 0,5 horas
O solo é geralmente preparado no outono, deixado em uma varanda sem aquecimento para que congele bem no inverno. Muitos cultivadores de flores são calcinados no forno ou cozidos no vapor antes da semeadura.
Métodos
Sementes
A semeadura é feita no final de fevereiro, às vezes em janeiro, mas é necessária iluminação adicional. A dificuldade com esse método é que o procedimento para o cultivo de mudas a partir de sementes é trabalhoso e demorado. No primeiro estágio do crescimento, a lobélia cresce muito lentamente.
A vantagem de semear é a confiabilidade do método. As mudas obtidas por auto-semeadura, caracterizam-se por 100% de qualidade da floração futura, sobrevivem bem mesmo em campo aberto, não adoecem e resistem a pragas e doenças do jardim.
Como escolher?
As sementes de Erinus lobelia têm uma "vida útil" bastante longareter suas qualidades por até 4 anos. As sementes têm características estruturais e de tamanho - apenas 1 g contém até 30 mil sementes. Para plantar um canteiro, você precisa de apenas 0,5 gramas.
Para distribuí-las uniformemente na estufa, as sementes são geralmente misturadas com areia e turfa, na proporção de 1: 5, ou plantadas na neve, previamente espalhadas com uma camada fina, com até 1 cm de espessura, na superfície do substrato.
Preste atenção! Ao semear, as sementes não são incorporadas ao solo, apenas ligeiramente pressionadas.Procedimento
A semeadura das sementes de Erinus lobelia geralmente é realizada no final de fevereiro. Desde o outono, a mistura do solo foi preparada:
- Terra Sod - 1 h.
- Turfa de cavalo - 1 h.
- Areia - 1 hora
O húmus não deve ser adicionado ao substrato para a semeadura - os brotos podem ser afetados pelo fungo da Perna Negra.
A caixa ou o recipiente de desembarque deve ser baixo e espaçoso; você pode usar um recipiente de comida com uma tampa transparente. As sementes amadurecem apenas com boa luz; portanto, na maioria das vezes as culturas são destacadas adicionalmente com lâmpadas especiais.
O procedimento para plantar sementes de Erinus lobelia é realizado sequencialmente:
- O substrato pronto é derramado no container de desembarque, em uma pequena camada de até 5 cm.
- Umedeça o substrato, levemente compacto.
- Sementes misturadas com areia ou turfa são semeadas.
- A semeadura não é polvilhada com um substrato.
- A semeadura é umedecida uniformemente com um pulverizador fino.
- O recipiente é coberto com vidro ou filme.
- Areje todos os dias por 20 minutos, aumentando gradualmente o tempo de arejamento para 1,5 - 2 horas.
- A condensação deve ser limpa do filme.
- As sessões aparecem após 7 a 9 dias com cerdas grossas.
- A rega é realizada apenas por pulverização.
- O filme ou vidro é removido completamente quando os brotos crescem até 3 cm, para que as mudas sejam temperadas.
- Um mês após a semeadura, é necessária uma palheta - um transplante de broto.
- Uma escolha é geralmente realizada com uma colher de chá ou uma espátula especial.
- Transplante 6 brotos em pequenos vasos separados ou em copos de turfa.
- Assim que as mudas atingirem 2,5 a 3 cm de altura, os topos devem ser cortados.
- A poda é realizada 2 a 3 vezes a cada 3 a 4 semanas para um bom perfilhamento da flor.
- Temperatura do ar para germinação de sementes - não inferior a 19 ° C.
Para a hidratação primária imediatamente após o plantio, é recomendável adicionar permanganato de potássio à água para desinfetar o substrato e prevenir doenças das mudas. Molhar deve ser puro, moderado.
Estacas
A propagação de erinus lobelia por estacas é raramente usada., apenas com as variedades híbridas que não produzem sementes.
É necessário preparar com antecedência o solo para estacas, selecionar a capacidade desejada, seguir todas as regras de cuidado e cultivo.
Vantagens e desvantagens
Este método só pode ser usado para variedades com flores duplas e híbridos de Erinus lobelia. A propagação por estacas não leva muito tempo, o enraizamento das estacas é rápido, o procedimento em si é simples.
Preparação
Erinus geralmente usa um arbusto adulto para propagar lobelia., com brotos fortes e bem desenvolvidos e saudáveis. Eles cavam uma flor no final do outono e a transferem para a casa para o inverno. Eles cuidam de outras flores de interior, a temperatura do conteúdo é de 18 - 20 ° C.
As estacas são cortadas na primavera. Os topos das brotações são cortados com um comprimento de 8 a 10 cm. Antes do plantio, é aconselhável tratar as fatias com qualquer estimulador de crescimento, geralmente a raiz é usada.
Você pode preparar independentemente a mistura para estacas:
- Areia do rio - 1 hora
- Vermiculita - 1 hora
Instruções passo a passo
As mudas são geralmente realizadas em março, para que as mudas fiquem mais fortes para o plantio em campo aberto.
O esquema de propagação por estacas de lobelia Erinus:
- As estacas são cortadas obliquamente até 10 cm de comprimento.
- A base é tratada com um estimulador de crescimento.
- As estacas são plantadas em uma mistura de areia pré-preparada.
- As mudas são cobertas com um filme ou um frasco de vidro.
- É necessário arejar as estacas todos os dias por 20 minutos.
- O enraizamento ocorre condicionalmente após um mês.
- A cobertura é aplicada uma vez por semana.
- Na maioria das vezes eles usam fertilizantes minerais complexos líquidos.
- Após 1, 5 meses a partir do momento do plantio, as mudas são transplantadas para áreas abertas em canteiros ou canteiros.
Cultivo ao ar livre
Nas regiões sul e em locais com clima temperado, as mudas são plantadas em campo aberto em maio. Para o endurecimento, o recipiente com mudas é retirado para o ar fresco, aumentando gradualmente o tempo para 2 a 3 horas por dia.
O esquema de plantar Erinus lobelia no chão:
- Cavando buracos de pouso, rasos, 2 cm mais largos que o sistema radicular.
- A distância entre os arbustos de plantio deve ser de pelo menos 20 cm.
- Três a quatro mudas são colocadas em um buraco para o plantio da densidade.
- Umedeça o substrato, pressione levemente.
Para facilitar o transplante em campo aberto, o substrato é umedecido em um recipiente temporário e no local de pouso. Ao plantar, as mudas de terra devem ser preservadas para um enraizamento rápido em novas condições.
A flor tolera geadas?
A variedade Erinus lobelia não tolera geadas, jardineiros no final da temporada - outubro - novembro cavam arbustos. As flores são geralmente transplantadas em vasos, mantendo um pedaço de terra. Instale em locais quentes, com iluminação adequada. As variedades Ampel de Erinus são transplantadas em cestos pendurados.
As flores de Erinus lobelia transplantadas em tempo hábil, com os devidos cuidados, continuam a florescer nas janelas, mesmo no inverno.
Saída: temperatura, rega, luz, poda e cobertura
- O local de plantio ou manutenção dos vasos deve ser claro, mas é preciso alertar contra a luz solar direta. Lobelia é melhor colocado nas partes leste ou oeste da casa.
- A temperatura das flores é 20 - 22 ° C.
- Os fertilizantes devem ser medidos e moderados. A cobertura com fertilizantes nitrogenados e orgânicos é contra-indicada, a floração se torna escassa, apenas a massa verde da flor cresce. É suficiente fertilizar uma vez por semana com fertilizantes minerais complexos.
- Aparar e beliscar. Imediatamente após a floração, é necessária a poda de arbustos de 5 a 6 cm, formando um belo arbusto e permitindo que novos brotos apareçam. É possível repetir a floração em agosto.
Importante: para realizar o aperto oportuno das mudas - as partes superiores do caule são suavemente quebradas ou cortadas. Graças ao aperto, o arbusto se desenvolve uniformemente em altura e largura e se ramifica bem.
- Molhar as mudas deve ser abundante, 1-2 vezes por semana. Você pode adicionar arbustos de pulverização, mantendo a frescura da folhagem verde. No outono e inverno, a rega é reduzida. O método de rega é regar sob a raiz, a água não deve cair em flores e folhas. No inverno, a rega é reduzida.
A rega deve ser feita apenas de manhã cedo ou à noite, para que a água não cause queimaduras nas folhas.
- Vasos, vasos de flores pendurados, vasos de flores e recipientes de desembarque devem ser espaçosos, altura média, um pré-requisito - orifícios de drenagem para a drenagem da água.
Lobelia é completamente despretensiosa e está disponível para qualquer cultivador - um amador. Você deve seguir apenas as regras simples de cuidados, fazer o corte a tempo e os canteiros de flores pitorescos podem decorar o jardim durante todo o verão.