Que tipo de escutelaria - escarlate, alpina ou outra - é adequada como planta de casa?

Scutellaria (Scutellaria) é uma planta grande da família Lamiaceae ou Labiatae, encontrada em quase todo o mundo (com exceção da Antártica).

A maioria das espécies pertence à categoria de plantas tingidas. Muitas espécies têm qualidades decorativas, mas apenas uma pequena parte delas é usada como planta doméstica na prática. Alguns tipos de plantas têm propriedades medicinais.

O gênero "Shlemnik" como um todo inclui mais de 460 espécies. A maioria das plantas são grama e apenas algumas são arbustos.

Comum

Shlemnik - grama perene, que tem um grande número de outros nomes: scutellaria capitose, scutellaria de galo, avó, erva de São João, consumível, picles, licor-mãe, capim-coração, capim-coração, cor azul. Cresce na região do Mediterrâneo, Europa Central e Oriental, países escandinavos, Ciscaucasia, Ásia Central, China, Mongólia, Japão, América do Norte, Rússia (parte européia, Sibéria Ocidental e Oriental).

Gosta de crescer em prados de várzea, perto de pântanos, bem como nas margens de rios, lagos e lagoas.
  • A planta atinge uma altura de 10 a 50 cm, possui um tronco tetraédrico e um rizoma fino, caracterizado por fluência e ramificação.
  • As folhas são opostas, têm uma forma oblonga-lanceolada e entalhes largos e opacos ao longo das bordas.
  • As flores da planta são de dois lábios, de cor roxo-azulado, dispostas uma de cada vez nas axilas das folhas.
  • O lábio superior da corola tem a forma de um capacete e o lábio inferior é sólido.
  • As flores têm quatro estames (dois inferiores, maiores que os superiores). O pilão tem um estigma bífido e um ovário superior de quatro lâminas.
  • A planta amadurece a fruta na forma de quatro nozes.

O tempo de floração da planta é de junho a agosto. O tempo de frutificação da planta é de julho a setembro. A planta contém flavonóides (apigenina, baikalein, vogonin, scutellarein). Anteriormente, a planta era usada na medicina, mas agora continua a ser aplicada na medicina tradicional.

O uso da planta para fins medicinais é possível, mas é necessário levar em consideração uma série de contra-indicações.

Siberiano

  1. Perene, caracterizada por fortes ramificações. A parte acima do solo pode crescer até uma altura de 1,5 m.
  2. A parte do tronco é caracterizada por multiplicidade, sutileza relativa e ramificação na parte superior.
  3. As folhas são simples, do tipo peciolado, com formato ovalado ou ovalado.
  4. Inflorescências do tipo de baixa floração, relativamente frouxas.

As flores têm uma cor vermelha escura. O tempo de floração da planta é de junho a agosto. Cresce na Sibéria Ocidental e Oriental.

Alpino

Crescimento perene em lugares montanhosos do sul da Europa, nos Bálcãs e no sul da Sibéria. Difere na nanismo (altura da haste - 15-20 cm).

  • As folhas são em forma de coração e pubescentes.
  • Flores - o primeiro, branco-roxo, rosa claro. Existem variedades com corolas de três cores, contraste e branco-turquesa.

Tempo de floração - de maio a julho; frutificação - em agosto. Por mais de quatro séculos, o esqueleto alpino tem sido usado como planta de vaso e também é cultivado em colinas alpinas em combinação com outras espécies. A planta prefere solos alcalinos.

Scarlet

Arbusto fotófilo perene, também tem o nome "Scutellaria costarriquenha". Pela primeira vez, essa espécie foi descoberta na ilha da Costa Rica e descrita pelo famoso botânico e chefe do jardim botânico de Hannover (Alemanha) G. Wendland, em meados do século XIX. Também in vivo, a planta pode ser encontrada no Panamá e no México. A planta é caracterizada por hastes ligeiramente amadeiradas, crescendo em altura de até 1m.

Em busca de luz, as hastes podem rastejar e se assemelhar a uma videira de cobertura do solo.
  1. Flores - vermelho-alaranjado brilhante, escarlate e framboesa em forma de flores tubulares salientes, colhidas em botões inflorescentes apicais em forma de espigão (semelhantes a cones de até 6 cm). As flores são inodoras.
  2. Whisk Possui membros amarelos, quase completamente fechados e dobrados na forma de um capacete. Floresce continuamente devido à abertura gradual dos botões (de cima para baixo).
  3. Hastes de plantas - tetraédrico, o arranjo das folhas é oposto.
  4. Folhetos têm uma forma elíptica do coração com uma borda de pente, cor - verde profundo, superfície - fosco com relevo, inodoro. Quando limpas, as folhas emitem um farfalhar (como papel).

Esta espécie também é cultivada em condições internas e de efeito estufa. O comprimento da planta atinge uma altura de 20-60 cm. Na Rússia, essa espécie continua sendo bastante rara, apesar de sua despretensão e boas qualidades decorativas.

Escarlate O escarlate, quando cultivado em condições de ambiente e estufa, precisa de regeneração regular da planta por estacas. É cultivada como anual ou bienal.

Agachamento

Planta perene, também chamada: Scutellaria alba, Scutellaria adjacente. Cresce na Rússia (terras do sul da parte européia, Sibéria ocidental e oriental), Ucrânia, Ásia Central, Mongólia, China.

  • É um arbusto que cresce em altura até 1,5 m.
  • Folhetos - de forma oval com bordas serrilhadas.
  • As flores são amarelas, grandes (com mais de 3 cm de diâmetro), têm pilosidade.

Prefere crescer nas encostas das montanhas, vales e prados de estepes. As flores aparecem por volta de junho nas partes superiores das hastes no segundo ano de crescimento.

Grande florido

É um arbusto que tem uma cor acinzentada devido à pubescência. Cresce na Sibéria Ocidental e Oriental, em Altai, na Mongólia. Prefere crescer em encostas pedregosas ou cascalho, seixos, pedras, seixos.

A raiz é grossa, amadeirada e sinuosa. As hastes são numerosas, ramificadas, com 10 a 20 cm de altura e, próximas à base, são amadeiradas e pubescentes, com pêlos curtos e encaracolados.

As folhas são pequenas, em forma de ovo, próximas à base são truncadas ou levemente em forma de coração, localizadas em pecíolos longos (até 12 mm).

As bordas das folhas são serrilhadas por crenato e as folhas são pubescentes de ambos os lados, com cabelos encaracolados pressionados, verde-acinzentado na parte superior.

  1. Flores formam capitéis densos, inflorescências quase tetraédricas de até 4 cm de comprimento nas partes superiores dos ramos.
  2. Um copo - cerca de 2 mm de comprimento, ricamente cabeludo, tem um escudo em forma de rim pressionado, a cor é roxa.
  3. Whisk tem um comprimento de 1,5-2,5 cm, cor - rosa-púrpura ou roxo, em alguns casos - densamente pubescente do lado de fora.
  4. Nozes - uma forma oval triangular, preta, densamente pubescente, com pelos brancos em forma de estrela.

Tempo de floração - junho a agosto.

Baikal

Planta herbácea perene, que também tem muitos outros nomes:

  • hypericum azul;
  • núcleo
  • viseira
  • licor mãe;
  • avó;
  • escudo de escala;
  • Tubarão
  • capuz;
  • grama do coração;
  • picles;
  • consumível.
Na Rússia, cresce na região do lago Baikal, na região de Amur e no território de Primorsky. Pode ser encontrada em outros países - na Mongólia, Coréia, norte da China.
  1. A planta atinge 60 cm de altura, tem um caule bem ramificado.
  2. A raiz é curta e grossa, de cor marrom; no entanto, no intervalo, as raízes jovens são amarelas, enquanto as antigas são marrons.
  3. As folhas da planta são pequenas, têm uma forma oblonga, são difíceis de tocar.
  4. As flores são roxas em forma de sino, de dois lábios, coletadas no topo das hastes em inflorescências cistiformes. As flores são muito decorativas e atraentes.

Tempo de floração - junho a julho.

Você encontrará uma descrição mais detalhada da Scutellaria do Baikal e as regras para o cultivo de uma flor em um artigo separado, e poderá descobrir sobre as propriedades medicinais e contra-indicações deste tipo de planta neste material.

Conclusão

Então O gênero "Shlemnik" possui um habitat amplo e geralmente inclui mais de 460 espécies. Muitas dessas plantas são inerentes às qualidades decorativas e de tingimento, mas apenas algumas espécies são usadas para fins medicinais e cosméticos.

Deixe O Seu Comentário