Instruções passo a passo para costurar uma capa em um sofá com suas próprias mãos
Qualquer dona de casa quer proteger seus móveis estofados do impacto negativo de vários fatores nela. O desejo não apenas de prolongar a vida útil do seu sofá favorito, mas também de garantir a limpeza, é impossível se traduzir em realidade sem o uso de capas. Existem duas opções para resolver esse problema: os envoltórios podem ser comprados ou feitos de forma independente. Tendo estudado as informações sobre como costurar uma capa no sofá com suas próprias mãos: uma instrução passo a passo, mesmo uma pessoa que não possui experiência em bordados será capaz de realizar esse trabalho criativo. Uma bela capa de sofá pode mudar o design de uma sala, decorando o interior e enfatizando seus detalhes individuais.
Nomeação
Falando sobre a nomeação de capas para móveis estofados, é apropriado recordar a expressão de que o problema é mais fácil prevenir do que resolver. Sofás e poltronas são uma parte importante e cara do conforto do lar. Sua principal desvantagem é o rápido desgaste do tecido para estofados e a insegurança diante de traços persistentes de alimentos, bebidas, pelos de animais e garras de gatos.
Após o reparo realizado na casa, móveis caros podem não caber no novo interior ou ficar entediados. Resolver todos os problemas acima será capaz de cobrir os sofás, costurados à mão. É justo dizer que esses revestimentos:
- proteger estofos de fábrica contra sujeira;
- são um elemento de decoração;
- ajudar a colocar móveis estofados antigos no novo interior;
- permita que os proprietários do sofá alterem sua aparência, por exemplo, dependendo da época do ano.
Existem vários argumentos a favor de fazer capas com suas próprias mãos:
- Economizando dinheiro.
- Possibilidade de medição individual e alfaiataria.
- A presença de uma ampla seleção de tecidos, texturas e decoração.
- Possibilidade de atualização frequente de um estofamento sob um novo interior.
- Falta de medo de danos à cobertura da fábrica por crianças e animais.
Protecção contra manchas e lãDecoração eleganteApesar de os tecidos modernos para estofamento terem se tornado mais confiáveis e diversificados, eles ainda têm um certo limite de resistência ao desgaste.
Escolhendo a forma e o design certos
Antes de embarcar nas capas de costura, deve-se ter em mente que os móveis podem ter uma forma diferente: conchas retangulares, angulares. As coberturas dos sofás devem corresponder claramente não apenas à forma do sofá, mas também ao seu tamanho.
Todas as capas têm suas próprias variedades funcionais, dependendo da finalidade de sua aplicação. Considere as principais opções:
- Eurocover. É costurado a partir de material têxtil especial que assume qualquer formato de sofá. Esse tecido consiste em fibras especiais com excelente elasticidade. Essas bandagens são muito práticas. Ao costurá-los, você não precisa fazer medições cuidadosas do sofá. Eles são perfeitos para modelos de canto de qualquer configuração.
- As capas de um elástico se estendem facilmente ao sofá e são fixadas graças ao elástico costurado. Este revestimento é fácil de fazer, mesmo sem um padrão.
- Capas simples universais são feitas de material elástico. Eles são fáceis de fazer com suas próprias mãos. Esses sofás são compostos de duas camadas de tecido elástico especial.
- Capas com uma "saia" na parte inferior são babados localizados na parte inferior do produto. Quando é possível costurar babados nos braços. Eles são mais adequados para design de interiores no estilo da Provence e do país.
Quanto ao design do sofá, deve corresponder ao estilo geral da sala:
- Para interiores de vanguarda, colchas de forma complexa são adequadas. Eles são feitos de material com rico conteúdo decorativo: desenhos, gravuras, inscrições, elementos volumétricos.
- Os produtos no estilo inglês são capazes de fechar completamente os móveis, transmitindo com precisão todos os seus contornos. Eles exigem alfaiataria de precisão especial. Frequentemente usado em duetos com vários tipos de montarias. Eles têm uma aparência concisa.
- Para o estilo country, capas simples feitas de tecidos naturais em suas cores naturais são adequadas.
- Divandeks para o interior do sotão são costurados em estilo urbano. Eles são simples e têm um mínimo de detalhes. Essas capas são convenientes para cuidar. São utilizados tecidos não manchados.
- As colchas de sofá de alta tecnologia apresentam um design elegante. Geralmente estes são cobertores simples de cores neutras.
Os clipes das capas, feitos à mão, são diferentes. Os botões são especialmente adequados para ambientes decorados com madeira natural, usando ornamentos florais. Velcro é adequado para coberturas no berçário. O raio é conveniente de usar, é relevante para envolver os móveis estofados no escritório e na sala de estar. Os laços parecem especialmente vantajosos em interiores clássicos.
Materiais para a fabricação
Qualquer trabalho de costura começa com a escolha do tecido. Ao decidir para o que costurar uma capa em um sofá, deve-se entender que sua principal função é proteger o estofamento contra poeira e sujeira. Para costura:
- Veludo - o tecido é macio e agradável ao toque. É perfeitamente liso, estampado, bordado. Não causa alergias e não ativa o estresse estatístico. Não tenho medo de uma máquina de lavar.
- Rebanho - o material é delicado e macio. É composto de poliéster com algodão. Possui alta resistência ao desgaste e à descoloração. Não tem medo da luz solar direta e garras de animais. É impermeável.
- A microfibra é um excelente substituto para a camurça. Este material sintético é originário do Japão. Tem alta resistência. Não causa alergias, fáceis de limpar.
- O algodão é um material natural "respirável". Ideal para crianças, pois é hipoalergênico. Fácil de cuidar e limpar. Não acumula estresse estatístico. Das deficiências: muitas rugas, desaparecem rapidamente.
- Chenill - tem uma textura macia e macia, mas ao mesmo tempo durável e durável. Não requer manutenção complicada e não tem medo de uma máquina de lavar.
- Jacquard - produzido com equipamentos de alta tecnologia. Difere em densidade e resistência a influências mecânicas. Ele é bonito na aparência, ideal para salas de estar e interiores caros no estilo do império clássico, barroco. Não tem medo de uma máquina de lavar e lavar a seco.
Requisitos de tecido para capas de sofá:
- Praticidade.
- Hipoalergenicidade.
- Falta de eletricidade estatística.
- A combinação de suavidade e força.
- Maior resistência ao desgaste.
- A presença de impregnação especial repelente de água.
Ao escolher o material para costura independente das capas de sofá, dois fatores importantes devem ser levados em consideração:
- Idade das pessoas que usam o sofá.
- O objetivo da sala onde os móveis estão localizados.
Os designers recomendam, dada a finalidade das instalações, o uso dos seguintes materiais para coberturas:
Objetivo da sala | Covers Material |
Salas infantis e de jogos | São necessários materiais ecológicos e agradáveis. Esses tecidos devem ser fáceis de limpar. Veludo, chenille, microfibra, algodão são adequados. |
Sala de estar | Os materiais devem ser práticos em operação, resistentes a influências externas e fáceis de manter. Opções ideais: couro, eco-couro, jacquard, veludo, microfibra. |
Quarto | Tecidos resistentes a danos, sem derramamento e ecológicos são adequados. Por exemplo, rebanho, veludo, chenille, microfibra. |
Como determinar o tamanho
Para costurar uma capa, é necessário fazer uma medição competente dos móveis estofados para entender quantos detalhes incluirão o padrão da capa futura no sofá e qual o formato da capa.
Existe a maneira mais fácil de costurar uma capa no sofá com suas próprias mãos - esse é o uso de uma capa velha, se for preservada. Ele é dividido em elementos constituintes e, em seguida, as partes resultantes são transferidas para a superfície do novo tecido.
A quantidade de material necessário para costurar uma capa é fácil de calcular usando o seguinte esquema: você precisa de dois comprimentos e adicionar duas larguras de sofá.
Tabela das principais partes do sofá que requerem medição na fabricação da capa:
Parâmetros | Explicações |
Comprimento | A distância do ponto de contato com o piso da parede traseira do sofá até o ponto em que a frente do assento está em contato com o piso. Em outras palavras, essa é a altura da parte de trás das costas + a altura da frente das costas + a profundidade do sofá + a altura do assento. |
Largura | A distância de um apoio de braço para outro. |
Largura do braço | A distância da junção do apoio de braço com o assento até a junção do apoio de braço com o piso |
Comprimento do braço | A distância entre a borda do apoio de braço e a junção do apoio de braço com as costas |
Instruções passo a passo de costura
Considere como costurar uma capa em um sofá com suas próprias mãos em uma instrução passo a passo. Existem três opções de fabricação:
- Sem um padrão.
- Com aberto no lugar.
- De acordo com o padrão.
Método de fabricação | Recursos do modelo |
Sem padrão | A cobertura de um elástico para um sofá pode ser feita sem um padrão. Isso exigirá uma grande quantidade de tecido, com base em: a largura é igual às cinco larguras do assento e o comprimento do tecido é de três comprimentos do sofá. |
Corte no lugar | Costurar essa capa é simples e muito rentável. Não requer um grande consumo de tecido e deixa pouco desperdício após o trabalho (cerca de 20%). Adequado apenas para móveis de forma padrão. De acordo com esta variante do corte, uma capa é costurada em um sofá sem braços (livro não dobrável ou dobrável com mecanismos, um acordeão). |
Por padrão | Tem vantagens inegáveis. A área de tecido é totalmente utilizada, a capa fica perfeitamente no sofá, não é apenas original, mas também um produto exclusivo. |
Sem padrãoNão é recomendável começar a costurar uma capa com móveis de configuração complexa, com um grande número de linhas arredondadas: é muito mais razoável fazer um padrão em um sofá reto. Pratique com excesso de material (por exemplo, use cortinas velhas).
Materiais e ferramentas
Para costurar um divandek, você precisa preparar o seguinte conjunto de ferramentas:
- Tesoura. Eles devem ser afiados para que os vincos não se formem quando o tecido é cortado.
- Conjunto de agulhas de costura. Com a ajuda deles, você pode corrigir os detalhes do padrão de papel no tecido da futura capa. Quanto mais agulhas, mais confortável o processo de cortar os elementos do produto.
- Máquina de costura Além do estacionário, é conveniente ter uma máquina manual para trabalhar com peso.
- Fita métrica. Precisa medir o sofá.
- Um simples lápis. Será necessário para a marcação do papel.
- Um pedaço de giz. É necessário marcar a superfície do tecido.
As ferramentasTodas as ferramentas acima, com exceção da máquina de costura, geralmente estão disponíveis em qualquer residência.
Detalhes do padrão
Para costura independente de capas de sofá, você precisa fazer padrões. No caso de o sofá ter uma forma retangular simples ou um modelo angular com a presença de uma parede e uma parte traseira de uma forma retangular padrão, não será difícil fazê-lo.
Um padrão para costurar uma capa em um sofá com suas próprias mãos exige medições precisas de cada detalhe. As medições devem ser colocadas em papel milimétrico, levando em consideração a direção da linha de patrimônio. Em seguida, você deve transferir os cálculos realizados para o material usando giz.
A marcação deve ser aplicada no lado errado do tecido, levando em consideração as tolerâncias para as costuras.
Para a fabricação de padrões, você pode usar folhas de jornal comuns. Papel carbono também é adequado. Ela colou todos os componentes do sofá, delineou sua forma e cortou os detalhes com a ajuda de uma tesoura. Todos eles são então coletados usando fita adesiva. O padrão resultante é ajustado diretamente no local: os cortes são conectados com fita e os espaços ausentes são expandidos com novas inserções de papel.
Depois que tudo estiver verificado e encaixado, você deverá prosseguir para o estágio de corte do material
- O tecido deve ser passado a ferro. Os materiais de algodão e lã devem ser esticados em água morna para encolher, e o produto final não é reduzido em tamanho.
- Em seguida, o tecido deve ser dobrado voltado para dentro. Desenhos de pinos com pinos de segurança.
- Contornos de giz de papel. Tendo recuado cerca de 2 cm, desenhe uma segunda linha.
- Corte as peças ao longo do contorno da segunda linha.
Padrão na capa para o sofáEm um sofá retoNo sofá de cantoComo resultado, os detalhes do corte são obtidos e o estágio de costura pode ser iniciado.
Costura
O padrão feito e as instruções passo a passo para costurar uma capa em um sofá implicam o cumprimento de instruções claras. A costura deve começar com a etapa de alinhavo. A costura inclui oito ações principais:
- Costure as peças recebidas com uma costura.
- Faça um encaixe nos móveis.
- Verifique a conformidade dos parâmetros da capa com as dimensões do sofá.
- Costure as peças com uma máquina de costura.
- Realize o tratamento das articulações internas com um overlock.
- Desdobre e costure o revestimento (se necessário) e costure-o na tampa pronta.
- Para processar elementos de fixação e bordas do produto.
- Se desejar, decore a capa com uma decoração.
A moagem final de todas as partes da capa levará cerca de uma hora. A principal dificuldade é que todos os elementos são enormes e difíceis de mover sob a agulha.
Costurar uma capa em um sofá de canto com suas próprias mãos não é uma tarefa fácil. Existem duas opções principais de fabricação:
- Se a seção de canto estiver presa, você precisará costurar 5 capas: na seção principal, presa, nas costas e em dois apoios de braços.
- Se a seção de canto for plug-in (ou o sofá tiver um design integral), um padrão simples da tampa no sofá de canto será feito separadamente para as "asas" e o canto dos móveis. Todos os detalhes são costurados do lado errado.
A capa do sofá de canto tem uma característica: ela sempre precisa ser costurada em partes.
Ao costurar peças, seria aconselhável usar uma prega para mascarar a junta (mas isso é apenas para profissionais). É muito mais fácil escolher a cor do material da capa para que a costura seja perdida visualmente.
Costurar com uma costuraExperimente móveisDetalhes da costuraCosturasHá um pequeno truque: você pode tornar a costura entre as peças muito mais secreta, se você a fizer, levando em consideração o ajuste para apertar o tecido. E se a capa for feita de tecido grosso (por exemplo, tela), todas as costuras poderão ser ajustadas.
Opções de decoração
Para decorar uma nova capa de sofá, você pode usar:
- arcos;
- fitas;
- cadarços;
- orlas decorativos;
- remendo
- aplicação.
Essas jóias dão à capa costurada ainda mais atratividade e personalidade. Além de tarefas puramente estéticas, a decoração também resolve tarefas de camuflagem, distraindo as falhas permitidas ao costurar a capa.
Apesar de hoje ser fácil comprar absolutamente quaisquer elementos decorativos em redes de varejo especializadas, variando de arcos complexos a monogramas de ouro, é razoável fabricar produtos com sua própria costura e fazer jóias para você.
Ao decorar móveis, é necessário considerar em qual sala o sofá ficará e quem irá usá-lo:
- Se este for um móvel no berçário, você não deve decorar o revestimento com detalhes pequenos e duros.
- Se o sofá é para a sala de jantar, a decoração pode estar totalmente ausente.
- Se se trata de móveis na sala de estar, não há restrições para a decoração: tudo depende apenas do desejo e das necessidades interiores.
Uma decoração maravilhosa e prática do sofá são almofadas decorativas. Se você costurar nelas capas do mesmo tecido, mas de uma cor diferente, o resultado será conciso e especialmente espetacular. O trio temático feito em um estilo parecerá incrivelmente esteticamente agradável: capa de sofá, travesseiros decorativos e cortinas.
Os casos de bricolage para móveis estofados são diferentes. É necessário proceder a partir das necessidades-alvo dos usuários de móveis, preferências de gosto e interiores em cores e decoração. Antes de iniciar o processo de costura, você deve escolher um tecido e obter todas as ferramentas necessárias. Um divandek fabricado por si é único, pode ser considerado com orgulho o orgulho dos proprietários.
Com arcosCom tubulação de contrasteCom atacadoresApliques de retalhosCom babados e petecas