Recomendações sobre o que fazer se aparecerem manchas nas folhas e flores de uma orquídea
A orquídea é uma bela flor nativa dos trópicos. Não é fácil se adaptar às condições domésticas, especialmente se não houver parâmetros de conteúdo necessários.
Os primeiros sinais de problemas de saúde de uma planta são descoloração e manchas na folhagem. Existem várias razões para curar, mas não prejudicar, antes de tudo, você deve descobrir.
No artigo, consideraremos o que é - manchas brancas e escuras nas folhas, flores e outras partes da orquídea, e contaremos como curar a planta se ela aparecer.
Sintomas externos de um problema
Spotting é um sintoma inequívoco do aparecimento de doenças. Manchas brancas, lacrimejamento, manchas marrons e marrons de várias deformações, com franjas na forma de anéis, losangos e irregularidades aparecem na superfície da folha. Ocorrem manchas secas, como resultado, na área danificada, o tecido da folha se desfaz e quebra.
A aparência das manchas, cuja aparência deve ser cautelosa:
- manchas escuras de diferentes pontos de diâmetro, que são ponto ou mesclagem;
- no meio da placa há podridão negra;
- manchas amarelas de forma redonda, há uma tendência a aumentar;
- manchas cinza ou marrons molhadas;
- áreas aquosas e rapidamente escurecidas;
- manchas amarelas e brancas de várias formas, adquirindo gradualmente um tom marrom;
- escuridão na base da folha, que desaparece rapidamente;
- a folha está coberta de esporos de fungos de cor preta.
O que são: descrição e foto
Os amantes de orquídeas têm enfrentado repetidamente os problemas da formação de áreas danificadas incompreensíveis em diferentes partes da planta.
O tipo de doença em uma planta pode ser determinado por sinais externos: configuração, cor e condição.Brancos
Um fenômeno semelhante pode ser devido à derrota da flor pela doença do oídio. Esta é uma doença mortal. Sintomas: manchas nas folhas semelhantes às polvilhadas com farinha, que secam com o tempo.
O segundo motivo pode ser uma queimadura térmica. Como resultado, o contato direto com os raios do sol provoca danos, não apenas das folhas, mas também das flores, brotos e raízes.
Preto ou escuro
A folhagem negra é um fenômeno bastante específico, mas comum entre as orquídeas. O quadro externo de escurecimento depende do tipo de doença e da gravidade. A folhagem escurece total ou parcialmente. Em plantas com características externas semelhantes, o sistema radicular geralmente escurece, o caule e as folhas morrem, o crescimento lento é perceptível.
Leia mais sobre por que as folhas e raízes da planta ficam pretas e como lidar com isso, leia aqui.
Castanho
Manchas de canela nas raízes, folhas e outras partes da planta, se não crescerem e escurecerem, podem indicar cuidados inadequados. Caso contrário, a flor é danificada por doenças infecciosas ou insetos nocivos.
Molhado
Em casa, nas orquídeas nas folhas, há gotas cristalizadas. Externamente, parecem gotas de orvalho congeladas em folhas verdes. São transparentes, têm um sabor adocicado, pegajoso ao toque. De fato, é fora do néctar da flor que ocorre como resultado de cuidados inadequados ou processos naturais. Mais detalhadamente, as causas da formação de gotas pegajosas nas folhas e no pedúnculo da planta, examinamos neste artigo.
Em que partes da flor se forma a pigmentação?
O local onde os pontos aparecem depende da causa do problema:
- As manchas são únicas, por exemplo, como resultado de danos mecânicos, queimaduras nas folhas ou raízes. Nesse caso, as manchas não aumentam de tamanho ao longo do tempo, não se aplicam a outras partes da flor.
- Se a causa de tudo é uma infecção bacteriana ou fúngica, insetos prejudiciais, uma abordagem incorreta do processo de crescimento, então a mancha tem a capacidade de rastejar.Geralmente os brotos, bulbos, folhas, flores, raízes, menos frequentemente o caule e o pedúnculo, são os primeiros a serem afetados.
Por que isso está acontecendo?
Existem muitas razões para a ocorrência de um fenômeno tão negativo para uma flor de interior, de queimaduras térmicas banais a infecções graves que não podem ser tratadas. É possível que a coisa errada seja a culpada:
- ar interior úmido ou seco;
- aumento da temperatura do ar;
- overdose de fertilizantes minerais;
- baixa qualidade da água usada para hidratação;
- mudanças repentinas de temperatura;
- rega não regular;
- ataque de insetos nocivos;
- infecções bacterianas, fúngicas, virais;
- iluminação incorretamente organizada;
- hipotermia da planta.
Tratamento local em folhas e flores
Tratamento local em cada caso individualmente. Um certo tipo de causas tem seu próprio algoritmo de eliminação. A seguir, consideramos as opções para o aparecimento de manchas devido a erros no processo de crescimento, doenças infecciosas, insetos nocivos.
Cuidados inadequados
- Organize boa iluminação, sombreie à luz do sol ou reorganize à sombra parcial.
- Retire o vaso de flores do rascunho.
- Manter a temperatura e a umidade ideais, evitar o resfriamento excessivo das raízes, remover a orquídea dos aparelhos de aquecimento.
- Se você exagerar nos fertilizantes, lave o sistema radicular e atualize o solo.
- No estouro:
- Apare as áreas danificadas.
- Trate as fatias com um anti-séptico.
- Transplante para um novo recipiente com uma camada de drenagem e solo enriquecido com minerais.
Mais informações sobre como agir ao encher a orquídea podem ser encontradas nesta página.
Para reduzir o nível de sais no solo:
- Você precisa enxaguar a orquídea em uma panela com água corrente por 5 a 10 minutos.
- Remova áreas doentes, desinfecte.
- Transplante em novo solo.
Danos causados por insetos
Os principais insetos nocivos às orquídeas são:
- cochonilha;
- pulgões;
- mosca branca;
- escudo de escala.
Se, como resultado de uma inspeção visual, encontrar "convidados não convidados", você deverá:
- Isole uma planta doente.
- Remova os insetos com um cotonete.
- Se necessário, apare as áreas afetadas.
- Lave as folhas com água morna e sabão.
- Trate a planta com uma solução de intoxicação.
- Reduza a rega na estação fria.
Doenças infecciosas
Infelizmente, é mais provável que as manchas sejam causadas pela infecção da orquídea por uma infecção bacteriana, viral ou fúngica. Doenças Comuns:
- filosticose;
- antracnose;
- podridão cinza e marrom (sobre os tipos de podridão e seu tratamento, falamos neste material);
- manchas bacterianas.
As principais medidas para combatê-los:
- Mova a orquídea afetada para outra sala.
- Determine a natureza da doença.
- Remova áreas doentes.
- As seções devem ser desinfetadas com anti-séptico, podem ser trituradas com carvão ativado ou canela em pó.
- Processar uma planta com uma solução fungicida ("Skor", "Topsin-M"). Importante! Se houver suspeita de uma doença bacteriana em uma orquídea, ela deve ser isolada de outras plantas para evitar a propagação da infecção.
O que fazer para a prevenção?
Analise as informações sobre sua variedade de orquídeas e organizar cuidados competentes:
- Evite danos mecânicos.
- Otimize a temperatura e a umidade.
- É necessária uma inspeção frequente da planta.
- Uma vez a cada 2 semanas, um vaso de flores com uma orquídea deve ser colocado na água, após a adição de dois comprimidos de Alirina-B.
- Lavagem regular de folhas e maconha.
- Você pode pendurar temporariamente fita adesiva de moscas e outros insetos.
Cuidados com as plantas
Para evitar tais situações desagradáveis, só é possível com o cuidado adequado da orquídea.
- Fornecer iluminação difusa com um horário de 14 horas. No inverno, use iluminação artificial, a melhor opção são as lâmpadas phyto. Eles dão uma luz brilhante e não secam o ar. No verão, a luz solar intensa deve ser protegida por uma cortina.
- Mantenha uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. Se os indicadores estiverem acima do limite máximo especificado, surgirão doenças fúngicas, abaixo do mínimo - doenças bacterianas. A diferença nas diferenças de temperatura não deve exceder 5ºС.
- Umidade na faixa de 50 a 60%. Para atingir esses indicadores, você pode usar um umidificador doméstico. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
- Água uma vez por semana água morna e macia. Em intervalos, o solo deve secar completamente, não ignore esta condição. Afinal, um excesso de umidade costuma ser a causa do desenvolvimento de doenças podres.
- Fertilize orquídeas precisa 2 vezes por mês, especialmente durante o período de floração. A cobertura deve ser usada com um conteúdo predominante de potássio e ferro. Fertilizantes de nitrogênio são usados para construir massa verde.
- A opção ideal é spray de flor melhor até 5 vezes por dia. Excluir o procedimento durante o período de floração. Certifique-se de garantir que a água não fique estagnada nos seios da flor.
Muitas doenças com uma orquídea podem ser diagnosticadas pelo aparecimento de manchas na folhagem. Tendo estudado as características da doença, vale a pena tomar medidas de tratamento apropriadas. Não se atrase na luta contra doenças, porque o tratamento em um estágio inicial é muito mais fácil do que uma condição negligenciada.
Vídeo útil
No vídeo, você descobrirá por que as manchas aparecem nas orquídeas e o que fazer com isso: