Quais exaustores existem, regras de seleção
Para pesquisa, análise e experimentos com substâncias tóxicas, é utilizado um exaustor, frequentemente usado na produção industrial, laboratórios científicos e instituições de ensino. O uso de produtos químicos tóxicos e explosivos pode ser perigoso para pessoas ou equipamentos, e um sistema de exaustão de alta qualidade garantirá segurança e um excelente resultado.
Características e especificações
O exaustor de laboratório é uma estrutura robusta feita de materiais quimicamente resistentes. Os principais elementos do gabinete são a câmara de trabalho, a estrutura e o exaustor. Além disso, eles podem ser fornecidos com suprimento de água, ar comprimido, bomba de vácuo, painéis de aquecimento, telas de proteção, além de armários suspensos convenientes para armazenar várias coisas.
O tamanho do equipamento pode ser diferente e é determinado com base nas necessidades da empresa. O plano de trabalho é caracterizado pelo aumento da resistência, cada peça é facilmente limpa e desinfetada com soluções químicas. Para processos que utilizam substâncias inflamáveis e explosivas, são usados projetos especiais protegidos contra explosão, pode haver 1 ou mais. Esses modelos são extremamente robustos e garantem a segurança do pessoal.
O capô de demonstração se distingue pelo fato de seus painéis lateral e traseiro serem feitos de plexiglás transparente. Frequentemente comprado para a escola na sala de química, bem como instituições secundárias especiais e de ensino superior.
Um exaustor para um laboratório pode ter as seguintes características técnicas:
- área diferente do plano de trabalho;
- a presença ou ausência de uma pia;
- capuz diferente poder;
- abastecimento de água ou gás;
- fluxo de ar ajustável;
- a presença ou ausência de uma bomba de vácuo;
- nível de resistência a altas ou baixas temperaturas, influências químicas, possíveis impactos e outros danos.
Variedades
O modelo mais popular é um exaustor e lavatório projetado para lavar copos e equipamentos de laboratório. Este projeto está equipado com uma torneira para abastecimento de água, interruptores, uma pia com uma ou duas bacias, telas de proteção com mecanismo de elevação, várias zonas de extração, lâmpadas. Descrição e especificações estão sujeitas a alterações ou extensão.
Os laboratórios titulares são procurados em laboratórios industriais. Nesses modelos, são instaladas divisórias de proteção de vidro temperado de alta resistência, lâmpadas, várias zonas de exaustão, tubos de abastecimento de água, bombas de vácuo e a superfície de trabalho é feita de uma placa de cerâmica sólida e de um suporte de aço inoxidável.
Para manipulações com líquidos inflamáveis, um exaustor especial é usado para trabalhar com líquidos inflamáveis. Os compradores devem observar que o símbolo "J" indica a presença de armários de armazenamento de líquidos de acordo com os padrões americanos e "D" - de acordo com os padrões europeus.
Equipamentos à prova de explosão devem ser usados em equipamentos para trabalhar com líquidos inflamáveis!
Um exaustor químico de polipropileno sólido, um material de alta tecnologia resistente a influências agressivas, destina-se à evaporação de ácidos. Também existem joint ventures especiais para controle de derivados de petróleo em refinarias de petróleo. Um laboratório escolar ou gabinete de química também pode ser equipado com um sistema de ventilação apropriado ao tipo de trabalho que está sendo realizado. O exaustor panorâmico é destinado à demonstração de experimentos na frente de uma platéia. Para uma visão melhor, o painel traseiro é feito de vidro.
QuímicoTitulaçãoPara trabalhos com líquidos inflamáveisCom uma piaMateriais de fabricação
Dependendo das necessidades do laboratório ou da produção química, o material do qual o equipamento de ventilação é fabricado pode diferir:
- o aço inoxidável é caracterizado por resistência e durabilidade, é usado para fornos de mufla e outros modelos;
- O PVC é leve, capaz de suportar temperaturas de até 650 ° C;
- a fibra de vidro é adequada para trabalhar com ácidos, tolera temperaturas de até 1300º, como regra, não há elementos metálicos no interior;
- o exaustor em uma moldura de alumínio é usado em laboratórios farmacêuticos, de diagnóstico, ambientais e outros similares.
Para a fabricação de bancadas:
- porcelanatos sob a forma de uma peça ou de pratos individuais;
- melamina;
- madeira compensada com revestimento impermeável;
- aço inoxidável
- vidro;
- laminado de alta resistência.
Dadas as possibilidades de produção, o elemento pode ser fabricado com qualquer um dos materiais listados para atender às necessidades do laboratório.
Forma e tamanho
Ao escolher o equipamento de ventilação, é necessário levar em consideração o tamanho da bancada e a altura da estrutura. As dimensões padrão, em regra, são:
Largura mm | 800, 900, 1200, 1500, 1800 |
Profundidade mm | 750, 850, 950 |
Altura mm | 2200, 2400, 2600 |
O equipamento deve ter uma câmara de trabalho espaçosa, que permita realizar livremente as manipulações necessárias. A altura das prateleiras também desempenha um papel. O trabalho do pessoal está associado a um risco aumentado, por isso é importante garantir o nível adequado de conforto e minimizar possíveis ameaças. Outro detalhe importante é o mecanismo de abertura do quadro. Com uma pequena altura do teto, é impossível usar um gabinete com estrutura de elevação, uma opção mais adequada é uma estrutura deslizante.
A maioria dos fabricantes tem a capacidade de produzir soldas em pedidos individuais, levando em consideração as características da produção. Nesse caso, as dimensões, a forma e até o próprio design podem ser alterados para melhor atender às necessidades do cliente. o design pode ser alterado para melhor atender às necessidades do cliente.