Cuidados adequados: como regar as orquídeas no inverno e no outono?
As orquídeas são belezas caprichosas que requerem cuidados especiais no inverno e no outono. A principal diferença é feita pela frequência da irrigação, pela intensidade da umidade do substrato.
O cumprimento das regras de rega, correspondentes ao outono-inverno, garantirá a saúde e a beleza das orquídeas domésticas. Vamos descobrir exatamente como o regime de irrigação muda durante esse período, qual água é melhor usar e considerar outros pontos importantes.
Características da condição da flor
Primeiro de tudo, o fato de que existem orquídeas de diferentes espécies e essas espécies têm seus próprios biorritmos especiais. Dependendo disso, a planta pode residir em diferentes estados no período de outono-inverno. Com base nesses recursos, um regime de rega é construído.
De acordo com esse critério, eles podem ser divididos em três grupos principais - com um período de descanso pronunciado, com um período de descanso não expresso e moderadamente expresso.
No outono, a planta começa a se preparar para dormir e no inverno hiberna.
Por que é necessário cuidado especial nessa época do ano?
- Para orquídeas hibernando no invernoa partir do outono, a rega é reduzida e, no inverno, eles secam completamente o solo.
- Para orquídeas com um período de descanso moderado a rega começa a diminuir gradualmente a partir do meio do outono e no inverno é reduzida mais significativamente, mas não é removida.
- Para orquídeas sem dormência a rega é continuada de acordo com o esquema unificado geralmente aceito, sem alterações significativas. A menos que com um clima de inverno seco do apartamento, você precisará aumentá-lo e durante as chuvas de outono, quando o clima estiver úmido, você poderá reduzir a rega.
Quantas vezes?
Depois que o substrato e as raízes secarem, a rega deve ser feita. A intensidade da irrigação, como mencionado acima, é reduzida. Para a rega no inverno e no outono, menos água é usada.. É importante criar uma proporção de solo e água para que a umidade seque durante o dia, no máximo duas.
Considere a frequência de rega no exemplo da phalaenopsis. No inverno, é regada a cada 14 dias e no outono - uma vez a cada 7 dias. É aconselhável elaborar um plano de rega individual com base nas características das variedades e no clima interno. Para fazer isso, você precisa aprender a determinar com precisão a secagem das raízes e do solo.
A dificuldade aqui é que o solo seca desigualmente. As camadas superior e inferior secam mais rápido que o meio, portanto é melhor verificar o solo para secar de todas as maneiras:
- O peso do pote é reduzido. Você precisa se lembrar do peso da planta recém-regada, pegando o vaso de flores na mão. Depois de alguns dias, pese novamente o pote na sua mão. Quando fica muito mais fácil, é hora de fazer um novo procedimento de rega.
- Puxe as camadas superiores do solo da borda e use o dedo para palpar as do meio até o nível de umidade.
- Coloque delicadamente uma vara fina de madeira, como uma agulha de tricô, no meio da panela. Verifique periodicamente retirando-o do substrato. Quando ficar seco, chegou a hora da próxima rega.
- O cultivo de orquídeas em um vaso transparente permitirá determinar o nível de umidade do solo por cor. O solo úmido é mais escuro, e as raízes secas têm uma cor esverdeada, enquanto as secas são prateadas ou cinza.
Mais informações sobre a frequência da rega das orquídeas em casa podem ser encontradas aqui.
Que água usar?
- Água com dureza mínima e necessariamente limpa e assentada é necessária.
- É possível aumentar a suavidade da água fervendo após passar todo o volume para irrigação através de um filtro de limpeza.
- Pela mesma razão, a água destilada é usada na forma pura ou em combinação com a água comum, em partes iguais. Realmente existe um "mas" - a água destilada é purificada de todos os oligoelementos úteis. Em princípio, essa desvantagem é compensada pelos fertilizantes.
- O uso de água dura criará um revestimento feio na folhagem e nas raízes na forma de manchas esbranquiçadas e avermelhadas. Eles o removem lavando as partes afetadas com leite ou kefir, ou um pouco acidificadas com água de limão.
- Ao regar com um chuveiro, é impossível que a temperatura do líquido esteja acima de quarenta graus. Deve-se ter em mente que existem espécies de orquídeas para as quais essa rega pode ser prejudicial, especialmente para as plantas em repouso.
- Soluções com fertilizantes não são usadas no momento. Para as orquídeas que não dormem, elas produzem alimentos complementares com fertilizantes líquidos comuns.
Falamos em mais detalhes sobre como e como regar as orquídeas em um artigo separado.
Instruções passo a passo para uso doméstico
Setembro a final de novembro
Molhar com um chuveiro. Esse método só é bom nos casos em que a água da torneira é macia ou dura com força. Em situações em que a água é dura, você pode derramar a planta com líquido previamente preparado de um regador com um bico.
- Um vaso de flores com uma orquídea é colocado em um banho, sob uma corrente de água morna 25-35 ° C.
- Derramado com um banho macio por dois minutos.
- Em seguida, o excesso de água deve passar pelos orifícios de drenagem na panela.
- Para isso, a planta é deixada com a completa absorção e drenagem do excesso de umidade.
- Após o procedimento, cerca de uma hora depois, é necessário tapar cuidadosamente o núcleo e os seios entre as folhas com um guardanapo para que a orquídea não apodreça. Para o inverno e o outono, essa é uma medida necessária, não a negligencie.
Dezembro a início de março
Solda por imersão do vaso de flores em água:
- Despeje em uma bacia ou em um balde de água 20-35 ° C.
- Um vaso com uma planta é colocado nele.
- Mantenha por 5 minutos. Se ocorrer solda no outono, o tempo é aumentado para 20 minutos.
- Depois disso, eles retiram o vaso e o deixam por algum tempo para drenar o excesso de volume de água.
- Se o procedimento for realizado com várias plantas, será retirada água nova a cada vez.
Você pode se familiarizar com essas e outras maneiras de regar orquídeas aqui.
Regra geral
É melhor escolher o horário da manhã para regar a orquídea na panela, uma vez que a planta absorve mais ativamente a água durante o dia, com iluminação total. Com a rega da tarde, a secagem do solo levará mais tempo.
Você pode aprender mais sobre as regras para regar orquídeas em casa aqui.
Possíveis problemas
- Se, após a rega, colocar imediatamente uma orquídea perto da janela, o solo úmido começará a esfriar ativamente, pois o outono e o inverno são frios. A hipotermia da planta causa várias doenças. Para evitar isso, você pode colocar um pedaço de material isolante de calor, por exemplo, espuma densa, sob o fundo da panela.
- No período outono-inverno, o risco da baía aumenta.
- O ar excessivamente seco pode ser usado quando aquecido por baterias. Se isso não for levado em consideração durante a rega, a planta começará a doer.
Conclusão
Nos últimos anos, as orquídeas dominaram com confiança não apenas estufas, mas também apartamentos comuns. O cultivo dessas flores tornou-se elegante e prestigioso. Os problemas encontrados pelos cultivadores de flores ocorrem principalmente devido à não observância banal das regras de cuidados e rega. Com muita atenção, você pode cultivar orquídeas com sucesso em casa.